MEO Cloud já tem versão Linux e Windows Phone do seu cliente
A MEO Cloud, o serviço de alojamento de ficheiros nacional que tem cativado cada vez mais utilizadores, tem, de forma consistente e muito firme, evoluído e dado aos seus utilizadores as melhorias e as novidades que estes precisam e querem.
A mais recente notícia dá conta da disponibilização de dois novos clientes para acesso à Meo Cloud, fora do ambiente do browser. Falamos do cliente para Linux e do cliente móvel para Windows Phone.
Estes dois novos clientes vêm complementar a oferta que estava já disponível para este serviço. Ao permitir que possamos aceder aos nossos ficheiros fora do browser, a MEO Cloud consegue dar a liberdade necessária aos utilizadores e garantir que estes, em qualquer plataforma, possam fazer a gestão dos seus ficheiros e aceder-lhes.
O espaço que a MEO Cloud disponibiliza é dos mais avultados na Internet, o que garante também uma experiência de utilização muito superior ao que podemos encontrar noutros serviços da concorrência.
Claro que o espaço não é tudo e os complementos, quer a nível de interface web ou de clientes, tornar a MEO Cloud um serviço de excelência.
Meo Cloud Linux
A versão Linux para a MEO Cloud pode desapontar os utilizadores, mas faz parte do plano de desenvolvimentos a ser efectuados por esta equipa. Foi tomada a decisão de dividir o seu desenvolvimento em duas componentes chave.
Em primeiro lugar foi criada e desenvolvida a versão CLI, que pode ser usada apenas através da linha de comando do Linux. Com esta primeira opção a MEO Cloud consegue alcançar mais utilizadores, pois pode ser usada quer em ambientes desktop e server.
Para segundo lugar ficou o desenvolvimento da versão GUI, com um ambiente gráfico que deverá poder ser integrada com o máximo de gestores de ficheiros e gestores de desktop. Esta será a versão que agora será desenvolvida.
A nova versão está disponível para arquiteturas x86_64, i386 e armv6l em pacotes .deb (Debian, Ubuntu, Mint, ElementaryOS, etc) e .rpm (Fedora, RedHat, etc).
Com a aposta em diferentes arquitecturas (incluindo armv6l) é possível ter o cliente Meo Cloud instalado em praticamente todos os desktop, servidores, NAS e até no Raspberry Pi!.
Praticamente todas as funcionalidades existentes nas versões Windows e Mac foram implementadas na versão CLI, incluindo selective sync, notificações, suporte de symbolic links, etc.
Download: MEO Cloud Linux
Meo Cloud Windows Phone
Mas a novidade não se fica pela nova versão Linux. Também o Windows Phone viu chegar a versão dedicada a esta plataforma.
Todos os que têm um dispositivo com Windows Phone 8 vão passar a poder também aceder remotamente aos seus ficheiro, em qualquer lugar e em qualquer momento.
A sua interface é muito idêntica ao que podemos encontrar nas restantes versões para dispositivos móveis. Podemos aceder aos nossos ficheiros, pesquisá-los, eliminá-los ou criar pastas, tal como fazemos na interface Web.
Download: MEO Cloud Windows Phone
Estas duas novidades vêm tornar a Meo Cloud mais mais atractiva e interessante face à concorrência. Este é um excelente serviço, Português, com óptimas performances e com clientes disponíveis para a quase totalidade das plataformas disponíveis.
Esta é uma alternativa que vos pode ajudar na hora de abandonar os serviços que até agora estão disponíveis na concorrência, que sabemos ser feroz e muito aguerrida.
Testem a Meo Cloud e vão com certeza passar a utilizá-la diariamente, esquecendo os outros serviços onde têm os vossos ficheiros!
Homepage: Meo Cloud
Este artigo tem mais de um ano
boas…
na parte que me toca fico contente pela aplicaçao…
” nova versão está disponível para arquiteturas x86_64…”
A intel nao tem arch64…a arch e da AMD logo AMD64…a intel ja lhe chamou IA64 e agora vem com o termo x86_64…mas a tecnologia foi criada pela AMD, logo AMD64, porque os creditos devem ser dados a quem os merece 😉
Acho a ideia de 2 versoes(CLI/Desktop) inteligente…no minimo 😉
cmps
Nops, IA64 e x64/AMD64/x86-64/Intel 64 (depende de a quem perguntares o nome…) são coisas diferentes.
