Para tudo! O novo Linux Mint 19.2 “Tina” já está disponível
Acabou-se finalmente a espera, pois, chegou uma nova versão daquela que é considerada uma das mais fantásticas e completas distribuição da atualidade, o Linux Mint.
Esta versão está disponível com os ambientes gráficos Cinnamon, MATE e Xfce e para as arquiteturas de 32 e 64 bits. Está na hora de parar tudo o que está a fazer e instalar já o novo Linux Mint 19.2 "Tina".
O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também macOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.
No geral esta distribuição oferece tudo o que o utilizador precisa. Tudo é pensado e desenhado ao pormenor tal como acontece com sistemas operativos que são mantidos por grandes empresas. Desde os ícones, aos Wallpapers, passando pelos menus.... o Linux é das distribuições mais amigáveis do utilizador e das mais populares...e não lhe faltam atributos.
Esta distribuição traz também um instalador bastante intuitivo sendo muito fácil a sua instalação a par do Windows.
Quais as novidades do Linux Mint 19.2 "Tina"
Esta nova versão é baseada no Ubuntu 18.04.2 LTS (Bionic Beaver) e está disponível com os ambientes gráficos de trabalho Cinnamon 4.2, MATE 1.21 e Xfce 4.2. A versão do kernel o Mint 19.2 é a 4.15.
O Linux Mint 19.2 "Tina" inclui várias melhorias relativamente ao desempenho e oferece a melhor experiência aos utilizadores.
Numa próximo artigo iremos ensinar a instalar esta nova versão e conhecer mais novidades. Estejam atentos aos próximos artigos.
Este artigo tem mais de um ano
Pára tudo!!! Juntam a multidão toda e é apenas, mais uma distro linux a juntar as 9999999 existentes com 0 novidades que realmente interessam. Mudam um icone e pumba uma nova distro…linux nunca sairá disto.
Se estivesses atento aos desenvolvimentos e/ou utilizasses esta distribuição (quando digo utilizar, é utilizar mesmo.. e não instalar brincar com configurações e abrir o Firefox) ias ver que não é nada disso.
Para mim continua a ser das melhores distribuições Linux de sempre.
Já uso à 10 anos e nunca me deixou mal.
Super estável e completa.
Aqui no Brasil, o correto seria escrever:
“Já uso há 10 anos…”
Aproveitando, gosto muito deste sítio e gostaria de ver um canal seu no Youtube, no estilo do DioLinux.
Melhores cumprimentos de Belém – Pará – Brasil.
Oops.. my bad
Não só no Brasil, como em Portugal também…
Se rodar meu Fligth Simulator X e o Kodi eu instalo…
É uma distro muito boa e merece o destaque que o artigo dá a ela. Alipas, gostei muito do artigo, trata-se de uma boa notícia e de grande interesse para quem utiliza ou se interessa pelo Linux. Imagino que quem não se interessa por Linux nem abriu a página do artigo.
Esta distro e seus desenvolvedores merecem respeito… já pararam para pensar que fazem o que fazem e ainda disponibilizam sem cobrar nada..
Eles não merecem assim tanto respeito, brigam entre si que nem cão e gato e ainda por cima não fazem marketing pesado da distro, abandonam as redes sociais como o blog, o Twitter… Precisam está mais da mídia… Melhorar o site, modernizar a distro, atualizar a logo, mudar a cara do site, parece que parou nos anos 2005.
twitter? isso é das corporações,,, já temos o Mastodon, no #fediverse ! assim como o peertube e o diaspora, webzilla.. etc. no universo federado,,, open sorce!
Concordo que o titulo ficou forcado demais mas diacordo totalmente que as sistros não tem mudanças, primeiramentwle o linux existem varias sistros pois cada uma tem o seu proposito e uso, então nada mais justo e muito melhor que ter um sistema genérico que é utilizado pra tudo, jogos, edição, internet , pegar virus, etc. O que não posso deixar de escrever aqui e que o amigo deve ter um smartphone ou com symbiam ou com WP, porque senão estas a utilizar um smartphone com kernel linux ou ate mesmo unix, que nos últimos tempos estão cada vez mais avançados em recursos e mudanças. Antes de falar asneira compare.
À quem possa interessar.:
Pré-requisitos de instalação
É preciso que tenha no mínimo 512MB de memória RAM, para XFCE (1GB para um uso confortável).
