Ubuntu Phone chega já na próxima Quinta-Feira (21 Fevereiro)
Canonical irá disponibilizar imagens para o Google Nexus 4 e Galaxy Nexus
O tempo de espera vai finalmente acabar para os utilizadores que possuem um Google Nexus 4 ou um Galaxy Nexus e também para os programadores. Através de um comunicado oficial, a Canonical anunciou que disponibilizará já na próxima quinta-feira (21 de Fevereiro) as imagens e código fonte da versão Ubuntu Touch Developer Preview para os smartphones Google Nexus 4 e Galaxy Nexus
De referir que o lançamento desta versão acontece 4 dias antes do início do Mobile Word Congress, que se realiza em Barcelona entre os dias 25 e 28 de Fevereiro, onde a Canonical irá estar presente.
A disponibilização da versão Ubuntu Touch Developer Preview é destinada a entusiastas e programadores que assim podem começar-se a familiarizar com o Ubuntu Phone OS e também a desenvolver as primeiras aplicações. Além disso, irão também publicadas algumas ferramentas que permitirão aos programadores ter sempre as ultimas versões do Ubuntu Phone OS. Apesar do código estar apenas disponível para dois equipamentos, Pat McGowan da Canonical referiu que a plataforma irá suportar uma vasta gama de tamanhos de ecrã e resoluções.
O dia 21 de Fevereiro de 2013 será sem duvida uma marca nesta nova era do Ubuntu. Como é sabido, a Canonical pretende uma total convergência entre dispositivos oferecendo um interface única e transversal. Quando tudo estiver pronto, o mesmo código do Ubuntu Phone irá servir para PC, Tablets, smartphones, TVs, etc.
Para os programadores e entusiastas, aqui ficam três links de grande interesse.
- Ubuntu Touch Developer Preview (apenas a partir de 21 de Fevereiro)
- Download do SDK para desenvolvimento de aplicações aqui
- Para saber mais sobre o desenvolvimento de aplicações aqui
Como já informamos em outros artigos sobre o Ubuntu Phone OS, este SO foi desenvolvido com o objectivo de oferecer uma experiência única em dispositivos com baixo processamento e não só. Sabe-se já que o Ubuntu Phone OS estará disponível para dois tipos de smartphones (saber mais aqui):
- Smartphones de baixa performance “low end”
- Smartphones de alta performance
Em entrevista ao Wall Street Journal, Mark Shuttleworth referiu que o primeiro dispositivo com Ubuntu Phone OS chegará ao mercado apenas em Outubro deste ano. O Ubuntu Phone OS, a ser o que promete, será sem dúvida um concorrente de peso no segmento dos smartphones. A questão que se coloca neste momento é se esta plataforma não chega atrasada (tal como aconteceu com o Windows Phone).
Ubuntu G
Para os utilizadores que possuem um Android, hoje voltamos a deixar um dica, dando a conhecer o projecto UBUNTU G.
Este projecto, da autoria de Alex Miller, um designer gráfico, visa transformar o nosso Android num autêntico Ubuntu Phone OS. Além da necessidade de instalar um novo tema, o projecto recorre também a um conjunto de aplicações (ver aqui) para tornar tudo o ambiente mais aproximado do Ubuntu Phone OS. Experimentem.
Este artigo tem mais de um ano
Ansioso por testar
O fim estah prohximo
O fim do que?
O Fim está sempre próximo para tudo.
Filosoficamente falando está claro. 😉
O fim da língua Portuguesa!?!?
haha bem metida Francisco
Mais quadrados com cantos arredondados??
E isso é uma preocupação?
Tens sempre a possibilidade de mudares.
Anda aí um, com os cantos retos.
pois, ha uma aplicação para Android que o transforma praticamente no WP8 em aspecto e algumas funcionalidades, as mulheres que conhecem não querem outro tema porque ficam com o telefone todo colorido.. e o menu diga-se, fica mais pratico.
se fosse para o s3 é que era fixe!!!!
nao tem loja de aplicativos,logo nao é concorrente para Iphone ou Android
Ainda nem saiu ja queres lojas com aplicações? lol
já deu para ver antes na apresentação do mesmo que tem futuro se for trabalhado como deve ser.
deixa chegar a 2014-2015 e aí sim podes começar a dizer se é ou não adversario para android e ios
Não sei do que te queixas… O android quando saiu não era nada de especial e vê só no que se tornou. Este ubuntu phone ainda não saiu e já me parece muito prometedor. Pode ser que seja o primeiro a unir com eficácia o desktop e o mobile. esperemos para ver 🙂
Venha daí uma imagem para o Nexus 7.
Esperando pelo 21 então, para testar 😀
Será que alguém irá modificar o Ubuntu Phone OS para funcionar num telemóvel como o galaxy mini?
Com o tempo, Ubuntu OS será quase como uma ROM que flashamos depois de root… Pelo menos assim esperamos!
Galaxy mini não irá ser suportado, porque usa processador arm 7, o ubunto 8 só trabalha com a arquitectura do arm9, portanto podes esquecer.
correccao: o mini tem arm6
Bem como david ferreira comunicou o ubuntu trabalha com arm9 mas nada que nós experientes no android pode fazer.
já até criei uma rom mas,mas existem muitos bugs e lags então considerando ainda fica nas esperanças.
boa sorte ^-^