Lançado Linux Mint 7 “Gloria”
A versão 7 da popular distribuição Linux Mint foi lançada. Poderá encontrar as mais recentes inovações apresentadas na versão 9.04 do Ubuntu, com alguns pormenores aprimorados típicos desta distribuição irlandesa. Está há procura dos links de download e das principais novidades? Então não perca tempo.
Antes de passarmos aos links, vamos analisar algumas das mais interessantes novidades desta distribuição.
MELHORIAS NO mintMenu
O mintMenu tem uma nova funcionalidade de sugestão, que assenta na seguinte premissa. Caso digite um comando e não o consiga encontrar no mintMenu, este irá mostrar um conjunto de sugestões relacionadas com o que está a procurar. Poderá com esta funcionalidade procurar por novos pacotes / aplicações de uma forma adhoc dos seus repositórios.
Alguns aspectos como o estado da reciclagem e a possibilidade de a esvaziar carregando sobre o botão direito do rato, são agora mostrados no menu. Poderá agora facilmente iniciar o menuMint com a combinação de teclas Ctrl+Super (tecla Windows)
MELHORIAS NO APLICATIVO DE INSTALAÇÃO mintInstall
Usar o mintInstall está agora ainda mais fácil e intuitivo, graças a uma nova área desta aplicação denominada “Featured Applications”. Esta funcionalidade serve para exibir um ranking das aplicações mais populares que não estão instaladas no sistema.
Houve um trabalho claro dos programadores do Linux Mint, de omitir o máximo de complexidade do processo de instalação, omitindo a versão da aplicação (acessível na opção more info).
MELHORIAS NO mintUpdate
A tabulação changelog agora suporta os pacotes específicos do Linux Mint, isto porque versões anteriores do MintUpdate apenas mostravam o changelog dos pacotes mantidos pela equipado Ubuntu. Além disso o minUpdate agora mostra o tamanho do download de pacotes individuais, ou upgrades completos.
MELHORIAS NO mintUpload
O serviço mintUpload que era suportado por anúncios, vê agora estes mesmos removidos de modo a se tornar o menos intrusivo possível para o utilizador. A interface gráfica foi simplificada de modo a dotar a aplicação de uma maior facilidade de uso, escondendo informação que não era relevante para o serviço de upload.
Além disso no mintUpload estão disponíveis dois novos protocolos para comunicação com o serviço, o SCP e SFTP.
NOVO ECRÃ DE BOAS VINDAS (mintWelcome)
Caso seja novo por estas andanças de distribuições de linux, a equipa do Linux Mint, encarregou-se de conceber um ecrã de boas vindas, de modo a poder orientá-lo a dar os primeiros passos, nesta distribuição irlandesa. Poderá visualizar as novas funcionalidades nesta distribuição de Linux, ver as opções de ajuda para poder tirar as suas dúvidas e formas de poder contribuir para o desenvolvimento do Linux mint.
NOVO ARTWORK
Como já deve ter reparado pelas imagens anteriores, o Linux Mint tem um novo wallpaper e um novo tema mais sofisticado e moderno. Contudo o verde apaziguador típico desta distribuição, está lá, razão pela qual não a vai achar descaracterizada.
OUTRAS MELHORIAS
O Firefox agora inclui o Plugin Moonlight adicionando suporte para a versão 1.x do Microsoft Silverlight. O browser da raposa flamejante, traz ainda suporte melhorado para pesquisas do Google, de modo a mostrar endereços para os motores de pesquisa mais populares, bem como a opção de links em cache e páginas similares.
O mintSystem vem com um novo sistema de restauro de ficheiros importantes na altura de arranque. Esta configuração pode ser realizada em /etc/linuxmint/mintSystem.conf
O MintAssistant foi removido e o instalador agora comporta-se de uma forma similar ao Ubuntu, aplicando a mesma password root, ao utilizador que você escolhe como sendo o principal.
O mintDesktop foi bastante simplificado, como mostra a seguinte imagem:
Uma grande novidade e na minha opinião bem vinda, é a substituição do limitado xchat-gnome, pelo seu homólogo mais poderoso xchat.
Claro que poderá usufruir por baixo das mesmas novidades do Ubuntu 9.04, tais como o novo sistema de notificações, o kernel de Linux 2.6.28, melhorias no arranque, entre outras vantagens únicas.
Como já certamente estava à procura dos links de download não o faço esperar mais, é já a seguir.
Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Linux Mint 7 "Gloria" (i386) [697MB]
Download: Linux Mint 7 "Gloria" Universal Edition (i386) [1.3GB]
Homepage: Linux Mint
Este artigo tem mais de um ano
Está quase perfeito… Demorou mas veio!
