Kubuntu 14.04 LTS – A elegância e o poder de um Linux
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que usa o popular KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity que vem por omissão no Ubuntu. Segundo informações da equipa de desenvolvimento, esta versão oferece mais estabilidade e traz também o mais recente software para KDE.
Depois de conhecermos as novidades do Xubuntu 14.04 e Lubuntu 14.04, hoje vamos conhecer as novidades do Kubuntu 14.04 Trusty Tahr que terá também suporte por 5 anos.
Tal como o Xubuntu e Lubuntu, o Kubuntu é uma distribuição Linux que não necessita de grande poder computacional. O Kubuntu pode ser gravado num CD para poder ser instalado. No entanto, usando o Lili USB Creator podem também proceder à instalação do sistema via Pen USB. Caso o seu computador não suporte o arranque via pen USB, pode sempre usar o PLoP Boot Manager.
Highlights do Kubuntu 14.04 LTS
Esta nova versão do Kubuntu traz um conjunto de novidades interessantes, das quais se destacam:
KDE 4.13 e Aplicações KDE
A elegância do ambiente de trabalho KDE é inquestionável. Destaca-se também a fluidez do sistema e o conjunto de efeitos presentes em todo o ambiente. Como referido, esta versão traz também o mais recente software para KDE.
Mozilla Firefox 28
O Firefox passa a ser o browser por omissão no Kubuntu. Esta versão vem já com o Mozilla Firefox 28.
Muon Discover 2.2
Muon Suite é um conjunto de ferramentas para distribuições baseadas no Debian e que usem tecnologias KDE. Esta nova versão traz um conjunto de melhorias e resolve também os problemas que existiam na versão anterior.
Novo Gestor de Drivers
A antiga aplicação “Additional Drivers” foi agora substituída pela “all new Driver Manager”. Esta nova aplicação permite a instalação e a escolha do driver a usar.
Gwenview Plugin
Os plugins no Gwenview podem agora ser instalados “a pedido”.
Nova interface de configuração para Touchpad
A nova interface para configuração do Touchpad oferece mais opções para que o utilizador ajuste á sua medida.
Plasma Network Manager 0.9.3.3
O novo Plasma Network Manager ganhou uma nova interface, permitindo agora uma gestão ainda mais simplificada dos componentes.
KDE Connect 0.5
O KDE Connect também recebeu algumas melhorias. Com esta aplicação é possível “ligar” o Smartphone ao Desktop, para que as notificações apareçam também no Desktop.
Novo Sistema de Notificações
O novo Kubuntu 14.04 LTS recebeu também um novo e mais “inteligente” sistema de notificações.
O Kubuntu LTS é o exemplo de uma distribuição user friendly, rápida e muito bonita. Ideal para estudantes, Linux gamers, programadores, profissionais, etc, etc. Experimentem que não se vão arrepender.
Download: Kubuntu 14.10 Homepage: Kubuntu
Este artigo tem mais de um ano
Existe algo similar ao KDE Connect para o Mint ?
Estava a estranhar a falta do Kubuntu, Pedro.
Neste momento é a minha escolha, pois o Unity é muito lento no PC onde tenho instalado.
eh eh eh, eles vão todos, é so ter tempo para os analisar. Confesso que não sou fã do KDE…mas gostei bastante desta versão.
PP
O Kubuntu desde que mudou o design para o atual desde ha uns anos para cá fez-me sair e desinteressar pelo ambiente gráfico, tenho ganho preponderância o gnome e o xfce 🙂
o pessoal da kde n gosta muito do kubuntu 😉
kubuntu, a melhor versão da familia Ubuntu, estável, rápido, sem problemas (power settings, network manager), tudo funciona muito bem. Tenho instalado à uma semana, e até agora não falhou.
Xubuntu problema conhecido suspensão ecrã preto
Lubuntu network manager.
Gnome > mais ou menos, alguns bugzitos
Não troco o Gnome shell por nenhuma outra interface. Uso diariamente no trabalho e em casa. Esta extremamente estável.
Gosto muito do kde mas o meu portátil mais antigo não funciona com o kde. Penso que seja problemas de gráficos. Placa nvidia gforce go 7300
No arranque tens que desativar algumas opções para conseguires arrancar. O meu portátil tem uma 7400 e acontece o mesmo.
Mas depois de instalares fica a bombar altamente 😉
Por acaso não sabes quais as opções que tenho de desactivar?
Quando te surgir a tela inicial do kubuntu tens uma opção que é F6. Pressionadas a tecla F6 e vai abri uma janela com várias opções. Carregas em enter na 1ª delas que vai ativar com um X essa opção. Depois fazes ESC e enter para iniciar o kubuntu.
O mais provável é que fiques sem wireless – pelo menos a mim aconteceu – mas de resto vais conseguir rolar o sistema.
Espero ter ajudado, Abraço jorjao
…por falar em KDE alguém aqui já experimentou o Kaos linux…
Boas, desculpem o off topic
Estou com um problema no meu ubuntu 14.04 verdadeiramente incrível..
Não me deixa entrar na minha conta de login em ambiente gráfico.
Escrevo a password correctamente, clico em ENTER e ñ entra.. Volta à tela para escolha de usuário.
Ao clicar Crtl+ALT+F1 faço login na minha conta sem problema algum.
Já fiz o procedimento que encontrei aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=zj6txhyUQqg
Não resultou. troco de senha de usuário e de root, faço reboot e quando chega na tela de login coloco a senha nova e ñ carrega a minha conta em ambiente gráfico. Ele sabe que a senha é válida porque ñ informa que a senha é (incorrecta).
