PplWare Mobile

OpenOffice 3.3.0 disponível para Download

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. R says:

    e as compatibilidades estão melhores?

  2. A. Lopes. says:

    e porque não a vertente Libre Office?

    http://www.libreoffice.org/

    • Fernando Jorge says:

      Ia colocar uma mensagem sobre isso…

      …sinceramente, actualmente, não sei qual é a “modalidade” que se deve seguir… se o LibreOffice ou o OpenOffice.

      Curiosamente… o LibreOffice já tem versão 3.3.0 no PortableApps.com e o OpenOffice ainda está na 3.2.0.

      • Tiago Sá says:

        LibreOffice com certeza. Não é feito por pessoas que não fazem ideia do que FLOSS é, e é bastante melhor que o OpenOffice, apesar de estar em beta. Tem mais funções, e funções mais desenvolvidas, e os icons são melhores, não aquela porcaria da Ocraple.

        • Alexandre Alves says:

          LOOOL não sabes mesmo o que dizes ….
          O LibreOffice é um fork do OpenOffice achas que está tão avançado pq? porque alguma divindade criou de um dia para o outro?

          Isso das funções ainda vou averiguar mas duvido muito, uma vez que o código base é o mesmo do OO3. E o fork aconteceu a um par de meses.

          • lmx says:

            desculpa mas descordo quase completamente do que disses-te…a comunidade open source que tem vindo a desenvolver o openofice criou o libre ofice e são estes engenheiros que conhecem o open ofice melhor que ninguém visto que eram eles o pilar do seu desenvolvimento…
            Em relação ao fork ai ja podemos opinar sobre o assunto, mas por norma uma coisa aberta é mais desenvolvida que uma fechada.
            O import de cvs não seo o que é pois o oo3 ja fazia o import e até sugeria a separação por coma automaticamente coisa que o Mscrap não faz, ou pelo menso até a 6 meses atrás não fazia.

            Viva a liberdade de escolha e a escolha é isso mesmo escolha pelo que cada um deve decidir consoante as suas convicções…
            O ubuntu era suposto trazer ja na proxima versão o libreofice, não o vai fazer possivelmente devido a medo de falhas no mesmo, mas futuramente virá sertamente.
            Eu pessoalmente prefiro algo livre e que defende a nossa liberdade do que algo fechado e chaio de licenças e manhas..
            mas como disse cada um decida pelas suas convicções.

            cmps

          • merlin says:

            pelo que sei o LibreOffice (aka LibO) vai mesmo sair na proxima versão do Ubuntu como suite de produtividade por defeito.

            Mas não é só o Ubuntu. Muitas outras distros vão trazer o “LibO” por defeito. A primeira que vai sair com ele é o OpenSuse. Mas também a RedHat já adoptou. Aqui pelo trabalho a mesma coisa!

            O LibO é um fork do OOo mas feita por quem inventou o OOo – os seus programadores. O que o LibO tem de bom é que realmente, neste momento, não é mais do que o OOo 3.3 com os extras/melhorias fornecidades pela comunidade e que a Sun/Oracle nunca quis integrar. O LibO foi buscar uma série de outras forks como o Go-oo, por exemplo. A verdade é que, no fundo, o LibO leva vantagem sobre o OOo porque tem uma compatibilidade superior com outros offices bem como algumas funções extra.

            As verdadeiras novidades esperam-se na próxima versão. Já há mockups de uma nova UI bem como novas funções.

            Aposto que o LibO irá acabar, eventualmente, por esmagar o OOo…

          • merlin says:

            aposto… mas esperem lá… apenas 5 cent, que eu não quero arriscar perder mt hehehehehe

  3. JGomes says:

    Em português já existe o LibreOffice 3.3 – http://www.libreoffice.org/download/

  4. donkeykid says:

    Agora é que está um pouco confuso…
    Existem diferenças entre o Openoffice e o Libreoffice?
    Por exemplo, já existe versão Portable do Libreoffice mas ainda não do Open…
    Pelo que se sabe o Ubuntu vai deixar o Openoffice para começar a trazer o Libre… Porquê?

