PplWare Mobile

Saiu o Linux Caixa Mágica 20 – O melhor Linux português

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. TC says:

    nunca percebi esta coisa de distribuições de linux, é tipo as roms de telemovel? em que cada rom é diferente mas todas se baseiam em android?

    • pixar says:

      É mais ou menos isso. O próprio Android tem por base o Linux. Podemos dizer que o Android é uma distribuição Linux aprimorada para telemóveis.

    • Ifernando8 says:

      nem isso, é apenas o ubuntu 13.04 personalizado com fundos da caixamagica e depois é só juntar meia dúzia de programas tipo libreoffice e já está. 🙂

      • James Bond says:

        Espera pelo TUGATUNTUX e vais ver o que é uma distribuição do Linux autónoma, livre e independente! Vai ser completamente diferente das já conhecidas e que são baseadas no Ubuntu pois será uma distribuição também ela baseada como as outras mas baseada em todas as outras que são baseadas no Ubuntu, incluindo a Caixa Mágica. Ou seja, vai ser uma distribuição “enganadora” que levará os patuscos a pensar que se trata de uma distribuição independente mas que na realidade é uma distribuição baseada no Ubuntu!

      • JP (djlinux) says:

        Adoro estes comentários… Ai o Caixa Magica é dessas Distribuições que dizes?

        Se a ignorância mata-se mais de metade dos que comentam no Pplware já não faziam destes comentários ridículos.

      • Rosmaninho says:

        Por essa linha de raciocínio o Ubuntu é apenas o Debian.

  2. Miguel says:

    Dá para instalar sobre o Edubuntu ou tem de ser instalado de raiz?
    Eu tenho o edubuntu instalado para os filhos, mas não estou muito contente com ele porque acaba por ser igual ao ubuntu normal, e eu queria uma coisa mais direccionada a crianças pequenas.

  3. Lino Lisboa says:

    É um excelente projeto português que espero que dure muitos anos e que desenvolva ainda mais. O Software Livre deveria ser mais valorizado na administração pública principalmente.

    P.S. Ainda é o melhor Linux português até ao lançamento do Pplware Linux 😉 eh eh eh

  4. Alves says:

    Como é que se instala no Magalhães 2, que tem uma versão anterior, em dual boot com o win 7?

    • Ricardo says:

      Tens de fazer uma instalação *de raíz*, pois até as bases são diferentes. A que vem no MG2 é a CM14 com base no Mandriva, esta 20 tem base Ubuntu (13.04).

  5. tb says:

    Chamo a atenção que para a instalação dentro do windows, WUBI, a versão ainda é a 19.

  6. RJ45 says:

    Tenho muitas dúvidas que esta versão tenha por base o Ubuntu é muito mais parecido com o Fedora 16 com Gnome. O trabalho de desenvolvimento do pacote de linguagem é meritório e com um gráfico todo jeitozinho no ambiente de trabalho lá vamos nós…

    • sambas31 says:

      A mim támbem deu-me a impressão que tem mais haver com o Fedora…

      • Alucard says:

        Oops… desculpem pelo comentário anterior.
        É mais parecido com Fedora do que Ubuntu porque usa a GNOME Shell tal como o Fedora, mas as diferenças entre distribuições são muito mais que um ambiente gráfico.
        O GNOME é usado tranversalmente em n distribuições, OpenSUSE, Debian, Mageia….
        Por exemplo que gestor/formato de pacotes usa? É yum e rpm como o Fedora? Parece-me que não. É APT e deb como o Ubuntu e Debian? Penso que sim. Os repositórios de software são os do Fedora ou do Ubuntu? São este o tipo de questões que devemos colocar e não se a interface é parecida a este ou aquele.

  7. renatoxrodrigues@gmail.com says:

    Quais os requisitos de hardware para correr este linux?

    será que funciona num eepc asus?

    cump

    • paulo g. says:

      Vê os requisitos do ubuntu 13.04. Mas o melhor mesmo provavelmente é instalares o Xubuntu por ser mais leve…

      • paulo g. says:

        To install or try Xubuntu within the Desktop/Live CD, you need 256 MB of memory. Installing with the Alternate CD requires only 64 MB. Once installed, it is strongly recommended to have at least 512 MB of memory.

        When you install Xubuntu from the Desktop CD, you need 4.4 GB of free space on your hard disk. The Alternate Install CD only requires you to have 2 GB of free space on your hard disk.

  8. Ricardo Trindade says:

    A distribuição é baseada em Ubuntu? Não será em Debian? É pena que a comunicação da Caixa Mágica seja uma nulidade. A página da Caixa Mágica dedicada ao Linux faz destaque principal à versão 19 [http://linux.caixamagica.pt/] e pouco ou nada se fica a saber sobre esta distribuição, no site da CM. Já para não falar que o Facebook ou o Google+ da CM não têm mais do que o anúncio de lançamento das versões (o Google+ está desactualizado há um ano).
    É uma pena que não tenha havido investimento na comunicação (muitas vezes a custo zero) desta distribuição desde o início da sua fundação.

  9. Miguel says:

    Isto é só malta entendida e a criticar porque é um produto nacional, mas responder às perguntas das dúvidas da malta é que não.
    Da parte que me toca, obrigado aos experts que estão mais interessados em deitar abaixo…

  10. Ricardo says:

    Outra coisa que critico na CM, é que se limitaram a disponibilizar a versão com Gnome…
    Ao menos a versão “servidor” e depois cada qual instalava o ambiente de janelas preferido.

  11. Shynkendo says:

    Boas, sou adpto do compiz, por aqui, fico com omeu SolusOS2.

  12. Shynkendo says:

    Boas, sou adpto do compiz, por aqui, fico com o meu SolusOS2.

  13. João Braganca Ribeiro says:

    É uma boa distribuição para instalar num computador antigo (é de 2005) onde apenas se usa a internet e o LlibreOffice?

  14. Shynkendo says:

    @ João Ribeiro , se te referes ao SOlusOS, alem do compiz, podes fazer seja o que for, como por ex no windows.
    Cumps

  15. Fernando Santos says:

    O CAIXA MAGICA é uma das melhores distros linux instalem e usem versão apos versão e vão mudar de opinião.

  16. Olá Pessoal!
    Estou a testar esta distro a uns dias e digo-vos está aceitável 😀 e porque eu digo isto, sinto que é mais um conjunto de software que uma distribuição.
    No mint 15 sentimos muitas modificações ao parente ubuntu, não é só uma coleção de software, aqui realmente fica a sensação muito colada ao ubuntu. Tenho a dizer também que deveriam mudar os fundos da distribuição 2d nos tempos que correm com comunidades como a de Blender em Portugal que poderia sem problema algum dar a sua prospectiva 3d relativamente ao Caixa mágica .. São só ideias! vou continuar a usar esta distro pois esta bastante funcional com pequenas arestas que eu ja limei manualmente, para poder estar dentro do que se faz em Portugal e para vos apoiar pois sei que o fazem com as melhores das intenções e em Portugal sinto que a falta de apoios para programas open-source.

  17. Paulo Ferreira says:

    Para quando uma review?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.