Linux: Meteorologia no Gnome Do (Docky)
Já falamos do Gnome Do + Docky aqui (Obrigado, Rui!) e é uma ferramenta fantástica (se bem que não a minha preferida, ainda prefiro o AWN).
Para instalar a última versão do Do + Docky, vejam no artigo referido os repositórios a usar.
Depois, instalem o pacote gnome-do-docklets, se ainda não estiver instalado (deverá estar).
$ sudo apt-get install gnome-do-docklets
Notarão que existe uma docklet nova, para meteorologia.
Seleccionem-na (Gnome Do → Preferências → Docklets → Weather), cliquem em preferências e adicionem a vossa cidade, do tipo: Penafiel, Portugal.
Depois basta fechar e já verão um ícone integrado relativo à meteorologia da vossa cidade (se não aparecer, tentem uma cidade perto).
Nota: A fonte de meteorologia que usei foi o iGoogle, pois o Weather Underground não reconhecia Penafiel.
Como podem ver, ao clicar nesse icon conseguem ver mais informações como a meteorologia dos dias seguintes, gráfico com a variação das temperaturas mínimas e máximas, e uma descrição textual (em Inglês) do estado desse dia.
Para saírem desses "detalhes", cliquem no icon do lado esquerdo (da docklet mesmo) e voltam a ver a docky.
Confesso que já não usava a Docky há algum tempo, e surpreendeu-me as suas melhorias, como tal, vou-lhe dar uma hipótese nos próximos dias.
Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.
Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.
Fonte: OMG! UBUNTU!
Este artigo tem mais de um ano
como sugestao acho q era uma boa ideia falar-se de outras distros, e nao so no ubuntu..
tipo fazer alguns artigos com um genero de um resumo de cada distro (filosofia, gestor de pacotes, target, etc).
era bastante positivo pois acho q muita gente cai na associaçao estupida linux->ubuntu, quando é algo muitissimo mais vasto.
dps conforme o interesse das pessoas q se visse nos comentarios, criar tuturials para a instalaçao dessas distros.
ah e ja agr nao ficar so pelas mais user friendly, pois acho q é importante focar tmb outras mais avançadas. posso falar por mim, em q sem duvida quando mais aprendi foi na instalaçao do gentoo, em q realmente dá para perceber bem a estrutura e o funcionamento do SO.
cumps;)
Ou mesmo falar sobre outros Desktop Environments que não o GNOME. Existem tantos por aí… Um guia para Linux em computadores antigos também era bem pensado. Podiam abordar DEs como o XFCE, LXDE, IceWM, E17 e por aí fora.
É mais do que pano para mangas.
Apesar de este guia estar muito bom, concordo contigo.
Linux não passa só por ubuntu(apesar de ser um bom começo)
É sempre bom ler comentários como este.
Boa ferramenta para o ubuntu , talvez o staff do pplware nao tenha condições nem tempo para fazer analises a outros SO , o ubuntu é a distribuição mais utilizada logo se fale de tal. nao mandem postas para o ar porque eles também tem vida la fora.
Continuaçao de um bom trabalho.
A critica que ele fez é construtiva e não destrutiva e tbm só estava a aconselhar. 😉
“Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.”
peço desculpa, mas nao posso ler por ti.
acho q nao sou eu quem esta a “mandar postas para o ar”.
obvio q têm vida la fora, agr tu parece q nem la fora nem ca dentro.
Grande parte dos truques e dicas para ubuntu são aplicaveis noutras distribuições.
Se sabes ler devias ser um bocado mais esperto , e se queres falar da vida de alguem fala da tua ok amigo …
Calma pessoal, aqui é tudo gente de Paz e Amor 🙂
Agradeço sim as sugestões que dão de falar noutras distribuições, noutros Desktop Environments que não Gnome (temos alguns artigos sobre KDE e penso que XFCE também), etc. E tenho-as em conta.
Gostaria sim de falar nisso tudo mas o tempo não dá para tudo e o interesse geral recai sobre o Ubuntu, como tal, quando falamos de uma dica, um sugestão, etc., cairá sobre o Ubuntu.
Hoje em dia também há a vantagem de que as distribuições de Linux mais usadas a nível de Desktop têm métodos semelhantes. Se não é “apt-get install pacote” é “yum install pacote” ou “emerge pacote”, etc., por isso aplicar os tutoriais/dicas noutras distros não é “Rocket Science” 🙂
Espero que compreendam porque é que, no geral, falamos no Ubuntu quando falamos de GNU/Linux.
quando disse em falarem de outras distros nao me referi a começarem a abordar estas dicas nessas mesmas distros, pois isso compreendo perfeitamente q o mais indicado é falar se de ubuntu já q é o mais utilizado.
obvio q aplicar estas dicas noutras distros nao é de todo complicado. No entanto o q tinha sugerido a cima (apenas pq no artigo o tinhas pedido), é q alguns artigos sobre outras distribuiçoes (nao dicas, mas algo simplesmente informativo) para dar a conhecer, seria uma boa ideia.
digo isto pq acho q muita gente diz q ‘ubuntu é o melhor’ pq nao experimentou mais nenhuma, o q é mau.
mesmo a comunidade ubuntu por ex, foca-se muito no tornar as coisas faceis, mas a sua contribuiçao para o avanço deste SO, parece me q fica um pouco por ai. enquanto q secalhar outros avanços mais tecnicos, mais no core do SO, sao feitos por utilizadores de outras distros mais avançadas. só por ai acho q ja merecem ser dadas a conhecer.
cumps
bruno és da minha terra =DD
cumps
Não me digas que vou ter de começar a andar de óculos escuros e disfarçado, queres ver? 😀
Sim, vivo nesta pacata cidade (das mais antigas de Portugal – desde 1770) há alguns anos.
Reitero o convite do Bruno. Quem quiser publicar no Pplware trabalhos sobre outras distros Linux, façam o favor de o fazer.
Não reconhece Penafiel?!?
A minha (nossa) terra é mais conhecida do que sei lá o quê!
Bom truque!
Abraço