    • Wanderer says:

      A Oracle comprou a Sun e, dessa forma, ficou “responsável” pelo OpenOffice. Alguns dos principais developers da aplicação não gostaram do rumo da Oracle, por isso fizeram um fork do OpenOffice e criaram o LibreOffice. A Canonical, responsável pelo Ubuntu, apoiou este fork desde início e resolveu também adoptá-lo a partir da versão 11.04 no Ubuntu porque, penso eu, o LibreOffice, representa uma forma de ver as coisas mais aberta do que o OpenOffice a cargo da Oracle…

  5. Pedro Pinto says:

    Alguém conhece uma boa ferramenta para correcção de textos já com suporte para o novo acordo ortográfico?

  6. Bruno M. says:

    Libre Office, sem dúvida….

    Pelo menos para já, parece ter (e vir a ter) um futuro mais risonho que o open office.

  7. fernando martini says:

    acabei adotando como a maioria aki pelo visto o LibreOffice, gratuito, e traduzido,e ainda se A Canonical, responsável pelo Ubuntu, passou a dota-lo e este passou a ser meu sistema operacional vamos acompanhar

  8. cool-man says:

    Podem instalar o dicionario com o novo acordo ortográfico no OpenOffice e no LibreOffice

    http://darkstar.ist.utl.pt/openoffice.org/pt/oo3x-pt-PT-AO.oxt

  9. Tiago Azevedo says:

    E porque não outro software:

    – Mais pesado, é certo
    – Proprietário, é certo

    Mas bem mais bonito e que usa o global menu no Ubuntu?

    http://symphony.lotus.com/

    • DoContra says:

      Enquanto o meu comentário aguarda OK do moderador, acrescento que “Lotus Symphony is based on OpenOffice.org Technology and supports the ODF standard, ISO 26300”.

      😉

  10. Rui Amaral says:

    E o limite de folhas? antes eram apenas 256 folhas…

    • Ecchin says:

      Queres dizer páginas do Word, ou mesmo folhas no Excel? No Word entendo, agora 200 folhas no Excel parecem-me suficientes 😐 e difíceis de gerir num só livro.

      • Rui Amaral says:

        Sim queria dizer no calc (excel), tenho um programa que gera recibos e posteriormente coloca num livro calc por folha cada um dos recibos gerados. Isso significa que se o programa gerar mais do que 256 recibos não consigo abrir com o OpenOffice devido ao limite máximo de 256 folhas. No excel 2003 ou superior não se verifica esse limite.É pena o oppenoffice não ter ultrapassado isto ainda.

  11. DoContra says:

    E que tal o Lotus Symphony? Embora muito básico (só tem processador de texto, folha de cálculo e apresentações), é muito leve e abre sem dificuldades documentos formato Microsoft Office e OpenDocument sem problemas.

    Já está disponível a versão 3 em português europeu (creio que antes do acordo ortográfico): http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home

    E se cumprir a promessa de qualidade de outros produtos da Lotus é um “concorrente” interessante para quem não necessita mais do que escrever meia dúzia de cartas, fazer contas à vida numa folha de cálculo e mostrar coisas engraçadas numa apresentação sem grandes pretensões.

    • DoContra says:

      Errata: Onde se lê «documentos formato Microsoft Office e OpenDocument sem problemas» deverá ler-se «documentos formato Microsoft Office e OpenDocument sem formatações potencialmente problemáticas».

    • Tiago Azevedo says:

      Uso o symphony no Ubuntu,com global menu. E pelo que vejo, é bem mais pesado que o openoffice ou libreoffice…

  12. YYO says:

    HA 3 OPINIÕES:
    – os que realmente pagam pelo MS office e pensam no openoffice como uma possivel saida quando nao quiserem pagar mais pelo MS office.
    – os que realmente usam o openoffice tao habituados e curtem o software
    – os que usam MS OFFICE CRACKADO e tem a mania de mandar bocas a dizer que openoffice é isto e aquilo!!! SE NAO HOUVESSSE MS OFFICE CRACKADO VOCES TAVAM CALADINHOS E USAVAM O OPENOFFICE E NAO RECLAMAVAM

    Ainda ei de ver um dia que não haja office crackado e quero ver se não ficam de bico calado e usam o openoffice, eu uso o Ms office crackado por isso não fico pelos lugares a reclamar das outras possibilidades caso não tenha mais maneira de ter o Ms office crackado

    nao da para converter para DOC?? paciencia mete PDF e entrega assim que em todo sitio aceitam pdf

    COrreção openoffice agora é LibreOffice

    • Tiago Azevedo says:

      Correcção: há openoffice e o libreoffice; e dá para converter ficheiros em *.doc sim..

