PplWare Mobile

Linux Mint 15 Olivia – Desktop Perfeito (I)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Dat55 says:

    Para instalar um programa de torrent podem usar o Qbitorrent. Muito bom.

  2. Diogo says:

    Convém dizer que está ser utilizado o Mint 15 com a interface MATE como exemplo, porque com a Cinnamon, o gedit e o vlc já vem instalados por defeito…Para a parte II, talvez Dropbox, Skype, VirtualBox…

  3. Ricardo Ribeiro says:

    Bem,não sei qual a versão que foi testada, mas com a Cinnamon 64bits já lá tinha o VLC e o gedit.

    Quanto ao Chrome bastou fazer o wget e instalar e não tive qualquer erro nem necessidade de instalar manualmente essas bibliotecas (será que estarei com alguma feature em falta por causa disso?).

  4. Mario says:

    Alguém conseguiu meter o linux mint 15 numa pen com o UNetbootin ?? Eu tentei numa pen formatada em ntfs e também em fat32.. ambas concluem com sucesso mas depois quando tento fazer o boot pela pen escolho strat linux min ou default mas dá varios erros e não faz o boot.

    Não tenho leitor de cds no portatil entao a unica via seria a pen usb.

    Já o ubuntu 13.04 e todos as outras variantes funcionam bem com UNetbootin .

    alguém me consegue ajudar?

    Obrigado.

  5. Claúdio says:

    Para a parte II sugeriria também o Mendeley desktop (gestor bibliográfico) e o COPY (disco virtual com capacidade > que o dropbox e skydrive).

  6. delaorden says:

    Legal, mas é impressionante a montanha de comandos que precisamos para instalar um simples browser.
    Isso definitivamente afasta 90% das pessoas que tentam usar uma distro Linux.

  7. Pedro says:

    A versão usada devia ter sido mencionada explicitamente: se é a versão LinuxMint 15 com ambiente Mate que foi usada isso devia ser dito, depois é natural que as pessoas confundam Mint com Cinnamon e Mate…

    Como acho já disseram nos comentários o VLC vem instalado por omissão, pelo menos no liveCD. Mesmo que não venha, um simples apt-get install vlc ou selecionar no centro de software bastava, não era preciso adicionar repositórios nem nada disso.

    O Mate não usa o gedit, usa o pluma, que é um fork do gedit com as mesmas funcionalidades, por isso não vale a pena instalar o gedit

    É possível instalar o Chromium, a versão open-source do Chrome a partir do centro de software ou no terminal com sudo apt-get install chromium-browser.

    Não usei ou ouvi falar do KeePass2 mas o gestor de passwords do GNOME é o seahorse, nunca o usei e não sei as diferenças entre os dois, mas é uma questão de experimentar 🙂

  8. Kashmir says:

    Só é pena isto mesmo sendo leve, é pesadíssimo para o meu netbook :s
    Talvez seja por causa de ter um APU

    • noosphere says:

      Kashmir,
      Este Os não foi “desenhado” para maquina mais fracas.
      Há outras distribuições ( já faladas aqui no PPLWARE )feitas para esse efeito.

    • zuca says:

      Experimenta instalar o crunchbang (Distro abseada no Debian que trás como gestor de janelas o OpenBox) para alem de ser leve o script pós-instalaçao que eles oferecem é bastante útil

  9. Valdemar R. Lourenço. says:

    Olá pessoal e uma ajudinha para o facto de no meu compaq não ficar com brilho suficiente?Já deixei um post para ver se me ajudavam a resolver este precalço e ainda não obtive resposta.Se alguém souber agradecia imenso.

