Quantcast
PplWare Mobile

Linux Deepin 20.2: A alternativa ao Windows 10 mais atrativa

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. jon says:

    pena que não dá para fazer live session através de Pen USB como as distribuições “normais”.
    alguma sugestão sem ser via virtualbox?

    • CheCosta says:

      Usa virtualbox e uma pen como disco principal (não coloques mais nenhum disco) e fazes a instalação normalmente..

    • Hugo Carvalho says:

      O deepin de certa forma oculta o modo “live” mas é possível iniciar em modo “live”.
      O procedimento é o seguinte:
      Ao iniciar o deepin e aquando do menu do GRUB pressiona imediatamente a tecla «E» (UEFI) ou a tecla «TAB» (BIOS) para editar o GRUB. Depois procura a linha que começa com “linux/live/vmlinuz …”, depois procura o texto “livecd-installer” e “locale = zh_CN”.
      Usa as teclas de seta (para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita) para mover o cursor e fazes as seguintes alterações:
      livecd-installer —> livecd
      locale=zn_CN —-> locale=en ou locale=pt

      Depois de alterar esse texto pressiona F10 e já está!

  2. Blox says:

    Uma boa alternativa ao MacOS, visto que o Windows 10 é de longe superior a isto.

  3. Anzol says:

    A cota de mercado do MacOS nos EUA ainda pode ter alguma pequena visibilidade, visto lá ser fetiche, mas fora dos EUA, a cota de computadores da Apple é ridiculamente baixa.

  4. Tuaregue says:

    “De relembrar também que o Linux Deepin 20 poderá ter servido de inspiração para o Linux Deepin 20.”

    Ainda bem que assim é.

  5. Samuel MG says:

    Começo a RIR quando alguém diz que o rwina 10 é superior!! LOL!! Passado tanto tempo (20 anos) é que agora o rwina 10 vai oferecer personalização!! Anda tanto atrasado e cheio de falhas/bugs depois ainda dizem que é superior!!

    • AJ says:

      o pior é essa gente vir aqui dizer que o win10 é superior sem nunca ter utilizado o MacOS. Até o linux prefiro sobre o win10, e já experimentei os 3 durante muitos anos.

      • Carlos says:

        O pior são os fanáticos, esses sim, é preciso ter cuidado. Cada SO tem um grupo destino pois cada um tem vantagens e desvantagem. No trabalho uso MacOS para edição Vectorial porque foi o que a empresa disponibilizou. Pessoalmente um WIN10 em todas as tarefas que posso e entre os 2, prefiro o Win10 que me dá mais flexibilidade e é mais intuitivo ao utilizador.

    • KodiakShadows says:

      rwina 10? Onde já li isto. Ah já sei termo típico brasuka e este de MG = Minas Gerais. Eu uso MS e Linux faz mais de 20 anos e nunca disse mal de qualquer um deles. Eu preciso dos 2 para o meu trabalho. Quando vejo pseudo linuxer`s a dizer mal do Windows, até me dá vontade de rir ou ir ao vómito, porque quase que aposto que só vão ao FB e ao PPL e pouco mais.

      • Samuel MG says:

        MG não é Minas Gerais e nem sequer sou brasileiro!! E nem sequer vou ao FB passo mais tempo no AruaRose do que outra coisa qualquer!! Temos pena que a verdade doa mas contra factos não se pode reclamas o Windows 10 é um SO que em cada update traz bugs/falhas. Nesta ultima tiveram que lançar 3 update para arranjar as impressoras.

        Alerta:
        O driver da broadcom não funciona no Linux 5.11 Kernel. Não funciona já tentei todas as maneiras possiveis até pelo terminal

  6. TeArs says:

    Uso o deepin já algum tempo e para servidor de Web , Mail , IRC , TeamSpeak 3 , e jogos como Valheim , é excelente.

  7. Silvestre says:

    Até nos sistemas operativos existem negacionistas. Dizer que uma qualquer distribuição Linux instalado em 2 ou 3 computadores é melhor que o W10 usado por mais de mil milhões de máquinas, é dar comprimidos a mortos, tal a nulidade de senso, critérios e argumentos. Da Apple é uma coisa que existe, para um fim especifico com uma quota pequena em função do que é, e nada mais. Distribuições Linux, são autênticos sacos de gatos. Servem para abrir sites e pouco mais, tudo o resto é com base em adaptações, alterações, malabarismos, etc.

