Pplware

TOP 10 – Alternativas Linux ao Windows XP…e não só (Parte II)

Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).

Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.

Depois da Parte I do TOP 10 – Alternativas Linux ao Windows XP, hoje apresentamos mais 5 alternativas.

6) Manjaro

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. Como principais características há a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting, e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop.


Homepage: Manjaro

7) Lubuntu

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.

O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.


Homepage: Lubuntu

8) Caixa Mágica

O Linux Caixa Mágica é a distribuição Portuguesa mais Popular devido a inclusão da mesma no projecto Magalhães. Esta versão traz as melhores ferramentas do mundo Open Source, das quais se destacam, por exemplo, o suporte para o cartão de cidadão.


Homepage: Caixa Mágica

9) Mint

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.


Homepage: Linux Mint

10) PCLinuxOS

Uma das distribuições preferidas dos utilizadores Linux, para os amantes do KDE, é o PCLinuxOS, segundo alguns ranking publicados sobre as distribuições Linux mais populares. Esta distribuição, derivada do Mandrake, foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake que a criou com o objectivo de ser fácil de usar e que conseguisse tirar a melhor performance dos sistema.


Homepage: PCLinuxOS

E foram estas as nossas 10 sugestões para quem considera abandonar o Windows XP após o dia 8 de Abril de 2014. É claro que tanto o Windows 7 e Windows 8 são os “grandes” substitutos mas aquilo que propomos é uma solução de baixo custo. Mais alguma sugestão?

Das alternativas apresentadas, qual seria a vossa escolha?

Exit mobile version