Quantcast
PplWare Mobile

Wubi – Como Instalar Ubuntu a partir do Windows

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Rodrigo says:

    A mim não me aparece a tela de dual boot… Alguem sabe como resolver?

    • Duarte says:

      O meu computador – Propriedades – Definições Avançadas do Sistema – Arranque e Recuperação – Definições – e aí escolhes quais os SO’s que queres que apareçam na janela do boot..

      • alexmv says:

        boas..

        se mais tarde formatar o windows o boot desaparece não é?

        depois como o volto a pôr?

        • Duarte says:

          à partida funciona da mesma maneira(como disse anteriormente), também agora não me está a ocorrer outra, mas podes sempre recorrer a reinstalação do linux que ele volta logo a aparecer..

      • Rodrigo says:

        Só aparece la o windows 7… O mais engraçado é que eu já tive isto a funcionar e desinstalei agora queria novamente e nao me aparece nada no dualboot

  2. Sérgio Guimarães says:

    Conselho: Podiam colocar o link para a homepage do Wubi.

      • Sérgio Guimarães says:

        Eu sei perfeitamente que posso usar o google, no entanto, seguindo o exemplo de outros artigos aqui colocados, também podiam ter colocado o link para fazer download do programa.
        Mais valia não teres perdido uns segundinhos a teclar o endereço do google :facepalm:

    • BlinZK says:

      O link para o Wubi já se encontra no final do artigo.

      No entanto, ele vem incluído no CD (ou imagem) de instalação.
      Assim que introduzes o CD, o Windows vai-te perguntar de imediato se queres executar o Wubi.
      Caso não pergunte, vais ao explorador e tens lá o Wubi.exe que pode executar manualmente.

      Aqui, mais informações
      http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/windows-installer

    • Manuel Rocha says:

      Caro Sérgio,

      O link para descarregar o Wubi encontra-se no final do Post.

      De qualquer maneira seria inclusivé desnecessário colocar visto que este vem com as distribuições de Ubuntu, dai eu ter dito no post:

      “Para realizar o seguinte tutorial irão necessitar do seguinte material:

      – Uma máquina com Windows (xp, vista ou 7)
      – Um CD/Imagem/Usb com o Ubuntu 10.10”

      Por isso, basta ires ao site do ubuntu, descarregar a ISO do mesmo, gravares num cd/dvd e colocares no windows e instalar como se de uma aplicação se tratasse.

      Tão simples quanto isso, dai não haver necessidade de colocar um link, mas mesmo assim ele está lá.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

  3. lulwut says:

    Aproveitando a onda do Linux, alguém me sabe dizer se existe, para Windows, alguma coisa do género do plasmoid do KDE que mostra o conteúdo de uma pasta no desktop??

  4. -_-' says:

    Conselho: Não usem Wubi. Instalem da forma normal, por mais trabalho ou inconveniência que dê. Já vi muitos casos onde os discos ficaram mal formatados e não entravam no Windows, por exemplo.

    • DoContra says:

      O Wubi não formata nada. O que faz, na prática, é criar um directório (com subdirectórios) onde coloca o Linux escolhido. Todo o Linux corre a partir dessa pasta, não de uma partição.

      O Mint fax exactamente a mesma coisa, a partir do executável mint4win.

      A alteração de maior relevo ao C:\ é incluir uns ficheiros para o Grub arrancar e cria um boot.ini para escolha do SO.

      Se em qualquer momento se decidir a desinstalação do Linux tudo isso é apagado. Repito, não há qualquer partição. Tudo se processa como se tratasse de um programa instalado.

      • -_-' says:

        Acredita no que te digo. Não usem Wubi.

        • DoContra says:

          Já perdi a conta às vezes que instalei e desinstalei diferentes versões do Ubuntu e do Mint sem qualquer problema! E a haver “grelo” era sempre com o Linux. Ou seja, nada ficava “estragado” no Windows. E partindo do princípio que quem instala através do Wubi (ou mint4wn) é para experimentar o Linux e deseja manter o Windows, ainda não percebi o motivo de tanto pânico!

  5. Emannxx says:

    Este Wubi já me deu imensos problemas, principalmente após actualizar o Ubuntu.

    Instala perfeitamente bem, e funciona, mas depois quando se instalam as actualizações (não as versões major como 10 para 11, mas sim os updates de segurança etc) ele crasha todo e deixa de iniciar (dá erro após seleccionar Ubuntu enquanto o PC liga).

  6. fernando martini says:

    altamente recomendado realizar a instaçao em conjunto particionando o HD se vc tiver apenas um HD ou como no meu caso tenho em outro Hd Externo so o Linux, é simples dividir basicamente idependente de quianto tem de espaço livre o seu HD c: \ Windows NTFS, pega o espaço livre e divide em 2 partes e deixa uns 2 GB p\ swap que é ara de troca do Linux, particao hda1 “/” aonde instala o sistema do Linux geralmente padrao EXT4, a outra parte em /Home, aonde seria por padrao os seus arquivos pessoais do windows e a swap todas EXT4 buscando no youtube tem videos a respeito, hj nao instala o linux quem nao procura,mas para usar mesmo tem que gostar e ser cuirioso, tem coisas chata em linux, ex classico atualizar o Java, para acessar o BB, atualizar o firefox de uma nova instalacao, trocar o openoffice e colocar o Libreoffice, mas nada que pesquisando nao se solucione
    ah e o link do Wubbi

    http://www.baixaki.com.br/site/dwnld45805.htm

  7. avlisrotiv says:

    Bom artigo Manuel! 😉
    Já me deu na ideia de escrever um “artigo” do género, no Fórum mais especificamente… http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=5820 🙂

  8. murder_rabbit says:

    descobriram a roda…. essa funcionalidade já podia ter sido falada a mais tempo.(na brinca)
    Já agora bom artigo para quem não conhece da imenso jeito

  9. Jé Bernardo says:

    utilitário ja rodado, e não garante grande disponibilidade. No entanto eu utilizo outro que vou passar a citar, assim que o tiver completamento configurado,

  10. Carlos Nascimento says:

    Eu também já usei o wubbi mas desisti, o desempenho do Ubuntu não vai ser igual a uma instalação de raiz.

