Lançamento do Ubuntu Phone terá sido adiado, mais uma vez
Os sistemas operativos dos dispositivos móveis estão concentrados em três players principais. É a eles que pertence o grosso do mercado e para onde pendem as escolhas dos consumidores.
Alguns projectos têm mostrado a possibilidade de chegarem novos concorrentes a este mercado, com propostas muito concretas e com potencial.
O Ubuntu Phone tem estado para surgir, tendo sido prometido por várias vezes para breve, mas agora voltou a ser adiado, para o início de 2015.
O Ubuntu Phone tem estado a ser sucessivamente adiado pela Canonical pelas mais diversas razões, sem que até agora tivesse sido efectivamente lançado ou apresentado qualquer modelo em concreto.
Têm sido várias as razões que têm levado a estes sucessivos adiamentos, levando aos sucessivos atrasos e aos adiamentos. A ultima data que tinha sido apontada para o lançamento dos primeiros dispositivos era o final de 2014, o que se veio a verificar mais uma vez como não sendo verdadeiro.
A nova data apontada pela Canonical para o lançamento do Ubuntu Phone é agora o início de 2015, sem um a data concreta apontada.
Esta nova data e outras informações apresentadas vieram do site PC World, que numa conversa com Cristian Parrino, Vice Presidente da divisão Mobile da Canonical, conseguiu que fosse reveladas as novidades para 2015.
As razões que desta vez foram apontadas para o novo adiamento estão relacionadas com a necessidade de realizar algumas afinações pontuais à interface deste novo sistema operativo.
Por outro lado existe também a necessidade por parte das empresas que vão criar o hardware que correrá este sistema de afinarem a forma como este se integrará com o que Canonical produziu.
Também durante a conversa que o site PC World teve com Cristian Parrino foi afastado o rumor de que alguns dos parceiros da Canonical estariam a desistir do projecto.
Está confirmado o interesse e a participação da Meizu e da BQ neste projecto, onde a primeira tratará de criar e comercializar os dispositivos na China e a segunda tratará do mesmo, mas na Europa.
Os primeiros equipamentos da BQ esperam-se que surjam já algures no início de 2015, provavelmente em Fevereiro, como foi já noticiado antes.
É importante a chegada destes sistemas alternativos, para trazer alguma novidade e alternativa a este mercado, controlado e condicionado pelos 3 grandes agentes que estão até agora presentes.
Já vários outros sistemas mostraram interesse em estar presentes, mas até agora apenas o Ubuntu e o Firefox OS conseguiram materializar esta realidade e apresentar alguma proposta concreta.
Este artigo tem mais de um ano
Outro sistema para sermos espiados.
Tudo que seja made in eua e england é de desconfiar.
Ahhh???? Os doces fazem-te mal.. Diz-me aí o S.O. que não é EUA.
o symbian não era ahahaha xD
sailfish n é, tizen não é
não tou a ver mais xD
Tizen é um fork de webOS da PALM/HP/INTEL….
Completamente ERRADO!
MEEGO = Moblin(intel)+Maemo(Nokia)
O Tizen é baseado no trabalho feito no MEEGO
O sailfish…também é baseado no MEEGO…
A Nokia tinha o melhor SO do mercado, mas preferiu mata-lo…
Onde posso comprar algum desses? E que faço com eles? Chamadas? Boa..
fazes o mesmo que com os outros…
e na china e portugal não?
Também.
Mas os eua são os mais espiões principalmente na parte da guerra económica. Só espionagem por trás, nem quero imaginar esses presidentes e accionastes das maiores empresas da Europa espiados até dizer chega.
Não me admira nada da nokia no estado que está hoje.
palavras de ouro.
? Vai ver que mais ninguém espia neste Mundo cão a não ser americanos! E eles são os mais espiões? Que pxeão tão estranha. O) curioso é tudo andar a ver se obtem o máximo de tecnologia criada pelos americanos, até fazem fila nos servidores americanos! São sem dúvida o país do Mundo mais espiado! Se eles não tomarem conta de si mais ninguém toma!
Interessante esse negócio de espionagem já que a privacidade escorre para o ralo no memento em que se começa a usar redes-sociais. Bom em relação à sistemas mobile; deveriam ser como os SO de pc onde podemos colocar o sistema que quisermos. A canonical deveria fazer isso. Um sistema Ubuntu mobile que pudesse ser instalado em vários smartphones mesmo que fossem de fabricantes diferentes.Além de suporte para correr programas com extensão .apk para facilitar a diciminação do sistema onde ele seria bem aceito no mundo. Pelo menos é o que acredito.
Quando li este post estava mesmo a pensar comentar algo do género.
Não tenho conhecimentos muito por ai além, mas há os sistemas x86 e x64 para pc’s mais velhos e mais novos e eles adaptam-se o melhor que conseguem de forma autónoma ao hardware.
Com jeitinho consegue-se meter qq rom no nosso smartphone ou tablet, mas fica-se limitado a determinadas especificações (criadas para um determinado dispositivo) que o utilizador mais básico(como eu) não consegue alterar
Boas..
pois quanto a facilidade de instalação de outros SO’s não sei.
