OS4 OpenLinux – Um das distros Linux mais fáceis de usar
…baseado no Ubuntu e Xfce como ambiente gráfico de trabalho
Desde 2005, ano em que Mark Shuttleworth e a Canonical Ltd anunciaram o Ubuntu, muitas foram as distribuições Linux que começaram a surgir. Muitas destas distribuições têm como base o Ubuntu, aproveitando a simplicidade e versatilidade da mesma.
Quando se pensa em Ubuntu + Xfce, o primeiro nome que surge é o projecto Xubuntu. Hoje vamos conhecer um projecto idêntico que dá pelo nome de OS4 OpenLinux.
No início do mês, Roberto Dohnert anunciou o OS4 OpenLinux 13.5, uma distribuição user-friendly baseada no Ubuntu e com uma versão personalizada do ambiente gráfico de trabalho Xfce. O OS4 OpenLinux é considerada uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, oferendo ao utilizador uma interação muito simples e inteligente.
A versão OS4 OpenLinux 13.5 trouxe até aos utilizadores um conjunto de novas funcionalidades, actualizações e também algumas novidades nas aplicações das quais destacamos:
- Arista Transcoder
- Para conversão de vídeo
- Pesquisa de ficheiros e directórios é agora muito mais rápido e inteligente.
- Firefox 22
- Thunderbird 17.0.7
- Day Planner 0.11
- Clementine 1.0.1
- Este é agora o player por omissão e possui suporte para transferência de ficheiros do iPad, iPod,Kindle Fire, etc
- QTransmission 2.51
Ao nível dos repositórios está também disponível o LibreOffice 4.0, o KDE 4.10 entre outras novidades. Ao nível de requisitos mínimos eta distribuição não necessita de grandes recursos ao nível do hardware, podendo ser usada apenas uma máquina com um processador a 1 Ghz e 1 GB de memória RAM.
Esta distribuição oferece um desempenho muito interessante, mas experimentando a mesma em modo live-cd. Para quem pretende ter o poder do Ubuntu e a simplicidade do Xfce então esta é uma distribuição a ter em conta. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.
Download: OS4 OpenLinux Homepage: OS4 OpenLinux
Este artigo tem mais de um ano
Boas.
Os links fornecidos apontam para o Fedora19 e não para o OS4.
Cumps.
«Experimentem e deem-nos o vosso feedback.
Download: Fedora 19 Schrödinger’s Cat
Homepage: Fedora Project»
É impressão minha ou há aqui qualquer coisa trocada? 😉
O Pinto baralhou-se todo 😀 estava a pensar nas bicicletas holandesas 😀
eh eh eh…contei 19 bicicleta…meti Firefox 19 🙂
Pedro Pinto, faça um post sobre o Snowlinux!!!
Abraço!
Boa tarde…
…qual é a diferença deste para o Xubuntu?
O cheiro…
AHAHAH top xD (spam sorry)
Assim de repente, talvez o software (aplicativos) instalado.
Segundo http://www.webupd8.org/2013/04/xubuntu-1304-available-for-download.html, «Default applications included in Xubuntu 13.04: Firefox 20, Thunderbird 17.0.5, Pidgin 2.10.7, Transmission 2.77, XChat 2.8.8, GIMP 2.8.4, Thunar 1.6.2, Catfish 0.6.3, Gnumeric 1.12.1, Abiword 2.9.2+svn20120603, Xfce4 Terminal 0.6.1, Parole 0.5.0, Gmusicbrowser 1.1.9, gThumb 3.0.2, Simple Scan 3.6.1, Ristretto 0.6.3, Xfburn 0.4.3, Gigolo 0.4.1, Mousepad 0.3.0 and Ubuntu Software Center 5.6.0, all on top of Xfce 4.10»
Pois… as aplicações, percebo que possam diferenciar alguma coisa, mas ao nível do sistema operativo em si, há algo que os distinga?
Não. O sistema operativo é o mesmo (Linux). Poderá haver diferenças no modo como ele é “apresentado” mas o “ambiente” é o mesmo (Xfce). Mais ícone menos ícone, basicamente é o mesmo. Ou seja, o que se faz num faz-se de igual modo no outro. Falando em termos de Windows, é como se aplicasse uma skin diferente na mesma versão.
OK!! Era mais ou menos o que eu julgava.
Thanks!
Olha a boing ball do Amiga…
Cada dia que passa mais me convenço, não existe distro melhor que Arch Linux. tem aquilo que eu quiser. e para os preguiçosos existe o Bridge Linux. um dia publico uns tutoriais.
Ou para os mais interessados: http://millertechnologies.net/forum/
Sempre achei o Bridge um projecto “por acabar”, homepage confusa, falta de documentação, interface estranha, bugs nas actualizações. No entanto o Manjaro sem nunca ter saído de versões alpha tem um aspecto muito mais “polido”, diria quase mesmo profissional, seja em ambiente Xfce, Mate ou Openbox que foram os que testei até agora.
sabes muito pouco do que falas nao sabes?
?????? http://millertechnologies.net/docs/README.html Isto é a documentação “oficial” do site… aqui está um óptimo exemplo daquilo que digo.
Felizmente há quem saiba mais do que eu e tenha exactamente a mesma opinião: http://mylinuxexplore.blogspot.pt/2012/12/bridge-linux-201212-review-arch-bit.html
“I downloaded 32 bit versions of all four but could run only three – the Gnome 3.6 won’t boot to a GUI and failed every time I tried.”
“. I really liked the KDE version, KDE 4.9 looks damn smashing but where the hell restart/shut down buttons go? ”
“Bridge doesn’t simplify Arch enough for a newbie and it takes a bit of Linux knowledge to get going on bridge. Manjaro is better for a newbie.”
Meus amigos o grande problema aqui é que são muito poucas pessoas as que sabem e realmente conseguem tirar partido das aplicações existentes nas mais diversas distros que existem de Linux. Cada vez tenho mais a certeza que alguns utilizadores não fazem ideia do que é o sistema Xfce, Gnome, Kde, Mate, etc… e depois baralham-se todos quando se fala em qual é o “melhor linux”.
P.f. não me levem a mal mas cada um é que tem de ver quais as necessidades que teem quer em termos de software quer em termos de Hardware pq existem muitas distros Linux que exigem bastante do PC e da placa gráfica… o UBUNTU por exemplo.
E acho que tb não é justo as pessoas escolherem as suas distros com base apenas do aspecto (skin) e pensarem que isso difere as funcionalidade das restantes versões.