Precisa de um sistema de e-learning na sua escola?
Como instalar o Moodle no Ubuntu 14.04
O Moodle é um CMS (Course Management System), também definido como um LMS (Learning Management System) é uma plataforma de apoio à aprendizagem/ensino à distância. Através desta plataforma, os professores/formadores podem facilmente criar disciplinas “online” e nela depositar conteúdos, criar fóruns, chats, criar testes, receber trabalhos dos alunos, criar wikis, etc,etc.
Hoje vamos aprender como instalar o Moodle no Ubuntu 14.04
Em Portugal, para quem é estudante Universitário e não só, certamente que conhece o Moodle. O Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino à distância como o Blackboard e WebCT, é gratuito sob uma licença Open Source. A aprendizagem através do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos , com um desenho modular onde é fácil agregar conteúdos que motivam o aluno.
Como instalar o Moodle no Ubuntu 14.04?
A instalação do Moodle no Ubuntu 14.04 não é muito difícil. Para que tudo funcione à primeira, basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) Instalação do Apache/MySQL/PHP
Para proceder à instalação do Apache/MySQL/PHP basta que execute o seguinte comando:
apt-get -y install apache2 mysql-client mysql-server php5 |
Durante a instalação do MySQL o utilizador deverá definir uma password para o utilizador root
- New password for the MySQL "root" user: <— NOSSA_PASSWORD
- Repeat password for the MySQL "root" user: <-- NOSSA_PASSWORD
Passo 2) Instalação de pacotes de suporte à plataforma Moodle.
O Moodle necessita que o sistema tenha alguns pacotes instalado. Tal pode ser feito executando apenas o seguinte comando:
apt-get -y install graphviz aspell php5-pspell php5-curl php5-gd php5-intl php5-mysql php5-xmlrpc php5-ldap git-core |
Passo 3) Download do Moodle
cd /opt git clone git://git.moodle.org/moodle.git cd moodle git branch -a git branch --track MOODLE_27_STABLE origin/MOODLE_27_STABLE git checkout MOODLE_27_STABLE |
Em seguida vamos mover o conteúdo do Moodle para dentro do directório /var/www/html (Directório por omissão para sites web – definido no apache)
cp -R /opt/moodle /var/www/html/ mkdir /var/moodledata chown -R www-data /var/moodledata chown -R www-data /var/www/html/moodle chmod -R 777 /var/moodledata chmod -R 0755 /var/www/html/moodle |
Vamos agora acrescentar no ficheiro /etc/mysql/my.cnf a seguinte configuração:
[...] #Basic settings for moodle default-storage-engine = innodb
Passo 4) Configuração da base de dados
Vamos agora criar uma base de dados para o moodle, assim como um utilizador e password para acesso à mesma. Para entrar no mysql basta usar o comando:
mysql -u root –p |
em seguida vamos criar a base de dados: moodle. Para este exemplo vamos também criar o utilizador umoodle e a password pmoodle
CREATE DATABASE <strong>moodle </strong>DEFAULT CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_unicode_ci; GRANT SELECT,INSERT,UPDATE,DELETE,CREATE,CREATE TEMPORARY TABLES,DROP,INDEX,ALTER ON moodle.* TO umoodle @localhost IDENTIFIED BY ‘pmoodle’; |
Por fim basta “aplicar” e validar todas as alterações efectuadas usando para isso o comando
FLUSH PRIVILEGES; |
Vamos agora reiniciar o Apache e o mysql
Passo 5) Instalação do Moodle
Vamos agora à parte de instalação do Moodle. Para isso basta abrir no browser o seguinte endereço http:://localhost/moodle/install.php
Escolhemos o Idioma e depois carregar em Seguinte
Em seguida definimos:
- Endereço Web
- Pasta do Moodle
- Pasta de dados
Vamos agora escolher o motor de base de dados. No nosso caso é o MySql.
No próximo passo indicamos qual a base de dados que está associada ao Moodle e respectivo utilizador e password.
Feita a configuração dos serviços, é hora de aprovar as Notas de direitos de autor (ou não fosse esta uma plataforma para publicação gestão de conteúdos)
Quase a finalizar, é preciso ainda definir o nome para o administrador e respectiva password, para acesso ao modo de administração.
Indicamos também algumas informações básicas para a plataforma....e está feito!
Agora é a parte de cada um explorar esta fantástica plataforma. Podem criar disciplinas, definir eventos, criar utilizadores, lançar notas, etc etc.
O Moodle é uma excelente plataforma de conteúdos, desenvolvida em PHP, e que é muito usada por Universidades/Politécnicos, escolas e até mesmo empresas de formação. Através desta plataforma é possível criar cursos online e disponibilizar conteúdos aos formandos. No entanto, o Moodle poderá servir para muitas outras finalidades. Para os docentes/formadores que muita das vezes procuram uma plataforma de gestão e disponibilização de conteúdos, o Moodle é sem dúvida uma excelente opção. Experimentem e em caso de dúvida deixam as vossas questões nos comentários
Qual a plataforma que a tua escola usa?
Este artigo tem mais de um ano
A “secundária” onde estudo usa o Moodle. Mas apenas 2 ou 3 professores o usam. O que a minha turma fez foi criar uma conta de mail, cada aluno tem o login e pass, e os professores mandam mails para aquela conta com as fichas e apresentações, e depois quem quiser vai ao mail da turma e faz download dos documentos.
OK
KO
Na minha escola, também tendo moodle, tivemos de criar uma nova conta de email para onde os nossos professores nos iriam enviar fichas com trabalhos etc. Essas contas apenas deveriam ser usadas para “uso escolar”, para que não houvesse desculpas como “não vi o email no meio de tantos porque tenho a caixa cheia de emails de XX rede social”. Para enviar os trabalhos, era só enviarmos por email ao professor com determinado assunto para que o email fosse parar a uma pasta separada na caixa de email dos professores.
Porque os Professores portugueses são uns analfabetos técnológicos. Mal sabem usar o Word e Excel como ferramenta de apoio ao ensino.
E o “cara” é um analfabeto “analfabeto”, mesmo:
“Porque os Professores portugueses são uns analfabetos técnológicos. Mal sabem usar o Word e Excel como ferramenta de apoio ao ensino.”
Em duas linhas, deu três pontapés na ortografia e na gramática! Confira:
– Professores não é nome próprio, portanto escreve-se com minúscula;
– “técnológicos”, com 2 acentos agudos, é de rir ( seu corretor não colocou vermelho?);
– Word e Excel como… ferramentas, é plural.
Conclusão: o ZeckaPovao é um burro!
Será então o ZeckaPovao um professor português ????
Isso poderá ser tão verdadeiro como o ddymoo ser um jumento…
Não percebeu? Leia outra vez e, se precisar, peça ajuda a quem perceba.
E não gaste os ? todos, pois estamos em tempo de crise.
Lindo!!
Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
https://elearning.exercito.pt/elearning/course/category.php?id=28
Vejam o moodle da escola de sargentos do exército
Poderá ter que adicionar exceção ao certificado de segurança