É preciso que tenha no mínimo 1Gb de memória RAM, para MATE (2 GB para um uso confortável).
É preciso que tenha no mínimo 2Gb de memória RAM, para CINNAMON(4GB para um uso confortável).
No mínimo 9GB de espaço no HD. Para um uso confortável, recomenda-se 20GB de espaço.
Placa de vídeo que suporte uma resolução 800×600. …
Uma porta USB ou um DVD drive.
Forte abraço.
Diferente da amiga janela que pq utilizar hoje em dia de forma confortável você tem que ter pelo menos 8gb de RAM e uns 40gb de hd
Uma distribuição que não interessa a ninguém.
Interessa a mim. Então, mesmo que não interesse a mais ninguém, o que está longe de ser o caso, o simples fato de haver um alguém interessado já torna sua afirmação falsa.
Para quê utilizar algo com tantos bugs? Para que usar uma distro em que a app store que contem programas menos recentes ( mais de 1 ano de atraso)?
Bugs há em todas.. no entanto, até ao momento ainda não encontrei nenhum que me impedisse de usar seja o que for.
Quanto aos programas não sei. A maior parte costumo baixar dos sites oficiais.
Caraca mano não vi tanto assim não, só dois na vdd, um do som q depois de reiniciar a interface funcionou perfeitamente, e outro q eu mesmo causei , após entrar por USB e redimensionar o swap não reconheceu mais o swap. Utilizo em edição como Ryzen por
aproximadamente um ano… sinceramente estou comentando pq pra mim aparentamente está difamando sem porque..ou essas novas versões estão boas
Tem programas menos recentes porque o Mint é baseado nas versões LTS do Ubuntu. Se queres algo super atualizado, usa o Arch Linux.
Como vocês aguentam viver preso no passado, sem está a parte das ultimas tecnologias e novidades? Vivem com medinho de usar programas mais recentes por medo de quebrar vossa distro. No Windows ninguém tem esse medo. Beijos!
Use uma distro bleeding edge como o Manjaro, opte pelos snaps e flatpaks se quer atualização.
Ninguém te obriga a usar apenas o Mint. O Mint é designado para ser estável, forte e para novatos no Linux.
Por acaso é a minha distro favorita e uso-a como SO principal do meu portátil 🙂
faltou um 9
“Está na hora de parar tudo o que está a fazer e instalar já o novo Linux Mint 19.2 “Tina”.”, Porquê?
PP, onde está:
– “o Linux é das distribuições mais amigáveis “, deves querer dizer “o Linux Mint é das distribuições mais amigáveis “;
– “Numa próximo artigo iremos ensinar”, deves querer dizer “Num próximo artigo iremos ensinar”
Não pisem na Última Flor !!
Mano pra que isso? Se fosse um mac os mojave vindo pra desktop beleza esse alarde. Mas é só mais uma distro entre ⁹999999999999999⁹…
Linux mint é limitado pois alguns programas e drivers de dispositivos não instalam nele corretamente.
“Esta distribuição traz também um instalador bastante intuitivo sendo muito fácil a sua instalação” , que pode ser usado por toda a gente que saiba ler e ainda lhe dá a opção de ler esta notícia na internet ao mesmo tempo. Claro que tem de ser rápido pois a instalação também o é, sem ter de se preocupar com drivers.
Quanto à instalação do Windows, onde é que pára a chave do mesmo e ainda tem de o ativar, esperar e esperar até que esteja pronto depois de reiniciar umas 3 vezes depois das atualizações e depois ainda retirar todas as opções de telemetria e outras coisas que não interessam para nada… comentários para quê?
Instalei o Mint há dois anos atrás, muito intuitivo e bonito mas voltei usar o Xubuntu ,por achar ele mais leve e enxuto.
Porém tive problemas duas vezes no grub com esse Lts18.04, vou testar o MX Linux, mais antes vou dar uma olhada no Mint.
Forte abraço
Teste o deepin se quer que seja leve e enxuto.
Obrigado pela sugestão, mas Deepin não.
Forte abraço
Olá amigo, instalei essa distro em um laptop ACER com 8GB de RAM e um core I5, porém leva muito tempo para iniciar, está levando em torno de 4min o boot, já pesquisei e não achei o erro, será que poderias me ajudar?