    • JMorais says:

      @Valdemar R. Lourenço
      Estou com o mesmo problema…tenho um HP G62-a40sp que, devido a ter 2 gráficas sempre que inicia fica com o brilho no minimo…isto porque o OS não detecta a ATI…apesar de nas propriedades do sistema indicar que os controladores estão instalados e a serem utilizados…para não falar da temperatura, que é bastante superior ao normal…ainda não consegui configurar com sucesso o sistema de forma a utilizar a ATI, o sistema insiste em utilizar a Intel…se o teu tiver 2 gráficas poderá ser esse o problema…se alguém souber como resolver esta situação agradecia imenso, visto que também sou um noob em relação ao mundo linux…

  10. Trc says:

    Deixo como sugestao, o k3b para gravar cds e dvd, o playonlinux,o enorme clementine e um programa para limpeza do sistema, uma vez que ainda nao consegui por o ubuntu tweak a funcionar.

    Quanto ao OS em si, ja estou a usar como ‘daily driver’ desde a versao rc e tenho a dizer que é mais estavel que uma rocha e que com algumas,poucas, alteraçoes torna-se o melhor do mercado.

    Alterações que recomendo (cinnamon):
    – lucida grande como fonte do sistema
    – java “original” no lugar de open source
    – cairo dock
    – cover flow e “arrasto” entre ambs de trabalho como extensoes instaladas
    -limpeza do software repetido que vem com o os ,p.ex vlc e gnome player

    Espero ter sido util e obrigado pelo vosso excelente trabalho

  11. DonkeyKid says:

    E que tal também se actualizar o kernel do 3.8 para o 3.9?
    Tenho a ideia que no meu “antigo” Mint14 ficou mais fluido, neste não sei se terá os mesmos sintomas…
    Aqui:
    https://pplware.sapo.pt/linux/actualize-o-kernel-do-seu-ubuntu-para-a-versao-3-9/

    Cumprimentos a todos.

  12. Tiago Santos says:

    Pessoal, não uso o linux à algum tempo, como ponho a minha conta normal com privilégios root? Preciso devido ao uso do apache e mysql e já dei voltas e não consigo por privilégios!
    Uma ajuda?
    Obrigado

  13. osvander says:

    Eu prefiro o mint debian testing, para que a fica atualizar sempre o OS, dar muito trabalho reinstalar actualizar é um saco…

  14. Marcos José says:

    No Linux Mint 15 Mate eu consegui chamar os aplicativos no o atalho shift+F1 no qual o programas instalados aparecem de acordo com o que se digita.
    Alguém sabe como posso colocar esta função no Mint 15 Cinnamon?

  15. Marco Lucas says:

    Muito obrigado, foi de grande ajuda pois precisava de instalar mais precisamente o keepass2 e os comandos deram todos correctos!
    Muito obrigado vou-me registar no vosso fórum já de seguida!

  16. Ennio says:

    Olá a todos, sou ultra novato nesse tal de linux, pois instalei o Linux Mint 15 Olivia Mate, hoje pela manhã e após atualizar, como recomendado no primeiro item, o SO voltou para o idioma Inglês, e não consegui retorná-lo para pt br.

    Se alguém poder me ajudar,agradeço.

  17. Fábio says:

    Boa tarde,
    gostava de saber como posso resolver um problema no gestor de actualizações. Aparece-me uma mensagem de erro:
    :Failed to fetch http://packages.domain.com/dists/raring/main/i18n/Translation-pt_BR Algo estranho aconteceu ao resolver ‘packages.domain.com:http’ (-11 – System error)
    , W:Failed to fetch http://packages.domain.com/dists/raring/main/i18n/Translation-pt Algo estranho aconteceu ao resolver ‘packages.domain.com:http’ (-11 – System error)
    , W:Failed to fetch http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/dists/olivia/contrib/binary-i386/Packages 404 Not found
    , E:Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.

    Já andei a procurar soluções, já tentei “limpar” a lista de actualizações e recomeçar tudo e nada funcionou.
    Tem alguma coisa a ver com os pacotes de tradução para português? Já pensei em reinstalar o Mint em Inglês…

    Agradeço qualquer ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.