Microsoft bloqueia instalação do Linux em máquinas Lenovo?
Nos últimos tempos a aproximação da Microsoft ao mundo Linux tem acontecido a vários níveis. Quando muitos já consideravam que a Microsoft era um “bom amigo” do Linux, eis que surge a informação que a empresa de Redmond não deixa que os utilizadores instalem o Linux em máquinas Lenovo.
Mas será a culpa da Microsoft, da Lenovo ou dos sistemas Linux?
Um utilizador com o nickname BaronHK publicou recentemente no reddit que tentou instalar o Linux no seu ultrabook Yoga 900 ISK2 mas sem sucesso. Segundo o utilizador, houve tentativas também para instalar num Yoga 900S e Yoga 710S mas tal não foi possível.
Curioso com o que se passava, o utilizador foi à loja onde comprou o equipamento, onde foi informado que o seu ultrabook fazia parte do programa "Signature Edition" e que nesse sentido havia um bloqueio ao nível da BIOS que não permitia a instalação de outros sistemas operativos. Esta imposição faz parte de um acordo que a Lenovo tem com a Microsoft.
This system has a Signature Edition of Windows 10 Home installed. It is locked per our agreement with Microsoft
Em declarações ao site TechRepublic, Cassim Ketfi, um representante da Lenovo referiu que não existe nenhum bloqueio a este nível tanto da Lenovo como da Microsoft, No entanto, os responsáveis por esses sistemas Linux têm de libertar os drivers adequados. Segundo Ketfi, o problema está na falta de suporte à configuração RAID da storage da máquina.
To improve system performance, Lenovo is leading an industry trend of adopting RAID on the SSDs in certain product configurations. Lenovo does not intentionally block customers using other operating systems on its devices and is fully committed to providing Linux certifications and installation guidance on a wide range of products –https://support.lenovo.com/us/en/documents/pd031426. Unsupported models will rely on Linux operating system vendors releasing new kernel and drivers to support features such as RAID on SSD
Apesar das declarações a verdade é que agora que este caso foi tornado público verificou-se que há muitos utilizadores com o mesmo problema. Será que a Lenovo deveria documentar e ajudar nesta situação?
Este artigo tem mais de um ano
É a microsoft ou a lenovo?
A resposta é obvia: a Lenovo.
A Lenovo já deve fazer isto à décadas, mas só agora alguém descobriu porque ninguém usa Linux.
Lenovo T450 com Ubuntu!
Diz lá outra vez?
Os Lenovos pelo contrário até têm versão de fábrica com linux. E quem deve fazer os driver deve ser a Lenovo.
Com spywares da Lenovo 😉
Lenovo Y50-70 com ubuntu aqui, instalou sem o minimo stress
Tenho Linux no Lenovo T400. Versão 32 bits e versão 64 bits de varias distribuições foram instaladas sem problemas.
não, claro que não, deviam era todos bater com os co** no chão por impossibilitar o user de escolher o sistema!
Com BTRFS raid0 para que um driver para soft-raid que nem sequer é hardware raid?
O problema é que não dá para desactivar o RAID na bios… Tem a opção bloqueada. (Não dando para alterar para AHCI)
Não sou a favor deste bloqueios, mas quando estamos a falar dos mac tudo bem já estão acostumados a não ter liberdade já nem é noticia.
Ahn?
Eu consigo ter o que quero no mac, não entendo o que quiseste diz.
Faz la esse tal de dual boot então
Ele tem bootcamp. Acho que ja ouviram falar…
Eu que nao sou mac user até sei isso.
Oh nossa senhora, nunca ouviram aquela expressão “o mac é o melhor laptop para os outros sistemas operativos” ?…oh wait “youtube it” / “google it”
A Apple fornece uma ferramenta chamada BootCamp para permitir a instalação de outros sistemas em dual boot.
Antigamente não era muito comum por conta da arquitetura do processador (power pc). Mas depois que migraram para intel ficou bem mais fácil.
