Turnkey Linux 14: A distro Linux que tem tudo o que precisa
Todos nós sabemos que no mundo Linux existem milhares de distribuições para todos os gostos e necessidades. Grande parte das distribuições domésticas são baseadas no Ubuntu, com os mais diversos interfaces gráficos (ex. Gnome, KDE, Cinnamon, etc) mas todas têm normalmente o mesmo objectivo: oferecer o que de melhor existe do mundo open source.
Para quem procura uma distro fácil de usar e com todos os serviços que precisa, prontos a funcionar, então conheça o Turnkey Linux.
O Turnkey Linux tem como base o Debian (a última versão do Turnkey é baseada no Debian 8 – Jessie) e distingue-se de outras distribuições pelo facto de oferecer um conjunto de soluções/serviços prontas a funcionar.
Para isso o administrador só tem de escolher qual o serviço que pretende ter e fazer o download da respectiva .iso. No site principal do projecto existem mais de 100 configurações disponíveis prontas a serem executadas numa máquina local ou até mesmo na cloud (ex. Amazon EC2). – Saber mais aqui.
Em termos de interface, dependendo do serviço escolhido, o Turnkey Linux oferece todas as ferramentas que necessita. Por exemplo se a distro personalizada Turnkey Linux tiver uma componente de base de dados, estará disponível a ferramenta adminer para fazer a gestão via interface gráfica.
A última versão do Turnkey Linux disponibiliza pela primeira vez aos utilizadores o Ansible, Laravel (framework PHP) e SuiteCRM. Para quem precisa de ter em funcionamento de uma forma rápida e simples um servidor para ter em casa ou para uma pequena média empresa o Turnkey Linux pode ser, sem dúvida, uma boa opção. Experimentem.
Download: Imagens mais populares:
- (LAMP) turnkey-lamp-14.0-jessie-amd64.iso (257MB)
- (NodeJS) turnkey-nodejs-14.0-jessie-amd64.iso (319MB)
- (FileServer) turnkey-fileserver-14.0-jessie-amd64.iso (243MB)
- (WordPress) turnkey-wordpress-14.0-jessie-amd64.iso (281MB)
Este artigo tem mais de um ano
Bem visto. nada com um servidor minimalista, sem pacotes desnecessários
*distro e não “disto”
Ó Evaristo, tens cá disto?
Na verdade dizer que quase todas as distros se baseam em Ubuntu não me parece muito correcto visto que o próprio Ubuntu pertence à família Debian, logo parece-me mais lógico dizer que quase todas as distros caseiras se baseiam em Debian, incluindo a distro Turnkey.
De qualquer forma bom artigo, vou testar esta distro.
por acaso não é bem assim, sim ubuntu é baseado em debian mas nem tudo o que corre em ubuntu corre em debian, porque o ubuntu tem as suas modificações ao kernel daí que é correcto fazer essa distinção…
Cumps
Antes eles eram baseados em Ubuntu penso que talvez 2 ou 3 anos é que passaram para Debian.
Achei bacana esta distribuição
Hello me encantaría dejar un comentario dar felicitación la noticia