Já experimentaste com outra distro?
Se acontece o mesmo, o mais provável é estar com problemas no disco.
Sim tentei instalar o Ubuntu e não instalou corretamente, não sei se foi algum erro do pendrive ou da imagem. Havia instalado o Deepin, mas ficou dando problemas, tentei agora de novo por ter outra versão com melhorias e correções de bugs, mas só dá erro de instalação.
Se ele nem instala, é bem provável que seja o disco. Se tiveres um HDD (disco mecânico) tenta ouvir algum barulho tipo “tic tic” de dentro do PC. Se tiveres um SSD ele pode estar no fim de vida útil.
Se for preciso comprar um disco novo opta sempre por um SSD, o desempenho melhora muito.
Ah, podes sempre tentar refazer o download da distro e tentar com outra Pen. se não tiveres uma de 8GB é baratissima.
O mint instala sim, só o Ubuntu que deu problema e o Deepin que não instalou, eu tenho várias pendrives aqui e vou tentar com outras para ver se funciona, mas a questão de demorar para inicializar deve ser outra, o note é praticamente novo, tem 1 ano de uso, quando instalei o deepin pela primeira vez funcionou até um tempo, depois começou a travar e dar erro, então troquei pelo mint, que desde logo ficou demorada a inicialização. HD é mecânico, não tem espaço para outro HD, ou ssd, caso contrário instalaria, e não sei se o laptop suporta o SSD padão M2, vou verificar isso. Eu vi em algum lugar para mudar uma configuração no setup da bios, mas quando entro no setup não consigo modificar, me parece que o fabricante deixou bloqueadas algumas opções da bios, vou dar uma olhada se acho qo que era e posto aqui. Desde já muito obrigado pela atenção.
eu lembrei qual configuração de bios mudar, eu vi pessoas falando para mudar o SATA de AHCI para IDE que resolveria o problema, mas esta opção está bloqueada na bios do laptop, não consigo modificar.
Saudações,você tá usando a versão de 64 bits? Esse tempo de boot não é normal.
Tente instalar novamente e faça a partição /boot separada , 500 MB é suficiente.
Boa sorte,forte abraço.
Olá, sim estou utilizando 64 bits, vou tentar fazer essa partição pra ver se dá certo, obrigado pela dica. Abraço!!
Não instalem essa bodega. Optem pelo W10 que ficam muito mais bem servidos, livres de bugs de dores de cabeça. As distribuições Linux são as responsáveis pela quebra de 80% dos laptops e 10% de desktops dos utilizadores.
Números bonitos. Onde estão as provas? E o Windows 10 é tão bom que apaga os dados dos utilizadores com os updates.
Deixa lá as pessoas usarem o que quiserem.
Vou deduzir que isso seja sarcasmo
kkkkkk, que piada, conta outra que essa já acabou a graça.
Kkkk…nada ver , estes números estão ao contrário, quem precisa de ajuda por causa do sistema e recorre a mim, sempre usa Windows, kkk
Rapaz, que viagem.
Linux quebra os aparelhos? Que viajem essa mano. At na azure da M$ mais da metade dos server são linux kkkkk. O maluco ta delirando.
Que besteira.
Desculpem mas a versão disponível é a versão BETA. No site deles ainda não está disponível a versão 19.2 final
Verdade. Não deviam divulgar algo que não foi oficializado. Apesar de já se encontrar nos mirrors, não quer dizer que possam vir a alterar o ISO
Isso normalmente demora… é estranho, mas demora.
Pelo que li já é a versão final, apenas fazem o lançamento oficial mais tarde, para dar tempo que todos os mirrors tenham essa versão.
Só não funciona a minha placa wi-fi da Foxconn, estou usando via Tethering internet, já tentei de tudo, mas nada. Fora isso é excelente mesmo. Mas acho que vou migrar para outra Distro.
Só não funciona a minha placa wi-fi da Foxconn, estou usando via Tethering internet, já tentei de tudo, mas nada. Fora isso é excelente mesmo. Mas acho que vou migrar para outra Distro.
Vcs q são pré ou semi programadores ou coisa assim, saibam q sou usuário windos à anos de programas básicos q substitui dentro do Windows por programas open source, q embora precisem sempre atualizar me atendem perfeitamente. Agora estou usando os mesmos programas open Soure dentro do Linux Mint e a experiência tem sido mais do que satisfatória e gratuita, sem mensagensinhas mercenária na tela.
