PplWare Mobile

Dica – Como instalar o KDE SC 4.8 no Ubuntu 11.10


Autor: Pedro Pinto


  1. Gomes says:

    o KDE a cada nova versão amadurece e é neste momento rápido e super estável certo que ocupa um pouco de ram mas tenho reparado uma melhoria nesse campo. A meu ver neste momento isso não importa muito actualmente ninguém vende pcs com 512ram e mesmo com essa ram o kde e utilizável Arch+KDEbase com 512Mb funciona razoavelmente com o nepomuk e outros serviços que se podem desactivar de modo a exigir menos memoria.

    para quem gosta de KDE e tem algumas tablets especificas pode usar o Plasma active

  2. Pedro A. says:

    E como é que se desinstala? Caso não goste 750M é muito espaço…

  3. Jorge Désirat says:

    Ambos de extrema qualidade mas continuo a preferir pessoalmente o gnome 3

  4. ICE says:

    Oi ppl,

    Eu tenho o Ubuntu 11.10 no meu netbook com dual boot.
    Posso instalar o KDE SC 4.8?

    Tks

  5. ICE says:

    Tks Pedro

    Cheers

  6. Jakim says:

    Ao executar o comando “sudo apt-get install kubuntu-desktop” não se instala o kde mas sim todo o kubuntu. Não é irreversível mas é muito complicado conseguir remover completamente todos os programas e todas as dependências do mesmo.

  7. Dogzilla says:

    Neste momento, entre KDE e GNOME a minha preferência vai para o primeiro. No entanto, se estivessem a comparar GNOME 2.x com KDE… era o GNOME.

    Para mim o antigo é 10.000 vezes superior ao novo. Mas isto sou eu, que devo ser muito conservador.

  8. Marc says:

    OK, parece me fixe, mas para quem gosta de KDE, existe para tal o Kubuntu (Ubuntu + KDE), especialmente preparado para isso…

    Não vejo a lógica disto…

  9. serva says:

    Boa noite ,

    O KDE é de facto uma interface gráfica que está com um elevado ritmo na sua optimização e na correção de bugs que surgiram desde a versão 4 desta interface , eu rendi-me a esta interface , mesmo a Gnome 2.3 que usei e ainda uso no Ubuntu 10,04.3 não permite a flexibilidade que as novas versões do KDE trazem , demora um pouco a nos habituarmos e a tirarmos proveitos desta interface , mas quando se entra e se percebe a facilidade de se lidar com todos os discos que tens instalados na maquina incluindo externos , pens etc , e moveres com a maior facilidade de um para o outro disco ou copiares , é uma extrema mais valia desta interface , tudo é feito muito rapidamente na tua maquina , os discos são montados no boot ao contrario das versões Gnome que os tinhamos de montar manualmente , os efeitos de desktop estão activos desde a instalação, coisa que no Gnome 2.3 também tinhas de activar , e depois é só escolheres quais os efeitos pretendes que o compiz faça , outra grande vantagem do KDE é a sua personalização , quem como eu gosta de personalizar e condena o facto das novas interfaces a gone 3 incluída permitirem muito pouca customização e se sentem saudades da Gnome 2.3 neste ponto especifico , então a opção é mesmo o KDE .

    Quanto a questão do consumo de recursos , o que tenho notado , é que os recursos consumidos têm progressivamente vindo a ser reduzidos , para vos dar um exemplo corre muito rápido no meu P4 a 3,20 com 2GB de Ram a 400 , para os que têm maquinas mais fracas existe um pacote disponível nos repositórios oficiais que se chama ” Kubuntu low fat settings ” , quem quiser dar uma espreitadela a página aonde encontramos de tudo para personalizar , fica aqui o link

    http://kde-look.org/

    Esta página faz lembrar a velhinha para a Gnome 2.3 , digam lá que não lembra ?, o melhor de tudo isto é que temos uma interface moderna , com imensas transparências se o desejar-mos como é evidente e de todas as interfaces de Linux esta é sem dúvida a mais elegante , eu prefiro o Kubuntu com um conjunto muito agradável a nossa vista de cores e de efeitos gráficos .

    Falta falar dos widgets que abundam e são muito uteis , existem para todos o gostos , sinceramente recomendo , será a minha distro por mais 2 anos quando sair a 12,04 LTS .

    Alguma úvida disponham .