      CUmps

    • lmx says:

      boas…
      mas … YYO isso é que eu não entendo,quero com isto dizer que não entendo o facto das pessoas estarem constantemente a cometer crimes ckacando coisas, etc ,etc e mais não digo, quando teem uma de borla que é so fazer download e instalar gratuitamente, legalmente, sem crime nenhum…??
      Será que isso tem a ver com aquelas doenças do people que salta a roubar coisas nas lojas e chega a casa deita for a e vai roubar mais…esquece-me o nome desta doença que depois de um x de tempo claro é apanhado e vai preso, nos EUA, como não podia deixar de ser, existem aos magotes…!?
      Não percebo mesmo…

      cmps

      • merlin says:

        Ora lá esta!!!

        E para não andar com ilegalidades mudei-me para Linux!

        Vi-me “libre” das chaticesses de ter de andar todas as semanas a procura de um crack qualquer para re-crackar a porcaria de software que usava e que tinha deixado de trabalhar, e ao mesmo tempo abandonei as ilegalidades a que me tinha habituado no curso.

        Em OpenSource só não existe uma real alternativa ao Adobe Flash. De resto encontra-se tudo! Com mais ou menos função, mas tá la tudo para productividade!

  13. Emannxx says:

    É pena esta suite (assim como o Libre Office) ter uma interface “MS Office 2003 like”…

  14. Hugo Ferreira says:

    É pena o visual gráfico manter-se na idade da pedra!

    • lmx says:

      boas..
      isto é como tudo na visa se queres brinacdeiras e graficos e flores no ecran vais para um se queres trabalhar vais para outro…o ofice livre é para trabalhar, quanto aos outros também devem das , mas com tantas flores pelo meio não sei não…

      cmps

  15. cool-man says:

    “É pena esta suite (assim como o Libre Office) ter uma interface “MS Office 2003 like”…”

    Antes pelo contrario, espero que se mantenha assim.
    Odeio o interface do 2007/10

    • STP says:

      Já somos 2!

      Não gosto de coisas muito “apaneleiradas”.

      Que continue assim…

      • Jorge says:

        Eu, pelo contrário, acho imensamente útil a nova barra, principalmente no que toca a poder-se alterar os espaçamentos entre parágrafos imediatamente (não é preciso ir a Formatar > parágrafos a cada vez que notamos que o espaçamento que definimos não era o que pretendíamos).

        Outra coisa que gosto na nova barra é a facilidade com que se insere fórmulas matemáticas e caracteres especiais.

      • lmx says:

        comconrdo contigo STP, eu também não gosto de coisas apaneleiradas 🙂 …por isso e por muito mais uso openofice, se eles alguma vez começarem com paneleiragen, ai vou sofrer, pois a escolha começa a escacear, mas…não existe um ofice português baseado no openofice…pena ser pago, mas se não houver alternativa la terá que ser…
        ms odice??..o que flores no ecran e bolinhas e coisas fofinhas e ….epá…escolham outro isso não é para mim eu quando uso uma ferramenta é para trabalhar e nada de paneleirices…

        cmps

    • DoContra says:

