Dica – Como instalar o KDE SC 4.8 no Ubuntu 11.10
No mundo Linux, os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. Pessoalmente uso o Gnome, mas reconheço que o KDE é bem mais bonito e atraente e em algumas situações muito mais funcional.
Recentemente foi disponibilizado a versão 4.8 do KDE e segundo a equipa de desenvolvimento, esta versão traz mais estabilidade, performance e mais funcionalidades. Vamos aprender como instalar o KDE 4.8 no Ubuntu 11.10.
O KDE 4.8 foi recentemente anunciado e, pelo que tenho lido, a crítica é muito positiva. Esta versão inclui um conjunto de actualizações a nível de aplicações e novas funcionalidades que permitem tirar o melhor partido do sistema operativo, garantindo estabilidade e performance.
Principais Novidades do KDE SC 4.8
Através da Windows Switcher, podemos agora comutar utilizando o atalho ALT + TAB, entre seis layouts distintos. Esta novidade é especialmente útil para sistemas que não usa efeitos no Desktop. Além desta melhoria, o KWin apresenta também melhorias significativas a nível de performance (ver aqui).
Melhorias significativas a nível de gestão de energia. O painel que permite ajustar parâmetros a nível de energia foi completamente remodelado.
Disponibilização de uma barra lateral, idêntica à disponibilizada pela interface Unity
O Dolphin também ganhou algumas melhorias significativas, especialmente ao nível da performance aquando da interacção com imagens de grande qualidade e discos rígidos mais lentos.
Além das novidades referidas, o o KDE SC 4.8 traz também novidades para o Gwenview, Okular, correcção de bugs no Kmail, novas funcionalidades para o editor de texto kate e Telepathy. Veja todas as novidades aqui
Como instalar o KDE SC 4.8 no Ubuntu 11.10?
Para quem gosta do Ubuntu mas não gosta muito do Unity ou Gnome…então o KDE é sem duvida uma óptima alternativa. Para instalares o KDE no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports sudo apt-get update sudo apt-get install kubuntu-desktop |
O KDE ocupa cerca de 750 MB e no final da instalar o utilizador deve escolher se pretende manter como gestor de logins o LighDM ou então mudar para o KDM.
Depois de instalado basta fazer logout, escolher KDE Plasma WorkSpace e voltar a fazer login para usufruir do KDE no Ubuntu 11.10. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback! Como questão final gostaríamos de saber a vossa opinião:
KDE ou Gnome?
Este artigo tem mais de um ano
o KDE a cada nova versão amadurece e é neste momento rápido e super estável certo que ocupa um pouco de ram mas tenho reparado uma melhoria nesse campo. A meu ver neste momento isso não importa muito actualmente ninguém vende pcs com 512ram e mesmo com essa ram o kde e utilizável Arch+KDEbase com 512Mb funciona razoavelmente com o nepomuk e outros serviços que se podem desactivar de modo a exigir menos memoria.
para quem gosta de KDE e tem algumas tablets especificas pode usar o Plasma active
E como é que se desinstala? Caso não goste 750M é muito espaço…
Presumo que basta remover o mesmo pacote e dependências associadas.
sudo apt autoremove kubuntu-desktop
O KDE de facto é um excelente ambiente gráfico, só peca por ser um pouco pesado para máquinas mais modestas. Pessoalmente, sempre estive mais virado para o lado do Gnome e agora com a versão 3.2 não quero outra coisa.
Pois, é pesadinho.
Eu perguntei porque sou um Zé Nabo em assuntos Linux…
Obrigado! (Esqueci-me de agradecer na outra mensagem 🙂 )
sudo apt autoremove kubuntu-desktop (tal como referiu o Alucard)
Experimentei o KDE e sinceramente já estou demasiado habituado ao unity para trocar. Agora é como se faz para o desinstalar? Escrevi a linha que sugere e não funcionou. Como faço para desinstalar o KDE? Sou rockie nisto do mundo linux…
Pode sempre ir ao gestor de pacotes synaptic, procurar por kubunto-desktop e marcar para remoção total,responder que sim para apagar as dependencias e depois clicar em aplicar.
Creio que assim é mais simples para os iniciados em linux.
Ambos de extrema qualidade mas continuo a preferir pessoalmente o gnome 3
Oi ppl,
Eu tenho o Ubuntu 11.10 no meu netbook com dual boot.
