Manjaro Linux – O sistema perfeito para o seu netbook
Edição especial do Manjaro Linux optimizada para processadores Intel Atom
O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
Recentemente a equipa de desenvolvimento desta distribuição lançou um edição direccionada para os netbooks.
Foi na passada quarta-feira que a equipa de desenvolvimento do Manjaro Linux lançou uma versão direccionada para netbooks.
Esta versão vem totalmente optimizada para processadores Intel Atom e o ambiente gráfico XFCE sofreu também um conjunto de adaptações para que ofereça a melhor performance em máquinas com menos recursos de hardware.
Tal como as versões “normais” do Manjaro Linux, esta edição para netbooks traz já suporte out-of-the-box para a maioria dos formatos multimédia (a versão i686 inclui até uma versão especifica do plugin flash para tirar melhor rendimento das gráficas Intel GMA (950/3150/etc).
Tem um Netbook (ou outra máquina) e quer dar-lhe uma nova vida?…então experimentem o Manjaro Linux …vão gostar. Além do Manjaro podem também experimentar o Linux EasyPeasy ou ver aqui outras sugestões.
Este artigo tem mais de um ano
Olha ai está uma boa noticia para o meu netbook, estava a pensar vender, mas não o farei antes de experimentar esta disto…
Primeiro ponto, não existem sistemas perfeitos.
Existem é sistemas mais ou menos ideais em função de cada utilizador.
Quanto à optimização para processadores atom, qualquer distro pode ser alterada para isso.
Ainda bem que existem estes SO’s
Será que esta distro tem algo do estilo “Super Hybrid Engine” da Asus?
Por acaso, apesar de não me queixar muito do Xubuntu no meu netbook com cerca de 5 anos (1GB de RAM) andava a pensar como optimizá-lo ainda mais, mas se calhar vou testar esta distro para ver o resultado sem perder muito tempo.
Tenho um Eeepc asus 1215b com um processadaor amd Brazos e desde que ele saiu sempre usei e uso manjaro xfce normal e nunca tive problemas de maior a não ser últimamente com o aMule que bloqueia e que ainda não descobri qual é o problema.
A única alteração que lhe fiz foi mudar a ram de 1GB que tinha de origem alterei para o máximo 8GB e como gosto de ver filmes baixei o máximo de codecs que pude arranjar nos vários leitores de video para além do VLC que vem de origem (smplayer; winff, Gecko etc.
Aconselho a instalarem um pacote/configuração chamado TLP, porque com ele vai melhorar o tempo de bateria, gestão de CPU, baixar temperatura, na minha opinião é excelente pacote para qualquer distro/portátil.
Para mais informações consultem:
http://www.webupd8.org/2013/04/improve-power-usage-battery-life-in.html
–
http://linrunner.de/en/tlp/docs/tlp-linux-advanced-power-management.html
Qual é a versão concreta que devemos escolher?
Tem uma versão muito legal também do Manjaro chamada Cup of Linux….vale a pena testar também.
isto interessa-me
Para um Portatil normal que distribuição aconselham? ja tive ubuntu algum tempo depois decidi experimentar o mint mas tou farto dele e gostava de experimentar algum diferente so mesmo para acesso a net e offices 🙂
Fedora ou Mageia no caso de RPM’s
Boas,
Tenho um eee pc 1001px com o peppermint instalado valerá a pena trocar para esta distro?
Queria um pouco mais de autonomia visto que em termos de performance não tenho queixas.
MC
Tiago
Achei o Linux que eu queria pra meu netbook..obrigado pessoal