PS: Pessoas que não usam/não conhecem o Mac têm essa perspectiva de que tudo é bloqueado. Já vi gente falando que não dá para instalar aplicativos no Mac, a não ser os que estão na App Store… uma tremenda mentira, é possível instalar qualquer aplicativo.
Se quiser rodar aplicativos de Windows também é possível (com ressalvas) usando o wine, mas não passa de uma emulação.
Além disso é possível também criar máquinas virtuais através do virtual box, vmware etc. sem quaisquer restrições.
https://www.youtube.com/watch?v=3TXLWgVtoSY
O mac é o melhor pc para se por windows, por isso dá muito bem para mudar o sistema operativo!
Teóricamente o MAC não é PC 🙂
Teoricamente o Mac é mesmo um PC. A nível de marketing é não lhe dão esse nome, mas não altera aquilo que o produto é.
Não é melhor pc, isso é a pior peta de sempre.
O que acontece é que num MAC tens um SSD pci-e a ler e escrever a mais de 1gbs logo é uma rapidez brutal em qualquer sistema operativo.
Eu meto-te normal com um pci-e (desde de que seja compativel) igual ao deles e te ves que é a mesma coisa. Alias porque o resto dos componentes são “banais” i5u (modelos mais baratos), sem grafica dedicada etc etc… como podes ver, o que salva é o disco!
@jofeloba,
PC = Personal Computer.
Logo, Mac é um PC.
A questão é a *convenção* que se adoptou de forma *informal*. Chamamos PC aos computadores com Windows (regra geral) e Mac aos Macs.
Isto dos MAC e PCs dá muito trabalho a responder explicar…:)
Oh, gente! Vamos ver um pouquinho de história.
A IBM criou o PC em 1981. A arquitetura do processador do IBM PC evoluiu e hoje temos os processadores da arquitetura x86 como o i5, o i7, etc., enfim, os processadores “normais” para desktop e notebooks, e mesmo para alguns servidores.
Agora, vamos ver um histórico da Apple. A plataforma Mac usava processadores da arquitetura PowerPC, fabricados pela IBM. Com o passar do tempo e com a grande demanda pelos processadores da Intel e da AMD, a tecnologia X86 passou a ser mais barata e a gastar menos energia que os PowerPC, que eram fabricados quase que exclusivamente para a Apple.
Assim, em meados dos anos 2000, a Apple se viu quase obrigada a usar processadores x86. Ou seja, seus computadores ficaram mais parecidos com os PC’s. No início dessa migração, a principal diferença (e que segue até hoje) é o EFI, que é um substituto da BIOS. Apesar de que hoje em dia já algumas placas vêm com EFI.
Assim, em termos tecnológicos, os atuais computadores da Apple são mais semelhantes com PCs do que com os antigos Macintoshes.
Ainda são chamados de Mac por uma pura questão histórica.
Detalhe que se não fosse pela troca da arquitetura PowerPC para a x86 não teríamos a possibilidade de instalar Windows nos Macs. Quanto ao Linux, já haviam distribuições específicas desde antes da mudança de arquitetura.
Há pessoas que não sabem o que escrevem. Fica sabendo que nos Mac além do macOS, podes intalar Windows e até Linux de raíz.
Nos sistemas Mac podes fazer uma partição, instalar a distribuição mais adequada em Linux e podes organizar o bolor com o programa refind
Dando ou não dando para instalar outros OS nos mac, a situação é completamente diferente. A empresa que fabrica os mac fabrica também o seu próprio sistema operativo. Assim sendo, é normal querer ver os seus dispositivos a trabalhar com o macOS.
Por outro lado, até onde sei não foi a Lenovo que desenvolveu o windows, acho que também não foi a toshiba, nem a asus, entre muitas outras. Penso eu…
Isso é que é falar sem saber o que se está a dizer! Oh santa paciência…
Eu comprei uma dita máquina “signature” destas ai não faz nem uma semana e instalei Rosa Linux Fresh R8 sem problemas, o único detalhe é que tem que ser instalado via DVD e não por Pendrive. Existe muito mito contra as empresas fabricantes de hardware e contra a Microsoft.