    P.S já tenho a 4.8 ainda lhe falta algumas afinações até a saída da 12,04 em Abril , mas as melhorias são notórias .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  10. jpng81 says:

    Até agora estou a gostar desta versão.
    Mas acho que poderia estar muito melhor e mais rápido, porque se formos a ver, será que para se trabalhar com um computador é necessário ter tanta paneleirisse com janelas com sobras azuis e transparências em tudo e mais alguma coisa??
    A coisa que eu mais dou valor num sistema operativo é tempo de resposta do mesmo, pois não gosto de ficar tipo o windows a espera que a PUt§%£|! da janela abra, não é que seja o caso com o KDE, mas vê-se que tem muito potencial para ser muito mais imediato na resposta.
    De momento estou a usar o KDE e creio que seja uma boa alternativa ao unity.

  11. serva says:

    Instala o pacote low fat , já experimentei e voa o SO .

    Cumprimentos

    Serva

  12. serva says:

    Boa noite de novo ,

    Uma dica importante que afecta muito a performance do KDE é a indexação de ficheiros que se encontra na barra inferior logo seguido da tesoura , ao suspendermos a indexação o So ganha outra vida .

    Cumprimentos

    Serva

  13. PauloP says:

    Boas,

    apesar de ter tido algum contacto com o linux durante a faculdade nunca fui muito alem de 1 semana de linux instalado, simplesmente não tinha paciencia para tanta “confusão”.

    Recentemente comprei um netbook ASUS 1215p que vinha com o Ubunto instalado, admito que inicialmente foi na ideia de lhe instalar o windows, mas decidi lhe dar uma “vista de olhos” para matar saudades do tempo de faculdade…..e gostei muito mais simples que anteriormente.

    Tinha inicialmente o Ubunto 10.10, por curiosidade instalei o 11.10 e notei que ficou um pouco mais lento.

    Alguem me pode indicar se com o KDE fica melhor? Ou existe alguma outra distro mais fiavel/rapida que o ubunto 11.10?

    • Dogzilla says:

      Bom dia.

      Relativamente à questão do KDE, devo informar que KDE é pesado, muito pesado, para um netbook.

      Para pessoas que estão agora a começar a explorar Linux num netbook aconselho Linux Mint (tem GNOME 3 como ambiente gráfico), Lubuntu (LXDE), Xubuntu (XFCE) e até mesmo Debian (GNOME 2) que é o pai de todos estes! A sua instalação gráfica é bastante intuitiva e não há nada que saber.

      O Debian é bastante testado, todos os pacotes disponíveis para o utilizador são extremamente estáveis, e os bugs são poucos, muito poucos.

  14. ICE says:

    Oi ppl,

    Notei alguma lentidão, mas nada de grave.
    Instalei o KDE na esperança que o problema do brightness (aumentar e diminuir sozinho constantemente) no meu Netbook Samsung N100 desaparecesse… mas não… está na mesma.
    Nunca mais consigo acertar a coisa

    Btw …o KDE é muito giro

  15. serva says:

    Ice , espera pela versão 12,04 do Kubuntu que sairá em Abril , que penso já terá esse problema solucionado .

    @PauloP , instala o Xubuntu 11,10 ficas com um bom SO .

    Cumprimentos

    Serva

  16. jpng81 says:

    já me lembro porque é que nunca gostei do kde, acabei de instalar isto já me começam a faltar dependencias nos repositórios. Se alguem souber o porquê disto que avise, pois estou prestes a desinstalar esta porra…

    dpkg: erro ao processar /var/cache/apt/archives/libkactivities-bin_4%3a4.8.0-0ubuntu1~oneiric1~ppa1_i386.deb (–unpack):
    a tentar sobre-escrever ‘/usr/share/kde4/services/kactivitymanagerd.desktop’, que também está no pacote kde-runtime-data 4:4.7.4-0ubuntu0.1

    Sinceramente não gosto… é lento, a put%&/(/ da barra inferior anda sempre a desajustar-se a cada reeiniciar e ao fechar o chrome fica sempre a indicar na barra de tarefas até que se abra outra aplicação… enfim acho que vou ficar por aqui, já me estou a passar com isto.

    • jpng81 says:

      Vai la vai, raios o parta, é que agora nem para desinstalar sudo apt-get remove kubuntu-desktop lá vai, diz-me que tenho de fazer sudo apt-get -f install …. e adivinhem lá digo “y” ao comando e nada é só uma porrada de erros.

      Kubuntu sucks.

  17. Tiago Barbosa says:

    como posso instalar a linguagem PT depois de instalar o KDE ?

  18. Serva says:

    Boa noite ,

    Caro @jpng81 , sabes que eu nunca fui apologista de instalar várias interfaces em simultaneo , a minha experiencia nunca foi boa , deves ter instalado em cima do Ubuntu todo o Kubuntu , pois e isso de facto não dá bom resultado .