      O interface do MS Office 2007/2010 ganhou em “bonecada” na razão inversa do que perdeu em funcionalidade. Não faz sentido andar a “saltar” de tab em tab para se fazerem duas ou três coisas que antes se faziam em segundos com uma única barra de ferramentas bem configurada (personalizada). Quem utiliza o Word com intercalação de campos (edição/impressão em série por exemplo) e necessita de alterar/actualizar sombreados e/ou tipos de letra em cada documento sabe o suplício por que se passa. O que vale é a possibilidade de se acrescentarem “ícones” para operações “favoritas” na mini-barra de ferramentas de acesso rápido.
      Assim, espero bem que o OpenOffice / Libre Office mantenham o esquema actual. Pessoalmente estou-me a borrifar para o visual dos ícones (até podem ser monocromáticos), desde que sejam realmente úteis e funcionais.
      Já agora, alguém sabe como inserir em rodapé o número de página / total de páginas (pág. n/nn) de uma forma rápida em Word 2007/2010?

    • JGomes says:

      Apesar de poucas vezes ter interagido com o Office 2007 e 2010, continuo a achar que o interface estilo Office 2003 continua a ser muito bom. Alias isto não é para ser bonito, é para ser útil.

  16. Já implementava uma GUI parecida com a do MSOffice actual…

  17. João Dias says:

    Para os que andam a pedir uma navegação parecida à do Microsoft Office, já está a ser “pensada” para o Libre Office:
    http://www.omgubuntu.co.uk/2011/01/libreoffice-ribbon-ui-mock-up/

  18. aver says:

    Dados os protestos quanto ao menus do Office 2007/2010 …

    Para ter o menu clássico do Office 2003 no Office 2007/2010 basta instalar o UbitMenu.

    Link para fazer download (atenção à língua)
    http://www.ubit.ch/software/ubitmenu-languages/

    Link para ver como é que fica – Entre Base (Home) e Inserir (Insert) cria Menu, que dá acesso a quase todo o menu clássico do Office 2003. Simplifica a curva de aprendizagem do 2007/2010 e permite encontrar facilmente os comando que se sabia de cor e salteado onde estavam e, com pressa, nunca mais se encontram no 2007/2010
    http://blogs.howtogeek.com/mysticgeek/2009/03/08/get-office-2003-menus-in-the-office-2007-ribbon/

    Se depois de experimentar não quiserem, desinstala-se como qualquer outra aplicação. Para mim vale ouro.

  19. Alucard says:

    Uso o OpenOffice há já algum tempo, tanto em Linux como em Windows e gosto muito. Para 90% dos utilizadores, o OpenOffice já faz tudo o que é preciso. O único senão é o facto da compatibilidade com documentos do Microsoft Office 2007/10 estar longe de perfeita… O mundo seria tão melhor se as pessoas deixassem de usar formatos fechados da Microsoft!
    Agora com a recente divisão dos desenvolvedores em OpenOffice e LibreOffice, fico com dúvidas de qual a melhor versão a usar…
    Quanto à remodelação da interface, concordo que já seria necessária, mas por favor que não tenham a infeliz ideia de imitar a Ribbon da Microsoft! É hedionda,bonita mas pouco funcional. Algo mais em linha com o iWork da Apple seria bem melhor!

  20. Jorge says:

    “Actualmente o OpenOffice.org 3.3.0 ainda não está disponível em Português, mas é já possível efectuar o download da versão em inglês.”

    De qualquer forma, em

    http://www.libreoffice.org/download/

    para Linux e Mac OS X há, para além do setup em inglês, o language pack pt – Português do LibreOffice (novo nome do OpenOffice).

    • Alucard says:

      O LibreOffice não é o novo nome do OpenOffice.É um projecto paralelo que nasceu do OpenOffice e da sua comunidade que pretendiam desvincular-se de empresas como a Oracle. Mas ambas as marcas irão co-existir, pelo menos no futuro próximo. Qual será a melhor opção para o utilizador, só o tempo o dirá. Por enquanto as diferenças entre ambos são poucas, mas com trajectórias de evolução diferentes e o factor concorrência, talvez os utilizadores fiquem a ganhar no fim.

      • Jorge says:

        O que eu queria dizer era que, para efeitos de quem usa o Ubuntu e simplesmente usa o software que vem com ele, nas próximas versões deste OS vai ficar com o LibreOffice em vez do OpenOffice.

