Microsoft cria o seu próprio FreeBSD
Depois de todo o envolvimento da Microsoft no mundo Linux, a empresa de Redmond apresentou recentemente o seu próprio FreeBSD e “devolveu” o código à Fundação FreeBSD.
O objectivo foi conseguir que o FreeBSD passasse a ter suporte no Azure.
Jason Anderson, gestor da área Open Source da Microsoft referiu que esta “adaptação” vai permitir que os clientes do Azure possam ter o FreeBSD a correr em máquinas virtuais com total suporte.
Até ao momento a única forma dos clientes terem o FreeBSD a funcionar numa VM no azure era recorrendo a uma imagem personalizada/adaptada à medida de cada um.
In order to ensure our customers have an enterprise SLA for their FreeBSD VMs running in Azure, we took on the work of building, testing, releasing and maintaining the image in order to remove that burden from the Foundation. We will continue to partner closely with the Foundation as we make further investments in FreeBSD on Hyper-V and in Azure
Jason Anderson, Principal PM Manager at Microsoft's Open Source Technology Center
Além disto Anderson revelou também que a Microsoft tem realizado um trabalho intenso com o objectivo de suportar muitas outras appliances, muitas delas que têm com base o FreeBSD. Além de disponibilizar o código fonte à Fundação/Comunidade FreBSD, a empresa de Redmond revelou também que se vai manter activa no projecto, melhorando a performance e corrigindo alguns bugs.
O FreeBSD é considerado por muitos como sendo um dos melhores sistemas operativos até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais antigos e bem sucedidos projectos a nível de sistemas operativos, certamente para confiabilidade, robustez e desempenho de todo o sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Não gosto nada que a micrsoft se ande a meter no mundo linux. Tenho medo que eles tentem levar o malware que o windows10 tem para o linux.
Malware windows em linux? Mas tu estás parvo? Asério, vai estudar um pouco….
Sim e não…
Gosto do linux, uso linux (freebsd é outra ‘besta’ mas enfim)… Pensas que é só o windows que tem “bug’s”? Por exemplo ‘o ano do desktop linux’ ainda está para vir mas se for massivamente adotado no desktop achas mesmo que o pessoal que quer invadir sistemas vai parar pelo windows? não se o linux fosse o mais utilizado no desktop existiriam mais vulnerabilidades descobertas.
Linux tem a vantagem de os erros poderem ser “rapidamente” corrigidos, porém primeiro temos que saber onde é que eles estão.
linux é o sistema dos nerds, as pessoas comuns preferem windows ou macOS. linux = nerds.
errado. linux não é para nerds. o problema do linux é o suporte e aplicações que só existem para windows. O melhor exemplo de linux para todos é o ios, que basicamente é um linux altamente customizado
O iOS não tem nada a ver com Linux
a base do ios não é linux?
Para isso podes dizer que OSX, Android e Chromebook também sao linux…
não. o iOS tem como base o OS X da Apple que não tem nada de Linux
ok, então é baseado em bsd
Mac OS is based on a BSD code base, while Linux is an independent development of a unix-like system. This means that these systems are similar, but not binary compatible. Furthermore, Mac OS has lots of applications that are not open source and are build on libraries that are not open source.
http://askubuntu.com/questions/11392/what-are-the-differences-between-mac-os-and-linux
dizer que é baseado em BSD é ultra-simplista, já que o sistema não é só UNIX e tem um kernel bastante diferente.
@ PeFerreira98, Android e Chromebook usam kernel Linux, o OSX não tem kernel Linux nem qualquer outra ponta de Linux
BSD não é linux.
que é que o FreeBSD tem haver com Linux?
a MS deve ter montes de acoes da apple ……..
só pode ………………….. bsd é unix para “””pobres”””. jaeil user yes bsd é cool para o dono do datacenter.
o freebsd tem pouco a ver com a Apple
FreeBSD tem MUITO haver com o core do OSX (darwin).
Pesquisa um pouco 😉
O FreeBSD “apenas” serviu para substituir há 16 anos atrás a componente BSD do NextStep em que o OSX se baseia e desde então a Apple seguiu o seu rumo havendo muito código divergente ao nível do BSD, havendo apenas algumas contribuições pontuais entre sistemas BSD, sendo que o Darwin não é só BSD e os kernels são bastante diferentes.
De modo que a Microsoft “criar” o seu próprio FreeBSD não traz nenhum ganho especial para os sistemas da Apple, não mais do que com qualquer outro sistema compatível com POSIX.
BSD>>>>>>Linux
É verdade, mas mais importante que tudo, BSD >>>>>>>> GPL
Tão bom que as fundações BSD’s mendigam recursos financeiros, enquanto a Linux Foundation desse problema não morre! Compartilhar código sem ter nada em troca… não parece atrair muitas empresas dispostas a contribuir financeiramente.
Nem por isso, sao dois SOs baseados em Unix, mas BSD e Linux sao dois SOs distintos.
Ve aqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/FreeBSD
Sim, são duas coisas diferentes, apesar de normalmente se “meter tudo no mesmo saco”
Tão >>>>>> que quase tudo que roda nele é port.
Nao foi nada disso que aconteceu.. A microsoft apenas quer o FreeBSD no azure..e para isso faz alteracoes…
Pode não grandioso, mas o FreeBSD é tão somente o SO de base que corre nas applience da Cisco.
Bem pelo que sei o ambiente de virtualização que estão a ‘cozinhar’ para o bsd, o bhyve, parece que vai fazer algumas coisas como deve ser. Em comparação a projetos como docker vai ser bem mais seguro, mais estável, a configuração vai permitir maior isolamento…
Realmente para muitos serviços/servidores de rede (NAS, Routers, …) o freebsd tem grandes vantagens sobre o ‘linux’. Como desktop, ninguém que me tire o ‘mê rique’ gnome e o que o linux tem para oferecer.
bom o que estou percebendo, novamente vemos a Microsoft tentando passar a frente do linux, não conseguiu com segurança e confiança dos usuarios, agora tenta o sucesso do mac ox usa o unix no qual o mac tem como kernel, vale lembrar que o freeBSD usa ports e copila softwares, mal vejo usuarios do windows que vão para o linux em especial ubuntu , e consigam instalar o programas sozinhos, imagina usar o ports?, a Microsoft vai usar o mesmo processo da apple colocar uma central de software como o apple store, qual será o nome que vão da? diabrete rsrs veja o simbolo do freebsd e verá, obrigado pela compreenção.
o OS X não usa o mesmo kernel do FreeBSD, apenas aproveitou código do FreeBSD para substituir código BSD que era uma das partes do sistema do qual deriva, o NextStep.
não vamos polarizar a palavra linux nessa nova geração, vamos usar o termo certo unix
Nem mais. Freebsd n é linux
Ao nível de azure a Microsoft tem um suporte muito mau de networking. Amar linux e companhia deve ser para colmatar essa falha pois ao nível de networking iriia resolver muita coisa.