PplWare Mobile

Truque – Esqueceu-se da password de root do Linux?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui says:

    Excelente dica, obrigado

  2. Paraoh says:

    Wow… demasiado fácil….

  3. José Pires says:

    Que jeito que isto me dava há uns tempitos atrás.

    Mas nunca se sabe quando voltará a ser útil.
    Obrigado

  4. Bruno says:

    No grub novo isso não funcionou não, – alias, nele a tecla para editar é a mesma, mas é necessario apertar + x depois de editar para bootar – ele te joga num terminal, mas pergunta login e senha;
    Outra coisa, se no grub antigo funciona, deveria haver um passo-a-passo de como EVITAR que alguem altere a senha do root dessa maneira 😉

  5. Italo says:

    Podes colocar tambem init 1 na linha do GRUB. Atraves disso podes alcançar outros Run Levels tambem. Como o 2, caso não queira inicializar o X, e sim o console.

  6. antxnix says:

    agora protega seu grub com senha tb 😉

  7. Tiago Carrondo says:

    Se não em engano esta técnica só funciona se a password de root não existir, ou seja nunca tenha sido definida.

    Actualmente as distribuições depositam no 1º utilizador criado (no momento da instalação) permissões root e normalmente nem é necessário definir a password do root para nada.

    Para evitar esta situação devemos é definir uma password para o utilizador root desde o primeiro momento. Cuidado para esta não cair no esquecimento! 😉

    • Pedro Pinto says:

      Boas Tiago,

      Esta técnica permite redefinir a password do utilizador root, mesmo depois de a mesma ter sido definida (e assim tem lógica). Quando refere que as distros depositam no 1º utilizador permissões de root, penso que te estás a baralhar com aquilo que o Ubuntu faz.

      PPinto

      • Tiago Carrondo says:

        De facto sou 100% Ubuntu, mas de vez em quando abro uma VM e instalo outras distros para ver como andam o mundo à volta. Tinha ficado com ideia que não era só com o Ubuntu que isso acontecia.

        Obrigado Pedro 🙂

  8. djx says:

    Sei que em windows também é fácil, mas supostamente linux não deveria ser um SO seguro?

    • NT says:

      Sim, é seguro!

      Agora todos os seus sistemas têm fraquezas… (Sendo as dos sistemas microsoft as mais exploradas). Se qualquer um tiver MUITO tempo, e tiver “motivação” já se fala em pequenos vírus que “funcionam” nos sistemas do pinguim.

      O computador é tão seguro quanto o utilizador. Podes ter o sistema mais seguro do mundo e depois meteres na senha de “root”/”administrador” password ou outra coisa básica(tipo o ultimo nome, nome do filho…), mesmo que tenhas o sistema mais seguro será muito fácil quebrar essas palavras chave.

      Agora se querem mesmo segurança podem é encriptar o disco completo (por exemplo com o truecrypt ou o sistema do windows 7 bitlocker ou lá que raio) e se esquecerem a palavra passe também podem esquecer mesmo os dados…

    • Paulo Cesar says:

      djx,

      Nenhum sistema é seguro se há acesso físico à máquina.
      As barreiras nesse caso, é a definição de uma senha no grub.
      Melhor seria na BIOS, mas se o indivíduo malicioso sabe como manipular hardware poderia também redefinir a BIOS com um simples remove e encaixa a pilha novamente.

    • Paulo Cesar says:

      Só complementando.
      O mais importante é a segurança em rede e no acesso ao sistema de arquivos, por incrível que isso possa parecer, é mais difícil atacar em rede do que quando se está localmente. E depois talvez se depararmos com um sistema de arquivos com permissões que bloqueia integral ou parcialmente o atacante fica ainda mais crítico para o atacante, onde deve ter profundos fundamentos.
      Isso serve tanto para o GNU/Linux (Debian, Ubuntu, Fedora, …) com o ext(2,3,4), reiserfs ou o ntfs no NT(Windows). MacOS também não escapa da regra. FAT(12,16,32) não conta.

  9. bug says:

    Simples e prático no fedora, mas no ubuntu não sei se será assim tão simples.

    • NT says:

      Então instala e comprova…

      Aliás até acaba por ser mais fácil, por exemplo no Fedora o sudo não vem configurado por pré-definição, no ubuntu é só abrires o terminal e escrever “sudo passwd” e caput…

  10. André Meireles says:

    Qual a vantagem deste processo para aquele que uso quando preciso –> https://pplware.sapo.pt/linux/esqueceu-se-da-password-de-acesso-ao-ubuntu/ ? Este último não é mais eficaz?

    Abraços

    • NT says:

      Tens três grandes vantagens:

      – Não tens que ter drive de cd (tipo num netbook)
      – É mais rápido
      – Funciona com, digamos 90% das distros…

      • André Meireles says:

        Ok, obrigado…para a próxima tenho que testar este!
        Mas olha que quanto a drive de cd ou falta dela, sempre podemos criar uma liveusb!;)

        • NT says:

          Pois…

          Já tive que “desbloquear” um PC e como não o podia abrir (fazer reset à BIOS, pois o boot order estava bloqueado e não me aparecia tecla para o alterar…. haaa e a BIOS também tinha password…) e não tinha acesso root, usei o grub para “entrar” na consola…

  11. The STK says:

    Pedro 3 anos sem reboots nem management? Eu a pensar que alguns meses já não era mau 🙂

    O linux relmente é muito rubusto, mas quando há acesso realmente faz-se tudo, seja qual for o SO… Eu uso pass no Grub também… qualquer dia vai um acesso biométrico lol

  12. CMatomic says:

    Também podem desactivar essa função, para terem mais segurança

  13. Noémio Dória says:

    Muito bom, obrigado.

  14. Paulo Cesar says:

    Bela dica essa. Isso ocorre com muitos. Utilizei essa dica quando precisei acessar o sistema que foi instalado por outro administrador e não sabia a senha.
    Mas acrescentando: se esse procedimento é crítico, é importante inserir uma senha no grub, alterar a ordem de boot para que o CD não carregue primeiro que o disco rígido e uma senha BIOS. Claro, se for mais crítico, lacrar o equipamento para que não se remova a pilha da BIOS (paranóia mode on).

  15. João Cardoso says:

    Para quem quiser apreender um bocado a como proteger uma instalaçao de linux destas alteraçoes fica aqui um link:
    http://www.cromwell-intl.com/unix/linux-break-in-howto.html

    Ja agora vejam o resto do site
    http://www.cromwell-intl.com/
    na secçao:
    -Computers, Networking, and Information Security

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.