Posso instalar o KDE SC 4.8?
Tks
Sim, a nivel de ambientes gráficos ficas com os que ja tens no Ubuntu + o Kde
Num netbook é capaz de ficar um bocado pesado, pelo menos no meu ficou, normalmente no netbook uso enlightenment ou por vezes o Lxde, que são menos pesados e assim o netbook até voa… 🙂
Tks Pedro
Cheers
Ao executar o comando “sudo apt-get install kubuntu-desktop” não se instala o kde mas sim todo o kubuntu. Não é irreversível mas é muito complicado conseguir remover completamente todos os programas e todas as dependências do mesmo.
Neste momento, entre KDE e GNOME a minha preferência vai para o primeiro. No entanto, se estivessem a comparar GNOME 2.x com KDE… era o GNOME.
Para mim o antigo é 10.000 vezes superior ao novo. Mas isto sou eu, que devo ser muito conservador.
OK, parece me fixe, mas para quem gosta de KDE, existe para tal o Kubuntu (Ubuntu + KDE), especialmente preparado para isso…
Não vejo a lógica disto…
Boa noite ,
O KDE é de facto uma interface gráfica que está com um elevado ritmo na sua optimização e na correção de bugs que surgiram desde a versão 4 desta interface , eu rendi-me a esta interface , mesmo a Gnome 2.3 que usei e ainda uso no Ubuntu 10,04.3 não permite a flexibilidade que as novas versões do KDE trazem , demora um pouco a nos habituarmos e a tirarmos proveitos desta interface , mas quando se entra e se percebe a facilidade de se lidar com todos os discos que tens instalados na maquina incluindo externos , pens etc , e moveres com a maior facilidade de um para o outro disco ou copiares , é uma extrema mais valia desta interface , tudo é feito muito rapidamente na tua maquina , os discos são montados no boot ao contrario das versões Gnome que os tinhamos de montar manualmente , os efeitos de desktop estão activos desde a instalação, coisa que no Gnome 2.3 também tinhas de activar , e depois é só escolheres quais os efeitos pretendes que o compiz faça , outra grande vantagem do KDE é a sua personalização , quem como eu gosta de personalizar e condena o facto das novas interfaces a gone 3 incluída permitirem muito pouca customização e se sentem saudades da Gnome 2.3 neste ponto especifico , então a opção é mesmo o KDE .
Quanto a questão do consumo de recursos , o que tenho notado , é que os recursos consumidos têm progressivamente vindo a ser reduzidos , para vos dar um exemplo corre muito rápido no meu P4 a 3,20 com 2GB de Ram a 400 , para os que têm maquinas mais fracas existe um pacote disponível nos repositórios oficiais que se chama ” Kubuntu low fat settings ” , quem quiser dar uma espreitadela a página aonde encontramos de tudo para personalizar , fica aqui o link
http://kde-look.org/
Esta página faz lembrar a velhinha para a Gnome 2.3 , digam lá que não lembra ?, o melhor de tudo isto é que temos uma interface moderna , com imensas transparências se o desejar-mos como é evidente e de todas as interfaces de Linux esta é sem dúvida a mais elegante , eu prefiro o Kubuntu com um conjunto muito agradável a nossa vista de cores e de efeitos gráficos .
Falta falar dos widgets que abundam e são muito uteis , existem para todos o gostos , sinceramente recomendo , será a minha distro por mais 2 anos quando sair a 12,04 LTS .
Alguma úvida disponham .
P.S já tenho a 4.8 ainda lhe falta algumas afinações até a saída da 12,04 em Abril , mas as melhorias são notórias .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Até agora estou a gostar desta versão.
Mas acho que poderia estar muito melhor e mais rápido, porque se formos a ver, será que para se trabalhar com um computador é necessário ter tanta paneleirisse com janelas com sobras azuis e transparências em tudo e mais alguma coisa??
A coisa que eu mais dou valor num sistema operativo é tempo de resposta do mesmo, pois não gosto de ficar tipo o windows a espera que a PUt§%£|! da janela abra, não é que seja o caso com o KDE, mas vê-se que tem muito potencial para ser muito mais imediato na resposta.
De momento estou a usar o KDE e creio que seja uma boa alternativa ao unity.
Instala o pacote low fat , já experimentei e voa o SO .
