PplWare Mobile

Guia Linux de Bolso

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Realmente não há melhor ferramenta que o terminal para executar certas tarefas. Ainda por cima, o CLI não está sujeito a mudanças que remodela os GUI constantemente, e acaba por ser, por essa razão, o interface no qual mais podemos confiar 🙂

  2. PTMblogger says:

    TERMINAL RULEZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Adoro tanto o Terminal como o odeio pelo que é uma relação de amor/ódio. 😛

  3. HolyMurderer says:

    Sem dúvida, o Terminal é uma das grandes armas dos sistemas Unix/Linux/BSD/Solaris/etc…. Felizmente há mais armas, como a qualidade, as comunidades, a segurança, a rapidez, a fiabilidade, entre outras 😉

  4. tyurias says:

    eu n digo k isto anda a fikar algo diferente!!!

    fikem bem
    hasta

  5. sLUGo says:

    Acho melhor pararem de colocar aqui informação sobre Sistemas Operativos Gnu/Linux, porque parece que incomodam certos “Velhos do Restelo” …

    Bem, acerca do post em si acho que só para quem não usa Gnu/Linux é que acha isto fantástico eheheh
    É “apenas” uma tarefa básica e de uma utilidade extrema!
    E já agora Pedro Pinto…

    grep pplware

  6. sLUGo says:

    Ups… Parece que isto não dá para colocar os “redireccionadores”

    grep pplware [seta para a esquerda] ficheiro.log

    Assim escusas de correr dois processos… 😉

    Sem mais,

    Cumpz

  7. dc says:

    Simples e fácil.

    Bom Artigo.

  8. Miguel Jeri says:

    Bom post! Eu até sugeria numerares os posts de dicas de linux, como fazem com as flash news. Algo como “Linux Tips VII” 🙂

    Bem pessoal, e como ando a trabalhar no pavilhão da ciência da festa do avante e no espaço reservado às TIC’s, e já que estamos numa de saber algo mais de linux, aproveito para dizer para quem é verde em linux e gostaria de experimentar ou aprender algo mais, a festa conta com workshops que funcionam os 3 dias, sendo que dois dos três workshops são subordinados apenas à instalação e à utilização deste sistema operativo. Estão convidados a participar 😉

    Além da quarta versão da komunix, será também editada uma segunda versão do CD com aplicações de sofware livre para sistemas proprietários, ou seja, que correm no sistema windows e não necessitam que se recorra ao sistema Linux para que possam funcionar.

    Isto tudo encontra-se no pavilhão central. Mais ciência podem encontrar no pavilhão com o mesmo nome, cujo blog apresento para quem se quiser informar.

    PS: alguns links precisam de scroll down 😉

    Cumprimentos a todos

    (Se for double post desculpem, mas o 1º não apareceu. Sintam-se à vontade para apagar o primeiro)

  9. Marcio says:

    Muito bom esse guia. Uma mão na roda para quem não está acostumado com os comandos de terminal, e na hora H esquece os mesmos.

  10. ALL says:

    Eu já conhecia o ls o mv e o mk xD

    Bem e usei o sudo -s e chmod, mas isto pq alguem me teve a ensinar uns passos, e lá andava eu a tirar prints ao ecra com o “terminal” p n me esquecer dos comandos, assim com uma lista é outro luxo.

    $ echo “continuando a explorar este gd mundo”

  11. VALEUUUU, sera’ de GRAANDE ajuda

    \ooo/

    amanha irei imprimir

    ^^

  12. nuno says:

    como ja alguem disse, isto e’ do mais basico, embora poderoso. estranho e’ existirem sistemas operativos sem ferramentas tao basicas…

  13. Urbano says:

    O link não está a funcionar. Será q me podem indicar como poderei arranjar este documento de outra maneira.

    Um obrigado em avanço!

  14. Rui says:

    O link n funciona.

    Daa-me bastante jeito

    Obrigado

  15. monu says:

    – Parabéns pelo ótimo post, este site foi o responsável por eu descobrir em suas dicas, um dos melhores SOs que experimentei (e uso atualmente) é o LinuxMINT . https://pplware.sapo.pt/?p=5448
    – Instalei-o após testar muitas outras instalações Linux , estou usando-o e recomendo .
    – Agradeço a todos membros participantes , que se dedicam a publicar seus conhecimentos .
    – Cordialmente
    -Monu

  16. NT says:

    @Sed

    Se realmente entendes o que está escrito não o querem deixar usar GNU\Linux porque não o conseguem monitorizar. Tu deves viver numa casa de vidro sem privacidade para concordares com as autoridades desse artigo. E a própria MPAA já usou software sem o pagar e não lhes fizeram nada.. Pois eu quando faço um download de um filme também é para efeitos de teste, testar ver se o meu computador dá para ver filmes pirateados.

    Já agora se usas o Windows… Ainda bem continua. Se usas MacOS, idem… Se usas BSD idem… Se usas BeOS idem… Tens ainda muito mais por onde escolher.

    Se não conheces ou não consegues trabalhar a não ser com um Windows não digas que os outros são lixo, pois os sistemas operativos não têm culpa da tua ignorância.

    Por exemplo estou a escrever isto em Windows XP Home Original e por uma questão legal tenho outros computadores a correr Linux e até agora não tive problemas…

  17. NT says:

    Aos outros utilizadores peço desculpa por o desabafo acima mas…
    já agora têm um outro manualzitu….

    http://homepage.powerup.com.au/~squadron/linux_manual.pdf

  18. Balari says:

    Já está disponível um segundo link para download do ficheiro.
    Este é temporário mas dá para desenrascar. Caso deixe de funcionar também, façam o favor de avisar.

  19. RW says:

    Para os velhos do Restelo, digam-me, já actualizaram o vosso anti-vírus… 🙂

    É que para linux, vírus qual vírus….

  20. nelson says:

    O Linux é um sistema operativo muito flexível e bastante importante este pequeno artigo so demonstra a sua fiabilidade e já agora “SED” não te esqueças que a lei portuguesa é muito diferente pelo menos segundo o parlamento europeu:

    http://www.europarl.europa.eu/news/expert/infopress_page/057-5723-113-04-17-909-20070420IPR05539-23-04-2007-2007-false/default_pt.htm

    Esta aqui o frase essencial que acho que resume bastante: “A violação terá de ser cometida à escala comercial – excluindo-se, portanto, os actos efectuados por utilizadores privados para fins pessoais e não lucrativos – e intencional” Acho que isto diz tudo mas tirem as vossas próprias conclusões.

  21. Mmick says:

    NT, o Linux (que tenho em PCs e PS3) é um SO muito porreiro como “alternativa” para quem nao puder gastar € (e quiser estar legal) ou para quem tem necessidades muito específicas.

    O Linux por muito versátil que seja nao é nem tao rápido nem tao fácil ou intuitivo como um Windows/Mac OS por muito que quem gosta de Linux queira/deseje.

    Já para nao falar que as vantagens do Linux (acerca do terminal) sao tao tao limitadas a um Nº específico de pessoas que a nivel dos utilizadores gerais nao faz sentido como um “+”. A nível geral o Linux aind nao tem hipotese (para o público geral) nem consegue ser uma alternativa a 100% do Windows XP/Vista ou Mac OS.

    Espero daqui a 1-2 anos ver todos os drivers/programas/jogos disponíveis também para linux e que o kernel esteja tao optimizado e evoluido (assim como o GUI) que se apresente como uma alternativa para toda a gente.

    PS: quem é que tem ficheiros de 500Mb só de texto??? LOL Quanto muito conheço quem tenha uns PDF (texto + imagens) 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.