Esta na moda estar contra tudo o que não seja apple. Por exemplo quando a apple faz restrições ou remove compatibilidade com de algum software com duas versões atras do OS, nunca ha problema. O windows 10 perde compatibilidade com software para o ms-dos criam-se logo 20 artigos a bombardear a microsoft.
Onde é que viste isso?
Que me lembre tudo continua a correr em todas as versoes MacOS X…salvo raras exepcoes…da mesma forma que com Windows funciona igual…há coisas que corriam no 7 sem problemas e nao correm no 8 ou 10… Problema?Nop.
Mas se instalar um novo SO, a Lenovo não poderá alegar alterações em caso de garantia?
É que quando se compra um computador, nas especificações vem lá o sistema operativo instalado.
Eu até que estava a ponderar comprar um yoga 900
Ainda bem que vejo esta noticia porque assim não vou comprar … uso opensuse desde 2006 e pretendo continuar a usar. logo …tenho de optar por outras soluções
A questão está nos drivers RAID do SSD…
A M$ não tem nada a ver com o assunto: https://www.engadget.com/2016/09/21/lenovo-pc-linux-trouble/
secure boot v. 3
Tenho um Yoga 3 Pro e estou a escrever isto usando Ubuntu…
Também tenho um e quando comprei tentei instalar não consegui. Será que pode s explicar como fez.
Tem que se ir à BIOS e fazer boot pela pen (onde tem a imagem do SO linux). Depois é arrancar e instalar normalmente. Voltar à BIOS e selecionar o boot correcto na UEFI.
Arranca em modo “Legacy” e tira o “Security boot” caso tenhas essa opção 🙂
https://www.engadget.com/2016/09/21/lenovo-pc-linux-trouble/
Eivel MS…. a instalar 14931 mas nunca me mexeu no grub.
“Unsupported models”<–typico, não uso + linux pq não há drives para muito hardware, a MS não tem nada haver com isto…..
Não andará a passar-se qualquer coisa com as bios de estranho. Depois do spyware que levamos com as instalações dos fabricantes, agora bloqueios da bios que exigem assinatura do SO. Já para não falar do serial code na bios para o Windows.
Pedro Pinto, pelo que vejo aqui vários utilizadores Lenovo desmentem isso.
Melhor avaliarem as fontes das notícias. Assim deixam de dar tantos tiros no pé
É verdade que não é possível instalar outros sistemas operativos (há mais alguns além do Linux e MacOS) e a culpa é da Lenovo
https://www.engadget.com/2016/09/21/lenovo-pc-linux-trouble/
The post has been removed because there is no evidence that the Signature Edition program blocks installing Linux as a matter of policy.
At /r/technology we require titles to match the article’s, or if it is a self post, the title must not jump to conclusions, or be click or votebait and must report facts, not hearsay.
The problematic part of the title is “Microsoft Signature PC program now requires that you can’t run Linux”.
A proper title would have been “Lenovo support rep says Microsoft Signature Edition program locks out Linux”.
Lenovo’s official statement denying that the Signature Edition requires locking out Linux:
http://www.techrepublic.com/article/lenovo-denies-deliberately-blocking-linux-on-windows-10-pcs/
Articles on this subject(with proper titling) can still be submitted.
Diga ( NÃO ) a Microsoft e a Lenovo !!!!
The End !!!!!
Nem sabes ver as fontes dos artigos originais e ver os desmentidos. Tira as palas
Cheira-me que isso foi aselhice do utilizador… e desconhecimento do vendedor.
Se ele compro numa loja tipo Worten/Fnac/Staples e afins, a probabilidade do vendedor “nunca” ter ouvido falar de Linux, é grande…
tb para que queria ele estragar o ultrabook com o Linux? <<<<tstststs há com cada um… instalar um sistema fraquinho em vez do windows 10. Muito gostam as pessoas da alternativa, mesmo que a alternativa seja má. ahhhh já vi que tem chá de todas as qualidades mas eu pra mim queria chá de esquebellezeee só pa ser diferente.
