O Linux Deepin 15.6 já chegou! Aprenda a instalar em 4 passos
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Depois de chegada do Linux Deepin 15.6 e da apresentação das respetivas novidades, hoje vamos ensinar a instalar esta nova versão.
Novidades do Linux Deepin 15.6
- Novo welcome program
- Alterações na barra lateral de navegação
- Launcher mais organizado
- Tema Dark
- Outras novidades podem ser consultada aqui
Como instalar o Linux Deepin?
Pré-Requisitos
Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 20 GB (Importante que tenha 20 ou mais GB
- Memória RAM: 2 GB
- Ambiente gráfico: Deepin Desktop Environment
Passo 0) Início da Instalação
A instalação do Linux Deepin é bastante simples. Depois de arrancarem com a ISO, devem selecionar a opçãoInstall Deepin.
Passo 1) Idioma de Instalação
O próximo passo é escolher o idioma do sistema. Para este tutorial escolhemos Português.
Passo 2) Criar Utilizador
Neste passo o utilizador deve indicar um nome para a criação de um utilizador assim como a definição da respetiva passwords. Deve ainda também indicar o nome para o sistema.
Passo 3) Fuso Horário
Escolha agora o fuso horário. Para tal basta que indique, no mapa, a sua localização.
Passo 4) Local de instalação
Se a parte das partições era um entrave para muitos utilizadores, agora tudo é mais simples e intuitivo. No caso do Deepin podemos escolher a opção Simples, para ser o assistente a definir o sistema de partições, ou então escolher a opção Avançada para ser o utilizador a definir o espaço para cada tipo de partição.
E está feito! A instalação demora uns 10 minutos e, durante a mesma, são apresentadas as várias novidades desta nova versão.
Em próximos artigos iremos explorar as novas funcionalidades que fazem parte desta nova funcionalidade. Entretanto podem ir explorando o sistema com apoio dos artigos que já escrevemos - ver aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Dá para instalar em dual boot com o Windows 10?
SIm, na boa 😀
Agora já não dá, pelo menos não consigo. Tinha instalado o 15.5 e depois do upgrade para o 15.6 começou a dar problemas. Instalando o 15.6 num disco dá mas instalando através do instalador que vem no deepin para ficar em dual-boot com windows não dá (deepin-system-installer). Este instalador gera uma pasta na raíz do C:\ chamada “deepin” onde ficava uma imagem do SO. Assim o boot é controlado pelo windows e não pelo Grub do Deepin. Depois dos problemas com o update do 15.5 para o 15.6 não tenho confiança para meter o Grub do deepin a gerir o boot dos 2 SOs (Deepin e Windows).
Mas não demora muita e o Windows destrói seu Deepin OS
Já tentei por 2 x instalar , deu sempre erro a partir dos 5% , ( fiz download por 2 x caso estivesse corrompido a 1ª vez ) , alguêm já teve este problema nesta versão 15.6 ?
Nota estou a tentar instalar num SSD , não num disco virtual.
Estou com o mesmo problema, sendo que não tenho SSD, mas o erro é semelhante quando chega em 5% apenas diz que dá erro na instalação, ja criei EXT4, Swap, tudo o que se pede mas o erro persiste.
Já instalei com o windows 10 através do yumi, mas sempre que tento iniciar vai diretamente para o windows 10 e nem tenho opção para entrar no deepin, já instalei duas vezes o deepin e nada.. num hp 15-n004sp
Boas, tens de aceder à BIOS e alterar a order de boot. Deve resolver o problema. Abraço
Tive que desativar o secure boot na bios
É sem dúvida, logo a seguir ao Pantheon e ao KDE Plasma, o ambiente de trabalho mais visualmente atractivo que existe.
Ja a distribuição tem algumas falhas!!!
1 – O repositório do Spotify (incluindo por predefinição) não tem a chave pública… Para inseri-la temos de instalar logo de caras, pacotes não incluidos na distribuição para importar a chave… Já herdou de versões anteriores e nem retiram o repositório, nem adicionam a chave! Vá-se lá entender!
2 – O script de instalação dos drivers proprietários da Nvidia pela app nativa deepin, falha na compilação… Não instala automáticamente. (Já o Pop!_OS anda com o mesmo problama).
3 – Aplicações instaladas pela central de aplicativos do deepin, que embora tenha um visual excelente e incomparável a outras distribuições, é um pesadelo de scripts que adicionam repositórios, instalam pacotes e pacotinhos por todo o lado… Vai i386, vai amd64, vai tudo! Perde-se o fio à meada!
