PplWare Mobile

Puppy Linux 6.0 “Tahrpup” – Poderosa com apenas 199 MB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Xico says:

    A par desta tamém existe uma bem bacana que é a Slitaz, que tem um aspecto bem bonito

  2. lmx says:

    Uma boa distro para ambientes com recursos mais reduzidos, ou para alterar e criar um producto comercial, assim como slitaz ou outros…

    O linux é um mundo…

  3. fabio malagoli says:

    Diferentemente do mencionado no texto, o Puppy não é baseado no Ubuntu, mas é feito de forma independente, possuindo no entanto compatibilidade com os pacotes (.deb) do Ubuntu.

  4. Fabio Malagoli says:

    Pedro, é um equívoco comum acharem que o Puppy é baseado no Ubuntu porque ele aceita pacotes feitos para Ubuntu. No entanto, o Puppy é um distribuição independente, que utiliza apenas o Linux e o GNU como base, escrevendo todo o restante dos códigos, como esclarecido pelo seu criador:

    “The fundamental reason is that Puppy has been built from scratch, file-by-file, and is not based on any other Linux distribution.”

    Fonte: http://www.puppylinux.com/about.htm

    • Fernando Castro says:

      Não é baseado em Ubuntu, não. Mas não se dirá que aceita pacotes feitos para Ubuntu. Se parece aceitar, é apenas porque os transforma – através do PPM, Puppy Package Manager ou de algumas linhas de comandos; aceita diretamente alguns pacotes debian (extensão .deb), pet’s e SFS’s, estes últimos, sim, pacotes para Puppy. Agora, tudo depende de que Puppy estamos a falar, já que o Slacko (baseado em slcakware) é diferente do Precise ou do Lucid, e por aí fora. Por exemplo, o Tahrpup 6X partilha os repositórios Trusty Tahr do Ubuntu (mais precisamente, do 14.04), o que o torna particularmente interessante para a instalação de determinados programas. Tem mais a ver com debian (da massa de que o Ubuntu é feito). De facto, quando o criador do Puppy Linux diz que ele não é baseado em nenhuma distribuição (à laia de, por exemplo, do Linux Mint 17X, Zorin 9, Caixa Mágica – várias versões), isso é verdade, mas isso não significa que não seja baseado em linguagens que deram origem a distribuições de peso mundial. Por fim, atualmente, o Puppy Linux é uma filosofia (distribuições compactas e ultra ligeiras, mesmo quando, por vezes, vêm muito artilhadas, com programas multimédia e LibreOffice de raiz, como sejam as versões Desktop de ‘Simplicity Linux’), afastando-se, muitas vezes das distros básicas e visualmente pobres do Puppy – além de Simplicity Linux, ou das versões Pup LXDE disponíveis, em particular as baseadas no Tahr 6.XX, temos, por exemplo, o novo Kust OS, com um elegante e moderno ambiente gráfico XFCE – mas não é baseado, infelizmente, em termos de repos, no Ubuntu Trusty, mas usa apenas o Ubuntu main e o Precise Universe e multiverse, embora seja possível adicionar repositórios diferentes).

  5. Arlindo Santos says:

    Tenho um Toshiba NB510-108 com:
    – processador Atom N2600
    – 1Gb de Ram
    – HD de 320Gb

    Qual a versão a instalar para este tipo de máquina?

    Os meus agradecimentos por eventual ajuda.

  6. irlm says:

    oftopic:

    Lançamento oficial do OpenSUSE 13.2.

    opensuse.org

    5*****

  7. Paulo Guarnieri says:

    Bom. Mas eu preferiria um sistema com usabilidade tradicional, com as seguintes caracteristicas…
    – executar um arquivo dando dois cliques, e nao com um so
    – menu de contexto dos arquivos e pastas com a opcao de copiar, cortar, colar, renomear… tornando mais diretas as operacoes.
    Mas fora isso, eu nunca vi uma distribuicao tao leve fazer tanta coisa. Em live cd ja monta as particoes windows, roda ate .flv…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.