Puppy Linux 6.0 “Tahrpup” – Poderosa com apenas 199 MB
O Puppy Linux é distribuição Linux pela qual temos uma enorme simpática, isto porque é pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição que permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura.
Hoje vamos conhecer as novidades no novo Puppy Linux 6.0 "Tahrpup".
O Puppy Linux é distribuição que foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler. Recentemente foi disponibilizado o Puppy Linux 6.0 "Tahrpup que está disponível nas versões 4G (NO PAE) e PAE.
Como as versões anteriores, esta nova versão é simples de usar, extremamente rápida e bonita.
O Puppy Linux 6.0 "Tahrpup" tem como base o Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tah e traz as seguintes novidades:
- Linux Kernel 3.14.20.
- Suporte para pacotes do Ubuntu 14.04
- Melhorias ao nível do sistema woof CE
- Várias correcções
Veja todas as novidades aqui
Qual versão descarregar? noPAE ou PAE?
O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB até 64 GB em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits) mais concretamente 3.5 GB de RAM. Para quem tem sistema de 32 bits com memória superior a 4G então é aconselhável o download da versão PAE.
De referir que um processador Intel Pentium M a 400Mhz FSB não consegue correr a versão PAE. Normalmente o PAE é suportado a partir dos processadores Centrino (em 2005). Nesse casos deve-se fazer o download da versão 4G.
Como qualquer outro Linux, o Puppy é também ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui).
Ao nível de ferramentas/ aplicações,o Puppy Linux 6.0 traz uma suite de produtividade muito completa e todas as ferramentas necessárias para gerir o sistema.
Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos à performance do sistema!
Licença: GPL/LGPL Download: tahr-6.0-CE_noPAE.iso (199MB, MD5), tahr-6.0-CE_PAE.iso (199MB, MD5). Homepage: Puppy
Este artigo tem mais de um ano
A par desta tamém existe uma bem bacana que é a Slitaz, que tem um aspecto bem bonito
*também
Uma boa distro para ambientes com recursos mais reduzidos, ou para alterar e criar um producto comercial, assim como slitaz ou outros…
O linux é um mundo…
Diferentemente do mencionado no texto, o Puppy não é baseado no Ubuntu, mas é feito de forma independente, possuindo no entanto compatibilidade com os pacotes (.deb) do Ubuntu.
A base é Ubuntu
De longe. Utiliza repositórios do Ubuntu. Zero base em Ubuntu.
O Puppy Linux é uma distribuição minimalista independente, que utiliza um sistema próprio de gerenciamento de pacotes, oferecendo um sistema bastante simples, onde você pode manipular diretamente os componentes e entender como as coisas funcionam.
Ele é também uma das distribuições Linux mais leves, o que o torna uma opção para uso em PCs antigos. O sistema é surpreendentemente compacto, incluindo um conjunto completo de softwares em uma imagem de apenas 95 MB. Ele está disponível no: http://puppylinux.com/
não tem como base Ubuntu!!!!
199 MB novo site http://puppylinux.org/main/Overview%20and%20Getting%20Started.htm
Pedro, é um equívoco comum acharem que o Puppy é baseado no Ubuntu porque ele aceita pacotes feitos para Ubuntu. No entanto, o Puppy é um distribuição independente, que utiliza apenas o Linux e o GNU como base, escrevendo todo o restante dos códigos, como esclarecido pelo seu criador:
“The fundamental reason is that Puppy has been built from scratch, file-by-file, and is not based on any other Linux distribution.”
Fonte: http://www.puppylinux.com/about.htm
Não é baseado em Ubuntu, não. Mas não se dirá que aceita pacotes feitos para Ubuntu. Se parece aceitar, é apenas porque os transforma – através do PPM, Puppy Package Manager ou de algumas linhas de comandos; aceita diretamente alguns pacotes debian (extensão .deb), pet’s e SFS’s, estes últimos, sim, pacotes para Puppy. Agora, tudo depende de que Puppy estamos a falar, já que o Slacko (baseado em slcakware) é diferente do Precise ou do Lucid, e por aí fora. Por exemplo, o Tahrpup 6X partilha os repositórios Trusty Tahr do Ubuntu (mais precisamente, do 14.04), o que o torna particularmente interessante para a instalação de determinados programas. Tem mais a ver com debian (da massa de que o Ubuntu é feito). De facto, quando o criador do Puppy Linux diz que ele não é baseado em nenhuma distribuição (à laia de, por exemplo, do Linux Mint 17X, Zorin 9, Caixa Mágica – várias versões), isso é verdade, mas isso não significa que não seja baseado em linguagens que deram origem a distribuições de peso mundial. Por fim, atualmente, o Puppy Linux é uma filosofia (distribuições compactas e ultra ligeiras, mesmo quando, por vezes, vêm muito artilhadas, com programas multimédia e LibreOffice de raiz, como sejam as versões Desktop de ‘Simplicity Linux’), afastando-se, muitas vezes das distros básicas e visualmente pobres do Puppy – além de Simplicity Linux, ou das versões Pup LXDE disponíveis, em particular as baseadas no Tahr 6.XX, temos, por exemplo, o novo Kust OS, com um elegante e moderno ambiente gráfico XFCE – mas não é baseado, infelizmente, em termos de repos, no Ubuntu Trusty, mas usa apenas o Ubuntu main e o Precise Universe e multiverse, embora seja possível adicionar repositórios diferentes).
Tenho um Toshiba NB510-108 com:
– processador Atom N2600
– 1Gb de Ram
– HD de 320Gb
Qual a versão a instalar para este tipo de máquina?
Os meus agradecimentos por eventual ajuda.
recomendo o lubuntu, que estou usando em uma máquina parecida, ou o elementary os, uma distro bem bonita e estável
Esquece a versão, pensa antes no ambiente gráfico que deve vir com ele.
Instala algo com LXDE ou Enlightment.
2 boas dstribuições que vêm com esses abientes gráficos são o LXLE e o Elive
oftopic:
Lançamento oficial do OpenSUSE 13.2.
opensuse.org
5*****
Bom. Mas eu preferiria um sistema com usabilidade tradicional, com as seguintes caracteristicas…
– executar um arquivo dando dois cliques, e nao com um so
– menu de contexto dos arquivos e pastas com a opcao de copiar, cortar, colar, renomear… tornando mais diretas as operacoes.
Mas fora isso, eu nunca vi uma distribuicao tao leve fazer tanta coisa. Em live cd ja monta as particoes windows, roda ate .flv…