UNetbootin 377 – Crie o seu Live Pen USB
UNetbootin – Universal Netboot Installer
Está farto de gastar torres e torres de CDs/DVDs de cada vez que sai uma nova versão da sua distribuição de Linux favorita?
Não tem drive óptica de CD/DVD e apenas tem portas USB para instalar um sistema operativo (SO)? Está cansado de esperar eternidades enquanto instala um novo SO?Mais uma vez, o Pplware tem a solução para os seus problemas 🙂
Apresento-lhe o UNetbootin, um programa muito simpático que cumpre aquilo a que se propõe: criar de forma fácil e directa um LiveUSB, ao invés do já velhote LiveCD.
Para que serve?
Para os mais leigos, LiveUSB não passa de uma simples "pen" contendo a "imagem" de um CD de qualquer distribuição Linux. Em vez de gravar a imagem .ISO da distribuição, converte-a para uma pen, e arranca o computador através da porta USB e não do leitor de CD/DVD!
Veja aqui a lista de distribuições de Linux compatíveis, é muito extensa.
Vantagens:
- Maior mobilidade - ao correr a distribuição por LiveUSB, o acesso a uma sessão Live é rapidíssima, como se de um disco normal se tratasse, servindo assim como uma alternativa bem mais rápida ao LiveCD.
- Maior rapidez na instalação - como as pens usam memória flash, a leitura e gravação é muito mais rápida.
- Menos poluição e custo - seja am igo do ambiente e poupe discos.
Para começar precisa de:
- Programa UNetbootin instalado - ver em baixo, existe versão Windows e Linux, se esta última não funcionar bem, use a de Windows, que é mais fiável. Em Linux precisam dos pacotes adicionais: syslinux e p7zip-full.
- Pen USB de pelo menos 1GB, formatada em FAT32 - em Windows, n'O Meu Computador, clique direito na pen e seleccione Formatar..., escolha FAT32 e formate. Em Linux pode usar o GParted, por exemplo.
- Imagem .ISO da sua distribuição favorita - embora se não a tiver, o próprio programa faz download da imagem! (pode ver aqui uma série delas em download nacional).
Depois destes preparativos, vamos ao trabalho:
Abra o programa (eu tenho o meu em Linux, mas em Windows é semelhante), e depara-se com várias opções:
- Se não tem o ficheiro .ISO consigo, escolha a opção Distribuição e especifique qual é a distribuição que o programa vai baixar e instalar na pen.
- Se tem o ficheiro .ISO, escolha a opção Imagem e o correspondente ficheiro de imagem.
- Por baixo, em Tipo, escolha a opção Disco USB e em Disco, a letra da sua pen (em Windows, vê-se n'O Meu Computador).
- Inicie a criação do LiveUSB clicando em OK.
Espere que o processo acabe...
Escolha Reiniciar Agora se quiser arrancar pelo novo LiveUSB, ou Sair, para voltar ao sistema operativo.
Atenção que ao reiniciar, terá que escolher a opção de arranque através das portas USB (algo como USB Boot, Removable Device Boot, etc.) na BIOS.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Windows/Linux Download [Win]: UNetbootin 377 [4.09 MB] Download [Linux]: UNetbootin 319 [3.92MB] Homepage: UNetbootin
Este artigo tem mais de um ano
Excelente, tenho que experimentar..
Boa alternativa!
Obrigado!
Andava mesmo a procura duma ferramenta destas.
Vamos ver se resulta!
@Val,tanta coisa com este tipo de soft,sem desprimor para o amigo Vitor,mas só é necessário usar um descompactado,eu faço isso com o 7zip,com qualquer SO.
Um abraço
Tens razão, o problema é que já experimentei com outras aplicações e não consigo que fique a funcionar(e esta também não).
Sei que devo estar a fazer algo de errado, mas não consegui descobrir.
Se alguém souber!
Qual e o sistema Linux mais desenvolvido de todos ?
O que queres dizer com isso?
Se for o mais “famoso”, é o Ubuntu.
Mas o melhor é, OpenSuSE.
Concordo!!
Uma pergunta:
Tenho que formatar a pen de novo ou posso usar uma pen de 8Gb em que já tenho alguns ficheiros, sem que este processo os apague?
É que assim aproveito e uso essa pena como SO em linux (experimentar o Linux Mint 8 Helena)
Digam coisas
Aconselhava-te sinceramente a guardares esses ficheiros da pen no disco rígido e só depois seguires o guia, formatando a pen em FAT32 tal como é indicado.
Depois de criares o LiveUSB com o Mint, já podes criar uma pasta na pen USB e colocar lá todos esses ficheiros que tinhas na pen.
Se a pen tiver em FAT32 não é necessário formatar…porem como a nossa amiga Ana mencionou o melhor e fazer um backup dos dados…
Eu já criei uma pen boot com o novo mint e depois coloquei la dados (musicas no meu caso) durante o periodo em que corres a pen como liveCD não tens acesso aos dados mas depois do SO instalado ou se tiveres a utilizar a pen noutro SO já tens acesso aos dados, agora ao contrario não sei se funciona ou se acabas por danificar os dados…
Não é que esta Ana Narciso é bestial vem sempre ao encontro daquilo que mais precisamos é como o pão para a boca…
Há muito que uso este programa para instalar distros Linux. Aconselho.
E um live usb windows 7?
Basta ter atenção e ler dois posts abaixo…
https://pplware.sapo.pt/2009/12/14/instale-o-windows-7-atraves-de-uma-pen/
Tsc, tsc…
Uma coisa é instalar o windows 7 a partir da pen. aí estamos de acordo.O que eu pretendia era diferente: fazer um live cd do windows7. Neste caso, correr o seven a partir da pen.
Nem foi necessário formatar a pen! funcionou à primeira! Agora nao preciso, mas nunca se sabe quando vou precisar disto.
TKS
UNebootin funciona muito bem para instalações gráficas, contudo caso se trate de uma instalação do Ubuntu Alternate, ou Server, vão ter uma surpresa desagradável…
Qual a distro linux que aconselham para instalar num portátil (bem velhote) Toshiba Satellite Pro 4280 – PIII 500 MHz – RAM 64 MB – HDD 6 GB
Obg pplw
hmmmm, calculo que queiras uma coisa mesmo assim com bom aspecto (gráficamente), dependendo das tuas capacidades a mexer em GNU/Linux, talvez puppy linux (nota que esta distro tem puplets muitos interessantes), debian, ou elive. Mas nota que por baixo do capô as distro base (debian, gentoo, slackware…) tem todas um peso semelhante, dependendo o seu “peso” sobretudo dos pacotes instalados e do ambiente gráfico usado, no teu caso iria para um oppenbox, xfce ou Enlightment (muito interessante este!)
Dizem muito bem do Elive, uma distribuição baseada em Debian (tal como o Ubuntu), com ambiente gráfico Enlightment, muito leve!
Faz download daqui:
http://www.elivecd.org/
Tens também a análise do Rui Oliveira aqui no Pplware:
https://pplware.sapo.pt/2009/03/10/linux-elive-1923/