PplWare Mobile

Manjaro Linux 0.8.7 Ascella – Uma distro Linux irresistível


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Carlos Melo says:

    Na primeira imagem como é posso fazer para ter a informação do sistema tal como esta na imagem?

  2. L500 says:

    Destas ferramentas precisas:
    Shift+PrintScreen
    Ctrl+V
    Paint

  3. Helvio says:

    Só por vir com o Xfce e KDE já torna a distro interessante, pois estes ambientes gráficos estão muito bons, rápidos, fáceis de usar e estáveis (KDE 4.11 surpreende, só quem experimentou pode afirmar isto).

  4. rodrigo says:

    •Kernel: 3.4.59 LTS/ ?
    ja estamos no 3.10… Pode ser atualizado?

  5. rodrigo says:

    tenho um notbook megaware 2g ran dd3 placa ati. Qual ambinete seria mais agradável a performace?
    PS.: ele roda .deb

  6. José Dias says:

    Penso que cometeram um lapso ao indicar que o Ubunto é uma rolling distro: “O Manjaro Linux não é uma rolling distro (isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo – como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses)”
    Uma rolling distro não tem atualizações de X em X tempo. Está constantemente atualizada com as últimas versões de cada pacote.
    De resto bom artigo e boas novidades para o mundo linux.

  7. outeiro says:

    Olá,

    Sou um pricipiante, por isso pergunto: rolling distro é a que tem nova realease cada 6 meses, por exemplo.
    Como se chamam as que se actualizam regularmente, sem haver necessidade de instalar a nova versão, como o Arch Linux?
    Esta, Manjaro, actualiza~se regularmente?

    Obrigado.

  8. Luís Nabais says:

    Não aconselho o uso desta distro em todos os casos, deve ser bem avaliado o seu uso. O principal motivo é a forma como funcionam as actualizações da mesma, os updates de segurança demoram até 1 mês a ser lançados em Manjaro. Isto comparativamente com Arch Linux, a base de Manjaro.

    Podem ler mais em: http://allanmcrae.com/2013/01/manjaro-linux-ignoring-security-for-stability/

    • NelsonZed says:

      Luis apenas os experts usam arch, o resto do pessoal prefere os derivados, mais simples. N vejo problema nos fix virem depois de bem testados, isso é mais preocupante no windows.

    • madnix says:

      Isso é um alarmismo desnecessário e fundamentado por uma review de um “mal amado”. Portanto, Luís, é uma “nabice”.
      Manjaro “Ascella” XFCE tem uma performance excelente até em netbooks e é, dentro das distribuições baseadas em Arch, a mais estável de todas, principalmente, por não ser tão “bleeding edge” como as outras.
      Saliento, também, que fazendo o update para a versão 0.8.7.1 o kernel passa a ser da série 3.10.

      • Luís Nabais says:

        Caro madnix, se reler o que eu escrevi e o que escreveu, em nada me contradisse.

        Eu não disse que o Manjaro tem um performance má nem que não era estável. Muito pelo contrário, disse apenas que sacrifica a segurança para ter mais estabilidade, pois até os pacotes de segurança que chegam ao Arch, demoram cerca de 1 mês a entrar nos repositórios stable do Manjaro. Sem dúvida, muito stable, mas mais seguro? Não.

        Espero desta vez ter sido explícito.
        PS: Como pode ver não foi qualquer “nabice”, coisa que fez, ao interpretar de forma incorrecta o que eu disse, que são factos.

  9. portaro says:

    Testei e numa palavra muito bom.

    Usem o cli install naturalmente há alguns bugs com a versão do instalador gráfico.
    Excelente alternativa ao Ubuntu finalmente e quem diria vinda de uma base Arch.

  10. paulo says:

    olá pessoal!
    Instalei o manjaro linux 0.8.8 kde no meu notebook,e posso dizer que realmente é das distribuições mais fáceis de instalar que eu já usei,é quase tudo automático,a nível de hardware detectou absolutamente tudo,é leve,em termos de facilidade de uso esta ao nível de um linux mint,quanto as aplicações traz o que é preciso sem redundâncias.
    Só falta uma coisa a esta distro para ultrapassar de vez o mint é um centro de software (tipo ubuntu), pois o que tem o manjaro mais parece um sinaptic manager-para mim não e problema pois vem completo acompanhado pelo aur-porque para mim tem um grande trunfo em relação é rolling release,e posso dizer que apos a ultima actualizção do 0.8.8 para o 0.8.8 continuo estável e a funcionar bem so digo que vale a pena experimentar o manjaro não se vão arrepender.

  11. Brso01 says:

    Manjaro Linux está muito bom, tudo funciona, até a placa de wireless broadcom que no ubuntu e derivados dava imensas dores de cabeça par ainstalar as drivers.
    Como utilizador comum considero que este Manjaro é a distro mais funcional de todas, onde quase tudo funciona como seria de esperar, e mesmo em maquinas mais antigas como por exemplo amd turion com radion xpress 200 onde o tenho instalado tem uma performance muito boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.