Quando tiver uma versão com LXDE talvez experimente. Continuo com o meu Fedora
As coisas que questiono sobre as distribuições linux, que dificilmente encontro resposta, se usa o kernel mais recente?? ou se inclui os drivers mais recentes??
Porque tenho um portatil arrumado que funciona mal o windows 10 e apenas suporta UEFI. A unica Distribuição linux que funciona bem é a versão diária do Ubuntu 19.10, com os outros não funciona o Wifi, o audio apenas funciona com os fones, e tem problemas de detenção de carregamento, ou seja não carrega (eu sei que é estranho, mas acontece mesmo).
Para…onde?
O A.O. além de não ser obrigatório, permite-nos pensar o que vamos escrever e como para não parecermos brasileiros à procura de de reconhecimento. Pára é pára, não é para ficar a fazer figuras de modernos.
Evoluir sim, deve-se, agora mudar só por mudar…
Pela enésima vez, só os brasileiros é que abrem naturalmente as tónicas às vogais, nós por cá enquanto estivermos neste hemisfério e continente, continuamos a precisar de saber quais as vogais que devem ter a tónica aberta.
E repito, o A.O. não é obrigatório, senão meu caro quando fosse caso disso estarias aqui a falar em fatos em vez de factos. em escanear em vez de digitalizar, em acessar em vez de aceder….
E já agora, sem o”p” em Egipto, os naturais de lá, passam a ser… Egícios? Os historiadores, investigadores, etc. dessa civilização, passam a Egitólogos…?
Nossa Paulo, esse caminho é tão apertado. Quer mesmo ir por aí? Nós sofremos dos acordos ortográficos desde… sempre 😉 se não ainda andaríamos por aqui a escrever commércio, pharmácia, etc…
Perca aqui uns momentos http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo-historia e veja tudo quanto veio com os acordos que o nosso idiona sofreu.
Cump.
E desculpem estar aqui com um assunto aparentemente off-topic, mas ainda ontem vi algures, um indivíduo com formação superior a escrever “tive-se”, nem existe. Em notícia de rodapé da SIC notícias, sobre o lançamento do S.O. da Huawei, lia-se sistema operacional (é bom que se saiba que está operacional) mas é operativo que se diz.
Começa a ser preocupante esta espécie de cancro que está a atacar a língua portuguesa.
Vale-me porém a crença de que tudo o que é imposto, que é forçado, quase prepotente, trem sempre o mesmo fim, acaba por ser esquecido.
Não sou contra a maneira como os brasileiros escrevem, mas então e os PALOP (paises africanos de lingua oficial portuguesa) foram consultados sobre alguma coisa? a L.P. é tanto nossa como deles, mas acho que deveriam ter sido todos consultados. Evitavam-se algumas figuras ridículas.
Já tinha visto esse resumo, falta aí dizer muita coisa. Isso não passa de um apanhado histórico sem contexto nenhum.
Falta dizer que desde os anos 70 que começou a pressão dos lobbies das editoras. E só isso, mais nada mesmo, provocou que se quebrasse a evolução, convergência natural que qualquer língua tem. Começou-se a forçar as coisas, por isso tanta discussão há hoje em dia.
Quanto aos exemplos que deste, “pharmácia” “commércio”, não estiveste atento ao que escrevi, eu disse que não concordo com mudar por mudar, evoluir sim, em absoluto.
É que há uma coisa muito simples nessa equação, as pessoas para aceitarem mudanças, têm de as compreender. Por essa razão, por falta dessa compreensão, se vê tanto erro a todos os níveis. As pessoas dão por elas a pensar como se escreve(devido a essa imposição) deixou de ser um processo natural.
Já vi na TV coisas como “chegas-te” em vez de chegaste, “tava” em vez de estava, um erro muito comum “tive” em vez de estive, mas “tive” também é uma conjugação do verbo ter.
Querer fazer com que se aceite o A.O. tudo bem, mas ao menos eduquem as pessoas, dêem-lhes formação correcta. Haveremos de lá chegar, mas sem imposições, sem obrigações. Naturalmente….
Para mim (que não percebo patavina de Linux) Mint é das distros que melhor consigo utilizar (versão xFce quando tinha o Pentium 4 a bombar)…