Ubuntu 18.04 LTS – Ajustar definições avançadas do GNOME 3
Foi no passado mês de abril que a Canonical lançou a versão final do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que está disponível nas versões Desktop, Server, Cloud e outras variantes, sendo que são várias as novidades que fazem desta versão uma das melhores lançadas pela Canonical.
A interface Unity já era e agora o Ubuntu vem com o maravilhoso ambiente gráfico GNOME. Hoje vamos mostrar como o podem personalizar.
Se já instalou o Ubuntu 18.04 LTS e quer fazer algumas personalizações ao nível do ambiente gráfico então a melhor ferramenta para o fazer é o Tweaks (anteriormente designada de Gnome Tweak Tool). Esta ferramenta já vem com o sistema e, em português, tem o nome Ajustes.
Depois de executarem esta ferramenta, irão reparar que são várias as opções disponíveis, que se encontram organizadas por diversas categorias:
- Ambiente de trabalho
- Aparência
- Aplicações de arranque
- Barra de topo
- Energia
- Espaços de trabalho
- Extensões
- Janelas
- Letras
- Teclado & mouse
Ambiente de trabalho
Dentro de Ambiente de trabalho podemos, por exemplo, indicar se pretendemos ícones no ambiente de trabalho ou então selecionar individualmente alguns atalhos que são apresentados.
Aparência
Na categoria Aparência podemos escolher qual o tema a usar, ícones para o cursor, imagem de fundo, etc.
Aplicações de arranque
Tal como o nome sugere, nesta opção podemos indicar quais as aplicações que devem arrancar aquando do arranque do sistema.
Barra de topo
A barra de topo também pode ser personalizada. Podemos, por exemplo, apresentar a percentagem da bateria, o número das semana, a data, etc.
Espaços de trabalho
Em espaços de trabalho podemos definir quantas áreas de trabalho virtual temos.
Janelas
Dentro da opção janelas é possível personalizar um conjunto de ações que certamente o permitirão a ter uma melhor produtividade e experiência de utilização.
Letras
Ao nível das letras podemos indicar qual o tipo de letra que pretendemos ao nível do título da janela, shell, etc.
Teclado & mouse
Por fim, ao nível do Teclado & mouse, é possível definir vários tipos de ações. Podemos, por exemplo, definir um perfil de aceleração do rato, ter um atalho para localizar o ponteiro do rato, desativar o touchpad enquanto digita, etc.
Esta ferramenta é sem dúvida bastante completa e funcional. Num próximo artigo iremos apresentar outras funcionalidades que estão presentes nesta versão do Ubuntu, assim como algumas aplicações.
Já instalaram o novo Ubuntu 18.04 LTS? Qual o feedback?
Este artigo tem mais de um ano
GNOME? Agora andam todas nessa onda…e eu ainda vou no meu “velhinho” XFCE!!
Quem é o ‘velhinho’ aí?
isso serve para que?
Como assim serve pra quê? Manjaro é um sistema operacional como o Windows.
Vc tem quando anos? 60? Tá por fora das coisas ………
PARABÉNS AO SITE… Já agora uma resposta ao Lucas.. Desde quando é que a idade não é experiência? e fica por fora das coisas, seria melhor explicar que chamar idoso de burro indiretamente.. Odeio gente do bota a baixo mas infelizmente ja estou habituado na Internet .. são poucos os criativos como o Pedro Pinto em portugal.. Vamos ao Forum mais tráfego parece um ninho de vespas realmente ainda temos muito que aprender e não a velha cultura do bota abaixo… seja velho ou novo é uma pessoa que merece uma explicação culta e não um comentário um pouco infeliz…
Só a quantidade de serviço inúteis que o Ubuntu deixa ativado é de dar dó. Resource hogger.
Basta fazer uma instalação minima e depois vai ativando a medida que quer. É óbvio que por defeito traz muita tralha….
