Ubuntu Cheat Sheet – Guia de bolso
Todos nós sabemos que actualmente o Ubuntu é uma das distribuições de Linux mais usadas por esse mundo fora. Nesse sentido, o site Fosswire disponibiliza mais um fantástico guia de bolso, agora sobre o Ubuntu.
Já apresentamos neste blog um outro guia Linux de bolso que em muitos casos se torna uma ferramenta preciosa. Para quem não se lembrar de alguns comandos, ou por outro lado desconhece os comandos mais comuns do Ubuntu, aqui está solução.
A Cheat Sheet encontra-se actualmente disponível em Espanhol, Russo, Francês e Alemão. Os autores encontram-se receptáveis a outras traduções e à inclusão de novos comandos. Para isso disponibilizam também no formato .odt. Aqui fica o desafio para quem pretender fazer uma tradução para PT.
Download: Inglês Download: Spanish Download: Russian Download: Italian: (PDF) (ODT) (credit) Download: French Download: German
Este artigo tem mais de um ano
O link para versão em inglês é esse:
http://files.fosswire.com/wpu/2008/04/ubunturef.pdf
Muito interessante a idéia. Útil para mim, que não tenho a pretensão de dominar completamente 5, 6 ou 7 sistemas operacionais diferentes.
Seria interessante se houvesse também algum para o Terminal do Mac.
Obtém-se um conjunto de links úteis ao instalar o add-on para Firefox Ubuntu Forums Menu (Depois, no Firefox, em Tools > Add-ons >Ubuntu Foruns >Preferences > Add menu to toolbar)
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2302
PArece fixe,
mas se nem em inglês tem…..
fixe fixe era ser em portugues de Portugal
Não sei se toda gente concorda comigo, sobre as opções do Ubuntu quanto a línguas
– menus e pastas em inglês,.
– menus em português e pastas em inglês (Desktop, Documents, …)
– menus e pastas em português (Área de Trabalho, Documentos, etc)
Como é preciso andar sempre a fazer copy/paste (copiar/colar) de comandos, habitualmente escritos em inglês, para o terminal (consola), fiquei com a impressão que o melhor é usar tudo em inglês, ou pelo menos ficar com o nome das pastas em inglês.
A minha opinião é que é melhor usar tudo em Inglês, não é que seja assim tão difícil encontrar ajuda/tutoriais em Português mas quando se está enrascado é muito mais fácil encontrar em Inglês por isso acho preferível usar tudo em Inglês.