PplWare Mobile

Linux Caixa Mágica 12 – Primeiros passos GNOME

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Apoio estes posts de apresentação!
    Realmente faz ver a muitos utilizadores a facilidade e simplicidade das aplicações linux!

  2. ?! says:

    Apesa de GNOME ser muito bom, quem disse que era o gestor de janelas do momento? Eu acho que entre GNOME e KDE a coisa está bem dividida e quando sair o KDE 4.1 até acho que o KDE vai levar a melhor…

  3. Bruno says:

    Sim, é verdade este tipo de explicações faz com que o linux pareça fácil, mas na verdade ainda é mt complicado para muita gente, pois a começar pelas configurações de internet, por exemplo a instalação e configuração de internet móvel como o kanguru, TMN, Vodafone e etc.. pois ainda falta muito para as pessoas perceberem como configurar o Hardware, seja de internet como de impressoras, webcam etc.. pois os fabricantes parece que se esquecem que existem mais sistemas operativos para além do windows e Mac, o que faz com que as pessoas desistam de usar Linux, isto é o meu caso, que ja tentei configurar varias vezes e raramente conseguia. Obrigado, foi apenas um desabafo.

  4. ZeX says:

    “registo do “produto”” ?!…

    Nota mental: riscar o Caixa Trágica das distros a experimentar quando houver hipotese. Para satisfação das necessidades imediatas em “preenchimento compulsivo de impressos” já basta o IRS que está aí à porta… :/

  5. StAnger says:

    Passa-se o tempo a dizer mal do Windows devido ao seu suposto complicado ambiente grafico, mas para mim o KDE tem tido a proeza de ser cada vez mais “desituitivo”, gosto muito mais do Gnome, sendo bem simples é bastante completo.

    Acho que finalmente vou dar uma olhadela no Caixa Magica. No entanto nas imagens em cima vejo por lá uns “Kapas” que não me agradam.

    Aplicações oriundas do KDE nunca me agradaram no ambiente Gnome, gosto muito de usar aplicações com ambiente GTK, mesmo em Windows, mas aplicações KDE em Gnome é muito mau, mas são gostos, talvez seja por isso que gosto tanto do Ubuntu, simplesmente simples.

    Usem e abusem, é para isso que existe escolhas.

    Cumps.

    StAnger

  6. StAnger, aqueles “Kapas” são culpa de eu ter instalado o KDE e o GNOME juntos, de origem só aparecem aplicações “a lá GNOME”.

  7. Edgar Sousa says:

    @?!
    O KDE 4.1 já saiu, mas ainda não está muito estável

    @Bruno
    Os defeitos que apontas estão a desaparecer embora subsistam com alguns dispositivos menos standard. As placas 3G são configuradas como se um simples modem se tratasse, isto a partir do kernel 2.6.22.

    E não há nada como experimentar. Por exemplo, no meu caso, Ubuntu simplesmente não funciona. openSuSE funciona com todo o meu hardware “out-of-the-box”.

  8. Nuno José says:

    @?!

    O Gnome é sem dúvida dúvida o gestor de janelas do momento. As estatísticas assim o dizem e o grande culpado foi o ubuntu.

    Eu prefiro o Gnome mas são gostos. O KDE é bom mas tem de melhorar a sua estabilidade, já melhorou no peso mas o gnome continua mais leve. É engraçado porque á 4 anos atrás o KDE dava uma barbeta no gnome mas depois começou a ficar pesado e foi-se a vantagem.

  9. StAnger says:

    @Miguel Guerreiro

    Obrigado, ainda bem que avisaste, pois já apanhei distros com tudo misturado e não me agradou, assim acho que vou mesmo exprimentar o CM.

    Tanks

    StAnger

  10. StAnger says:

    @Miguel Guerreiro

    Só uma nota, acho que um tema de janelas menos “plastik” ficava bem melhor, tipo clearlooks.

  11. Nastase says:

    Ex-Estudante do ISCTE (onde é feito o Caixa Mágica) acompanhei o Caixa Mágica desde (praticamente) a sua primeira versão e devo de reconhecer o grande grande trabalho que tem sido desenvolvido nesta distro. Os meus sinceros parabéns a todo o pessoal do Caixa Mágica!

    ———————————–
    http://www.revolucaodigital.net

  12. Edgar Sousa says:

    Quero pedir desculpas: confundi 4.1 com 4.0.1.

    De certeza que quando o 4.1 sair, será bem melhor do que o que está.

    E já agora, o GNOME não é assim tão bom.. Que o diga a minha configuração dual-monitor. E é tão pesado como o KDE.

  13. StAnger says:

    Algem me sabe indicar se vai sair o CM 12 Live CD?

  14. StAnger, queres um tema menos plastik? O clearlooks é incluido na instalação 😀 Só deixei este porque é o tema de origem, não quis modificar nada.

    Não me parece que saia, ou melhor, não está programado sair um LiveCD, não acho que a equipa do Caixa Mágica tenha de ter muito trabalho na criação de um, o Mandriva One é um excelente Live CD.

    Edgar Sousa, ainda bem que reparaste 😀 até me fizeste correr ao site do KDE para ver se realmente tinha saido uma nova versão…

  15. StAnger says:

    Tá dificil fazer o download do CM 12 DVD, os varios servidores vão a baixo constantemente.

    Há por ai dicas?

    Já usei managers, ftp’s e http’s, deve tár a haver muita procura…

  16. francisco macedo says:

    um pouco complicado para mim que nao tenho curso nenhum de informática .depois de 9 horas de marranso
    já esta a rolar, com o kanguru ás mil maravilhas quem me dera saber mais disto que a microft desaparecia da minha casa forsa caixa magica sempre para melhorar parabens a esses cervos

  17. Vitorino Rocha says:

    Eu tambem gostei da apresentaçao contudo há coisas que me eixam duvidas grandes como exemplo esta a utilizaçao da dita consola para inst de programas ou plug ins para visionar outras coisas assim como confiurar a webcam que me daria mto jeito mas sim a tua apresentação ajudou me

  18. Jorge Batista says:

    Boas…
    Eu saquei recentemente o Linux CM 12 do site e instalei no meu pc, mas não consigo activar os efeitos 3D… Pede-me para inserir o cd de instalação Caixa Mágica 12 – Instaler, só que eu insiro o cd que gravei apartir da imagem retirada da net e não dá nada… Ajudem-me por favor… O Linux não é o mesmo sem isso… 😀

  19. Patrícia Silva says:

    pois eu não entendo nada de computadores nem de programas adquiri o pc há dias e não consigo sequer activar a webcam. ajuda please

  20. Patrícia Silva says:

    para quem começou a aprender com xp e vista o linux tá a ser bastante complicado. tenho um magalhães em casa e esses têm opção de escolha (programa) o meu não. 🙁

  21. Johnman says:

    como acedo ao disco local C no linux?

  22. Jorge Batista, se ainda quiseres saber como se faz, vais ao Synaptic -> Procuras pela gestão de “medias” ou “unidades”, removes o CD e instalas os repositórios da Net.

    Patrícia Silva, a webcam primeiro tem de ser suportada, e o Caixa Mágica não é propriamente uma grande coisa no que toca a suporte de webcams, antes de mais é uma webcam integrada ou periférica?

    Johnman, acho que só podes aceder ao disco do Windows se o tiveres montado numa partição durante a instalação, ou seja, selecionas a partição com o Windows e crias um ponto de montagem em /media/windows ou /mnt/windows – MAS NÃO FORMATES a partição, senão o Windows vai a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.