Linux conquista Marte! Helicóptero Ingenuity usa Open Source
O momento da aterragem do rover Perseverance, na superfície de Marte, ficará certamente marcado na história. No entanto, além do rover Perseverance seguiu também um pequeno helicóptero, como o nome Ingenuity, que se destaca por usar Linux como sistema operativo.
Apesar do Linux não ter ainda conquistado o segmento dos Desktops... por agora já "conquistou" Marte!
Helicóptero Ingenuity tem SoC Qualcomm Snapdragon 801 e Linux
Na página do IEEE Spectrum, os engenheiros da NASA JPL disponibilizaram informação onde explicam como é que helicóptero Ingenuity funciona. O principal destaque vai para o facto deste helicóptero funcionar de forma autónoma. O veículo é de tamanho reduzido e tem rotores de 1,2 m feitos de fibra de carbono. Pesa apenas 1,8 kg e é capaz de suportar temperaturas extremas.
O Ingenuity é a primeira aeronave a voar em Marte.
Segundo informações, este "engenho" irá realizar voos de 90 segundos (durante 30 dias, que é o tempo de vida estimado) enquanto está separado da Terra por 10 minutos-luz. Tal significa que a comunicação ou controlo em tempo real é impossível neste cenário.
Relativamente ao hardware e software há também algumas curiosidades. O helicóptero Ingenuity tem um SoC Qualcomm Snapdragon 801 que foi usado pelo Samsung Galaxy S5 em 2014. Este SoC permite captar imagens de 13 MPX e analisá-las a 30 Hz.
Relativamente ao software, mais concretamente ao sistema operativo, foi usado o Linux. Foram feitas várias adaptações e o mais fantástico é que todo o código está disponível no GitHub aqui. Segundo os engenheiros, "Esta é a primeira vez que voaremos com Linux em Marte"!
Este artigo tem mais de um ano
Não conquistou o segmento dos Desktops nem irá conquistar enquanto 90% do software que é necessário para trabalhar e jogar não correr em linux sem necessidade de ter máquina virtual com windows. O facto de ser open source, tendo em conta a maneira como geram dinheiro, não é desculpa para não trabalharem numa compatibilidade com o software e incentivar quem o faz a que não faça só para windows/macos.
Existem jogos e software no Linux. Tenta lá instalar o Eagle no Windows sem teres de pagar 50 euros sem licença, no Linux é a borla!! Ou melhor tenta lá arranjar software para a criação de placas de circuitos, não existe mas no Linux existe.
podes usar o easyEda…. e outro programa como o Gerber. alguns são on-line.
Se calhar no universo de software para PC somente uns 5% é que não possuem alternativas no mundo do Linux/Opensource. De resto existem muitas que até são bem superiores às versões para Windows. Pelo menos pessoalmente, em mais de 10 anos que utilizo Linux exclusivamente, nunca encontrei dificuldades em encontrar fosse o que fosse, inclusivamente para jogar (ainda esta semana instalei o recente GhostRunner a partir da Steam).
E eu conheço muito boa gente do meu tempo de Linux, anos 1999 para a frente que nunca deixaram de usar Windows, e a prova disso já eu aqui falei da parceria que o MS tem com a Oracle salvo erro desde 2006 ou 2008.
Já que estás exclusivamente ligado com Linux e conhece softwares podia dar uma ajuda num software que seja igual ou superior ao da AFFINITY, é que este para mim é bem superior ao PS e tem para Windows e iOS. Agora quando este se virar para Linux que para já está fora dos horizontes da empresa eu mudarei definitivamente de OS.
Acho que o Wine corre o Affinity. Vai a http://www.winehq.org
Concordo, o desconhecimento acaba por se tornar justificativa, quem tem verdadeiro interesse em conhecer, deve procurar saber antes de falar. Acredito que a grande maioria de usuarios Linux foram, um dia, usuarios Windows e assim podem compara-lo, o que ja nao podemos afirmar com relacao aos usuarios Windows que gostam somente de criticar sem conhecimento.
Porque é que raio eles iriam precisar de outro SO para as funções que o equipamento vai ter?
Aquilo precisa de um SO personalizado e com ferramentas especificas e mais nada.
Por isso, não vejo grande feito nisto…
tenta meter o windows lá dentro….
Snapdragon 801 é o mesmo do Galaxy S5
e qual é o stress ?
Nada, além de ser um fato. Agora que tens tal informação, faça com ela o que for.
O Linux não conquistou o Desktop e nem irá conquistar, enquanto:
– Não for um sistema operativo, também para quem não percebe de informática. Desde logo, eliminando as linhas de código, excepto para quem percebe de informática.
– Enquanto não der liberdade total de instalação de programas windows, sem a necessidade de Wine. Apenas clicando no instalador de qualquer programa Windows e instala-lo no linux.
Enquanto assim não for, jamais irá conquistar o desktop!
