XCP-ng: A alternativa open source ao XenServer sem restrições
A virtualização de sistemas veio criar novos ambientes e novos cenários de negócio. Esta é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters. Mas também existem várias soluções para ambientes domésticos como é o caso do VirtualBox, VMWare, entre outras.
Hoje damos assim a conhecer a plataforma XCP-ng, uma alternativa ao poderoso XenServer da Citrix.
Para quem acompanha o segmento da virtualização, certamente que já ouviu falar no Citrix XenServer. Na prática, o XenServer é um dos hypervisors mais populares do mundo. Este é direcionado para soluções enterprise e datacenter.
O XenServer é oficialmente um produto open source. No entanto, pode ser vendido em "edições comerciais" para quem precisar de suporte. Por outro lado, pode ser útil para acompanhamento na instalação de uma solução completa.
Apesar de ser um produto open source, em 2017, a Citrix impôs algumas restrições na utilização do produto. Especialmente ao nível do número de máquinas suportadas pela versão gratuita e retirou também algumas funcionalidades que passaram apenas a estar disponíveis em versões pagas (ex. utilização de memória dinâmica, migração de dados em tempo real, etc).
XCP-ng - A alternativa open source ao XenServer
Baseado no XenServer, o XCP-ng é o resultado de uma cooperação entre uma comunidade de utilizadores e empresas, para conceber uma plataforma de virtualização sem limites e sem qualquer tipo de restrições.
O XCP-ng é caracterizado por ser uma plataforma totalmente open source e por oferecer um conjunto de funcionalidades que foram retiradas da versão gratuita do popular hypervisor XenServer.
Como principais características, o XCP-ng oferece:
- Interface Moderna - baseada no Xen Orchestra para gestão das máquinas virtuais;
- Live migration - possibilidade de fazer a migração de máquinas virtuais sem qualquer tipo de interrupção;
- Escalabilidade - Crescimento sem qualquer tipo de restrição;
- Segurança: Garantia da segurança das máquinas virtuais
Com experimentar?
Para experimentar o XCP-ng basta que obtenha aqui a última versão do ISO e depois use uma ferramenta como o RUFUS para criar facilmente a sua pen de arranque. Pode ver aqui outras formas para experimentar esta solução.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Lolol …. Memória dinâmica somente na versão paga ? Pfffff….já perdeu interesse..
Hyper V 2016 permite tudo.
Até o Windows 10 não tem limites e fica bem mais barato….
Ganda Open source…..
Leste mal 🙂
ò Flavius… devemos ler tudinho para não dizer asneiras.
“Baseado no XenServer, o XCP-ng é o resultado de uma cooperação entre uma comunidade de utilizadores e empresas, para conceber uma plataforma de virtualização sem limites e sem qualquer tipo de restrições.”
Ok desculpe li essa parte e depois percebi que diz respeito somente ao XenServer e não ao XCP-ng
”
Apesar de ser um produto open source, em 2017, a Citrix impôs algumas restrições na utilização do produto. Especialmente ao nível do número de máquinas suportadas pela versão gratuita e retirou também algumas funcionalidades que passaram apenas a estar disponíveis em versões pagas (ex. utilização de memória dinâmica, migração de dados em tempo real, etc).
”
Obrigado, como se diz : a pressa estraga tudo, neste caso a Percepção 🙂
LOL, comparar big players com brinquedos da Microsoft…
@nop90
Yep, mas os brinquedos da Microsoft são intuitivos e suficientes para pequenas e médias empresas, ou mesmo para projetos pessoais…
Eh pá…
estão que é isto?
http://www.xenserver.org ?
XenServer is the leading open source virtualization platform, powered by the Xen Project hypervisor and the XAPI toolstack. It is used in the world’s largest clouds and enterprises.
O Xenserver é gratuito o suporte é que é pago…
O XenServer tem restrições que em tempos não tinha, essas restrições foi o que levou a comunidade a fazer um fork, surgindo assim o XCP-NG.
exato
Desconhecia…Uso XC em 3 instituições que giro.
Vou testar o NG…
Desconhecia…Uso XC para virtualização de desktop em 3 instituições que giro.
Vou testar o NG…
Estou a tentar instalar uma rede com um servidor linux (ex: ubuntu server) com varias maquinas virtuais onde cada maquina terá windows instalado. A ideia é cada user aceder á sua máquina virtual diretamente tanto internamente (rede interna), quer por acesso remoto (via internet). Alguma sugestão de como elaborar este projeto (tutoriais que possa seguir). Trata-se de um trabalho que pretendo fazer em “laboratório”
Agradeço sugestões. Obrigado
Proxmox – https://pplware.sapo.pt/linux/proxmox-5-3-plataforma-de-virtualizacao-poderosa-e-gratuita/
Uso xpc-ng em produção e até ver bastante satisfeito.
O canal de youtube do Lawrence Systems tem bastante informação sobre isto.
@Pedro Bom dia,
Atualmente uso o Xenserver 7.6 num Dell R520, no qual adicionei 04 discos Enterprise de 8TB cada. Como a versão de controladora RAID desse Dell não tem opção de “pass through” fui obrigado a criar um RAID 5 para ter o maximo de armazenamento possível sem perder a segurança. Porém o Xenserver não me permitiu usar a partição de 24TB inteira e tive que criar 12 partiçoes de 2TB para após uní-las novamente no Freenas virtualizado, ou seja, tive que fazer outro RAID via software, sobre o RAID por hardware e acredito que isso me faz perder muito desempenho quanto ao I/O dos discos. Pergunta: Essa nova versão me permitiria acessar o RAID feito por hardware, adicionando os 24TB de uma vez só no FREENAS? Preciso de muito espaço de armazenamento e o maximo de desempenho por ser um serviço acessado 24h por dia.
O XCP-ng não vai apagar o meu sistema operativo durante a instalação ?
Há algum curso, plataforma de ensino ou algo do tipo para que eu possa aprender tudo sobre o xcp??
Utilizo e é uma solução muito boa, completa , estável e robusta.
como converter a maquina virtual vmware para o xc-nc?
É possível fazer a instalação do XCP-NG em ambiente linux?