Veja o estado de desenvolvimento do Ubuntu Phone
O mercado dos Smartphones tem estado em ebUlição. Muito para além dos muitos equipamentos que têm sido apresentados, têm existido mexidas profundas nos sistemas operativos disponíveis e nos que agora começam a surgir de forma muito discreta.
As novidades neste campo mostram que ainda existe espaço para sistemas operativos móveis que, de forma gratuita, vão conseguir dar aos utilizadores a liberdade de escolha e sistemas realmente abertos e a que todos podem aceder.
O Ubuntu Phone é um desses sistemas operativos móveis que chegou recentemente e que promete revolucionar este mercado. Os trabalhos têm avançado ao seu ritmo e foi agora disponibilizado um vídeo que mostra o estado em que o Ubuntu Phone se encontra.
O vídeo, apresentado por Jono Bacon, que é Ubuntu Community Manager, apresentou o estado de desenvolvimento do Ubuntu Phone e o que dele se pode retirar já.
Esta versão, disponibilizada para utilização interna no final do mês passado, mostra já um sistema operativo estável e com muitas aplicações plenamente funcionais e capazes de serem usadas no dia-a-dia.
Este foi um dos problemas apontados por muitos aquando da apresentação pública do Ubuntu Phone. A inexistência de aplicações tornava impossível a utilização deste sistema operativo numa utilização diária.
Esta versão, que ainda não é pública, e que provavelmente nunca será, é mostrada a correr num Galaxy Nexus e apresenta uma ligeiro lag, mas que é devido À falta ainda de optimizações de performance, mas que vão ser resolvidas em breve.
Pode ser vista a ausência de necessidade de botões físicos para controlar o sistema operativo e todas as funções são acedidas com um simples toque de dedo.
É uma versão que permite ver que a versão final do Ubuntu Phone não está muito longe da sua versão final e que tudo o que foi apresentado e mostrado como sendo para incluir neste sistema operativo vai estar presente.
Este será mais um concorrente de peso no muito movimentado mundo dos sistemas operativos móveis, sendo capaz de competir directamente com os que estão já implementados.
Depois do sucesso que tem feito nos desktops e portáteis, a aventura da Canonical no mundo dos dispositivos móveis dá-lhe uma vantagem enorme face à concorrência. A uniformização do ambiente de trabalho e a experiência de utilização similar em todas as plataformas onde está presente.
Homepage: Ubuntu Phone
Este artigo tem mais de um ano
onde esta o vídeo ?
Está depois da publicidade estúpida do site da sapo, que eles gostam que se carregue nela para desaparecer e assim enganar quem paga por publicidade dando números forçados e falsos.
Parece me bom o suficiente para o testar no meu telefone…
OFFTOPIC
como é que posso gerir múltiplas contas no android 4.2
Queria utilizar a mesma conta do play (ou algo semelhante), mas não ter acesso no gmail. Porque se coloco a mesma conta o utilizador acaba por ter acesso ao gmail, se adiciona uma segunda conta ao play o primeiro utilizador fica com acesso ao gmail. É que não da para fazer logout do gmail
Não sei se percebi bem, mas vais a:
Definições > Utilizadores > Adicionar Utilizador
aqui vais poder criar um segundo utilizador da mesma forma que fazes num OS de desktop e passas de uma para a outra no lockscreen. Funciona bem em tablets de ultima geração (pensa com processador tegra 3 ou semelhante) e 1gb de ram, no meu kindle fire com CM10.1 ele deita o sistema todo abaixo mal eu tento criar um utilizador secundário, mas no asus tf300t em stock ele já tem 3 contas sem problemas nenhuns.
Obrigado. Até aí ja eu fiz. O problema é que se depois ao configurares o Google play usares a mesma conta, vais ter acesso escancarado ao email. Se utilizas contas diferentes significa que se comprares uma app vais ter que comprar para os vários utilizadores. Neste momento optei por criar contas no Google play para cada utilizador, mas isso não é solução se a minha irmã começar a comprar apps
Mas obrigado na mesma.