Já existem publicações Linux pagas e muito parecidas ao windows em não necessitas da linha de comandos para instalar software….até o interface é parecido ao windows 10, https://zorinos.com/ uso há um ano e estou seriamente a pensar em comprara versão paga.
https://www.linuxfx.org/ Soube desta há dias. Mas lá está. Com linhas de código não é para mim. Pois não percebo patavina disso.
Estive a fazer buscas linux e coloquei as mãos na cabeça. Não seria mesmo nada para mim.
O linux, elimine ou torne as linhas de código somente para quem delas percebe e começará a saltar para o topo!
Um exemplo.
Uma pessoa trabalha diariamente com um programa no windows. Está acostumada a utiliza-lo, dia após dia. Depois resolve migrar para o Linux. E uma das primeiras operações que ela tem é tentar instalar no linux, o programa que precisa para trabalhar. E verifica que não consegue instala-lo. Então o que faz? -Simples. Regressa para o windows.
Para quê ser open source, se é limitado para quem utiliza o windows?
Enquanto o linux não abandonar por completo a limitação que tem para com o windows, desde logo na instalação de qualquer programa windows, será um sistema operativo, apenas para alguns, em comparação com a maioria esmagadora, que são utilizadores do windows.
E este é o motivo principal que enquanto não for totalmente banido do linux, não permitirá, jamais, que ele vingue a sério, no desktop!
Então não é apple a grande a melhor é a top top…. Do mundo?
Mas dps mandam Linux pó céu e os PC que estão na terra usam Windows 10 e não m os Big tretas…
Ah e tal Apple é Linux. Lol é Linux e bsd.. E se fosse bom era usado pela NASA..
Mas comprem apple.. Maçãs ocas a preço de ouro.
A ISS também usa Linux e o Starlink
Sou um daqueles utilizadores do Windows que quer muito migrar para o Linux, mas que só não o faz, porque não percebe nada de informática. Infelizmente, o linux é para quem percebe de informática, devido à utilização das linhas de código, que não pesco nada. Se não fossem as linhas de código, e a não utilização da programas windows, igual ao windows, eu já estaria longe do windows há muito tempo.
Aliás; estes dias soube de um linux chamado windowsfx(https://www.linuxfx.org/). Se o linux não tivesse estes dois problemas, que afastam de si, milhões de outros utilizadores do windows, que para si não migram, devido a eles, eu migraria para o windowsfx.
O linux pode vir a ser de topo, em todo o mundo. Mas só depois de tornar as linhas de código completamente opcionais, e abrir-se a instalação de todos os programas windows, sem a necessidade do wine!
Um dos problemas não é um problema, é uma escolha, eu uso o kubuntu, que como o k indica têm o ambiente kde, para mim é o melhor mas claro que é argumentavél e o que eu acho mais interessante é a forma do kubuntu lidar com certas funções, por exemplo, cada janela na barra de tarefas pode ser silenciada com um clique, arrastar ficheiro abre automàticamente um menu para copiar/mover, personalizar o gestor de ficheiros é fácil(o windows agora tem uma divisão estranha do tipo deficheiros que não sei mudar, no kde é fàcil), existe um plugin de integração com o firefox, etc…. ou seja coisas diferentes do windows e algumas engenhosas e interessantes a explorar, não usar linux porque é diferente do windows é igual a dizer não usar mac porque é diferente do windows. Quanto ao terminal, quase não é preciso, a loja trata dos updates e instalações, só casos mais especificos preciso.
Não é por ser diferente.
Faço a pergunta. Gosto do windows? -Gosto do facto de ser descomplicado para quem é zero em informática, como é o meu caso.
Já do Windows em si, estou farto dele.
Mas quero mudar para um linux, free, que seja tão descomplicado como é o windows, para quem não pesca nada de informática.
Um linux, que sem a utilização de linhas de código, me permita instalar o wine e qualquer outro programa.
Pelas buscas que fiz, o único linux que não me agrada, devido ao seu aspecto, que considero horrível, é ubuntu.
Quero um desktop que não o ubuntu, porque como disse, no aspecto o considero horrível, que seja descomplicado como é o windows, como disse anteriormente. Que tenha o terminal, apenas para quem entende de informática. Que seja free, como também disse. Que me permita instalar qualquer programa que queira, sem a utilização do terminal. Um desktop agradável de especto. Vi vários linux que agradaram, no aspecto, como o Mint, por exemplo. Só me falta saber de um como o Mint, que em tudo o resto, seja como quero!
O mundo não gira à tua volta. Estu satisfeito com o que existe.
Só uma correção. os 30 Hz são o frame rate da camera inferior usada para navegação e que tem uma resolução muito inferior (VGA) além de ser monocromática. Os 13 megapixel são da camera lateral a cores que não é usada para navegação.
linux não é um sistema operativo.
É UM KERNEL 😀