Se colocar uma senha à sorte ele informa logo que a senha é inválida.
Será que alguém pode dar uma ajuda???
Desde já agradeço.
Em ultimo caso tenho de formatar a máquina e voltar a instalar o ubuntu..
Tenho esta versão instalada em virtualbox e só vos digo que está fantasticamente bonita e muiiiiiito rápida.
O kde 4.13 está muito estável e rápido.
Espetacular.
Alguém me sabe dizer quais os requisitos mínimos? Não encontro nada na página…
Boas!
Tenho um velhinho amd 3200+ 64bits com 1gb de ram e uma fx5200 numa dfi lanparty nforce3 250gb… com o xp! Queria trocar para o kubunto mas sou um leigo e nunca usei linux. Acham que o pc se aguenta e fica rápido qb?
O KDE é o desktop mais completo, maturo, funcional, configurável e bonito existente para Linux e está a tornar-se progressivamente menos “comilão”, tenho gostado imenso das últimas atualizações, mas por vezes não é preciso um desktop tão poderoso e completo para ir ao Facebook, responder a mails ou ouvir música, por isso ainda prefiro o XFCE na maior parte do tempo, mesmo em máquinas poderosas, é apenas uma questão de conveniẽncia prática. Bom trabalho KDE!
Realmente o KDE tem bom aspeto.
A unica desvantagem é estar carregado de opçoes e menus em tudo o que é lado, tornando-se algo confuso e dando lhe uma sensaçao de mais “pesado”.
Peço desculpa, se infrigir as leis do site, mas acho que deveria colocar esta página para apoio do Kubuntu Hardware.
Fonte:
http://ubuntuguide.org/wiki/Kubuntu_Raring_Hardware
Recomendo a leitura desta página para apoio.
Estou tentando instalar o Kubuntu 14.04, porem tenho uma parte do meu Hd particionado que uso como backup,como faço para proceder com a instalação sem perder essa parte do Hd? Fico preso na parte de (configuração de Disco). Alguém pode me ajudar ?
Boas,
https://pplware.sapo.pt/linux/aprenda-a-instalar-o-ubuntu-14-04-lts-trusty-tahr/
No passo 3 tens que optar pela ultima opção. Aí podes instalar de duas maneiras. Eu costumo eliminar o partição onde desejo instalar, crio uma SWAP primaria com o dobro do ram que dispoe o meu portatil, e depois crio outra primaria EXT4 e onde esolheste o SWAP anteriormente poes uma /
Não sei se será a melhor solução para ti, vê se mais alguem te dá uma resposta mais firme. Não sou lá muito dotado nisto.
Grande abraço e boa sorte com o mundo Linux
Grato pela resposta Renato Marques,muito obrigado.
Experimentei o kubuntu via livePen e em termos gráficos é sem duvida o mais bonito de todos! Acontece-me é uma coisa estranha em relação ao som. Eu consigo ter som no youtube e até no vlc, mas no que vem de origem, o amarok não. Não percebo, nem sequer consigo ver sinais de que está efetivamente a reproduzir conteúdo! Nas definições a placa predefinida é a do HDMI e eu seleciono a “Build in audio”, gravo e quando saio e volto a entrar já está na placa hdmi outra vez. Eu queria coloca-lo em dual boot mas só quando resolvesse isto..
Olá obrigado pela postagens esta ajudando muito. Acabei de atualizar do ubuntu 13.10 para o 14.04. As coisas ficaram mais lentas principalmente abrir e fechar janelas e piorou os Mídias Players (VLC, SMplayer, Mplayer) ficaram com as imagens lentas e o SMplayer tem horas que só aparece o áudio e nada de video. Por sugestão de amigo falou que o Kubuntu ambiente KDE seria melhor para meu CPU arcaico e realmente esta funcionando bem melhor tudo muito mais rápido e os mídias players estão funcionando perfeito. Na versão 13.10 os mídias players funcionavam perfeitamente quando atualizou piorou tudo, será que o sistema atualizado não suporta minha placa gráfica ultrapassada? Más porque no Kubuntu funciona bem e no Ubuntu não?? porque no 13.10 era tudo bom e no 14.10, mesmo sendo mais estável fica tudo meio lento, principalmente os midias Players???. No Kubuntu KDE esta tudo perfeito muito rápido e dinâmico isso é normal de acontecer??? Tem como só utilizar o ambiente gráfico KDE sem o Gnome?? teria que fazer uma instalação limpa já com o Kubuntu??? O Kubuntu funciona bem sem a base do Ubuntu? Se puder me ajudar ficarei muito grato. Configuração do Desktop:
SO Ubuntu 14.04
Memória: 2.0 GIB
Tipo de Sistema: 32-Bit
Processador: Intel Atom CPUD525 @ 1.80 GHZ x4
Gráficos: Intel IGD x86/MMX/SSE2
Disco WG de 500 GB
tenho instalado o kubuntu e tenho alguns problemas com ele, o widget de conexão com a internet as vezes some, ou não abre bem, me mostrando as redes disponiveis, as vezes não posso me conectar com uma rede que eu usava normalmente, não me deixa trocar minha senha de usuario, e meu nome de usuario, coloco uma imagem na area aonde coloco minha senha e a imagem some sozinha, entre outros problemas… Gostaria de saber como posso resolver esses problemas, não fui eu quem instalei foi um amigo, sera que esta mal instalado, incompatibilidade? Me ajudem por favor