Cumprimentos
Serva
Boa noite de novo ,
Uma dica importante que afecta muito a performance do KDE é a indexação de ficheiros que se encontra na barra inferior logo seguido da tesoura , ao suspendermos a indexação o So ganha outra vida .
Cumprimentos
Serva
Essa foi logo uma das primeiras coisas que desliguei no meu KDE.
Boas,
apesar de ter tido algum contacto com o linux durante a faculdade nunca fui muito alem de 1 semana de linux instalado, simplesmente não tinha paciencia para tanta “confusão”.
Recentemente comprei um netbook ASUS 1215p que vinha com o Ubunto instalado, admito que inicialmente foi na ideia de lhe instalar o windows, mas decidi lhe dar uma “vista de olhos” para matar saudades do tempo de faculdade…..e gostei muito mais simples que anteriormente.
Tinha inicialmente o Ubunto 10.10, por curiosidade instalei o 11.10 e notei que ficou um pouco mais lento.
Alguem me pode indicar se com o KDE fica melhor? Ou existe alguma outra distro mais fiavel/rapida que o ubunto 11.10?
Bom dia.
Relativamente à questão do KDE, devo informar que KDE é pesado, muito pesado, para um netbook.
Para pessoas que estão agora a começar a explorar Linux num netbook aconselho Linux Mint (tem GNOME 3 como ambiente gráfico), Lubuntu (LXDE), Xubuntu (XFCE) e até mesmo Debian (GNOME 2) que é o pai de todos estes! A sua instalação gráfica é bastante intuitiva e não há nada que saber.
O Debian é bastante testado, todos os pacotes disponíveis para o utilizador são extremamente estáveis, e os bugs são poucos, muito poucos.
Oi ppl,
Notei alguma lentidão, mas nada de grave.
Instalei o KDE na esperança que o problema do brightness (aumentar e diminuir sozinho constantemente) no meu Netbook Samsung N100 desaparecesse… mas não… está na mesma.
Nunca mais consigo acertar a coisa
Btw …o KDE é muito giro
Nos notebooks e netbooks da samsung tens de instalar a ferramenta de configuraçao samsung, podes ver neste link como instalar o ppa e o programa, funcionou as 1000 maravilhas no meu samsung r730.
http://www.voria.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=1045&sid=1a9498a62b4350a9b4d5289eabeed244
Ice , espera pela versão 12,04 do Kubuntu que sairá em Abril , que penso já terá esse problema solucionado .
@PauloP , instala o Xubuntu 11,10 ficas com um bom SO .
Cumprimentos
Serva
já me lembro porque é que nunca gostei do kde, acabei de instalar isto já me começam a faltar dependencias nos repositórios. Se alguem souber o porquê disto que avise, pois estou prestes a desinstalar esta porra…
dpkg: erro ao processar /var/cache/apt/archives/libkactivities-bin_4%3a4.8.0-0ubuntu1~oneiric1~ppa1_i386.deb (–unpack):
a tentar sobre-escrever ‘/usr/share/kde4/services/kactivitymanagerd.desktop’, que também está no pacote kde-runtime-data 4:4.7.4-0ubuntu0.1
Sinceramente não gosto… é lento, a put%&/(/ da barra inferior anda sempre a desajustar-se a cada reeiniciar e ao fechar o chrome fica sempre a indicar na barra de tarefas até que se abra outra aplicação… enfim acho que vou ficar por aqui, já me estou a passar com isto.
Vai la vai, raios o parta, é que agora nem para desinstalar sudo apt-get remove kubuntu-desktop lá vai, diz-me que tenho de fazer sudo apt-get -f install …. e adivinhem lá digo “y” ao comando e nada é só uma porrada de erros.
Kubuntu sucks.
Mas também ainda ninguém te ajudou… Aqui respondem rápido mas é para outras coisas!… experimenta “sudo dpkg –configure -a”.
como posso instalar a linguagem PT depois de instalar o KDE ?
Boa noite ,
Caro @jpng81 , sabes que eu nunca fui apologista de instalar várias interfaces em simultaneo , a minha experiencia nunca foi boa , deves ter instalado em cima do Ubuntu todo o Kubuntu , pois e isso de facto não dá bom resultado .