Ainda assim continuo a preferir o ubuntu.
http://4freetimes.blogspot.com/2009/04/playing-for-change.html
Estou farto de tentar usar um linux… e este tem sido o que mais tentei…
Nenhum oferece condições de fazer tudo o que faz o windows… então se desejo partir para outra, saio para pior?
tenho entrado em todos os foruns e não tenho resposta para metade das dúvidas…
Obrigado, realmente eu gostaria de poder dizer adeus à microsoft, mas não é por aqui com certeza.
Acho então que deves usar este sistema em casos de trabalho, porque como sabes pirataria é crime…
http://redefoca.myweblive.net/blog/ – Já fez xixi no banho? VOTE e saiba o porquê da pergunta dia 5 de Julho
Testei esta Distro em VM e seguramente será a minha proxima distro. Só não mudo já porque tenho o meu Ubuntu 9.04 altamente personalizado e preciso del agora…
Mas a seguir vai ser isto que vem para o meu computador!
Pelo que vi, trata-se de um Ubuntu aperfeicoado!
Esta distro é melhor que o Ubuntu?
e já agora, sabem-me dizer uma distro porreira para alguém que trabalhar em multimédia?
Não pesco nada de linux…
obg
cumps
GG
Esta Distro é baseada no Uuntu 9.04. Significa que pegaram no Ubuntu e mudaram algumas funcionalidades.
Crei oque vem já com os Codecs restritos instalados etc.. para quem não usa muito o Linux será recomendável pois nao precisa de intervenção quase nehuma do uilizador para ficar a funcionar 100%.
No Ubuntu é preciso fazer um click ou dois para meter os codec (nada de complicado – e mesmo um click ou dois)
Assim de repente lembro-me de pelo menos 3 distros para trabalhar com multimédia: Ubuntu Studio, 64 Studio e Dreamlinux, links em baixo.
http://ubuntustudio.org/
http://64studio.com/
http://www.dreamlinux.com.br/
obg KaiserSoze e Nelson.
É distribuição que não consigo instalar nem usar o LiveCD… Quando tenta carregar o ambiente gráfico, fica pendurado. Já tentei usar o modo de compatibilidade e acontece o mesmo. Deve ser da minha gráfica (ATI RADEON 9200).
Vou ficar pela minha preferida! 😉
Cheguei em tempos a ter o mesmo problema mas o modo de compatibilidade funcionava sem estrilho, usando a mesma gráfica que referes.
Sempre fui avesso ao Linux e mais concretamente ao Ubuntu ou lá o que é! Mas… Linux Mint é na verdade um Linux que me agrada. Tenho-o instalado em “dual-boot” e até estou a gostar! UM MILAGRE…
Não compreendo como é que és avesso(!) ao Ubuntu e gostas Linux Mint. O Mint não passa de um Ubuntu com alguns extras que, na maior parte dos casos, nem fazem grande diferença.
Eu tive a versão anterior do Mint instalada e na verdade a única diferença significativa em relação ao Ubuntu é o menu inicial, mas mesmo esse havia uma versão para o Ubuntu embora não tivesse tão bem desenvolvida, para quem quiser procurar chama-se slab e ficam com um menu no Ubuntu idêntico a este…
Tirando isso a versão anterior até trazia o mesmo gestor de pacotes do Ubuntu parece que aqui já está ligeiramente diferente, mesmo assim para quem quer um Linux mais próximo do Windows sinceramente este é a distro ideal vem com quase tudo o que necessitam num pc instalado por defeito…
Bom guia.
Aliás, ontem saquei a distro, meti numa VM e fiz também um guia semelhante, não enviei para aqui 🙂 fica o teu que está bem fixe.
Resposta a “o mint é melhor que o ubuntu?”
Bem, é baseado no ubuntu, mas tem 2 ou 3 mais valias, e um lado negativo, quanto a mim.
1º ponto a favor, o portal de software, porra, é mesmo simples instalar os programas que lá estão.
2º acho mais bonito, tipicamente a utilizar, utilizo a Linux Mint KDE CE Edition que chega algum tempo depois da “main edition”
1º ponto contra, acho que de alguma forma fica menos simples de utilizar que o ubuntu, a mim não incomoda porque lhe aplico o tratamento de personalização a gosto, mas pode inibir um ou outro utilizador.
esqueci-me de referir que de forma geral também acho as mint tools mto boas.
