Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) versão final já está disponível
Para os fãs do Linux Ubuntu, eis que chegou uma excelente novidade. A versão final do novo Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) está agora disponível para todos. Fiquem já a par de todas as novidades e façam download agora!
Estamos quase a chegar ao dia da Liberdade e por estes dias, a cada ano, temos sempre uma nova versão da fantástica distribuição Linux Ubuntu. O sistema da Canonical é uma das distribuições Linux mais populares do mundo e tem servido de inspiração para muitas outras.
O Ubuntu 20.04 LTS já está disponível para download, seis meses após o início do desenvolvimento. Sendo uma versão LTS (" long-term support"), tem 5 anos de atualizações no que diz respeito a segurança, correções críticas e atualizações de software selecionadas pela Canonical.
Conheçam já todas as novidades em vídeo
Como temos vindo a acompanhar, esta versão promete. Apesar desta distribuição ter já sido "a mais" popular, nos últimos anos tem perdido terreno para outras alternativas. Consciente dessa posição, a Canonical oferece agora o que de melhor há no segmento do software livre.
Principais destaques desta versão
- Linux 5.4 (Suporte para Wireguard VPN)
- Melhor suporte para hardware IBM, Intel, Raspberry Pi e AMD
- Melhoria no suporte à instalação do ZFS
- OEM logo displayed during boot
- GNOME Shell 3.36
- Melhorias ao nível da desempenho
- Novo Lock screen
- Modo "Do not disturb"
- Tema "DarK"
- entre outras novidades - ver aqui.
O Ubuntu 20.04 LTS está disponível nas versões Desktop, Server, Cloud e Core. Se estava a pensar mudar para uma distribuição Linux, aqui tem uma excelente oportunidade para o fazer. Amanhã o Pplware apresentará um tutorial de instalação passo a passo para os iniciantes...estejam atentos!
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: omgubuntu
Neste artigo: Linux, Ubuntu 20.04 LTS
Está ótimo o novo ubuntu, só falta o menu global, o recurso do unity que mais sinto falta.
Já me enervei.
Desde o 11.04 que tento usar Ubuntu. Kernel panics, bugs, freezes. Agora com tanta publicidade ao 20.04 resolvi testar. Um freeze completo depois de 2 minutos, depois não consegui copiar ficheiros, o nautilus deixava de responder. Lá vou eu voltar ao Debian stable, o magnífico. Nunca tive problemas desde o Wheezy.
Sou utilizador debian à cerca de 11 anos e não uso nada mais que isso. No entanto não entendi o teu “bug”.
Esse problema que tens cheira-me mais a um problema de hardware do que de software… mas se não o tens no debian, continua. É um sistema fenomenal!
Desde 2011 que tenho alguns computadores diferentes, laptops e desktops. Mais dia menos dia, o Ubuntu pifa.
Desta vez o bug foi o sistema bloquear completamente e nem o rato mexer nem conseguir fazer Ctrl Alt F1 ou F2. Depois de reiniciar quis copiar uns ficheiros e uma pasta para a outra e o Nautilus simplesmente bloqueava. Não tenho paciência. Se quisesse um sistema que me desse chatices desta natureza, usava Windows.
Eu tambem tive um problema parecido e continuo a ter mas so em distro com Kernel inferior ao 5.5. Parece que tem a ver com a placa wireless da Intel no meu caso e foi corrigido nessa versao.
Desde 2006 que uso *buntu em diversas máquinas e nunca tive esse tipo de problemas que descreves.
Esta versão está incrível mesmo. Muito bom trabalho.
Só podem estar a gozar 4 Gb de RAM!! O Ubuntu nunca vai funcionar num PC que só tenha menos 4 Gb de RAM lá vai perder o podium de vez.
As notas que vejo negativas são, muita ram, boot muito lento (provavelmente derivado OEM logo, kernel desactualizado. Eu mudei para o Ubuntu Cinnamon Remix e atualizei para o kernel mais recente. Ficou muito melhor.
Muito bom mesmo. Já “uso” desde alpha e tenho uma versão Server a correr Cacti (com Webmin e PHPMyAdmin) desde há duas semanas.
Estou desde ontem com o ubuntu budgie num toshiba com mais de 10 anos, i3, 4gb de ram, instalado num ssd, e é mais rápido que o peppermint que tinha anteriormente. Apenas um problema: só tenho som com auriculares. Acredito que numa atualização esteja corrigido.
Ubuntu 20.04 + kernel Xanmod = Top!!!
Gostei do post. Na minha opinião tem varios casos que a soluçao pode ser simples e caseira.
Bom dia, estou tentando criar um pendrive bootavel com o Ubuntu 20,04 ou o 18 com o rufus não consigo sempre dá pau? o que será e eu poderia instalar apagando o ubuntu 12 que está na minha máquina com a descompactando a iso num pendrive?