Em relação ás aplicações android, isso sim vai estar disponivel, da mesma forma que está no BB10 e no sailfish…
O meu BB10 de momento tem suporte a android 4.4, mas em breve vai ser actualizado para correr a ultima versão…
No entanto as app’s android são lentas, comparando com app’s nativas!Lançar uma app feita em QT é varias vezes mais rápido e fluido que uma app android, isto para o mesmo hardware.
E no caso dos BB10 mais antigos nota-se porque teem um processador que foi colocado para correr app’s optimizadas, e por isso com pouco faz muito, ao correres ai app’s que não sejam nativas notas a diferença…já no passport, bom isso já é outra fruta 🙂 mas mesmo assim hás-de notar sempre a diferença..
No entanto app’s em QT dão imenso trabalho a fazer, as feitas em java são muito mais rápidas e fáceis de fazer, levando a menor custo/tempo de desenvolvimento/manutenção por parte de quem as faz…”não há almoços grátis” 🙁
off:
é possivel o root aos bb10?
boas..
não funciona da mesma forma que em linux…
O SO analisa cada ficheiro a partir do arranque e verifica se pertencem a determinado user…
Por isso o BB10 demora mais tempo a arrancar, porque faz uma gestão que não te deixa “engana-lo”…
A única hipotse é colocar o telefone em mode developer, instalar um SDK para BB10 no PC, gerar um par de chaves criptográficas 4096-bit RSA2 publica/privada no tm, instalar a chave, e depois ligares te por ssh com o user “devuser”…
Mas mesmo assim não sei se tens um acesso total, ou seja de root…no entanto é o máximo que podes ter…
É um SO pensado na segurança( é o modelo de negócio da BB ), se fosse possível este SO perderia o seu propósito e a sua credibilidade 😉
No entanto podes instalar ROM’S do BB10 com versões mais recentes 😉
São chamadas no mundo BB de “leaks”…pelo facto de serem versões de desenvolvimento que a BB lança, mas que são versões que oficialmente só as vais ter mais tarde no teu tm…
Neste momento, toda a gente que não tem o passport está a espera da versão 10.3.1 que só irá sair para os restantes modelos para meados de 2015…no entanto já ha “leaks” desta versão, e muita gente já as teem instaladas 😉
De uma forma directa respondendo a tua pergunta, acho que a resposta é, não é possível, e se for deve ser uma coisa mesmo muito difícil…pois nem a NSA consegue aceder a estes equipamentos…não é ao acaso que todos os Presidentes dos Países maiores usam BB, até mesmo o Obama, que lhe ofereceram um iphone, e o FBI recusou, por não garantir a segurança desejada…
Perdes em algumas coisas, porque para quem sabe e gosta deixa de puder fazer gato sapato do SO(eu gostava de puder), mas ganhas em segurança, e isso acho que é bom..
Viva
Pessoalmente não sei nada de java, mas sou programador de Qt. O Qt “antigo” de interface widgets dá algum trabalho pois utiliza o c++ e não é muito adquado para mobile, é mais para desktop. Já o “novo” Qt QML/QtQuick usa o javascript, é muito mais fácil e rápido de programar e as apps para mobile ficam espetaculares, dá para fazer efeitos de animações e transições muito fluídas. O Sailfish e o Ubuntu usam o Qt QML para as suas apps.
Cumprimentos
sim é verdade João 😉
as app’a em qml, ficam, com menos custo por parte do developer, mais bonitas…
O Ubuntu apostou em QML, porque é mais rápido e fácil fazê-las..
Mas já afirmaram que muitas irão ser refeitas futuramente em QT, ou seja c++, porque são extremamente rápidas, e consomem menos bateria..
Agora quais, não sei, suponho que aquelas que são core app’s.
No entanto a base…digamos o “desktop environmente” do sailfish é feito em c++, e o do Ubuntu penso que também…vá la digamos o core do ambiente gráfico.
Não se perde nada…
vi que MeiZu vai lançar aparelhos de ubuntu! https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/bq-e-meizu-vao-lancar-smartphones-com-ubuntu-em-2014/
mas meizu mx4 e mx4 pro ainda vale a pena comprar?
http://bit.ly/1rmYtVs ou http://bit.ly/11t3CPZ
Essa demora vai prejudicar muito a aceitação do sistema, com a Microsoft prestes a lançar o win10 mobile que pretende unificar as plataformas e ios e android liderando o mercado
A demora nunca é boa…
quanto mais demorar, pior é um facto..
mas eles viram o que se passou com a Jolla, que lançaram o seu SO sem o aprimorarem e muita gente ficou descontente…hoje a Jolla, ja tem um bom SO, mas deixa sempre estragos…
Por isso o Ubuntu preferiu tentar limar mais uma série de coisas, antes de lançarem os primeiros equipamentos…desta forma evitam as review’s negativas sofre o produto…pelo menos recebem menos..
Sabes que as pessoas que compram Telefones de outras marcas é porque procuram algo único, diferente, etc…
Eu tenho BB10 como principal, e android como secundário…em breve vou ter Ubuntu como secundário pelo menos 😉