Q4OS: A distro Linux que fez ressuscitar o Windows XP
O Windows XP já “partiu” há algum tempo mas o que não faltam por aí é alternativas! No início do ano demos a conhecer o ReactOS, que é um clone do Windows sob a licença GNU GPL e hoje a nossa sugestão vai para a distribuição Linux Q4OS.
Chama-se Q4OS e é uma distribuição Linux que se confunde facilmente com o Windows XP. Esta distribuição foi criada com o objectivo de ser rápida, funcional, mas ao mesmo tempo ser também bastante simples de usar.
Esta distribuição é baseada no Debian, tem poucas exigência ao nível de hardware e tem um conjunto de características que se adaptam a ambientes virtualizados. Em termos de browser, o Q4OS vem com o popular Google Chrome já instalado mas também com o Konqueror.
Para quem procura uma boa alternativa Linux ao Windows, sem duvida que o Q4OS é uma óptima escolha. Toda a navegação no sistema é muito intuitiva e o sistema facilita as mais diversas acções do utilizador. Experimentem…não vão ficar desiludidos!
Este artigo tem mais de um ano
Que pena o meu leitor de MP3 só funcionar MESMO no XP…
http://www.overstock.com/Electronics/Rio-Chiba-128MB-Mellow-Digital-Portable-MP3-Player-Refurbished/1395826/product.html
Já testaste em linux…?
Claro que sim e não dá. Valha-nos o VirtualBox com XP instalado 😉
Mesmo com wine???
Com o Wine não experimentei mas como já referi instalei o XP no Virtualbox e já consigo aceder ao brinquedo…
Tens um leitor de mp3 da idade da pedra e com apenas 128MB, isso dá para quantas músicas? Duas?
Com mp3 e 10eur e com 2GB/4GB, não vejo razão para não usar um sistema mais recente devido a um MP3 fraco e com pouca memória.
Por acaso tenho um cartão embutido com 512 MB portanto não é assim tão mau e para andar a ouvir musica enquanto se lavam campos de ténis.
“The minimum HW requirements is defined as Pentium 300MHz CPU / 128MB RAM / 3GB disk.”.
Vou testar!! 🙂
Não percebi se tem em PT-PT… Sabes dizer Pedro?
Que coisa mais engraçada. Vale a pena experimentar nem que seja pela piada.
Para que raio é que alguém quererá uma alternativa ao Windows XP. Mais vale ficar com o XP.
Porque não tem updates de segurança e é possível pelos updates de segurança fazer o reverse para explorar falhas de segurança, só está é uma boa razão! Outra boa razão é a superioridade do Linux e maior suporte de hardware que um OS descontinuado. Existem mais….
Superioridade onde? Lá que gostes mais do Linux isso é um gosto teu, mas daí a ser superior ao Windows… Nem ao XP, quanto mais ao 10.
+ 1
não achas o suporte e as actualizações importantes?
Ate 2019 tens suport para o windws xp
Ai tens?? Isso é com o Windows 7
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/hack-no-windows-xp-permite-updates-por-mais-5-anos/
Uso e ainda funciona.
O
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/hack-no-windows-xp-permite-updates-por-mais-5-anos/
Ainda uso e ainda funciona.
O topico é sobre o Ressuscitar do windows xp. O windows 7 é outra historia, outro sistema para outro tipo de conversa.
Nem preciso de suporte o meu velhinho P4 com o XP roda offline, só mesmo para uns jogos old-school que ainda tenho lá por casa.
Só mesmo para isso é que serve. Não entendo como é que em pleno 2016 ainda há pessoas que usam e preferem o Windows XP às versões mais recentes. É por serem tão parados no tempo que versões inovadoras e realmente boas, como o Windows 8, não têm sucesso.
@Filipe Mota
No XP que tenho na minha máquina esse hack nunca resultou.
