Wubi – Como Instalar Ubuntu a partir do Windows
Nos dias de hoje muito se tem ouvido falar sobre sistemas operativos, nomeadamente, Mac OS, Windows e Linux. Muitos são os que se interessam e têm curiosidade de experimentar o Linux por mais variadíssimas razões, como por exemplo, o facto de ser open source, gratuito ou por mera curiosidade.
Por vezes a dificuldade passa por, como é que eu instalo? Irei danificar a minha máquina? Dá para correr juntamente com o Windows? E se eu depois desejar retirar o Linux, como faço? Tenho de Formatar o disco inteiro voltar a instalar o Windows?
Bem, a resposta a isto é... Não.
No entanto, a apresentação deste tutorial deveu-se ao contacto de um dos nossos leitores, que é cego, que queria experimentar o sistema, mas devido à sua limitação não conseguia instalar. Depois de termos reunido e discutido a situação chegamos à conclusão de que o Wubi provavelmente seria a melhor solução para este tipo de pessoas, que infelizmente, são muitas vezes "marginalizadas" no mundo informático no que se trata a suporte para pessoas com deficiência.
De forma a responder a estas questões eis o que deverão fazer para em pouco tempo estarem a trabalhar em Linux, mais propriamente, Ubuntu.
Para realizar o seguinte tutorial irão necessitar do seguinte material:
- Uma máquina com Windows (xp, vista ou 7)
- Um CD/Imagem/Usb com o Ubuntu 10.10
Após termos entrado na nossa sessão do Windows devemos introduzir o CD/Imagem/Usb com o Ubuntu. Na janela que irá aparecer devemos seleccionar a que diz "Instalar dentro do Windows".
Após isto irá aparecer uma janela a pedir para seleccionarmos vária opções, nomeadamente:
- Em que partição/disco queremos instalar
- A quantidade que queremos que o sistema operativo Ubuntu ocupe
- O tipo de ambiente de trabalho
- O idioma do Sistema Operativo
- O nome de utilizador
- E a password
Feito isto clicamos no botão Instalar.
Aguardamos que a instalação acabe.
Seleccionamos a opção "Reiniciar agora" e clicamos no botão "Terminar".
Feito isto o Windows vai reiniciar. Assim que a máquina começar a reiniciar irá aparecer a típica janela de Dual Boot com as opções Windows e Ubuntu (podendo eventualmente ter mais, dependendo se têm ou não mais do que um sistema operativo já instalado). Vamos seleccionar, como é óbvio, a opção Ubuntu para que este termine a sua configuração.
O Ubuntu vai pré-carregar os ficheiros e drivers necessários para se proceder à conclusão da instalação do sistema operativo. Enquanto isso podemos aguardar contemplando a janela de loading minimalista do Ubuntu.
Tendo a instalação do Ubuntu realizado todo o processo de loading dos componentes necessários ao seu funcionamento. Feito isto, o instalador vai verificar a configuração estabelecida para a instalação de forma a se considerar que tudo se encontra em perfeitas condições para se proceder a uma instalação com sucesso.
Verificada as configurações é só aguardar que o sistema seja instalado. Enquanto isso, podemos ir lendo as novidades que poderemos encontrar no novo sistema.
Após término da instalação o computador vai reiniciar e vai-nos aparecer o menú de selecção dual-boot para escolhermos entre o Ubuntu e o outro nosso sistema operativo de eleição, neste caso o Windows. Neste caso vai-nos interessar seleccionar seleccionar o ubuntu que foi o que acabamos de instalar.
Após este realizar o loading vai-nos aparecer a janela para introduzirmos as credenciais que estipulamos anteriormente.
Feito isto é só desfrutar do sistema operativo. Caso não desejem mais ter o disco ocupado com o sistema operativo Ubuntu, basta iniciarem a vossa instalação do Windows, a partir da qual instalaram o Ubuntu a partir do Wubi, e ir ao "Adicionar/Remover programas" e desinstalar.
Homepage:Wubi
Este artigo tem mais de um ano
A mim não me aparece a tela de dual boot… Alguem sabe como resolver?
O meu computador – Propriedades – Definições Avançadas do Sistema – Arranque e Recuperação – Definições – e aí escolhes quais os SO’s que queres que apareçam na janela do boot..
boas..
se mais tarde formatar o windows o boot desaparece não é?
depois como o volto a pôr?
à partida funciona da mesma maneira(como disse anteriormente), também agora não me está a ocorrer outra, mas podes sempre recorrer a reinstalação do linux que ele volta logo a aparecer..
Só aparece la o windows 7… O mais engraçado é que eu já tive isto a funcionar e desinstalei agora queria novamente e nao me aparece nada no dualboot
Conselho: Podiam colocar o link para a homepage do Wubi.
http://www.google.pt
Eu sei perfeitamente que posso usar o google, no entanto, seguindo o exemplo de outros artigos aqui colocados, também podiam ter colocado o link para fazer download do programa.
Mais valia não teres perdido uns segundinhos a teclar o endereço do google :facepalm:
e se reparares bem tinhas encontrado
O link para o Wubi já se encontra no final do artigo.