    • Samuel MG says:

      Isto só mostra a falta de conhecimento sobre o Linux. Para que saibas o Linux é o único SO que funciona em PC e Mac!! Até no M1 da Apple funciona!! Tenta lá jogar o jogo do Windows no M1 com o MacOS, não dá pois não!! No Linux dá basta ter-se o Wine instalado.
      Mas se queres falar de adaptações, alterações, malabarismos, etc. Começo por dizer que o unico SO em que a Microsoft não foi buscar algo aos “autênticos sacos de gatos” foi o Windows 8 mas na versão 8.1 e seguintes lá foi ao autêntico saco de gato sendo que no meu entender o autêntico saco de gato é o Windows 10.

    • Rafa says:

      Chrome OS é uma distribuição linux e a quota de vendidos passou os macOS no ano passado. Linux não é o que era antigamente, muitas distros são amigáveis o suficiente para serem usadas por miudos, o problema é a microsoft estar tão infiltrada no mercado que não deixa respirar, a maior parte das pessoas dizem-me “para que vou eu usar linux se estou habituado a windows?”, agora que a google entrou no mercado com a estratégia de “pagas menos pelo dispositívo mas a gente ajusta contas na app store e a coletar dados”, com as apps que as crianças e adultos estão habituados, está a roubar mercado. E tudo bem, conceptualmente o chrome os é muito interessante, mas para toda a app que executa uma certa função num chromebook, existe uma igual nas outras distribuições. Em termos de funcionalidade as distribuições de linux não são sacos de gatos, esta é a prova. Mas ainda bem que a taxa do mercado é pequena, é um safe heaven para mim, espero que a google não venha f**er tudo com esta apróximação e incentivo de uso ao linux.

    • Oskar Alhos says:

      Boa tarde, Silvestre.

      “…Linux instalada em 2 ou 3 computadores é melhor que o W10 usado por mais de mil milhões de máquinas é…” – neste nosso mundo há muito mais néscios que inteligentes, infelizmente.

      Cptos

  8. Francisco Santos says:

    …. a minha é maior que a tua …. , fazem todos falta 😉 é com a partilha que evoluímos.
    Uma pascoa feliz e sejam construtivos.

  9. Fabiano says:

    Deepin é a melhor distro que conheci em 15 anos de Linux

  10. #Fernando says:

    Olhando ao assunto principal. Meio que é uma alternativa, se quisermos usar uma coisa chinesa e sem o poder de um Debian-based. A maioria da malta usa esta distribuição para coisas básicas, para uso de dia a dia já não tanto. É bonito sim, mas o Ubuntu também tem uma build com esse mesmo ambiente gráfico e muitos outros também. Sendo Debian-based o potencial é outro.

  11. Marcus says:

    Sugiro o LinuxFX.

  12. jon says:

    offtopic:
    nao consigo desactivar as notificações de comentários seguintes nas subscrições deste post

    • Rafa says:

      Se não tem conta iniciada no browser uma limpeza completa de cookies deverá resolver, se as definições estiverem guardadas na conta google ai é preciso esmiuçar os dados guardados da conta.

    • Rafa says:

      Se não tem conta iniciada no browser uma limpeza completa de cookies deverá resolver, se as definições estiverem guardadas na conta google ai é preciso esmiuçar os dados guardados da conta.

  13. paulo souza says:

    essa porqueira não traduz a loja para o pt_BR. simplesmente foi feita para o mercado chinês.

    • Hugo Carvalho says:

      O deepin está 100% traduzido tanto em Português(Sou o coordenador e tradutor) bem como em Português do Brasil, o que acontece é que as traduções demoram algum tempo a ser integradas. Mas sim, apesar de ser global, o deepin é mais focado no mercado chinês, tal como a “app store”. Mas em alternativa podes sempre instalar o “Synaptic Package manager” para instalar Software.

  14. Assis Barros says:

    Boa matéria, porem o Deepin é construido a partir do KDE (kwin) tem interface própria…

  15. G@mbuzino says:

    Vai ser dificil enquanto a maior parte dos jogos de windows não poderem correr em Linux

    • Rafa says:

      A maior parte pode, mas é preciso steam em modo de compatibilidade e o lutris para jogos não steam, opcionalmente exprimentar com o winecfg/dxvk também dá, mas é muito trabalho, eu uso as aplicações, o problema são mesmo os jogos com anti-cheat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.