IA64 é a arquiterura dos CPUs Itanium e é provavelmente a única no formato EPIC (explicit parallel instruction computing).
boas…
De facto referia-me á x64…quando me referi a IA64…
A IA64 também não é da intel…a intel não tem arch 64 bits…os processadores itanium foram criados pela HP, mais tarde a intel muito envorgonhada por não ter uma arch 64 bits, juntou-se ao projecto…mas a IA64 é a EPIC da HP…
Quanto á arch amd64, ela deve conter a designação de quem a criou, so mesmo uma empresa como a intel, para sobverter os créditos de quem os merece!!
Se foi a AMD que a criou…e se a AMD lhe chamou AMD64 por
Se foi a AMD que a criou…e se a AMD lhe chamou AMD64 porque é que a intel, que ja lhe chamou x64 e agora chama x86_64 não usa o verdadeiro nome da tecnologia??
isto é puro desrespeito por quem os ajudou a ter uma arch 64 bits, coisa que eles proprios não foram capazes de criar…
Seguindo a mesma linha de pensamento…a AMD poderia chamar aos cores x86…AMD32 por exemplo…e ela não o faz!!
Os créditos devem ser dados a quem os merece!!
cmps
A do Windows Phone é uma porcaria! Crasha sempre que clicamos numa foto para o respetivo upload. Ou seja, não serve para nada… (Lumia 820)
Olá Serginho. Boa tarde. Trabalho na equipa da MEO Cloud, e ficaria muito agradecida se nos contactasse dando conta do problema e das circunstâncias em que ocorre. Temos alguns utilizadores com o mesmo problema, e gostaríamos de resolvê-lo asap. Se para isso pudermos contar com a sua colaboração, melhor ainda. O meu mail é jonas@co.sapo.pt
Obrigada desde ja.
Para além disso, esta APP ocupa demasiado espaço para uma APP que não armazena dados no equipamento. No meu caso, é a que ocupa mais espaço (105MB). Isto num equipamento de 8GB é muito espaço perdido!
Uma porcaria porque não funciona contigo?
Tem juízo.
Uma boa aplicação tem de funcionar em todos os equipamentos, digo eu… 😉
Desculpa lá Sérgio, mas não me parece que isso seja verdade. Tenho um Nokia Lumia 920 e funciona muito bem! Consigo fazer uploads a cerca de 4mb/s na faculdade por exemplo, e nenhum falha.
A único senão da aplicação é que não dá para fazer upload de vídeos, o que na minha opinião é um pouco mau.
Olá Ricardo. Concordamos consigo. Tanto concordamos que o upload de vídeos está disponível na app de iOS e na app de Android. A app de Windows Phone não tem essa funcionalidade porque a Microsoft não permite 🙂
Scumbag Microsoft xD
Acontece no meu Lumia 820. Em breve vou fazer um vídeo mostrando o problema, para veres que não estou louco. 🙂
Fiquem com o vídeo do erro, e já agora, com o espaço em demasia que a APP ocupa. (https://www.youtube.com/watch?v=FqBhRMN_dVY&feature=youtu.be) e http://www.serginhom.net/meocloud.png
Funciona bem no teu porque não tem de aceder ao cartão de memória! Nos equipamentos que testei, crashou em todos que tinham as fotos no micro sd.
Boa noite,
Já experimentei a nova App da MeoCloud e acho muito boa. No entanto, tenho uma questão a colocar, que talvez algum de vós seja capaz de me ilucidar.
Sabem como colocar no arranque a App de forma automatizada no Fedora x64? É que é um pouco chato estar constantemente a ir ao terminal e a colocar o comando “meocloud start” para começar a sincronizar.