No entanto, ele vem incluído no CD (ou imagem) de instalação.
Assim que introduzes o CD, o Windows vai-te perguntar de imediato se queres executar o Wubi.
Caso não pergunte, vais ao explorador e tens lá o Wubi.exe que pode executar manualmente.
Aqui, mais informações
http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/windows-installer
Caro Sérgio,
O link para descarregar o Wubi encontra-se no final do Post.
De qualquer maneira seria inclusivé desnecessário colocar visto que este vem com as distribuições de Ubuntu, dai eu ter dito no post:
“Para realizar o seguinte tutorial irão necessitar do seguinte material:
– Uma máquina com Windows (xp, vista ou 7)
– Um CD/Imagem/Usb com o Ubuntu 10.10”
Por isso, basta ires ao site do ubuntu, descarregar a ISO do mesmo, gravares num cd/dvd e colocares no windows e instalar como se de uma aplicação se tratasse.
Tão simples quanto isso, dai não haver necessidade de colocar um link, mas mesmo assim ele está lá.
Cumprimentos,
Manuel Rocha
Aproveitando a onda do Linux, alguém me sabe dizer se existe, para Windows, alguma coisa do género do plasmoid do KDE que mostra o conteúdo de uma pasta no desktop??
Kde for Windows:
http://windows.kde.org/
Podes sempre instalar o Kde no windows e ver se consegues correr o plasmoid lá.
Cumprimentos,
Manuel Rocha
Conselho: Não usem Wubi. Instalem da forma normal, por mais trabalho ou inconveniência que dê. Já vi muitos casos onde os discos ficaram mal formatados e não entravam no Windows, por exemplo.
O Wubi não formata nada. O que faz, na prática, é criar um directório (com subdirectórios) onde coloca o Linux escolhido. Todo o Linux corre a partir dessa pasta, não de uma partição.
O Mint fax exactamente a mesma coisa, a partir do executável mint4win.
A alteração de maior relevo ao C:\ é incluir uns ficheiros para o Grub arrancar e cria um boot.ini para escolha do SO.
Se em qualquer momento se decidir a desinstalação do Linux tudo isso é apagado. Repito, não há qualquer partição. Tudo se processa como se tratasse de um programa instalado.
Acredita no que te digo. Não usem Wubi.
Já perdi a conta às vezes que instalei e desinstalei diferentes versões do Ubuntu e do Mint sem qualquer problema! E a haver “grelo” era sempre com o Linux. Ou seja, nada ficava “estragado” no Windows. E partindo do princípio que quem instala através do Wubi (ou mint4wn) é para experimentar o Linux e deseja manter o Windows, ainda não percebi o motivo de tanto pânico!
Este Wubi já me deu imensos problemas, principalmente após actualizar o Ubuntu.
Instala perfeitamente bem, e funciona, mas depois quando se instalam as actualizações (não as versões major como 10 para 11, mas sim os updates de segurança etc) ele crasha todo e deixa de iniciar (dá erro após seleccionar Ubuntu enquanto o PC liga).
altamente recomendado realizar a instaçao em conjunto particionando o HD se vc tiver apenas um HD ou como no meu caso tenho em outro Hd Externo so o Linux, é simples dividir basicamente idependente de quianto tem de espaço livre o seu HD c: \ Windows NTFS, pega o espaço livre e divide em 2 partes e deixa uns 2 GB p\ swap que é ara de troca do Linux, particao hda1 “/” aonde instala o sistema do Linux geralmente padrao EXT4, a outra parte em /Home, aonde seria por padrao os seus arquivos pessoais do windows e a swap todas EXT4 buscando no youtube tem videos a respeito, hj nao instala o linux quem nao procura,mas para usar mesmo tem que gostar e ser cuirioso, tem coisas chata em linux, ex classico atualizar o Java, para acessar o BB, atualizar o firefox de uma nova instalacao, trocar o openoffice e colocar o Libreoffice, mas nada que pesquisando nao se solucione
ah e o link do Wubbi
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld45805.htm
Bom artigo Manuel! 😉
Já me deu na ideia de escrever um “artigo” do género, no Fórum mais especificamente… http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=5820 🙂
descobriram a roda…. essa funcionalidade já podia ter sido falada a mais tempo.(na brinca)
Já agora bom artigo para quem não conhece da imenso jeito
utilitário ja rodado, e não garante grande disponibilidade. No entanto eu utilizo outro que vou passar a citar, assim que o tiver completamento configurado,
Eu também já usei o wubbi mas desisti, o desempenho do Ubuntu não vai ser igual a uma instalação de raiz.
Só não gosto é de dual boots, então encontrei outra forma, tenho 2 Hds no pc, num tenho o Windows, no outro tenho Ubuntu, na bios configurei para “HDD Sprite”, quando arranco é-me pedido por qual HDD quero arrancar e já está.
Demorei foi tempo a para aprender como configurar as partições para o Ubuntu, mas com tempo, curiosidade e dedicação lá cheguei.
instalei a pouco tempo o ubuntu por isto. Nunca mais na vida. Acreditem
Como tiro a função de isto estar sempre a pedir pass, sempre que quero instalar algo no Ubuntu.