Olá Sergio J…
Não sei se é isto que queres?
https://pplware.sapo.pt/smartphones/android/o-seu-android-usado-por-mais-do-que-uma-pessoa/
Penso que no android 4.2 já dá para fazer isso de “raiz”, agora não sei se só nos tablet´s ou em ambos (tablet e phone).
Da uma vista de olhos pela Google.
Se Ubuntu podia usar aplicações do Android, eu com certeza comprava um.
Isso não irá acontecer. O android usa java e o ubuntu phone não.
“Because Ubuntu is an alternative operating system for Android phones and similar hardware, it does not support, Dalvik, Android’s Java Virtual Machine (JVM). So developers will not be able to simply port applications from Android to Ubuntu.
Indeed, Shuttleworth sees this as an advantage. He believes native apps will run faster on Ubuntu,” whereas Android has the overhead of Java.”
Aplicações do Android são mediocres, comparadas aos que o Ubuntu vai ter.
O Ubuntu pode usar todas as aplicações, que estão disponiveis no desktop normal.
Eventualmente um programa de terceiros deverá lançar um emulador Android para correr as aplicações Android no Ubuntu Touch.
Eu acredito mais que seja o Myriad Dalvik, que foi portado para o Sailfish OS (Jolla) para este propósito.
Mas deve ter em atenção que este emulador não suporta o acesso oficial ao Google Play, pelo que terá que instalar o APK manualmente usando a ferramenta do emulador. (admitindo que o Myriad seja lançado, claro!)
então podes comprar um com o Sailfish OS 😉
o Ubuntu poderá vir a faze-lo mas não por meios officiais, a comunidade terá de o fazer.
assim como o java é instaldo num computador poderá ser instalada uma vesão para este SO, digo eu…
Eu vejo uma grande falha no tipo de navegação que eles escolheram, especialmente no caso dos “swypes” horizontais, vai dar muitas dores de cabeça se eles não restringirem as aplicações a scroll vertical, vejam só o caso do homescreen que tem aqueles conteudos a de scroll horizontal, a tendencia é sempre de arrastar o dedo da ponta do ecrã até ao meio ou mais e isto vai fazer com que se abra a ultima aplicação.
Outra situação que vejo a dar problemas é o launcher que funciona de uma maneira bastante diferente do que a versão desktop:
.botão dash no fundo vs no topo
.aplicações a correr não ficam no launcher em vez disso é só um lugar para os favoritos
Isto també vai ser complicado quando tivermos as tablets hibridas, que era o que me interessava mais.
PS: desculpem o enorme testamento.
Não é normal um produto que nem a meio vai ter falhas? Digo eu…
“Se o Ubuntu PUDESSE…” Os tradutores automáticos ainda nos pregam destas partidas…
Quanto ao Ubuntu Phone, promete, vamos lá ver se é destaque aparece uma alternativa ao Android que eu detesto.
Por falar nisso, não se soube mais nada acerca do Ubuntu Tablet, o mercado dos tablets está totalmente dominado pelo android, gostava tanto de o experimentar no meu Acer Iconia.
Cumprimentos
Eu aposto em como não vai ser possível instalar o Ubuntu Phone ou Ubunto Tablet livremente como fazemos nos pcs. Existem regras de licenciamento que não me parece que a a Google vá deixar passar.
tb vais poder meter num telefone e substituis o android 😉
Aposto em como não vais conseguir isso.
Se agora já podes, quando ficar pronto não vamos conseguir? Só porque a Goolge não quer? Eu consigo meter o Ubuntu em tudo, até num Surface… Vai mesmo ser a Google que me vai proibir de trocar o Android pelo Ubuntu… Keep dreaming 🙂
E uns tutoriais disso aqui no PPlware…??!!
😉 😉 😉 Isso é que era!
Aguardo com curiosidade a chegada deste OS…
Já não é uma skin do CM?
Existem muitas Skins e quase todas a pagantes, mas nenhuma tão bonita como o produto original 🙂
Estava-me a referir ao facto de que pelo menos as primeiras versões do Ubuntu Phone usavam a ROM Cyanogen de base e o Ubuntu Phone acabava por ser apenas um launcher…
Alguém sabe se o ubuntu phone vai dar suporte a dual sim? 😛