Agemir Valdir
comentários desses…
Tudo o que mexes hoje em dia é linux based (mesmo o smartphone que tens na mao) ou o sitio onde está alojado este comentário até (num presente/futuro) ao sensor de temperatura de casa…
Pode ter Iphone, IOS = UNIX based. não linux. Linux é um patamar a cima.
Assim como o android, é UNIX based.
Mas de resto concordo, no momento, em que qualquer app corra em cloud atraves de um brower, o windows morre.
A realidade não é bem assim. A Microsoft não é só Windows e o sitio alojado a correr um servidor Linux pode estar em Azure que é da Microsoft e é só uma das soluções mais usadas mundialmente junto com as da Amazon…
acho que foi é burrice de quem tentou ou apenas mentiram para criar fogo pela internet fora.
na bios ele se calhar tem de activar/desactivar alguma opçao de secureboot e/ou a pen estar mal criada…
nopes!
https://www.engadget.com/2016/09/21/lenovo-pc-linux-trouble/
Uso diariamente um Lenovo X250 com Linux Mint 17.3 e a instalação foi via USB.
Sistema de origem: Windows 8.
Alguém sabe qual a distro em questão.
Pelos comentários o pessoal tem usado distros para desktop que tem bom suporte de drivers incluindo os drivers proprietários, sem problemas.
Agora se for fedora ou debian puro ou outra mais focada em manter código aberto pode esbarrar em algum drivers proprietário.
Não tem nada a ver com distros. É mesmo uma questão de drivers para o RAID SSD
Há drivers para Windows e não para os restantes sistemas operativos.
FONTE: https://www.engadget.com/2016/09/21/lenovo-pc-linux-trouble/
Pois parece que o problema deve afetar todas as distros. E não algo como se passa com a UEFI boot, que agora há muitas distros que já incluem.
Será que quem comprou estes portáteis também vai poder substituir o disco sem problemas?
E pronto… confusão…
E porque não comprar os computadores já com linux instalado? Tem vários fabricantes que se dedicam exclusivamente a linux. São computadores mais caros? sim são, mas se preferes um computador com linux não vais comprar um com o “autocolante” do windows. Também pode ser feito um Hackintosh e instalar o iOS para PC’s (já lá vai o tempo do MACos) mas dá sempre este ou aquele bug porque não é um MAC.
Parem de criticar os fabricantes e “votem” com a carteira. Se pouca gente comprar computadores com Windows e der preferência a um Mac ou a um PC que venha com linux, do dia para a noite os fabricantes mudam as suas “políticas”.
De qualquer forma não deixa de ser triste sendo a lenovo uma das marcas de “eleição” para comprar um pc para linux.
Eu tenho no meu portátil e Lenovo o Ubuntu e até ao momento nunca tive esse bloqueio de Bios
A microsoft sempre gostou de bloquear o trabalho alheio. Fez o mesmo na guerra dos browers e vai fazendo sempre quando pode.
Essa é cómica…
A historia dos browsers foi uma estupidez da UE.
Então eu vendo camisas e sou obrigado a fazer publicidade as camisas da concorrência? É estupidez.
É fatal….sempre que se inicia um tópico de discussão/ informação há sempre quem desvie para assuntos que não são o tema principal….Parece doença.Chiça penico.
Lei da oferta e da procura, e só não comprar!!! Use Dell e seja feliz!!!
Carlos Filho
https://opensusebrblog.wordpress.com
aqui no Brasil um fabricante estava bloqueando a BIOS para somente Win8 e acima, impedindo Win7 e outros SO não-UEFI. eram os notebooks POSITIVO STILO, que depois disso liberaram novas firmwares liberando a opção secure boot. mas isso é bem desastroso, o usuário deve ter liberdade de escolher o SO.