Alguém me poderá explicar como poderei fazer para instalar o Mint. Tenho o Ubuntu 9.04 instalado, e tenho também o windows7. Utilizo Linux a pouco tempo e necessitava de ajuda pois queria instalar esta versão.
viva,
a instalação é em tudo igual ao ubuntu, os passos são exactamente os mesmos.
alem disso, como o linux é bootable de uma partição lógica, mesmo que estejas limitado em partições primárias.
qualquer dúvida, apita no fórum.
vou experimentar, qual a melhor VM para Windows? (de preferência que tenha instalaçoes pequenas)
na minha opinião, dos gratuitos, virtual box.
tem a cena chata da forma de funcionar das pastas partilhadas que simula ser via rede. em vez de drag&drop, mas pronto.
JP
Boa fast review Rui Oliveira
Estava a espera do lançamento do Mint (Ubunto 9.04) e foi bom em meia dúzia de palavras saber as mudanças que houveram, sem complicar mt.
Já usei o Mint e gosto bastante… porque o tempo não me permite conhecer a fundo os recantos do Linux… e como alguém disse, já vem com codecs proprietários.
É por isso recomendável para quem não quer ter muito trabalho!
Eu já tinha a versão beta do Linux Mint 7 Gloria. Como faço para ficar com a versão completa sem fazer download do CD de instalação e fazer uma nova instalação?
penso que não terás que fazer nada a não ser actualizar a tua versao com o mintupdate
Ah pois! E Dá para instalar “debaixo” do Windows, numa “pasta”, ao bom estilo do Ubuntu 90.04. Não é via wubi mas é em tudo semelhante. No DVD (ainda não saquei a versão em CD) há um executável “mint4win” que por si diz tudo 😉
Errata: onde se lê “Ubuntu 90.04” deve ler-se “Ubuntu 9.04”. A Canonical trabalha depressa e bem mas não exageremos! 🙂
Eu não posso fazer o “upgrade” do ubuntu 9.04 para o mint sem tar a instalar tudo de novo? 🙁
Receio que não haja uma forma fácil de o fazer.
É só questão de tirares um certo tempo para fazeres backup dos teus ficheiros e instalar o mint.
Ou caso não saibas se queres o mint, podes testar o LiveCD, instalá-lo no windows com o mint4win, ou instalá-lo numa máquina virtual.
Opção certamente não te faltarão. 🙂
tao em PT-PT?
Boas pessoal,
alguém tem isto instalado em dual boot com o vista, tendo so discos em raid 0?
alguém me pode dizer se a placa wireless Broadcom por acaso funciona nesta distro ou no ubuntu 9.04. Isto é o meu calcanhar de aquíles, já experimentei de muitas formas e nunca consegui que funcionasse de forma estável.. hoje funciona, amanhã não… Sem net no ubuntu nada a fazer, por isso vou ficando pelo windows…
Será que alguém tem solução??
Viva, nada como experimentares o Live CD do Mint 7 / Ubuntu 9.04 para teres a certeza (nem precisas de instalar).
De qualquer forma caso procures ajuda, o forum do pplware (http://forum.pplware.com) é um bom sítio para Começares 😉
Tenho dois portáteis e um iMac 24″, todos com o Ubuntu 9.04 a correrem placas Wi-Fi da Broadcom. Funcionam out of the box, sem qualquer stress.
Pois é… afinal o Mint (versão CD) também dá para “instalar” no disco C:
Nada de particionamentos (potencialmente) perigosos para os novatos, basta correr o “mint4win.exe” e eis que teremos alegremente a hipótese de arrancar o nosso PC em Windows ou Linux Mint. Exactamente como no Ubuntu 9.04! Se no caso do Ubuntu é criada uma pasta com esse nome, no Mint o mesmo se passa, ou seja, teremos uma pasta com o nome Mint. Simples, não é? O “milagre” resume-se à utilização do injustamente desprezado “boot.ini”. Ah, é verdade… arrancando com o Mint temos acesso à “partição” Windows como se de outra pasta se tratasse. Não gostam do Pidgin? Então façam como eu: instalem o aMSN e como imagem de apresentação (ou avatar ou como queiram chamar-lhe) vão buscar a vossa foto preferida à pasta no… Windows! Fixe, não é? 😉
Resumindo e concluindo: mais um Ubuntu-dependente que ficou verde! E por acaso também sou viciado em after eight… 🙂
Com tanta metamorfose de distros de Linux, qual escolher? O_O
Realmente as vantagens foram bem expostas neste artigo :D… mas ainda não me convenceu a abandonar o Ubuntu 9.04.
Boa noite a todos.
Estou a usar essa distro em conjunto com o windows xp, no momento gostaria de desinstala-la e como não sou um usuário avançado, não estou conseguindo.
Plz, me ajudem.
Desde já agradeço.
Abraços a todos.
Caro Paulinho Cariri, podes encontrar pessoas para te ajudar no nosso forum > forum.pplware.com