Linux: 5 coisas que pode fazer com o seu computador antigo

Por Diogo Gaspar para Pplware.com

Destaques PPLWARE

24 Respostas

  1. RicksNicks says:

    Ou pode simplesmente ficar como uma “standby machine”, no caso do nosso computador principal por algum motivo ter que ficar “encostado” durante algum tempo…

  2. ArneiroS says:

    veio mesmo a calhar visto que tenho 3 pc (mais algumas peças) encostados a ganhar pó.

  3. poiou says:

    Para ter uma lista completa basta isto:
    servidor + qualquer coisa

  4. António Paulo says:

    Bom, perdoem-me mas penso que os primeiros comentários estão errados ou talvez o titulo do artigo, que poderia ser “Alternativas para pessoas com poucos recursos”.
    É que falta aí um ponto, usar o velho computador para criar alguns documentos e aceder ao e-mail/internet, basta as distribuições “Pupy” ou “Slax”, até porque há quem custe dar 20 ou mais euros e não me parece que o dito computador gaste isso em electrecidade por mês. Eu sou dessas pessoas, mas tenho a sorte de ser um tipo desenrascado e recuperei um Clasus x-trategy c-100 aonde instalei o Linux Mint 18.1, que têm corrido muito bem (as vezes lá fica um pouco mais lento, só tenho 1GB de ram), mas não tendo hipóteses para melhor dá para o básico e para aqui vir escrever estas linhas.

  5. ArneiroS says:

    ja agora

    da para juntar LAKKA+KORI+SERVIDOR_DE_FICHEIROS todo num e fazer 3/4 pc trabalhar como um?

    • Tevo45 says:

      Em informática você pode fazer tudo (porém só porque você pode não significa que você deve), acho q a parte mais trabalhosa seria Lakka + Kodi.

  6. Michel Fritsch says:

    NAS com openmediavault e WOL.

  7. Jimmy says:

    Falem da nova versão do Deepin e suas novidades.

  8. Pedro Coelho says:

    se for um netpc “velho” são mto eficientes cerca de 30W/h em full load e servem perfeitamente para a grande maioria dessas funções.

    estou preparar agora um

    Celeron 857
    SSD 120 GB
    4Gb RAM

    vai ser a minha consola … não conhecia essa distro de Linux só por isso o artigo já compensou

  9. Daniel says:

    Parabéns pelo artigo meu amigo.
    Concordo com vc…
    Tenho dois micros que foram reaproveitados em cliente.
    01 servidor de arquivo com FreeNas
    01 servidor firewall com PFSENSE

    Acredito que as pessoas poderiam expressar suas opiniões de forma mais educada. Não concordar com uma matéria não me dá direito de ser inconveniente…

  10. Cortano says:

    Isso é tudo muito giro mas cada vez é mais dificil meter Linux em maquinas antigas (com 1GB) e muito menos FreeNAS que agora acho que já pede no mínimo 4GB.
    Depois, há o problema do consumo energético como já foi referido e de espaço.
    Ainda há tempos andei a tentar reavivar um AMD Athlon 64, 2GB e o resultado final foi o contentor de recolha de material electrónico…

    • N'uno says:

      FreeNAS, ou outra funcionalidade similar, numa máquina que não foi dimensionada para ter um grande throughput de discos e rede, é queimar ciclos de processador e discos comilões, e com isso aumentar a conta da electricidade, para além de perder a paciência frequentemente. Uma NAS especificamente dimensionada para o efeito é muito mais eficaz, e não necessita de ser tão cara quanto custou inicialmente o computador antigo que se tenta reaproveitar. Mas haverá sempre quem tenha motivos para lidar com tudo isso…
      Quanto à memória, por vezes conseguem-se comprar online alguns SIMs. São difíceis de encontrar por não se fabricarem há muito, para além de que as motherboards antigas não eram muito flexíveis nas combinações possíveis, nem na quantidade de Gigas admissível.

    • N'uno says:

      Eu tenho alguns que vou finalmente mandar para o electrão um dia destes, para além de uma impressora e alguns discos… Um Raspberry PI gasta menos e não tem pior desempenho, excepto na funcionalidade como NAS.

  11. Carlos says:

    Isto é tudo muito bonito, mas para quem tem um velhinho Pentium III com menos de 1GB de RAM, que corre o Win XP e neste momento só serve para manter a impressora em rede, pouco mais ou nada pode fazer. Será que instalando o Ubuntu ou Linux Mint fico melhor servido ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.