PplWare Mobile

Tutorial: Começar a programar em Swift no Linux


Autor: Pedro Pinto

Destaques PPLWARE

  1. iOS Dev says:

    Eu não aconselhava começarem já com esta rubrica… como alguém que usa a linguagem diariamente aviso-vos que ela ainda tem muitas falhas…

    • Diogo Aleixo says:

      Que falhas é que tem? Eu nunca encontrei nenhuma.

      • iOS Dev says:

        Usa por exemplo a função sortInPlace, funciona a 100% em modo de debug e depois quando fazes o archive para enviares para a store apenas funciona para sorts pequenos, de resto crasha. (pesquisa por sortinplace debug e ver muita gente a queixar-se)

        Tens também certas coisas “básicas” tais como cellstyles a que o próprio sistema falha em enviar os enums correctos (por vezes ate tens problemas porque ele cria valores que não são processados a 32 bits)

        tens também alguns tipos de blocks que te criam memory leaks e não deviam, tens que fazer workarounds para te assegurares do correcto uso da memória.

        E tens outras pequenas coisas que de momento não me lembro mas tens que utilizar workarounds (tal como fazer casts em alguns casos para NSObject em vez de AnyObject pois ha métodos que funcionam relativamente mal).

        No geral a linguagem é optima, mas tem ainda que ser mais trabalhada para poder ser mainstream. Para uma linguagem recente, está bastante boa.

        • Diogo Aleixo says:

          Mas isso parecem problemas do compilador. Eu pesquisei pelo primeiro problema e tens razão. Pelo que eles dizem isso está resolvido na ultima versão do xCode.

          Como tudo, a linguagem tem pouco tempo, e como tal ainda não está madura o suficiente. Mas não considero que tenha grandes falhas. De qualquer maneira, não utilizo todos os dias. Vou utilizando… Sempre a aprender. Abraço

    • fernando says:

      Com base na experiência que evidencias, podes aconselhar me onde devia começar a programar?

      estou super motivado para começar a programar (de novo), tirei 12 de informática, e a base foi claro, pascal, depois, visual basic, c e c++… vou fazer um refresh sobre os conceitos (pois ainda cá está tudo) e queria agarrar me a uma que dê noção para outras,, mas principalmente uma base forte de linguagem e raciocínio.

      Sei que a resposta é provavelmente muito complexa, mas tenta ai na mesma 😀

      • João says:

        Depende do tipo de aplicações que queres fazer. Eu faço aplicações para desktop windows, linux e Mac, e apps mobile para android. Uso c++ e/ou javascript com Qt / QML e consigo fazer apps nativas para essas plataformas todas, quase sem mudar o código fonte. Agora se quiseres programar bases de dados, scripts para servidores, fazer sites ou outra coisa qualquer tens de escolher outras ferramentas mais adequadas. Se não fazes ideia do que queres, e só queres programar para aprender umas coisas e ganhar experiência, experimenta por exemplo fazer umas apps para android com javascript e QML, sempre é mais fácil do que o c++ e podes mostrar as apps a correr no android ao pessoal amigo, o que tem a sua piada. Outra opção será começares a brincar com python, está na moda, é engraçado e há muitos tutoriais na net.
        Boa programação 🙂

  2. Leandro says:

    Gostava apenas que me esclarecessem o seguinte: É possível, através do linux criar aplicações gráficas com o Swift?

  3. Jorge Carvalho says:

    @leandro Como passou a Open source têm aqui alguma ajuda da Apple e até o livro : http://swift.org

    Abc

  4. Magnifico Jorge says:

    Nada melhor para programar que macbook, xcode, garageband, iwork , ilife, pcs windows vem sem nada apenas com virus de premio!

  5. Tico says:

    Seria interessante a criação de um artigo com as principais linguagens de programação, comparando-as e dizendo o que é possível fazer com cada uma para se ver quais as melhores para cada situação bem como as mais completas, fala-se em tantas (rails, php, python, c, c++, c#, swift, java…) que quem quer começar antes de se decidir já não sabe em quais investir o seu tempo.

    • Estoufarto says:

      Boas, não sou o supra sumo da programação para te dar a resposta mas na minha opinião, o ideal é aprenderes pelo menos 3 linguagens diferentes. No mercado de trabalho, pedem com conhecimentos em mais do que uma linguagem. Mas na minha opinião o JAVA é a melhor opção para comecar, se saltares para Python é optimo porque está a aumentar o uso mas depois queres aprender outras como C++ ou Java e a diferença é maior. JAVA é universal, não estás sujeito a Windows ou Linux, funciona em qualquer plataforma. Além de que o suporte dos programadores é enorme… Mas é a minha opinião e o melhor mesmo é deitar mãos ao teclado 😉

    • Paulo says:

      Tem na wikipedia a comparação.

      • Tico says:

        A minha ideia de comparação é diferente, lá só diz orientada para objectos… comparação é algo mais como pontos fortes e fracos, esta linguagem faz o que aquela faz e mais isto… e de preferência com alguns dos melhores exemplos onde a mesma foi usada, para motivar a sua aprendizagem, já que a pessoa tinha uma visão mais alargada… além de ficar inspirada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.