Linux Mint 15 Olivia – Desktop Perfeito (I)
5 Dicas para ter o Linux Mint 15 Olivia completo
No passado dia 29 de Maio anunciamos a aqui a disponibilização do Linux Mint 15 Olivia e já apresentamos aqui um guia de instalação. Segundo a equipa de desenvolvimento do Mint, o Linux Mint 15 “Olivia” é a versão mais ambiciosa desde o inicio do projeto. O Linux Mint é actualmente uma das distribuições mais populares no universo Linux (segundo o site distrowatch, é mesmo a mais popular), que muito se deve a características como a usabilidade, simplicidade e look and feel.
Hoje deixamos aqui um conjunto de 5 dicas para quem pretender ter um Desktop Perfeito no Mint 15.
Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, instalar updates, adicionar repositórios.. são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux. Aqui ficam algumas dicas para o novíssimo Linux Mint 15 Olivia
1) Actualização do Sistema
Um dos requisitos essenciais quando se começa a utilizar pela primeira vez um sistema operativo é proceder à sua actualização. No Mint pode facilmente actualizar procurando por Update/Gestor de Actualizações
E em seguida carregar em Instalar Actualizações
2) VLC
Precisa de uma plataforma para streaming de vídeo? Ainda não conhece o (provavelmente) melhor player multimédia para todas as plataformas, capaz de reproduzir a maioria dos formatos sem grandes complicações de codecs?
Muitos são os players multimédia que conseguem cumprir, de certa forma, tais requisitos mas, o VideoLAN (vulgarmente conhecido como VLC) é certamente o melhor player gratuito.
Instalação
sudo add-apt-repository ppa:videolan/stable-daily sudo apt-get update sudo apt-get install vlc |
3) Editor gedit
Uma das aplicações que não vem nativas no Mint é o popular, versátil e leve editor de texto gedit.
Instalação
sudo apt-get install gedit |
4) Chrome
O Chrome é actualmente um dos mais populares browsers. Este browser tem vindo a ganhar o seu espaço na Internet muito graças à sua simplicidade de utlização e à forma “limpa” e simples com que realizamos as mesmas acções noutros browsers.
Para instalar o Chrome no Mint já que o browser por omissão é o Firefox basta executar os seguintes comandos:
[32 bits]
sudo apt-get install libcurl3 libnspr4-0d libxss1 wget -c https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_i386.deb sudo dpkg -i google-chrome-*.deb sudo apt-get install -f |
[64 bits]
sudo apt-get install libcurl3 libnspr4-0d libxss1 wget -c https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb sudo dpkg -i google-chrome-*.deb sudo apt-get install -f |
5) KeePass2
KeePass é uma aplicação gratuita open-source que gere as suas passwords de forma segura longe de olhares alheios. Hoje em dia tantos são os cartões, logins, palavras-chave e códigos de acesso que fica complicado gerir com lucidez todos estes aglomerados de letras, números e símbolos…mas o keePass dá-lhe uma ajuda.
Instalação:
sudo add-apt-repository ppa:dlech/keepass2-plugins sudo apt-get update sudo apt-get install keepass2-plugin-application-indicator |
A parte II deste tutorial será realizada com base nas vossas dicas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Mint 15 e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil.
Este artigo tem mais de um ano
Para instalar um programa de torrent podem usar o Qbitorrent. Muito bom.
Convém dizer que está ser utilizado o Mint 15 com a interface MATE como exemplo, porque com a Cinnamon, o gedit e o vlc já vem instalados por defeito…Para a parte II, talvez Dropbox, Skype, VirtualBox…
Boas Diogo, obrigado pela Sugestão. Quanto aos testes foi apenas com o Mate.
Bem,não sei qual a versão que foi testada, mas com a Cinnamon 64bits já lá tinha o VLC e o gedit.
Quanto ao Chrome bastou fazer o wget e instalar e não tive qualquer erro nem necessidade de instalar manualmente essas bibliotecas (será que estarei com alguma feature em falta por causa disso?).
“Bem,não sei qual a versão que foi testada, mas com a Cinnamon 64bits já lá tinha o VLC e o gedit.”
Confirmo.
Alguém conseguiu meter o linux mint 15 numa pen com o UNetbootin ?? Eu tentei numa pen formatada em ntfs e também em fat32.. ambas concluem com sucesso mas depois quando tento fazer o boot pela pen escolho strat linux min ou default mas dá varios erros e não faz o boot.
Não tenho leitor de cds no portatil entao a unica via seria a pen usb.
Já o ubuntu 13.04 e todos as outras variantes funcionam bem com UNetbootin .
alguém me consegue ajudar?
Obrigado.
Sim consegui meter a Mint 15 Cinnamom sem problemas! Não será a ISO que está defeituosa?
Cumps,
Eu por acaso tive esse problema, ficou resolvido com o multi system
Para a parte II sugeriria também o Mendeley desktop (gestor bibliográfico) e o COPY (disco virtual com capacidade > que o dropbox e skydrive).
Legal, mas é impressionante a montanha de comandos que precisamos para instalar um simples browser.
Isso definitivamente afasta 90% das pessoas que tentam usar uma distro Linux.
Tudo isto basta abrir o Centro de Software e instalar com um clique…
Verdade… lol
Sim, o Ppinto é que gosta da linha de comandos 🙂
Uso Linux desde 2010(Ubuntu; Xubuntu; Mint etc…) com navegadores como Chrome; Opera etc… e sempre os instalei em modo gráfico(executaveis .deb) =]
A versão usada devia ter sido mencionada explicitamente: se é a versão LinuxMint 15 com ambiente Mate que foi usada isso devia ser dito, depois é natural que as pessoas confundam Mint com Cinnamon e Mate…
Como acho já disseram nos comentários o VLC vem instalado por omissão, pelo menos no liveCD. Mesmo que não venha, um simples apt-get install vlc ou selecionar no centro de software bastava, não era preciso adicionar repositórios nem nada disso.