Nem sei se dá para tirar, essa é uma vantagem do linux, assim nada se instala às escondidas.
De certa forma o Windows seguiu-lhe as pegadas no Vista e agora no 7 com a UAC.
Bom dia ,
Permitam-me só um comentário , é que já não é a primeira vez que noto que alguns users de Linux respondem de forma arrogante a quem se quer iniciar ou pelo menos experimentar o Linux , eu gostaria que essas pessoas refletissem um pouco e fossem mais tolerantes com os novos utilizadore ou como dizia futuros/posiveis utilizadores .
O que a comunidade Linux tem vindo a fazer nos últimos anos é desmistificar que quem usa Linux tem de ser um cranio em conhecimentos de programação ou na sua generalidade de informatica e alguns de nós não estamos nada a ajudar com respostas que são um desperdicio de tempo e não fazem qualquer sentido para além de quando dás o endereço do Google estas a chamar de estupido ao outro que te faz a pergunta , sejam mais solidarios uns com os outros .
Os meus agradecimentos
Serva
Boas…
subscrevo inteiramente o que disses-te…
cmps
Boas tarde
Esta a dar este erro no final da inalação
“Could not retrive the required installation file”
Alguém podia ajudar
Viva,
Quando for assim dá o máximo de informação possível, tipo, sistema operativo, máquina, ram, discos, o que achares pertinente.
Vê este link: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1633919
Vê também isto: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1138194&page=1
Cumprimentos,
Boas,
obrigada pelos ajuda dada
o Problema já foi resolvido
Cumprimentos
Olá a mim dá me o mesmo erro ao instalar pelo wubi.exe,(“Could not retrive the required installation file” – Para mais informação, consulte ficheiro de registo: c:\users\djmax\appdata\local\temp\wubi-10.4.1-rev190log).
A minha dúvida consiste, quando comecei a instalar o Ubuntu, não apareceu o Ubuntu Menu onde se escolhe a opção para instalar no windows, não terá a ver com esse aspecto.
boas
Vai ao pagina do ubunto e tira de lá o mais recente, foi a que eu resolvi o esse erro.
E esta a funcionar tudo bem.
comprimento
Obrigado, não é que funcionou.
Agradecimentos a malta do PPlware.
Instalei o Ubuntu 11.04 junto com o Windows XP. A instalação correu bem, e tudo deu certo… Adorei o sistema, e pretendo usá-lo…. O problema ocorre ao iniciar o dual-boot… Quando escolho o opção Windows XP, dá um erro e a tela volta para o dual-boot. Se eu escolho o Ubuntu, dá-se o início normalmente…. Mas, repetindo, não consigo mais iniciar o Windows… O que eu faço?????
Instalei o 9.10 para poder usar o GIMP. Tive medo de instalar um posterior pois teria de instalar o GIMP separadamente e sou ignorante demais em LINUX. O meu teclado é espanhol (tenho um ASUS X52JU que comprei em Madrid) e ele não pode ser configurado corretamente; a imagem na tela (vocês chamam de ecrã – sou brasileiro) fica com stretch e cliquei para instalar o driver da ATI direto da internet. Daí em diante não entrava mais no ambiente gráfico. A fim de evitar a luta com as linhas de comando intermináveis, reinstalei o 9.10 e deixei como estava antes.
Quando terminar o trabalho no qual estou usando o GIMP instalarei o mais recente para ver se o problema da tela desaparece.
Olá,
Alguém me sabe dizer se é possivel aceder aos documentos ou a alguma pasta partilhada que temos no windows atraves do ubuntu (wubi)??
Obrigado
Estou querendo colocar o Ubuntu 11.10 em um pendrive aumentei ao maximo seu tamanho de alocação e instalei desse mesmo modo via wubi. porém quando entro na partição do UBUNTU não entra.
Depois que passa da “loading screen” aparece uma tela de codigo como o “DOS” ou “Terminal”.
Estou recolocando novamente mais se alguem souber de algo que possa me ajudar por favor me fale.
OBRIGADO !
Consegui fazer ele rodar porem esta muito lento, acredito que seja pq o hd externo tem taxa de transferencia de 25Mb/s deve ser por isto né ?
Tenho um CD com a imagem do Unbuntu 10.10. Quando insiro o mesmo, inicia a instalação, mas pede-me um nome de utilizador e uma palavra passe. já tentei com as da conta de utilizador, mas dá sempre erro. Alguém pode ajudar-ma?
Obrigado
O wubi foi minha porta de entrada no mundo linux.O de 32 bits e levissimo!
Boa tarde, podem dizer-me porque é que a opção instalar no windows não aparece?
Fiz o download da versao 14.04 LTS
Tenho o windows 8.1, fiz o mount image do ISO, e carreguei no wubi.exe e eis que só me aparecem 2 opções
Demonstração e instalação completa
Saber mais
Sendo que se carregar na demonstração pede-me para reinciiar o pc ou terminar