Moonlight 1.0
O Silverlight é uma tecnologia emergente da Microsoft, na área de conteúdos multimédia para Internet. Porém os utilizadores de distribuições de Linux, têm sido privados de usar essa tecnologia para aceder a determinados sites. Este aspecto parece ter os dias contados.
O Moonlight é a implementação de software livre, para os sistemas referidos do Silverlight. Este projecto advém do polémico acordo entre a Novell e a Microsoft que originou muitas críticas inflamadas da comunidade Linux. Deste “join effort” foi lançado recentemente a primeira versão estável. E como nós no Pplware queremos que os nossos leitores, do sistema operativo do Pinguim, não fiquem de mãos a abanar em nada que prejudique a sua experiência de navegação, deixamos aqui as instruções de como fazer a instalação no Ubuntu. Existe ainda suporte para todas as variantes de Linux da Novell, e Fedora.
Primeiro de tudo é necessário ir ao site oficial do Moonlight (referido no final do artigo). A instalação resume-se sobretudo a um extra do Firefox (versão 3.0 ou superior recomendada). Ora carregando no link de instalação, o Firefox irá alertar que preveniu que o plugin não fosse instalado. Isto acontece porque o site do Moonlight não é considerado uma fonte de extras fidedigna.
Carregando em permitir, o utilizador será apresentado com uma caixa de diálogo para instalar o plugin semelhante a tantas outras quando instala qualquer outra extensão.
Finalizado o processo de instalação, tem-se o plugin de Moonlight instalado, tem que se proceder à devida reinicialização do Firefox.
nada como testá-lo numa das Samples disponibilizadas no site do Silverlight, como por exemplo o jogo Sprawl.
Assim que se tenta carregar o Sprawl, o utilizador é avisado que para ter som e vídeo deve instalar os codecs disponibilizados pela Microsoft, dando a possibilidade de os instalar. Como eu acho que não vou apanhar nenhum trojan com isso (piada seca, eu sei) lá aceitei, e os drivers foram instalados.
Ah! Já estava a ver que faltava algum toque especial da Microsoft, a clássica caixa de diálogo EULA (End User Level Agreement). Vou aceitar mais uma vez, mas não façam como eu, leiam-na do início até ao fim.
Depois de instalados os codecs, o utilizador, pode interagir com a sua primeira aplicação aplicação Silverlight (ou Moonlight conforme preferiram).
Dos testes que fiz, este plugin apesar de uma versão estável parece estar muito “crú”, no que toca à compatibilidade total com todas as aplicações Web do Silverlight 1.0. Sim porque esta versão infelizmente ainda não suporta a versão 2.0 do Silverlight. De qualquer forma parece-me um bom esforço por parte da Microsoft e da Novell, em contribuir algo de significativo, e em forma de software livre para sistemas Operativos baseados em Unix, é um passo na direcção certa.
Contudo, e se a ideia é que este plugin tenha bastantes adeptos nestes sistemas operativos, ambas as empresas terão que fazer um pouco mais que isto, dado que apesar de o Flash Player da Adobe ser uma solução proprietária, o seu suporte para plataformas Unix melhorou bastante, ao longo do último ano com o lançamento da versão 10, e neste último ponto o suporte do Silverlight é ainda incompleto.
A aposta da Microsoft através do Silverlight (e consequentemente o Moonlight), de modo a competir no mercado de, conteúdos multimédia difundidos pela Internet, promete animar uma área nas tecnologias de comunicação que há anos é dominado pela a Adobe. E quanto a esta decisão é de saudar, dado que quando existe maior concorrência num mercado, origina maior inovação, e claro, quem acaba por ganhar é sempre o utilizador final.
Licença: GNU GPL Sistema Operativo: GNU/Linux Download: Moonlight 1.0 [0.9MB] Homepage: Moonlight Link: Teste Sprawl
Este artigo tem mais de um ano
O grande problema do Moonlight é que estará sempre dois ou três passos atrás do Silverlight.
O esforço da Novell é notável, mas temo que o facto de se tratar de um projecto de software livre que não é produzido directamente pela Microsoft, acabará por tornar o Moonlight num “enteado”, pelo que a sua última versão corresponderá sempre à versão anterior do Silverlight (digo eu).
Outro grande problema será a necessidade de utilizar codecs proprietários (Windows Media) para tirar todo o proveito do Moonlight. Assim, a parte do “software livre” fica logo inquinada.
Rui Brás
Talvez tenhas razão, mas esta é apenas a primeira versão do moonlight vamos ver. Infelizmente dou-te razão com o Mono (implementação do .net em plataformas unix), tem sido assim.
Embora lembre também que apesar de este ser um projecto desenvolvido por uma equipa da Novell, é o feito em estrita colaboração com a Microsoft.
Mas talvez o facto de a Microsoft tentar competir num mercado em que entra em clara desvantagem em relação ao Flash, talvez faça mudar de ideias a empresa de Redmond ;), e esta se queira envolver mais neste projecto como faz noutros projectos como o Apache.
@Rui Brás
Os codecs proprietários não tem problema nenhum, instalei-os porque quis e é a forma mais intuitiva (e pessoalmente nao tenho problemas com isso), é o mesmo que instalar o flash que tambem é proprietario.
Se não quiseres existe uma implementação usando os drivers de som e audio do framework gstreamer, vê este link:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1045206&highlight=obama+moonlight
tens é que adicionar mais repositórios ao Ubuntu.
offtopic: já saiu nova build do windows live essencials.
O messenger continua a suportar os actuais plus e a-patch
Todos os programadores de VB.net, C#, J#, C++ enfim do Framework da Microsoft, ficam sempre tristes de saber que as suas aplicações não vão correr noutros ambientes sem serem Windows. No entanto uma equipa de programadores desenvolveu o MONO (http://www.mono-project.com/Main_Page) que se encontra na versão 2.0. O MONO é um esforço para correr estás aplicações em qualquer plataforma, mas como aqui referido está sempre um paço atrás, e a maior dor de cabeça é sempre a compatibilidade pois nem tudo corre, certas bibliotecas não estão desenvolvidas ou incompletas etc. Mas não deixa de ser uma boa alternativa e livre.
Se não disponibilizam suporte a Silverlight…
Não acedam a sites feitos em silverlight…
Vão ver como rapidamente desaparece…
o Flash está para durar…
http://truquestelemoveis.blogspot.com/