O Mate não usa o gedit, usa o pluma, que é um fork do gedit com as mesmas funcionalidades, por isso não vale a pena instalar o gedit
É possível instalar o Chromium, a versão open-source do Chrome a partir do centro de software ou no terminal com sudo apt-get install chromium-browser.
Não usei ou ouvi falar do KeePass2 mas o gestor de passwords do GNOME é o seahorse, nunca o usei e não sei as diferenças entre os dois, mas é uma questão de experimentar 🙂
Boas Pedro, foi o Linux Mint 15 com Mate
Só é pena isto mesmo sendo leve, é pesadíssimo para o meu netbook :s
Talvez seja por causa de ter um APU
Kashmir,
Este Os não foi “desenhado” para maquina mais fracas.
Há outras distribuições ( já faladas aqui no PPLWARE )feitas para esse efeito.
Experimenta instalar o crunchbang (Distro abseada no Debian que trás como gestor de janelas o OpenBox) para alem de ser leve o script pós-instalaçao que eles oferecem é bastante útil
Olá pessoal e uma ajudinha para o facto de no meu compaq não ficar com brilho suficiente?Já deixei um post para ver se me ajudavam a resolver este precalço e ainda não obtive resposta.Se alguém souber agradecia imenso.
@Valdemar R. Lourenço
Estou com o mesmo problema…tenho um HP G62-a40sp que, devido a ter 2 gráficas sempre que inicia fica com o brilho no minimo…isto porque o OS não detecta a ATI…apesar de nas propriedades do sistema indicar que os controladores estão instalados e a serem utilizados…para não falar da temperatura, que é bastante superior ao normal…ainda não consegui configurar com sucesso o sistema de forma a utilizar a ATI, o sistema insiste em utilizar a Intel…se o teu tiver 2 gráficas poderá ser esse o problema…se alguém souber como resolver esta situação agradecia imenso, visto que também sou um noob em relação ao mundo linux…
Deixo como sugestao, o k3b para gravar cds e dvd, o playonlinux,o enorme clementine e um programa para limpeza do sistema, uma vez que ainda nao consegui por o ubuntu tweak a funcionar.
Quanto ao OS em si, ja estou a usar como ‘daily driver’ desde a versao rc e tenho a dizer que é mais estavel que uma rocha e que com algumas,poucas, alteraçoes torna-se o melhor do mercado.
Alterações que recomendo (cinnamon):
– lucida grande como fonte do sistema
– java “original” no lugar de open source
– cairo dock
– cover flow e “arrasto” entre ambs de trabalho como extensoes instaladas
-limpeza do software repetido que vem com o os ,p.ex vlc e gnome player
Espero ter sido util e obrigado pelo vosso excelente trabalho
E que tal também se actualizar o kernel do 3.8 para o 3.9?
Tenho a ideia que no meu “antigo” Mint14 ficou mais fluido, neste não sei se terá os mesmos sintomas…
Aqui:
https://pplware.sapo.pt/linux/actualize-o-kernel-do-seu-ubuntu-para-a-versao-3-9/
Cumprimentos a todos.
Pessoal, não uso o linux à algum tempo, como ponho a minha conta normal com privilégios root? Preciso devido ao uso do apache e mysql e já dei voltas e não consigo por privilégios!
Uma ajuda?
Obrigado
Inicia a consola em modo su
Eu prefiro o mint debian testing, para que a fica atualizar sempre o OS, dar muito trabalho reinstalar actualizar é um saco…
No Linux Mint 15 Mate eu consegui chamar os aplicativos no o atalho shift+F1 no qual o programas instalados aparecem de acordo com o que se digita.
Alguém sabe como posso colocar esta função no Mint 15 Cinnamon?
alt + f2
alt+f2 abre a linha de comando e por ela não consigo “chamar” aplicativos.
Muito obrigado, foi de grande ajuda pois precisava de instalar mais precisamente o keepass2 e os comandos deram todos correctos!
Muito obrigado vou-me registar no vosso fórum já de seguida!
Olá a todos, sou ultra novato nesse tal de linux, pois instalei o Linux Mint 15 Olivia Mate, hoje pela manhã e após atualizar, como recomendado no primeiro item, o SO voltou para o idioma Inglês, e não consegui retorná-lo para pt br.
Se alguém poder me ajudar,agradeço.
Boa tarde,
gostava de saber como posso resolver um problema no gestor de actualizações. Aparece-me uma mensagem de erro:
:Failed to fetch http://packages.domain.com/dists/raring/main/i18n/Translation-pt_BR Algo estranho aconteceu ao resolver ‘packages.domain.com:http’ (-11 – System error)
, W:Failed to fetch http://packages.domain.com/dists/raring/main/i18n/Translation-pt Algo estranho aconteceu ao resolver ‘packages.domain.com:http’ (-11 – System error)
, W:Failed to fetch http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/dists/olivia/contrib/binary-i386/Packages 404 Not found
, E:Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.
Já andei a procurar soluções, já tentei “limpar” a lista de actualizações e recomeçar tudo e nada funcionou.
Tem alguma coisa a ver com os pacotes de tradução para português? Já pensei em reinstalar o Mint em Inglês…
Agradeço qualquer ajuda.