Xfce 4.16 Desktop já é oficial! Saiba o que traz de novo
No mundo do Linux existem vários componentes que fazem parte das distribuições. Ao contrário do Windows e do macOS, nas distribuições Linux podemos mudar o ambiente gráfico de trabalho. A oferta é vasta, podendo o utilizador escolher entre o Gnome, KDE, Xfce... entre outros.
Recentemente foi lançado o novo Xfce 4.16! Conheçam as novidades.
O ambiente de desktop Xfce 4.16 foi lançado recentemente, como uma grande atualização que traz inúmeros novos recursos e melhorias em relação à versão anterior, Xfce 4.14.
Ao contrário do Xfce 4.14, que esteve em desenvolvimento por mais de quatro anos, o Xfce 4.16 esteve "apenas" cerca de um ano e meio em desenvolvimento, mas traz grandes mudanças que os fãs do ambiente leve de trabalho certamente irão gostar.
Das várias novidades, o destaque do Xfce 4.16 vai para uma renovada interface, com novos ícones e conjunto de cores.
Destaque ainda para o suporte para escala fracionária na caixa de diálogo Exibir, modo escuro para o painel, pesquisa aprimorada e recursos de filtro para a gestão de configurações, suporte para decorações do lado do cliente para todas as configurações diálogos, bem como um diálogo sobre o Xfce reformulado que agora mostra informações básicas do sistema.
O gestor de janelas também sofreu alterações no Xfce 4.16, estando agora mais rápido. O gestor de ficheiros Thunar também foi atualizado nesta versão e agora permite que os utilizadores pausem as operações de copiar e mover. Passa também a ter suporte para listas de espera de transferências de ficheiros, etc.
Com o novo lançamento da nova versão deste ambiente de trabalho há também um novo papel de parede (como é normal a cada lançamento). As dependências também foram atualizadas, pois o GTK2 deixa de ser suportado.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Just…feio.
O XFCE é o ambiente gráfico mais personalizável, leve e estável que existe para linux. Com algumas pequenas configurações facilmente o deixa igual a um ambiente windows, mac, ou algo original a seu gosto. A sua imaginação e criatividade será o limite.
Lamento mas discordo!
O XFCE é o ambiente gráfico mais personalizável – Not true!!! O mais personalizável – e por uma larga margem – é o Plasma (KDE)
Leve – Not true!!! O mais leve é o LXQt (que usa quase 100mb a menos de RAM)!
Estável – Relativo! Depende da distro. Não tenho qualquer queixa, em termos de estabilidade, nem do Plasma nem do LXQt…
Agora se disser que dentro dos DE’s mais leves o XFCE é o mais personalizável e que é (em relação aos outros principais DE’s) igualmente estável… ai já aceito.
Porém, contrário à crença que ainda existe, o Plasma até está bastante leve – naturalmente, mais uma vez, depende da distribuição – mas quer em openSUSE quer em Neon, está bastante leve (~350/450mb de ram)
Talvez tenhas essa ideia do xfce por não o conheceres e não saberes personalizar
Não estou a dizer que não seja bastante personalizável. Apenas estou a dizer que não é o mais personalizável de todos – que esse lugar pertence ao Plasma.
naturalmente que estamos a falar de personalizações via GUI (ou na pior das hipóteses dos ficheiros de configurações através de editor de texto , porque se formos a falar de configurações via programação então ai o céu é o limite para qualquer desktop)
Claro que estamos também a colocar de fora desktops tipo enlightenment e afins… e assim já poderei aceitar o xfce num 2º lugar… mas nunca num primeiro!
(claro, isto também depende de opiniões)
🙂
Aqui, XFCE personalizado com Clouds sincronizadas, email ativo, sem browsers abertos, tenho RAM entre 600/700 Mb.
A mesma configuração com Plasma, rapidamente tenho 1200/1400 Mb.
Corro Mint XFCE e não quero outro
Pois, suponho que, como referi, dependa da configuração da distro
não esperas que isso seja testado e esteja disponivel no packet de instalação da tua distro?
Mais um ambiente gráfico em que os Portugueses podem desfrutar com uma tradução a 100%. Como tradutor, tenho mantido a tradução sempre concluída apesar de praticamente todos os dias existirem atualizações nos ficheiros de tradução. Como Ambiente de trabalho o Xfce é excelente. É rápido, leve e altamente personalizável. Para quem o acha “feio” posso dizer que não deve estar muito por dentro desta matéria porque Xfce pode ficar com o aspeto de macOS, Windows ou ao gosto que o utilizador deseja. O que não falta são temas e ícones!
É o único projecto que traduzes?
Tenho a impressão que te conheço do Opensuse, também ao nível das traduções. Trocámos impressões uma vez, relativamente a uma sugestão de tradução.
Não, traduzo muitos projectos open source e todo o tipo de software.
O Xfce á apenas um dos muitos ambientes gráficos que traduzo.
Também traduzo o OpenSUSE na plataforma “Weblate”.
Isto pode ser instalado no linux mint?
Pode, mas vais ter de configurar algumas coisas porque a versão oficial do Linux Mint trás o Xfce 4.14. Vais ser lançado o Linux Mint 20.1 nestes dias que se seguem mas como o Linux Mint adopta a versão 20.04 LTS do Ubuntu, o medmo deve nanter a versão 4.14 do Xfce
Promete.