Continua cheio de coisa. Onde a canonical toca fica inchado e gordo. É muito lixo tóxico junto
Instala o Ubuntu Minimal, não confundir com a minimal install. É uma ISO que tras por defeito so a base do SO e tu instalas apenas o que queres
https://www.youtube.com/watch?v=zIbJh7xtCGI
Prefiro instalar gentoo se for assim
Eu acho que Ubuntu não tem o foco em usuários avançados que optam por uma instalação “mais limpa” e que por isso podem optar por uma outra distribuição com Slackware, Gentoo e até mesmo Debian.
Eles podem muito bem oferecer um ambiente limpo para usuários novos. É questão de ter bom gosto, veja por exemplo as distros KDE Neon e Manjaro. Conseguem entrar muito melhor, o Ubuntu é inchado de porcarias que estão ali sem motivo algum. Só a quantidade de serviço inútil é de dar dó! Uma distro do nível do Ubuntu passar por isso é vergonhoso.
Pia, o problema do Ubuntu é que eles querem facilitar demais pros novatos. Tem que dificultar, nós (não sei teu caso) que iniciamos a usar Linux na decáda de 90 ou início de 2000 sabemos a dificuldade que era e mesmo assim nos esforçamos pra aprender. Essa galera de hoje, tem tudo na mão e ficam reclamando de barriga cheia. O problema desse Ubuntu é querer facilitar demais pros novatos transformando o Linux (no caso o Ubuntu) em um Windows do linux. Linux não é Windows, se a pessoa quer tanto algo parecido com o Windows, por que diabos não usa o Windows? O que foi? Tá com medo da Microsoft publicar os sues segredos pra todo mundo ver? kkkkkkkkkkkkkk Telemetria 24hrs no Ruindows, né!?
Querido, a maioria desse povo só sua linux pq são um bando de pé rapado, não tem nem pra comer, quanto mais pra comprar um licença a vista da Microsoft, ou então comprar um Macbook ou iMac novinho com dinheiro vivo. A maioria dos usuários de linux são esquerdistas, comunistas e contra empresas. Não gostam do capitalismo, não gostam que empresas possam vender seus SO’s. Querem tudo de graça ao máximo, só usam Linux ou porque foram tapeados pela filosofia do bebado hippie do Stallman ou porque não tem como pagar por algo melhor. Já vi um monte de usuário do linux quando conseguiu uma graninha ir pro MacOS pra ficar.
A pia (ou seria latrina?) começou bem para terminar mal. Quer estender as críticas ao Ubuntu para desqualificar o Linux e promover o ruindous. Senhora Latrina, digo, pia: o Ubuntu, ainda que carregado de coisas sem importância é uma lebre comparada à tartaruga da (mico)soft e não deve nada a apple. Todos eles, enriquecidos às custas do roubo, puro e simples, da grande obra dos professores Dennis Ritchie e Ken Thompson: o Unix e a linguagem de programação C. Base de todos os SO’s e programas que vieram depois.
Mais um artigo brilhante, Pedro Pinto. Parabéns!
Também gostei. Muito bom p/ quem está começando usar Gnome. Belo Trabalho.
Após tantos anos continuo no Ubuntu mas após 2 ou 3 anos de luta rendi-me de vez no KDE.
Admiro o trabalho da equipa do Gnome mas… aquilo não tem ponta por onde se pegue.
O ppl podia fazer um pequeno artigo de opinião a abordar o KDE. Quando as pessoas experimentarem não vão querer voltar ao Gnome.
GNOME não é pra todos usarem, só os que tem um computador de alto padrão podem usá-lo, enquanto isso seguem criticando o GNOME e endeusando o Xfce como a solução mágica para todas as tarefas.
KDE é só uma cópia do Windows! GNOME é diferente de tudo, é autêntico, por isso os utilizadores de Windows e Mac não conseguem usá-lo, porque no fundo, estão querendo que as interfaces gráfica se adaptem ao modus operandi do Windows e/ou Mac. O bom do GNOME é sua autenticidade e nem todos tem massa cinzenta o suficiente para usar. A maioria vai preferir uma distro Windows-like como Kubuntu, Solus, Mint ou Mac-like como elementaryOS, Deepin ou algum Xfce modificado pra parecer o Mac.