Eu uso ubuntu e o que faria para resolver isso era criar uma aplicação de arranque com esse comando.. ou seja até podia criar mesmo um “lançador” com icon e tudo e metia-o como aplicação de arranque.. espero não ter confundido e ajudado..
boas…
ainda não explorei o pacote deb(deve ser parecido ao rpm…), presumo que houve uma falha na criação do pacote…pois se é assim como dizes as minhas suspeitas confirmam-se…
seria de todo plausivel que fosse adicionado na pasta /etc/init.d, um script, ou oura coisa qualquer que fizesse arrancar a aplicação…como um Deamon, mas…a ser assim,não existe…
Apesar de a PT lhe chamar meocloudd(de notar o ultimo d), sendo que não existe o conceito de deamon…então o processo não deveria conter o ultimo “d”…
mas é como digo em Debian ainda não testei, porque suspendo sempre para a RAM…
Não conheço o systemd…eu ainda uso o Velhinho e espectacular sysvinit 😉
Com sysvinit, cria um link symbolico para o executavel na pasta /etc/init.d
, e depois ou adicionas “á unha” links symbolicos nas pastas rcX.d ou utilizas algum aplicativo para fedora…(em debian basta, para uma situação normal fazer “chmod 755 /etc/init.d/SCRIPT_name && update-rc.d SCRIPT_name defaults”)
eu não conheço fedora…
a pasta de instalação dos scripts em fedora penso que seja (/etc/rc.d/init.d…os gajos deviam estar bebados no minimo para escolher esta localização!!Esta localização é esquesita e colide com as designações do systema de arranque de aplicativos em background)
Mas como fedora, actualmente usa systemd :S não sei…eu vou fugir dele enquanto puder 😉
boa sorte
cmps
basta no teu /etc/rc.local adicionares:
su teu_user -c “meocloud start”
ou simplesmente fazer um script que controle todos os users que tenham a pasta ~/.meocloud e fazer um start ao processo e ao encerrar um stop.. eu até já me contentava com ter de correr o processo com o ‘&’ no final 😛
boas…
é bem verdade que podes fazer isso…
O rc.local, deve servir para correr aplicativos de systema, e so depois de este arrancar, e apenas processos controlados pelo sysadmin..
Por norma não se devem colocar la coisas, e se tiveres que definir um processo que corra primeiro que outro ai ja não dá mesmo porque não tens garantia de controlo na ordem de lançamento, por isso é que existem os rcx.d …
Depois tens outro problema…no shutdown da maquina…se o teu processo precisar de lock files…ja não vai arrancar da proxima vez :s(pois o programa, não termina graciosamente, e neste processo não remove o ficheiro de lock)
o rc.local, corre no final de cada nivel multiuser, o que no debian seria corre-lo desde o 2 até ao 5…
O debian por exemplo, nem o utiliza, nem sequer o aconselha, ele está lá, por questões de compatibilidade…
Deve se implementar nos runlevel’s existentes…
Mas é uma solução 😉
sim, eu normalmente tenho scripts para arrancar e terminar este tipo de cenas, mas quando não apetece, o rc.local serve bem.. e neste caso, podes fazer kill à froça ao preocesso e ele depois arranca na boa 🙂
“sim, eu normalmente tenho scripts para arrancar e terminar este tipo de cenas, mas quando não apetece, o rc.local serve bem..”
pois, eu sei 😉
por cá também vão la parar umas coisas heheh 😉
Ia jurar que já existia o aplicativo para Linux porque há já uns meses atrás eu transferia ficheiros entre o meu portátil (na altura eu usava Xubuntu) e o meu Desktop (Windows 7) e tinha sido a única forma que eu encontrei para transferir finehiros e era a “ponte” entre os dois (se a memória não me atraiçoa)…
Não precisas de jurar, é mesmo verdade. Nos tempos do PT Cloud existia uma versão Linux igualzinha em tudo à versão Windows. Com o Meo Cloud é que vieram limitar isso a cli, sabe-se lá porquê… Lá vou eu ter de regressar ao Dropbox, ou então usar owncloud! Já faltou mais!
