XDM: Downloads 500% mais rápidos no Linux
É verdade que os browsers têm evoluído significativamente nos últimos anos, mas há ainda muito trabalho pela frente no sentido de integrar nativamente as melhores ferramentas/funcionalidades.
Sendo um gestor de downloads uma ferramenta essencial em qualquer sistema, hoje apresentamos o XDM para Linux.
O Xtreme Download Manager (XDM) é um poderoso gestor de downloads que consegue incrementar a velocidade de download na ordem dos 500%. Este é sem dúvida uma uma excelente alternativa ao popular IDM (Internet Download Manager), que está disponível para Windows.
O XDM foi desenvolvido em Java e pode ser integrado com a maioria dos browsers, como por exemplo o Firefox, Chrome, Opera, entre outros.
Principais funcionalidades
- Suporte para vários browsers
- Integração de algoritmos sofisticados de compressão e ligação
- Suporte para vários protocolos, como por exemplo HTTP, HTTPS e FTP
- Possibilidade de fazer download de vídeos do Youtube
- HTTP Traffic monitor
- Downloads em massa
- Integração com antivírus
Como instalar o Xtreme Download Manager?
Nota: É necessário ter o Java já instalado no sistema. Para saber se tem o java instalado pode usar o comando
java –version |
[Instalação em sistemas de 32 bits]
$ wget http://sourceforge.net/projects/xdman/files/xdm-jre-32bit.tar.xz $ tar -xvf xdm-jre-32bit.tar.xz $ cd xdm $ ls -l $ ./xdm |
[Instalação em sistemas de 64 bits]
$ wget http://sourceforge.net/projects/xdman/files/xdm-jre-64bit.tar.xz $ tar -xvf xdm-jre-64bit.tar.xz $ cd xdm $ ls -l $ ./xdm |
Após executarem o xdm, aparecerá uma janela que permite de imediato integrar o gestor de downloads com um browser. É também criado um atalho no ambiente de trabalho.
Depois os passos anteriores o Xtreme Download Manager está pronto a ser usado.
O XDM é sem dúvida um gestor de downloads fantástico que traz um conjunto de funcionalidades muito semelhantes às que existem no popular IDM. É gratuito e não possui publicidade. Experimentem e vejam como é um gestor fantástico. Quem quiser instalar no Windows basta obter este gestor aqui.
Além do XDM, o Pplware já apresentou outros. Vejam aqui um TOP 5 que publicamos em tempos.
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me bem..
Parece um anúncio do DAP no início do milénio xD
Bom e velho DAP…
para windows? sabem se o instalador trás crapware ?
É um excelente gestor de downloads, utilizei durante muito tempo a versão para Windows, e não, não trás crapware.
Costumo usar, tanto em Linux como em Windows, o Free Rapid Downloader (FRD), também feito em Java.
500%? como pode uma aplicação em java ter acesso para fazer alterações no meu plano de internet?
Ou o linux não tem capacidade para fazer downloads a 100% e esses 500% são comparados aos 100% da velocidade da internet?
provavelmente os 500% é para os sites que fazem traffic shapping, i.e., o programa deve conseguir sobrepor-se ao traffic shapping
Simplesmente faz varias conecções simultaneas.
disponivel em Arch Linux atraves de AUR:
https://aur.archlinux.org/packages/xdman/
Um Top 5 que publicam em tempos… Uma pena não serem os tempos verbais.
500%? Por favor não façam publicidade enganosa! Poderá acelerar o processo de download, mas certamente não atingirá esses valores (mesmo que as configurações estejam muito mal).
Mas bom trabalho em divulgar este programa!
Tenho 200Mbps e Windows e a fazer download chego aos 200Mbps.
Sera que com Linux e ess e programs vou ter mais 500%, pplware?
Esta extensão no chromium, interferiu com outra extensão instalada (ahoy)… Aconteceu com mais alguém?
Caramba parece que estou a ler um anúncio da feira da ladra.
Downloads mais rápidos, não 200 não 300 mas 500% mais rápidos.
Não deve ser lido à letra, a velocidade de descarga não muda em função do sistema ela é estipulada pelo operador contratado digo eu.
O que acontece sim n GNU/Linux é que o modo de escrita e gestão temporal dos pacotes recebidos chamados comumente downs é no GNU/Linux diferente da do windows e é muito mais rápida com menos erros e de forma mais fluida isso tem a ver com o tipo de construção do próprio sistema em relação a outros alocação de dados em partição gestão de espaço etc. Nestes casos o java até costuma ser um cnsumidor de RAM forte e se for por poupar RAM para poder fluir mais sistema existem outros gestores bons claro está que esta opção não tem nada a ver com gestão de download mas o java sobrecarrega que não é brincadeira já seja sob forma de aplicação ou script browser. Eu uso o jdownloader e tenho velocidades muito constantes quando comparado com por exemplo o youtube-dl modo texto ou um wget (com as devidas diferenças).
O que se pode fazer é colocar uma mãquina com GNU/Linux e windows a fazer downs e aí sim vê-se grandes diferenças de gestão alocação , passagem e re-down , mas isso não é sinónimo de que num a velocidade é maior e noutro é menor a vlocidade em sí depende da velocidade contratada e da linha o que e nota diferença e se pode constatar é na melhor gestão de pacotes recebidos, alocação, recarga, sincronização e “checagem” de dados que no GNU/Linux acontece perante outros notando-se ainda mais quando os discos começam a trabalhar já com muito dado alocado ou quase cheios, mas isso advém da organização e gestão destes processos mais tipos de alocação que acontecem no GNU/Liux e são diferentes dos outros daí que sejam muito melhores para a função download só quebram downloads ou por falta de espaço ou por falta de ligação net e mesmo quebrando são capazes de os restituir a artir do ponto e paragem sem maiores problemas coisa que no winows já é mais dificil por exemplo .
Se por acaso alguém tiver uma máquina que dedicam muito só a downs e por acaso usam nela Windows experimentem por GNU/Linux e vão ver que vale a pena e muito , eu deixei o xp faz muitos anos e quando comecei a usar GNU/Linux nem acreditava no que via neste aspecto além de me poupar muito espaço depois do check a gestão é imcomparável e deixei de ter o problema dos dons a meio irrecuperáveis , quebras de sistema e ficava parado etc.
O melhor é experimentarem por um máquina windows a descarregar em fila deixar ligada e por uma com GNULinux e já vêem.
Peopleware * tentem colocar as coisas mais nestes moldes pois pessoas que não possam constatar as diferenças usando GNU/Linux e comparando elas mesmas dificilmente entendem estas noticias e é normal que não entendam se não constatam por elas e é tema dificil de explicar.
eu ainda uso curl,wget
se comporta simplesmente como um ficheiro corrompido