Ubuntu Studio diz NÃO ao Unity e adopta o Xfce
Que o ambiente gráfico Unity não era adorado pelos utilizadores já todos sabíamos.. mas agora foi a vez dos responsáveis pelo projecto Ubuntu Studio virem assumir que o Unity não faz parte dos planos para ser incluído no projecto. Relembramos que os reponsáveis pelo projecto Mint já tinham vindo referir que o Linux Mint 11 será baseado no Ubuntu 11.04 mas que não terá o ambiente gráfico Unity como padrão.
No passado mês, a comunidade do Ubuntu Studio comemorou a chegado do novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal. No entanto, tal como referido no press release (ver aqui), o projecto Ubuntu Studio não irá adoptar o Unity:
Ubuntu Studio does not currently use Unity. As the user logs in it will default to Gnome Classic Desktop (i.e. Gnome2).
Durante o passado fim de semana, os responsáveis pelo projecto Ubuntu Studio vieram afirmar que o ambiente gráfico open source Xfce foi o eleito para se tornar o ambiente gráfico por omissão no Ubuntu Studio.
Tal como Scott Lavender escreveu no seu blog “o Xfce é uma ambiente gráfico extremamente leve e rápido”. Lavender refere que a decisão de não apostarem no ambiente gráfico Unity se deve “à alteração que o Unity causa aos utilizadores do Ubuntu Studio, em termos de fluxo de trabalho e usabilidade”. Segundo ele, a decisão de não escolherem o Unity obteve o consenso de toda a equipa responsável pelo Ubuntu Studio.
Os responsáveis pelo projecto ainda consideraram a adopção do clássico GNOME, no entanto como não fará parte do Ubuntu 11.10 Oneric Ocelot, têm algum receio da falta de suporte no futuro.
Lavender refere ainda que o Xfce tem várias vantagens sobre o ambiente Gnome, KDE e Unity uma vez que oferece um “desktop familiar com muitos recursos”. Para terminar, Lavender refere que o Ubuntu Studio 11.10 Oneiric Ocelot será uma das melhores versões do Ubuntu Studio.
Artigos relacionados
Homepage: Ubuntu Studio Moving to XFCE (Scott Lavender blog)
Este artigo tem mais de um ano
Já estou um habituado ao Unity e agora sim posso dizer, o unity esta verde e ainda com bugs que não deviam existir numa release.
Lamento mas creio que isto do unity vem fragmentar a ja muito fragmentada comunidade de linux no mundo. Em vez de tentarmos unificar a coisa para aumentar a taxa de penetração, fragmenta-se com estas pequenas coisas. Vamos ver no que dá.
Fim do linux?
hum…isso é profundo de mais e irrealista 🙂
Penso que os responsáveis pelo projecto Ubuntu terão de repensar esta situação. Linux não é só Ubuntu 🙂 !!!
Fim do Linux,claro que não! Não sejamos tão catastrofistas, na pior das hipóteses seria o fim do Ubuntu. E há muito mais Linux para além do Ubuntu.
Concordo com o kekes, o Unity tem aquela fina ironia de ser a união que não une, mas divide.
fragmentar? são só “flavours” o kernel é o mesmo.
Até me admiro de uma escolha no ubuntu ser do meu agrado 😛
Tinha uma sugestão para um post…fazerem uma comparação de TODAS ou pelo menos as mais famosas distros do Linux!
Eu tou a sugerir isto porque gostava imenso usar o Linux infelizmente o meu VAIO “cismou” que Linux nao e para ele…
Abraços
Da-lhe porrada xD
Ensina-lhe quem é o macho-alpha xD
Eu tambem tive a uns tempos uns problemas com o meu portatil porque algumas coisas não funcionavam bem nomeadamente o wireless, no final nao sei como consegui é o problema de algumas marcas não se darem bem com linux :S
pclinuxos o melhor dos melhores, peço desculpa a quem só vê ubuntu, testa este na tua maquina, mas usa o ambiente gráfico kde
concordo… pclinuxos rocks !!!
Sudo !!
Citação:
..o unity esta verde e ainda com bugs que não deviam existir numa release.”
E além disso é feio, muito feio – chega a ser um retrocesso.
Se a Canonical não mudar de idéia, certamente vou para o Mandriva ou Fedora (ou qualquer outra que use Gnome ou KDE)
a “feieza” é sempre subjectiva e a meu ver, tirando bugs claro, o Unity é muito bom para trabalho no meu caso.
Tenho programado Python e PHP e basicamente tenho uma janela com terminais, 2 janelas de gedit e um brouser, e altero constantemente de janelas. pois bem nada melhor que unity com o canto superior…
Já apanhei o “tic” no windows e quando dou por mim estou a encostar o rato no canso superior esquerdo para mudar de janela…
Quanto a sucessor… GNOME 3 sem quaisquer duvidas, aliás eu estava a usar-lo não fosse a falta de interface gráfico para configurar proxy (isto na altura que o estava a utilizar)
Cumps
Há muito que deixei o ubuntu por me sentir cada vez mais desconfortável e estou a usar Fedora. Mudei-me para linux em 96 (ou 97) com Red Hat 4.1 e na altura tinha menos problemas do que tenho agora. Já estou com saudades do CDE no Solaris em Sparc. O mudo para xfce ou afterstep.