Pode jurar à vontade e a sua memória não o atraiçoa. Quando lançámos a MEO Cloud, fizemo-lo já com apps de Linux (para Ubuntu). No entanto, não estávamos satisfeitos, e decidimos repensar a forma como abordávamos as apps Linux. O lançamento destas novas versões é o início da abordagem que nos deixa mais confortáveis 🙂
Tenho usado mais a MEOCLOUD porque é o único site deste tipo que consigo abrir no emprego. Talvez a PT nos ofereça mais uns Gigas de preferência gratuitos aqui ao pessoal nem que seja por 6 meses. Tenho aqui uns discos rígidos que preciso de reformatar e não tenho onde colocar a informação para tratar deles (6 discos de 160GB)…
Só falta a versão para o Windows 8.1, espero que não se esqueçam.
Só é pena não ter uma app minimamente decente do musicbox para windows phone!
+1
Funciona bem no Nokia 925. Mas aguardo a app do MEGA! 🙂
Mais uma app no ecosistema da Microsoft! É assim mesmo.
Bom dia,
Sou cliente da MEO (M4O), pago a mensalidade como os outros e não tenho aplicação para o meu BlackBerry Z10!!!!!! Alias não há nenhuma aplicação da MEO para para o novo OS10 da BB, que diga-se, estou muito muito contente com ele (tirando a MEO que se pudesse rescindia já hoje o contrato.)
http://n4bb.com/blackberry-z30-defeats-rivals-ces-competition/
http://n4bb.com/blackberry-z30-vs-iphone-5s-word-prediction-comparison-video/
PARA QUANDO???!!!
Já tivemos a oportunidade de responder a essa questão, que fez o favor de nos enviar por mail. Obrigada pelo feedback.
O MEO cloud é baseado no owncloud? Uso o owncloud e o interface é muito semelhante. Uma vez que é um projecto opensource faz sentido que seja. Muitos fornecedores de serviço cloud pelo mundo fora utiliza esta plataforma.
A MEO Cloud é inteiramente desenvolvida pela equipa do SAPO.
Cliente Linux é sempre bem vindo 🙂 para quando o mesmo para o player do Music Box?
🙂 simplesmente ótimo, já usava em windows mas em linux como sou debian e em várias maquinas apenas linha de comandos nunca consegui por a funcionar, acabei de instalar e brincar um bocadinho de nada com as opções e o programa está simplesmente ótimo 🙂 aparenta estar melhor que o dropbox 🙂
Obrigado pplware que eu já tinha desistido de usar a minha conta
Boas,
Aproveito este espaço publico para colocar algumas questões relativas ao serviço, uma vez que a Srª Mª João Nogueira, é utilizadora activa e se faz representar…
Sou utilizador diário da Cloud, nomeadamente do SkyDrive da Microsoft, e infelizmente os 25GB estão a esgotar pelo que terei de adquirir mais espaço. Os planos deles são baratos face ao espaço oferecido, e isso agrada-me!
Mas antes de tomar uma decisão prefiro estudar a concorrência, e após ver o Documentário acerca do vosso DataCenter na Covilhã… Pensei que antes de estar a dar dinheiro aos Americanos/NSA, e ainda lhes confiar quase todos os meus dados… Preferia ter os mesmos em solo português. Mas agora levantam-se algumas questões…
Questão 1
Pelo que andei à procura… Estamos confinados a 16GB? Não há planos… E se há quais são os preços e modalidades? (Eu não sou cliente Meo devido aos preços que são superiores à concorrência, mas gosto de usar o serviço, em casa de quem o pode pagar!)
Questão 2
Quais as garantias de segurança dos dados, em dois sub-tópicos…
– Não existe 2 Step Verification, que para mim é uma falha muito grave… Ou tal como no SkyDrive, Log In com um código de utilização única, enviado por SMS.
(Assim se quiser aceder aos meus dados, não me preciso de preocupar com máquinas infectadas com keyloggers ou outro malware, e posso sempre fazer a gestão das maquinas confiáveis onde posso ou não fazer o Log In normalmente).
Assim sendo, alguma ou mesmo as duas destas funcionalidades estão prometidas?
– Quais as garantias que os nossos dados estão realmente protegidos? …contra falhas técnicas, ou até mesmo do acesso por parte de funcionários, ou até autoridades.
