Pplware

TOP 10 – Distribuições GNU/Linux mais populares em 2016

Com o aproximar do fim do ano de 2016, é hora de saber quais foram as distribuições Linux mais populares. Se por um lado as novidades do mundo Linux, ao nível do Desktop, não foram muito surpreendentes, no segmento da Internet das Coisas e Cloud, o Linux tem sido um dos sistemas em destaque.

Conheça hoje quais as distribuições GNU/Linux mais populares em 2016.

O TOP 10 apresentado neste artigo foi baseado no site Distrowatch, assente no parâmetro hits per day.

10 – Manjaro Deepin

Com um aspecto totalmente elegante e inovador, o projecto Deepin, proveniente da China, continua a mostrar que poderá ser uma excelente alternativa ao popular Windows. Esta distribuição Linux  vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado  que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

09 – CentOS

O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projecto CentOS . Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.

08 – ZorinOS

Zorin OS  é daquelas distribuições Linux que se destaca mais do que outras pelo facto de ter algumas inovações e por ter um aspecto muito parecido com o Windows. O Zorin OS traz como ambiente gráfico de trabalho o Zorin Desktop.

07 – Fedora

O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêem em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Actualmente, o Fedora vai na versão 25.

06 – elementary OS

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, e direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya), esta distribuição tem um fantástico look and feel , garante um bom desempenho  e é bastante estável.

05 – Manjaro

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

04- openSUSE

O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho com uma interface bastante atractiva.

03 – Ubuntu

Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo. Esta distribuição GNU/Linux já foi a mais popular do mundo e tem ganho nos últimos anos algumas (pequenas) melhorias.

02 – Debian

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi, sem dúvida, um dos sistemas que marcou o ano de 2013 e que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Esta é uma distribuição muito estável, limpa e bastante fluída.

01 – Mint

O Linux Mint continua a ser a distribuição Linux mais popular do mundo. Características como a simplicidade, elegância e suporte fazem desta distribuição um caso de sucesso.

E são estas as 10 distribuições Linux mais populares do mundo. Grande parte delas é direccionada para Desktops, mas há algumas que são muito populares no mundo dos servidores, como é o caso do CentOS.

Há alguma distribuição que destacaria este ano?
Exit mobile version