  21. Ryan says:

    O Openoffice é qualquer coisa que uso com regularidade fora do ambiente de trabalho. Mas recentemente e por causa da compactibilidade com o material de trabalho tive de instalar num MAC a ultima versao do Office. Para o uso que lhe dou o OpenOffice chega mas como existe uma falta de compactibilidade o melhor mesmo foi tazer o MS Office. Obviamente mais completo para quem precisa de muitas configurações e todos aqueles etc… Por outro lado o OpenOffice está-me a dar problemas com o uso de certas macros e em alguns até em abrir ficheiros quer em Excel quer em Word.

  22. DanielC says:

    Boas!

    Podem-me dar umas dicas para actualizar a minha versão actual do openoffice para esta nova? Estou a usar o Ubuntu 10.04 (com a última actualização do Kernel)

    obrigado

    • Tiago Azevedo says:

      Instala antes o libreoffice por ppa – copia e cola na consola (no menu acessórios)

      sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa

      sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice

      Para o openoffice: https://launchpad.net/~openoffice-pkgs/+archive/ppa

      • DanielC says:

        Tenho 2 erros na instalação

        W: GPG error: http://ppa.launchpad.net intrepid Release: The following signatures couldn’t be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY 60D11217247D1CFF
        W: GPG error: http://ppa.launchpad.net lucid Release: The following signatures couldn’t be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY 7889D725DA6DEEAA

        E n estou a ver como os resolver!

        • Tiago Azevedo says:

          Tentaste instalar o libreoffice ou openoffice?

          Se for o openoffice: vai a https://launchpad.net/~openoffice-pkgs/+archive/ppa

          No site, clicas em “Tecnical Details” e depois em “what’s this”. Aí tens as instruções no “step 7”.

          Ou então coloca isto no terminal:
          sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 247D1CFF

          • DanielC says:

            The following packages have unmet dependencies:
            libreoffice: Depends: libreoffice-core (= 1:3.3.0-1lucid1) but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-writer but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-calc but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-impress but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-draw but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-math but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-base but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-report-builder-bin but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-filter-mobiledev but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-java-common (>= 1:3.3.0~) but it is not going to be installed
            E: Broken packages

            Desculpa lá o trabalho que estou a dar!

          • Tiago Azevedo says:

            1.º Remove completamente o openoffice: sudo apt-get remove –purge openoffice*

            sudo apt-get autoremove –purge

            Depois instala o libreoffice:

            sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa

            sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice

          • DanielC! says:

            Muito Obrigado! Já tinha pensado em remover o Openoffice, contudo pensei duas vezes.

            Nota: sudo apt-get purge openoffice*.* é o comando mais correcto para remover.

            Mais uma vez muito Obrigado! Agora sim, estou totalmente independente do Windows!

  23. Nuno says:

    O OpenOffice/LibreOffice é o que pretendo usar. Há uns tempos tentei. Mas cheguei a conclusão que em alguns sectores, nomeadamente mais técnicos (universidades para começar), que usem o sistema microsoft de raíz, torna-se ainda impossível converter os documentos decentemente para os formatos abertos.

    Portanto, se calhar seria bom apresentar alternativas às direcções de empresas e universidades, com um dos argumentos de poupança.
    Enquanto não acontecer, os Open ou Libre, não dá para usar.

  24. Pensamento Positivo says:

    Boas!… O OOo já o uso há uns anos!… O Libre office vou experimentar!… Agora, a paneleiragem da Ribbon do Office 2007/2010 é que sinceramente não!…

    Isso não quer dizer que não seja possível criar interfaces inovadoras e inteligentes!… Vejam aqui:

    http://clickortap.wordpress.com/

    Boa noite!…

  25. Prodígio says:

    Quem aconselhou o IBM Lotus Symphony, é porque nunca trabalhou com ele mais do 5 mins…

    É pesado…Não é nada intuitivo…É limitadíssimo…

  26. kendimen says:

    A actualizar! Bem lembrado 🙂

  27. Ana says:

    Boa tarde.

    Instalei a versão 3.2 do Openoffice e não consigo abrir documentos .docx. Alguém me consegue ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.