Ao longo dos últimos anos, as principais distribuições Linux têm vindo a ganhar novas funcionalidades e a ser cada vez mais estáveis. Apesar de não ser a distribuição mais popular neste momento, segundo o site distrowatch, o Ubuntu continua a inspirar muitos programadores e empresas que têm criado várias variantes.
O ano 2018 foi um bom ano para o Linux e hoje deixamos um TOP 5 das melhores distribuições lançadas em 2018.
#1 – Ubuntu 18.04 LTS ‘Bionic Beaver’
A distribuição Linux da Canonical continua a ser uma das mais populares do mundo. Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição, como, por exemplo o abandono da interface Unity, mas há também novos recursos adicionados.
O Ubuntu 18.04 é uma versão LTS, o que significa que a Canonical irá suportar esta distribuição durante os próximos 5 anos, ou seja, até 2023. No entanto, Mark Shuttleworth revelou recentemente que, na verdade, esta distribuição terá suporte até 2028.
A nova versão do Ubuntu está já disponível nas versões Desktop, Server, Cloud e outras variantes. Conheça aqui todas as novidades do Ubuntu 18.04 LTS ‘Bionic Beaver’.
Ubuntu 18.04 LTS ‘Bionic Beaver’
#2 – Linux Mint 19.1 “Tessa”
O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.
O Linux Mint 19.1 é baseado no Ubuntu 18.04 LTS e está disponível em 3 versões, cada uma com o seu ambiente gráfico: Cinnamon, MATE e Xfce.
O Mint 19.1 (Tessa) tem suporte de segurança até 2023. Esta é sem dúvida uma das distribuições a ter em conta para quem procura um sistema operativo estável e com bom suporte.
#3 – Fedora 29
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e destaca-se por incluir funcionalidades e tecnologias que não são comuns noutras distribuições. O Fedora é uma distribuição rápida, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade à escala mundial.
O Fedora 29 vem com o ambiente gráfico GNOME 3.30 e traz suporte para ZRAM em imagens ARM. Esta nova versão incluiu também o Fedora Modularity, este recurso permite que os programadores que trabalham com o Fedora usem versões mais recentes (ou mais antigas) de pacotes de chaves quando e como quiserem.
Por exemplo, os programadores podem optar por usar o Node.js versão 6, versão 8 ou versão 10, sem afetar o resto do sistema.
Download Fedora 29 Workstation
#4 – elementary OS 5
O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável.
O elementaryOS 5.0 (Juno) é uma fantástica distribuição Linux que vem com o fantástico ambiente gráfico de trabalho Pantheon. Esta nova versão traz várias melhorias ao nível do Desktop, gestor de ficheiros e software center.
Esta nova versão é baseada no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).
#5 – Manjaro Linux 18
O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).
Das várias novidades, destaque para a integração do kernel 4.19 LTS, melhorias ao nível do Manjaro Settings Manager (MSM), um novo Pamac, para XFCE e GNOME, uma nova versão do Calamares (instalador por omissão do Manjaro), novos drivers Nvidia entre outras novidades. Saber mais aqui.
E são estas 5 das melhores distribuições Linux que foram lançadas em 2018. Além destas, destaque também para o Deepin, Zorin, Bodhi e o clone de Windows, o reactOS.