    O Kubuntu , não dá nenhum problema de dependencias , e se tiveres o cuidado de intalar os updates via linha de comandos que é a melhor coisa a fazer , é só dares os seguintes comandos .

    sudo apt-get -f update

    sudo apt-get -f upgrade

    Eu habituei-me a instalar tudo por linha de comandos e o -f resolve-te o problema de depencias que podem não estar satisfeitas ao instalares um pacote , como exemplo :

    sudo apt-get -f install radiotray

    E acredita tudo corre na boa , no Kubuntu uma coisa que aprendi logos nos primeiros dias que o estava a usar de uma forma intensiva é que quando sai uma nova versão do workspace plasma tens 300/400 updates para fazeres , vai depender do número de aplicações que tenhas instaladas , e garanto-te que o melhor é mesmo fazer pela linha de comandos , porque caso exista algum erro a consola informa-te de todos os paços que está a dar e os possiveis erros de dependencias que possam existir , caso isso te aconteça deverás ter de fazer mais que uma vez o comando

    sudo apt-get -f update

    Após a consola já não te dar erro fazes :

    sudo apt-get -f upgrade

    e de seguida , vais ter de correr o comando que te irá resolver os possiveis erros que possas ter tido de duplicações ou de faltas de dependencias para isso corres o comando :

    sudo dpkg –configure -a

    E está feito problemas resolvidos e o SO a bombar e com um novo workspace , que práticamnete mexe com todos os ficheiros do sistema .

    O Kubuntu 11,10 com o KDE 4.7.4 , já estava muito bom , mas agora com o 4.8 até dá gosto .

    Alguma dúvida estou ao dispor

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • bcuraboy says:

      obrigado pela tua resposta ao jpng81,pois o problema dele era o mesmo do que o meu.segui os teus passos e penso ja ter o problema resolvido.
      obrigado serva 🙂

  19. PauloP says:

    Bem instalei o KDE como aqui foi dito, mais por curiosidade, é muito “louco” creio mais interessante que o Gnome, também mais pesado para o meu 1215p.

    Mas como diz o ditado “A curiosidade matou o gato”, não consigo tirar a “tralha” que lá coloquei lol, agora quando ligo aparece sempre Kubunto envez de ubunto, o Login ficou o de default do kubuntu assim como o poweroff screen… já amaldiçoei esta rubrica 😉

    Sendo “picuinhas” como sou, estou a ver uma solução no meu futuro … reinstalar o Linux e como alternativas vejo o Mint ou como o Serva sugeriu o Xubunto

  20. ICE says:

    @PauloP
    Obrigado pelo link, ando a ver se passo para o linux de vez, mas o parto está a ser muito difícil LOL

    @serva
    Vou dar uma olhadela no link que o @PauloP disse.
    E sim, logo que sair o 12.04 será instalado logo

    Abraço aos dois

    Cheers

  21. wesley says:

    Pessoal neste topico diz que tenho de escolher o lightdm invés do kdm eu sempre escolhi a versão kdm qual vai ser a diferença? ao meu ver é a barra de tarefa unity estou certo? att/

  22. Melqyahd says:

    Boa tarde,

    Estava a utilizar o Ubuntu 11.10 com esta versão do KDE mas me apresentava muitos erros quando da utilização do apt-get. Apaguei a partição onde estava instalado o Ubuntu [e estou a utilizar apenas o Windows 7 no momento], e quero reinstalá-lo porém tenho uma dúvida: quando sair a versão final 12.04, conseguirei atualizar sem precisar fazer uma nova instalação (clean)? Pois não quero ter de customizar o sistema e instalar meus aplicativos todas as vezes que sair uma nova versão.

    Supondo-se que eu já instale o Ubuntu 11.10 e também o KDE 4.8, como posso traduzir o KDE para Pt-Br? Pois o que estava a utilizar era ainda em inglês.

    Grato,
    Melqyahd M.

    • Melqyahd says:

      Boa tarde,

      Reinstalei o Ubuntu 11.10 e também o KDE, porém na tela de login – ao selecionar o KDE para inicialização – simplesmente não funcionou. Obtive um erro que dizia ser impossível escrever em dois arquivos e então obrigava-me ao login na interface padrão (não KDE).

      Além disso, ao instalar o KDE a inicialização do sistema ao ligar o computador ficou como sendo o Kubuntu. É assim mesmo? Na primeira vez que o fiz não ficou.

      Grato,
      Melqyahd M.

  23. NooB says:

    Cara como eu desinstalo o Kubuntu do meu Ubuntu 11.10 , ja utilizei vários comandos mas nenhum funcionou =/ !!

    sudo apt autoremove kubuntu-desktop

    sudo apt-get install -y ppa-purge

    sudo ppa-purge ppa:kubuntu-ppa/backports

    sudo apt-get -f -y autoremove

    ja tentei tudo e até agora nada =/ !! alguem poderia me ajudar ? =S

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.