O Kubuntu , não dá nenhum problema de dependencias , e se tiveres o cuidado de intalar os updates via linha de comandos que é a melhor coisa a fazer , é só dares os seguintes comandos .
sudo apt-get -f update
sudo apt-get -f upgrade
Eu habituei-me a instalar tudo por linha de comandos e o -f resolve-te o problema de depencias que podem não estar satisfeitas ao instalares um pacote , como exemplo :
sudo apt-get -f install radiotray
E acredita tudo corre na boa , no Kubuntu uma coisa que aprendi logos nos primeiros dias que o estava a usar de uma forma intensiva é que quando sai uma nova versão do workspace plasma tens 300/400 updates para fazeres , vai depender do número de aplicações que tenhas instaladas , e garanto-te que o melhor é mesmo fazer pela linha de comandos , porque caso exista algum erro a consola informa-te de todos os paços que está a dar e os possiveis erros de dependencias que possam existir , caso isso te aconteça deverás ter de fazer mais que uma vez o comando
sudo apt-get -f update
Após a consola já não te dar erro fazes :
sudo apt-get -f upgrade
e de seguida , vais ter de correr o comando que te irá resolver os possiveis erros que possas ter tido de duplicações ou de faltas de dependencias para isso corres o comando :
sudo dpkg –configure -a
E está feito problemas resolvidos e o SO a bombar e com um novo workspace , que práticamnete mexe com todos os ficheiros do sistema .
O Kubuntu 11,10 com o KDE 4.7.4 , já estava muito bom , mas agora com o 4.8 até dá gosto .
Alguma dúvida estou ao dispor
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
obrigado pela tua resposta ao jpng81,pois o problema dele era o mesmo do que o meu.segui os teus passos e penso ja ter o problema resolvido.
obrigado serva 🙂
Bem instalei o KDE como aqui foi dito, mais por curiosidade, é muito “louco” creio mais interessante que o Gnome, também mais pesado para o meu 1215p.
Mas como diz o ditado “A curiosidade matou o gato”, não consigo tirar a “tralha” que lá coloquei lol, agora quando ligo aparece sempre Kubunto envez de ubunto, o Login ficou o de default do kubuntu assim como o poweroff screen… já amaldiçoei esta rubrica 😉
Sendo “picuinhas” como sou, estou a ver uma solução no meu futuro … reinstalar o Linux e como alternativas vejo o Mint ou como o Serva sugeriu o Xubunto
@PauloP
Obrigado pelo link, ando a ver se passo para o linux de vez, mas o parto está a ser muito difícil LOL
@serva
Vou dar uma olhadela no link que o @PauloP disse.
E sim, logo que sair o 12.04 será instalado logo
Abraço aos dois
Cheers
Pessoal neste topico diz que tenho de escolher o lightdm invés do kdm eu sempre escolhi a versão kdm qual vai ser a diferença? ao meu ver é a barra de tarefa unity estou certo? att/
Boa tarde,
Estava a utilizar o Ubuntu 11.10 com esta versão do KDE mas me apresentava muitos erros quando da utilização do apt-get. Apaguei a partição onde estava instalado o Ubuntu [e estou a utilizar apenas o Windows 7 no momento], e quero reinstalá-lo porém tenho uma dúvida: quando sair a versão final 12.04, conseguirei atualizar sem precisar fazer uma nova instalação (clean)? Pois não quero ter de customizar o sistema e instalar meus aplicativos todas as vezes que sair uma nova versão.
Supondo-se que eu já instale o Ubuntu 11.10 e também o KDE 4.8, como posso traduzir o KDE para Pt-Br? Pois o que estava a utilizar era ainda em inglês.
Grato,
Melqyahd M.
Boa tarde,
Reinstalei o Ubuntu 11.10 e também o KDE, porém na tela de login – ao selecionar o KDE para inicialização – simplesmente não funcionou. Obtive um erro que dizia ser impossível escrever em dois arquivos e então obrigava-me ao login na interface padrão (não KDE).
Além disso, ao instalar o KDE a inicialização do sistema ao ligar o computador ficou como sendo o Kubuntu. É assim mesmo? Na primeira vez que o fiz não ficou.
Grato,
Melqyahd M.
Cara como eu desinstalo o Kubuntu do meu Ubuntu 11.10 , ja utilizei vários comandos mas nenhum funcionou =/ !!
sudo apt autoremove kubuntu-desktop
sudo apt-get install -y ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:kubuntu-ppa/backports
sudo apt-get -f -y autoremove
ja tentei tudo e até agora nada =/ !! alguem poderia me ajudar ? =S