Portimão, tenho um portatil com o windows 10, mas tenho outro mesmo muito antigo, que a minha mãe usa que tem o XP. Sou do genero que gosto de ter tudo actualizado e a funcionar, mas também temos pessoal mais idoso que ficaram parados no XP, vou a obrigar actualizar? quando o que ela quer fazer o XP ainda faz.
Fugly!
Para quê em 2016 estar-se a perder tempo a desenvolver uma distro com um KDE mascarado de Windows XP?
Juro que não percebo tanta atração pelo Windows XP..
O XP ainda é utilizado por quase 10% dos utilizadores. Tem mais utilizadores que o MacOS e Linux juntos. Talvez devesses perguntar a esses utilizadores o “porquê”. No entanto, a realidade e os factos são estes e é com isso com que lidamos.
Mas é também um facto que a “gueekalhada” não entende que a maioria dos utilizadores não são power users, ou afins, que gostam de ter as ultimas versões de tudo e mais alguma coisa. Creio que é daí que surgem estas dúvidas.
A tua resposta não faz qualquer sentido, uma vez que isto não é Windows XP e os teus argumentos não se aplicam.
Isto é Debian com KDE a tentar imitar XP, mas não é XP. Logo, continuo sem perceber porque é que em 2016 ainda há quem perca tempo a tentar mascarar uma distribuição Linux em XP.
Mas ele respondeu, tu é que não aceitaste a resposta.
1 – 10% utilizam XP
2 – alguma parte destes utilizadores podem usar por costume e não querem mudar
3 – ao fazer uma distro GNU/Linux assemelhada ao XP pode-se diminuir a resistência ao novo sistema.
4 – outra parte dos utilizadores devem usar XP devido à aplicações legadas, então deve-se usar de algum trabalho com o Wine nesse Q4OS, ou alguma máquina virtual, ou mesmo partir para um clone como o ReactOS.
Obviamente para utilizadores que não usam internet e o PC está a rodar aplicações específicas e isoladas da internet, então talvez não seja necessário utilizar outra coisa e nem migrar de SO. Entretanto equipamentos podem quebrar e talvez a instalação de um XP em equipamentos novos não seja possível, então é interessante ter opções.
Não existe nada que te atraia? Aí terás a tua resposta… 😈
Gosto muito do linux. Porém a grande dificuldade de quem vem do Windows é as aplicações executáveis. Sei que existe os arquivos .deb, similar ao .exe, mas as opções são poucas. Se alguém souber de algum site onde só tenha aquivos .deb eu agradeço!
De uma forma geral, não precisas. Se instalares o Ubuntu ou derivado, tens um centro de software ou também podes pesquisar por aplicações no Synaptic.
Faz-me lembrar o KDE 2.5 .
Eu preciso do acad a correr no Linux. Pode? e as drivers para a ploter hp 450C correm? Se alguem me poder responder agradecia, visto ter outro computador parado sem aproveitamento.
Tive o AutoCAD a trabalhar em Wine, funcionou perfeitamente. Depois migrei para uma solução open source, só tive de mudar os atalhos para os comandos a que estava habituado e nem dei pela diferença.
Quanto à Plotter, o CUPS pode suportar. Tinha uma velinha matricial que funcionava sem espinhas.
Boa noite. Um programa de cad muito poderoso e gratuito a funcionar em Linux = draftsight. Posts quem vem do AutoCad, os comandos são os mesmos. Em relação à plotter não sei responder, mas a minha hp 500 funciona sem qualquer problema.
E se lhe juntar “XPQ4” que está na sourceforge??? Fica i g u a l ao xp 🙂
“(…) é uma distribuição Linux que se confunde facilmente com o Windows XP”, mas só a partir da 10.ª imperial! 🙂
ahahah !!! Brutal ! Grande comentário !
Fazem imitações de coisas antigas
gostei muito resusscita as máquinas antigas como xp.
Estou a usar num Intel Core 2 Duo 2.6 GHz com 4 GB de Ram, grafica com 1 GB DDR3 e disco de 500GB SATA e corre bastante bem.