Descubra as novidades que pode encontrar no Kernel Linux 4.15
Desde o lançamento do kernel 4.14 a 12 de novembro de 2017, uma nova versão veio sendo desenvolvida, especialmente para mitigar as vulnerabilidades Spectre e Meltdown. Depois de passar por nove versões candidatadas, eis que surge finalmente o kernel 4.15, anunciado por Linus Torvalds no final do passado mês de janeiro.
Esta nova versão esteve em desenvolvimento durante cerca de oito semanas, durante as quais os programadores do kernel se dedicaram veementemente a redesenhá-lo contra as duas tão bem conhecidas e badalas vulnerabilidades, Spectre e Meltdown. Esta é a primeira série do kernel a ser completamente corrigida contra as ditas falhas de segurança, mas apenas para as arquiteturas x86 e PowerPC (PPC).
Also, it is worth pointing out that it's not like we're "done" with spectre/meltdown. There is more work pending (arm, spectre-v1, misc details), and perhaps equally importantly, to actually get the biggest fix for the indirect branch mitigations, you need not just the kernel updates, you need to have a compiler with support for the "retpoline" indirect branch model.
Linus Torvalds
Ainda há muito trabalho pela frente para eliminar definitivamente ambas as vulnerabilidades, mas de uma forma regular serão lançados novos patches para atenuá-las, afetando o mínimo possível o desempenho e a estabilidade dos sistemas.
Principais novidades do Kernel Linux 4.15
O kernel 4.15 é não uma atualização cheia de novos recursos, mas sim focada em corrigir problemas de segurança e aumentar a compatibilidade com outros tipos de hardware.
A nova versão conta com algumas novidades interessantes, entre as quais o suporte para a arquitetura RISC-V, suporte para a tecnologia Secure Encrypted Virtualization da AMD, e para o recurso User-Mode Instruction Prevention, uma característica dos processadores Intel.
Além disso, há boas notícias para quem possui placas gráficas da AMD, já que o kernel 4.15 traz melhorias consideráveis para o driver AMDGPU DC. Além disso, máquinas com o recurso SATA Link Power Management beneficiarão com um consumo energético mais eficiente.
Por fim, há um novo controlador de CPU habilitado (cgroupv2) para uma melhor gestão do uso do processador, e um novo sinalizador (mmap MAP_SYNC (2) que permite gravações diretas à memória persistente, gerida por diversos sistemas de ficheiros suportados.
Uma semana depois do lançamento do kernel 4.15, surge a sua primeira atualização de manutenção 4.15.1, sendo esta a mais recente lançada por Linus Torvalds. Para aqueles que pretendem instalar o kernel, o mesmo está disponível para download aqui.
Veja como pode atualizar o Kernel do seu Linux
Este artigo tem mais de um ano
Já cá canta…e sem o UKUU, que raio de nome!
Nome terrível, mas o aplicativo funciona bem.
Ubuntu Kernel Update Utility. UKUI. Não tem nada de terrível nisso.
UKUU
Estou usando do Ubuntu 16.04 desde o kernel 4.15-rc6, uso o Ukuu para manter sempre atualizado.
*no
Ok Edison, está satisfeito, continue. O Linux agradece.
è preciso uma ferramenta para actualizar o kernel? No arch linux é sempre a rolar …
jAugusto, claro que não é preciso usar uma GUI para actualizar o kernel. Eu também não uso em Debian. O Edison usa Ubuntu, é ligeiramente diferente, … nada mais…formas diferentes de obter o mesmo resultado.
+1
é claro que da para actualizar o kernel quem não consegue da no UKUU que resulta
Mal lançou a 4.15 e já temo a 4.15.1. Andam fazendo mais correçãos (cagadas) que a Microsoft.
A sério? Olha que não é bem assim…mas tens sempre a opção do LTS…
O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.
Fico com o linux
+1
+1
+1
linux o que isso ?
O comment seria pior ; )
E o SO dos nerds idiotas que n sabem usar windows
Sou veterano no Rwindows, e sei como é pegar 7 vírus de uma vez no win 10, só porque fiz download de um filme da mulher maravilha. Usei outro sistema Operacional o pclinuxos Br para fazer a mesma coisa e deu tudo certo e, inclusive no limux mint 18 sem problemas.
A insegurança é total. Para minha sorte o anti-vírus de microsoft colocou em quarentena e vi 7 de uma só vez, incrível!!!!!
“Sou veterano no Rwindows, e sei como é pegar 7 vírus de uma vez no win 10, só porque fiz download de um filme da mulher maravilha.”
E dizes-te veterano?! AHAHAHAHAH
só se fores veterano no download ilegal e visitas a sites manhosos.
Isso foi teste Idiota, faço faculdade em doutorado sistema de informação e, tenho a sua idade em sistema do Rwindows desde 1982.
Sai fora cortana!!
Quando não lançam atualizações… são maus porque não lançam.
Quando lançam atualizações… são maus porque estão sempre a lançar.
Tristeza de gente
Parece-me que usas o SO dos nerds e virgens que acham que não o são..
Tipico de quem tem mac e nem o sabe o utilizar. Fútil.
Cala a boca verme
E, mais um importante avanço destinado ao kernel…LKRG (Linux Kernel Runtime Guard – http://www.openwall.com/lkrg/), ferramenta de verificação de integridade ao Linux Kernel, como módulo carregável a qual executa a verificação da integridade de tempo de execução e detecção de vulnerabilidades contra o Kernel.
É uma pena a pouca educação, de pessoas que alimentam uma guerra de sistemas operativos, o baixo nível de argumentos, e desconhecimento de alternativas viáveis. É uma pena, a forma como se agarram a ideias pré concebidas e nem sequer são aquilo que pensam.
A abertura de horizontes e perspectivas é o melhor que temos nos dias de hoje, não é a escolha entre o preto e o branco, mas sim poder ver outras cores e poder dizer não quero preto nem branco e muito menos cinzento.
Quanto ao kernel, é o ciclo, melhor hardware melhor software!
Gostei.
Concordo contigo…
Falou tudo, concordo plenamente com suas palavras.
Parabéns pela sabedoria!
Só comentários tristes…
Mas falando do assunto: no 4.15 no que toca a mim o mais interessante foi os melhoramentos no consumo de energia no SATA….
Mas pelo que tenho visto o 4.16 vai ser mais bem interessante do que o 4.15…
No meu Arch Linux já rola o 4.15…
No meu linux mint 18 mate já rola tb!!
Óptimo.
Nem mais, todos os possuidores de máquinas com o recurso SATA Link Power Management, a eficiência de energia foi aprimorada com esta nova versão do Kernel, mas não se pode esquecer que existe um novo controlador do CPU, que permite melhores restrições ao nível da utilização do CPU e outras melhorias de enorme relevância, como seja a inclusão de aprimoramentos para novos drivers, arquitecturas, etc.