!?! Isso é ridículo. Gnome está overbloated, lento e guloso por recursos. Mesmo em equipamentos top. Quem usa portátil como eu vê as coisas deixarem de funcionar, com o passar dos dias. Isto quando se lembra de acordar. E não é causado pela distribuição ou pelo hardware. São anos de teste ao nível pessoal e empresarial e sei bem do que falo.
Se preferes usar a massa cinzenta para o DE por mim tudo bem. Eu prefiro usar a massa cinzenta para o que o DE me pode fazer.
KDE é um DE completo e sofria do mesmo mal que o Gnome agora sofre. Mas a equipa que desenvolve o KDE tem feito um trabalho soberbo e em vez de tentar inventar algo diferente só porque sim, fez algo que funciona. Cumprimentos
Falas isso porque é Ubunteiro e nunca deve ter usado Gnome em outra distro. Todos sabemos que o Ubuntu estraga todas as interfaces que toca. Não me admira que rode consumindo tantos recursos.
Olá boa tarde,
Já instalei o ubuntu 18.04 mas não consigo ter scroll on border só com um dedo.
Por exemplo no ubuntu 16.04 era possível fazer o ajuste nas configuraçoes que no 18.04 não está disponível
nem nos Ajustes nem nas Configurações. Também já tentei o Dbconf Editor sem resultados.
Agradeço opinião.
Isso é possível modificar no pequeno menu no canto superior direito (aquele em que está o botão de desligar) em que existe um logotipo de uma chave de fendas na qual tem a opção “Rato e Touchpad”. O seu comentário é antigo, mas espero ter ajudado 🙂
Se o Ubuntu com Unity era pesado e nem sempre funcional, agora ainda ficou pior com o Gnome. Estou de regresso para o meu velho debian com Mate e XFCE.
Olá!
Eu tenho um problema aqui: alguém usou uma drive no meu pc, e, após reiniciar a sessão, a área de trabalho desapareceu, parece ter sido eliminada T_T agora não sei como restaurar. Preciso de ajuda! Desde já, agradeço!
Está muito instável, o LibreOffice não funciona direito, as vezes não permite abrir e executar um arquivo texto..
vou retornar ao 16.04.
Eu estou a gostar muito estou a usar à 3 dias o Ubuntu 18.4 ja virei tudo ate ja aprendi a lidar com comandos iniciais claro com alguma experiência desde win 95 ate win 10 tenho alguma bagagem para brincar com isto aconselho o Ubuntu vocês se não for de hábitos porque aqui o mundo linux é outra coisa pode usar comandos mas também pode usar install deixei de usar carros completo (windows) mas sim montar o meu carro com o motor linux + carroçaria Ubuntu..
Quero deixar aqui um conselho vamos a deixa a preguiça e estudar mais…. O facebook é uma ferramenta não um modo de estar online na Internet, conheço muita gente que usa o facebook e não sabe fazer uma pesquisa no google isto deixa me triste quando a Internet nao tem limites simplesmente fascinaste.. Não consigo mudar um mundo mas deixo um conselho “faça favor de ser feliz” com os estudos.. (Raul Solnado) Aqui o conta com 52 anos faço agora dia 23 Fevereiro não para… Abraço a comunidade do Pedro Pinto…
OLa bom domingo Pergunto ao Pedro ou a quem souber responder como colocar icon pesquisa nos favoritos ele tem o formato icon ubuntu mas pesquisa de aplicativos vejo muitos a usar mas n sei colocar nem há tutorias a explicar uso Ubunto 18.4 TLS… Obrigado pela ajuda aguardo resposta…
Alguém sabe de que forma podemos ter a barra superior em 2 ecrãs?
Essa é a PIOR versão do Linux, onde existe uma “área de trabalho” que foi SUPRIMIDA para uso, essa área que não se consegue adicionar um ícone, pois é PROIBIDO pelos Nerds, esses caras mais atrapalham do que ajudam, estão DESTRUINDO o Linux, e que muitos estão odiando…