De resto é uma exelente distro 🙂
Vai ficar aqui no metal até à chegada o Elemantary OS Juno
Elementary OS Juno é igual o Solus 4 ou o Lubuntu com LXQT, falam falam que vai chegar, mas nunca chega… kkkkkkkkkkk
Só promessas.
No caso do Elementary OS, a equipa é pequena e perfeccionista! Será lançado quando estiver pronto e nunca se comprometem com datas de lançamento por isso mesmo. Não encontras outra distribuição com que dê tanta atenção aos pormenores.
LXQT é mais um projecto comunitário desenvolvido nos tempos livres…
Solus ainda está a criar raízes.
Já usei essa interface, mas tem algo nela que me faz optar por outras.
Ela é bonita? É.
Ela é moderna? É.
Ela tem configurações avançadas? Não.
Pois é, DDE deixa muito a desejar nas configurações. O KDE dá um caldo nela nesse sentido.
Muita configuração avançada só pode ser feita via terminal no Deepin, porque não existe forma gráfica de fazê-la. As configurações são muito simplistas. O painel não tem funções mais complexas.
É uma interface pra quem quer usar sem modificar muito, basicamente usa-se da forma que ela está. É igual o Pantheon, se você gostar de modificar as configurações a nível complexo, como no KDE. Melhor não optar pelo DDE ou Pantheon.
Não estou dizendo que o KDE é a melhor alternativa, apenas citei como exemplo, já que mesmo o KDE é altamente criticado por ter configurações complexas em demasiado que fazem uma pessoa se perder no meio de tanta configuração. Há pessoas que desejam a simplicidade do Gnome, do Pantheon, do DDE. Eu as entendo, gosto é gosto.
Copia do macOS… Deveria levar processinho.
gosto e uso, obrigado
Parabéns pelo seu trabalho!
Tenho um Macbook Air, onde posso sakar o Linux Deepin? É gratuito? E será que o Macbook Air não vai ficar lento?
Boa tarde dá para um Acer aspire One D260
Netbook Acer Aspire One D260 pc portátil
Especificações:
Sistema Operacional :
– Windows 7 32-bit Starter.
Processador :
– Intel Atom N455 – 1,66 GHz.
Chipset :
– Mobile Intel NM10 Express.
Memória RAM :
– 2 GB DDR3.
Display :
– LCD LED de 10,1 “- resolução de 1024 x 600.
Disco Rígido :
– 240 GB SATA 5400 rpm.
Gráficos :
– Intel GMA 3150.
Acho que não vai rodar bem, 2GB ram é muito pouco hoje em dia para qualquer sistema 64 bits, mas o grande problema é sua placa Intel GMA 3150, que possui uma falta de suporte decente da intel para o ambientes Linux. Recomendo Linux x32 que utiliza ambientes xfce ou lxde para seu notebook que são mais leves e depende menos de uma placa de video. Exemplos: Lubuntu, Xubuntu, Linux Lite, etc.
Lista de Linux com interface Lxde:
https://distrowatch.com/search.php?ostype=Linux&category=Desktop&origin=All&basedon=All¬basedon=None&desktop=LXDE&architecture=i386&package=All&rolling=All&isosize=All&netinstall=All&language=All&defaultinit=All&status=Active#simple
Lista de Linux com interface Xfce:
https://distrowatch.com/search.php?ostype=Linux&category=Desktop&origin=All&basedon=All¬basedon=None&desktop=Xfce&architecture=i386&package=All&rolling=All&isosize=All&netinstall=All&language=All&defaultinit=All&status=Active#simple
Boa tarde! Muito bom.. Essa distribuição Linux é ótima pra quem está começando no universo do Linux e tem um certo trauma com o uso do terminal. Eu sou bem iniciante me apaixonando pelo Linux portanto fiz CD com a ISO do Deepin e do Mint. Mas uma dúvida tem como instalar o Deepin como sistema operacional único da do seu computador. Porque quero migrar direto pro Linux. Obrigado parabéns pelo artigo. Abraço
Alguém que procura por “como instalar deepin OS” encontra essa página que só ensina a configurar a instalação. Uma pessoa que faz esta busca precisa de informações de como criar um pendrive bootavel, por exemplo, e não de como configurar a instalação. Quem faz esta busca é porque não sabe e precisa das informações completas.
Obrigado.