    Só não gosto é de dual boots, então encontrei outra forma, tenho 2 Hds no pc, num tenho o Windows, no outro tenho Ubuntu, na bios configurei para “HDD Sprite”, quando arranco é-me pedido por qual HDD quero arrancar e já está.

    Demorei foi tempo a para aprender como configurar as partições para o Ubuntu, mas com tempo, curiosidade e dedicação lá cheguei.

  11. fel says:

    instalei a pouco tempo o ubuntu por isto. Nunca mais na vida. Acreditem

  12. night_sign says:

    Como tiro a função de isto estar sempre a pedir pass, sempre que quero instalar algo no Ubuntu.

    • Carlos Nascimento says:

      Nem sei se dá para tirar, essa é uma vantagem do linux, assim nada se instala às escondidas.

      De certa forma o Windows seguiu-lhe as pegadas no Vista e agora no 7 com a UAC.

  13. Serva says:

    Bom dia ,

    Permitam-me só um comentário , é que já não é a primeira vez que noto que alguns users de Linux respondem de forma arrogante a quem se quer iniciar ou pelo menos experimentar o Linux , eu gostaria que essas pessoas refletissem um pouco e fossem mais tolerantes com os novos utilizadore ou como dizia futuros/posiveis utilizadores .

    O que a comunidade Linux tem vindo a fazer nos últimos anos é desmistificar que quem usa Linux tem de ser um cranio em conhecimentos de programação ou na sua generalidade de informatica e alguns de nós não estamos nada a ajudar com respostas que são um desperdicio de tempo e não fazem qualquer sentido para além de quando dás o endereço do Google estas a chamar de estupido ao outro que te faz a pergunta , sejam mais solidarios uns com os outros .

    Os meus agradecimentos

    Serva

  14. Carlos says:

    Boas tarde

    Esta a dar este erro no final da inalação
    “Could not retrive the required installation file”
    Alguém podia ajudar

  15. Alexandre says:

    Instalei o Ubuntu 11.04 junto com o Windows XP. A instalação correu bem, e tudo deu certo… Adorei o sistema, e pretendo usá-lo…. O problema ocorre ao iniciar o dual-boot… Quando escolho o opção Windows XP, dá um erro e a tela volta para o dual-boot. Se eu escolho o Ubuntu, dá-se o início normalmente…. Mas, repetindo, não consigo mais iniciar o Windows… O que eu faço?????

  16. Gunther says:

    Instalei o 9.10 para poder usar o GIMP. Tive medo de instalar um posterior pois teria de instalar o GIMP separadamente e sou ignorante demais em LINUX. O meu teclado é espanhol (tenho um ASUS X52JU que comprei em Madrid) e ele não pode ser configurado corretamente; a imagem na tela (vocês chamam de ecrã – sou brasileiro) fica com stretch e cliquei para instalar o driver da ATI direto da internet. Daí em diante não entrava mais no ambiente gráfico. A fim de evitar a luta com as linhas de comando intermináveis, reinstalei o 9.10 e deixei como estava antes.
    Quando terminar o trabalho no qual estou usando o GIMP instalarei o mais recente para ver se o problema da tela desaparece.

  17. Milhafre says:

    Olá,
    Alguém me sabe dizer se é possivel aceder aos documentos ou a alguma pasta partilhada que temos no windows atraves do ubuntu (wubi)??

    Obrigado

  18. Reinner says:

    Estou querendo colocar o Ubuntu 11.10 em um pendrive aumentei ao maximo seu tamanho de alocação e instalei desse mesmo modo via wubi. porém quando entro na partição do UBUNTU não entra.
    Depois que passa da “loading screen” aparece uma tela de codigo como o “DOS” ou “Terminal”.
    Estou recolocando novamente mais se alguem souber de algo que possa me ajudar por favor me fale.
    OBRIGADO !

  19. Jose Viegas says:

    Tenho um CD com a imagem do Unbuntu 10.10. Quando insiro o mesmo, inicia a instalação, mas pede-me um nome de utilizador e uma palavra passe. já tentei com as da conta de utilizador, mas dá sempre erro. Alguém pode ajudar-ma?
    Obrigado

  20. Agnaldo lucindo says:

    O wubi foi minha porta de entrada no mundo linux.O de 32 bits e levissimo!

  21. david ferreira says:

    Boa tarde, podem dizer-me porque é que a opção instalar no windows não aparece?

    Fiz o download da versao 14.04 LTS

    Tenho o windows 8.1, fiz o mount image do ISO, e carreguei no wubi.exe e eis que só me aparecem 2 opções

    Demonstração e instalação completa

    Saber mais

    Sendo que se carregar na demonstração pede-me para reinciiar o pc ou terminar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.