(Dropbox lê os documentos, o Google faz o que faz para nos sugerir a melhor publicidade… Os discos rígidos tendem a ter problemas, experiência pessoal que me levou a apostar na Cloud, e quanto às autoridades… não me meto em problemas, mas gostava de conservar algumas musicas que me parece, que não encontre o CD original aqui por casa, se é que me entendem…
A conta está criada, já explorei o serviço e está objectivo, visualmente atractivo, e faz mais do que aquilo que o comum mortal necessita, mas poderá dar jeito para “geek’isses” no futuro.
Agora antes de saber se invisto no SkyDrive ou mudo “tudo” para o MeoCloud, precisava mesmo de respostas relativamente à segurança, e claro, o preço a pagar!
É que são milhares de fotografias, documentos pessoais, entre outros ficheiros multimédia de uma vida… que estão protegidos apenas por uma credencial, que pode ser facilmente roubada!
Eu até posso publicar aqui a password do meu email, mas com aquilo bem configurado ninguém lá entra sem eu saber… Agora no MeoCloud, qualquer chico esperto pode ter acesso aos meus dados, se eu não me precaver!
Aguardo uma resposta e peço desculpa pelo testamento!
DC
Eu poderia responder, mas não ficaria bem respondido. Vou pedir a outra pessoa da equipa para responder directamente a esta questão 🙂
Obrigado pela rápida resposta.
Aguardo então uma resposta mais detalhada de alguém da sua equipa, pois analisei a Cloud da Vodafone, e os 7€ por mês por 100GB não me compensam, quando posso pagar 19€ ou menos por ano e ter 75GB que já chegam perfeitamente para as fotografias! Fora as questões de segurança que também se descuidaram…
Qualquer coisa, o meu email é costa[dot]firebird[at]gmail.com
Bom era, também, em Android permitir o Download dos arquivos para uma directoria à escolha do freguês. Até lá fica atrás da Dropbox, Gdrive, Skydrive…
Na próxima release da app, já vai haver essa possibilidade 🙂
Maria João, sabe se está prevista alguma interação da MEO Cloud com o box da MEO?
Muito bom! Agora para ser perfeito era se criassem uma app na box que permitisse ver o conteúdo da cloud na TV…
isso erna nice 😛 mas acho que eles preferem que alugues mesmo os filmes 😉
lol heheheh
trabalho muito bem em linux, testado no centOS.
uma sugestao , no cli seria bem vindo o
meocloud status dinamico.serviria mais como notificacao e prevençao para nao fechar o terminal sem querer.
mas tambem vivo bem sem isso.
obrigado pelos serviço, sem queixas em windows e linux.
Vê lá se este comando faz o que queres: ‘watch meocloud status’
É assim que resolvo o problema que tens.
Se tiveres uma ideia diferente podes sempre fazer uma sugestão criando um issue aqui: https://github.com/sapo/meocloud-cli/
Ou melhor ainda podes implementar essa ideia e fazer um pull request! xD
obrigado Francisco, mesmo o que procurava.
para ficar perfeito penso faltar apenas limitacao the upload e download.
Eu gostava de saber como poso aderir ao MEO GO
Bom dia obrigado
Experimentem o Copy. Além de ser uma empresa reconhecida (Barracuda), pelo que pude apurar, eles têm infraestrutura própria, ao contrário de que acontece com outros serviços, que usam servidores alugados. Nesses, nós colocamos os nossos documentos num serviço chamado X, que por sua vez recorre a servidores da empresa Y, que tem um servidor próprio na Tailândia e cópias num servidor na Merdaleja alugado à empresa Z, e às páginas tantas já não sabemos por ande andam os nossos documentos.
O Copy não faz isto, além de oferecer aplicativos para quase todas as plataformas (Windows, Linux, Android, IOS). Em termos de espaço também é melhor que a maioria, com 15GB iniciais, e uma campanha de referrals imbatíveis. Por cada convite aceite, mais 5GB! Nenhum outro serviço faz isto. Faz uso de encriptação de dados na transmissão e no armazenamento. Se quiserem experimentar o Copy, usem o meu referral: https://copy.com?r=ZiYWGl
Ganho mais 5Gb, e vocês também, ficando logo com 20Gb (sim, ganham ambos, também nenhum outro serviço tem esta política de referrals)!