Ainda bem que não me queixo desse problema o meu Ibm da-se bem com linux se não estava tramado
Ok, esta não estava à espera… Mas são boas notícias =)
Fedora ta kuase a sair n desesperem
O Linux esta em todo o lado… e em tantos tipos diferentes de maquinas que o próprio Linus Torvalds nem às consegue contar!!!
Isto para responder aqueles que pensam que o Linux vai acabar… e eu que também não me dou com o Unity 🙂
acredito que o futuro dos tablests com teclado e disco rigido (desktop portatil) esta no debian e gnome, com a opção de colocar o menu onde quiser…. uso o ubuntu desde 2004 e agora penso em fazer backup e voltar ao debian…
pessoal o unity me decepicionou demais mesmo, mas procurei e encontrei o linux perfeito para mim ,o lubuntu , leve veloz e sem frescuras inuteis, emfim voltei a sorrir, possuo um nettop com processador atom,e estou satisfeito pois eu o uso só para internet , ele nem sequer esquenta.
Fim do Linux ,jamais. Fora de cogitaçao. Testei, amadoramente, o Ubuntu 11.04 e não gostei, mas depois de algum tempo conseguí acessar o que queria e tal.
Aconselho o teste e uso do Mint, que é baseado no Ubuntu mas, a meu ver, muito mais limpo e organizado.
Valeu, abraço !
Devo ser um dos poucos que gostaram do Unity… me acostumei rápido com ele, apenas achei visualmente muito parecido com o Gnome3. Não era mais fácil a Canonical ter colocado o Gnome3 no lugar do Unity então?
Usas o Unity regularmente?
Após usar o Unity desde o dia de lançamento da 11.04 até à semana passada, fartei-me a passei para o Gnome.
Está cheio de bugs, tinha que estar constantemente a fazer logout para reiniciar o gestor de janelas.
Muito provavelmente para a versão 11.10 vou mudar-me para o Mint, ou Ubuntu Studio.
Eu uso o unity desde a versão Alpha 3 do Ubuntu 11.04 😛 bugs sim, mas desde o RC1 que não preciso de fazer logout, e uso-o para desenvolvimento aka programar python e PHP, umas 6 horas por dia. Mas também so uso gedit, firefox e terminais….
Onde aparecem os bugs?
Assim de repente:
– A dock está constantemente a ganhar focus, quando tenho aplicações em fullscreen.
– O “wobbly windows” do compiz, por vezes, faz com que algumas janelas fiquem deformadas, e impede que voltem ao normal.
– As barras de título das janelas, por vezes desaparecem.
E depois há alguns problemas de usabilidade quando tens duas janelas abertas do mesmo programa. Ou quando queres abrir uma segunda instância do mesmo programa, a opção não está disponível no menu de contexto da dock. Ou quando queres fechar uma janela sem focus, tens de lhe clicar primeiro, para o menu aparecer em cima.
Admito que alguns bugs podem ser causados pela minha configuração. Mas essa mesma configuração está a funcionar ás 1000 maravilhas no Gnome.
Uso o gnome clássico, compiz(cubo+efeitos) básico mesmo. Unit tem suas vantagens deser leve e compactado, mas estou habituado ao clássico e não mudado.
Se for pra mudar… FLUBOX na cabeça!
completamente…embora va ter que perder tempo nas config´s
cmps
Pessoal, alguem sabe se o Mint ou o Ubuntu ja são instalaveis por um ser humano em ambientes RAID0 com dual boot para win7? É que há um ano tentei e saíu borrada (não descarto a nabice…) Não tenho muito tempo para perder com isso… O Linux é secundário, para mim, mas não me importava de o instalar… lembro-me, na altura, que o principal problema era o gestor do boot do linux, que corrompia o do windows (e vice-versa)… Procurei na net, soluções, e era tudo MUITO repuxado, coisa que nunca me agradou… como programador, sei bem que a força bruta é o nosso pior enimigo… resolve-se o problema no momento… but it keeps coming back for more!
note: tentei com o cd alternativo, que vem com os drivers para raid0.
Thanks…
Ubuntu para mim vai até o 10.04, ubuntu depois disso nunca mais.
Federa com gnome 3 é mais robusto, pegavel e bonito do que o unit, cara sou do tipo de que odeia efeitos visuais, se eu quisesse tais efeito eu iria brincar com as janelas do windows 7 usando windows+tab kkkk.
só pra não dizer que sou ruim, estou postando de um liveCD e me descabelando com esses malditos efeitos e sem controle sobre tal.. Jesus Amado me salva me arrebata para federa