Quantcast
PplWare Mobile

Aprenda a instalar o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr)

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. LM says:

    Tenho duas partições. O xubuntu numa e o xp noutra. Posso substituir o xubuntu por esta versão do ubuntu sem afetar o xp?

    • urko says:

      Basta atualizar o xubuntu ,digite no terminal:

      sudo update-manager

    • urko says:

      Eu não trocaria,atualizaria .Mas basta escolher a partição que está instalada o Xubuntu e formatar/instalar. Aqui no pplware tem muitas dicas para fazer estes processos.

    • jorjão says:

      Claro que sim durante a instalação escolhes a partição onde está o xubuntu para instalares o ubuntu e o xp fica quietinho no canto dele.

    • Nuno Vieira says:

      Ao instalar o Ubuntu tens a opção de substituir o Xubuntu. De notar que isto apaga toda a tua informação no Xubuntu.

      Existe outra alternativa. Abres o terminal e só precisas de escrever este comando:

      sudo apt-get install ubuntu-desktop

      Se quiseres remover os pacotes do Xubuntu:

      sudo apt-get remove abiword abiword-common abiword-plugin-grammar abiword-plugin-mathview alacarte bison blueman brltty-x11 catfish espeak exo-utils flex fonts-droid fonts-lyx gigolo gmusicbrowser gnome-system-tools gnome-time-admin gstreamer0.10-gnomevfs gthumb gthumb-data gtk2-engines-pixbuf indicator-application-gtk2 indicator-sound-gtk2 leafpad libabiword-2.9 libbison-dev libdigest-crc-perl libexo-1-0 libexo-common libexo-helpers libfl-dev libgarcon-1-0 libgarcon-common libgdome2-0 libgdome2-cpp-smart0c2a libglade2-0 libgnomevfs2-0 libgnomevfs2-common libgnomevfs2-extra libgsf-1-114 libgsf-1-common libgstreamer-perl libgtk2-notify-perl libgtk2-trayicon-perl libgtkmathview0c2a libgtkspell0 libido-0.1-0 libindicate-gtk3 libintl-perl libjpeg-progs libjpeg-turbo-progs libkeybinder0 liblink-grammar4 libloudmouth1-0 libnet-dbus-perl liboobs-1-5 libotr2 libots0 librarian0 libsexy2 libtagc0 libthunarx-2-0 libtidy-0.99-0 libtie-ixhash-perl libtumbler-1-0 libunique-1.0-0 libvte-common libvte9 libwv-1.2-4 libxfce4ui-1-0 libxfce4ui-utils libxfce4util-bin libxfce4util-common libxfce4util6 libxfcegui4-4 libxfconf-0-2 libxml-parser-perl libxml-twig-perl libxml-xpath-perl lightdm-gtk-greeter link-grammar-dictionaries-en m4 orage parole pastebinit pavucontrol pidgin pidgin-data pidgin-libnotify pidgin-microblog pidgin-otr plymouth-theme-xubuntu-logo plymouth-theme-xubuntu-text python-configobj rarian-compat ristretto screensaver-default-images scrollkeeper shimmer-themes system-tools-backends tcl8.5 thunar thunar-archive-plugin thunar-data thunar-media-tags-plugin thunar-volman ttf-droid tumbler tumbler-common xbrlapi xchat xchat-common xfburn xfce-keyboard-shortcuts xfce4-appfinder xfce4-cpugraph-plugin xfce4-dict xfce4-indicator-plugin xfce4-mailwatch-plugin xfce4-netload-plugin xfce4-notes xfce4-notes-plugin xfce4-notifyd xfce4-panel xfce4-places-plugin xfce4-power-manager xfce4-power-manager-data xfce4-quicklauncher-plugin xfce4-screenshooter xfce4-session xfce4-settings xfce4-systemload-plugin xfce4-taskmanager xfce4-terminal xfce4-verve-plugin xfce4-volumed xfce4-weather-plugin xfce4-xkb-plugin xfconf xfdesktop4 xfdesktop4-data xfwm4 xscreensaver xscreensaver-data xscreensaver-gl xubuntu-artwork xubuntu-default-settings xubuntu-desktop xubuntu-docs xubuntu-icon-theme xubuntu-wallpapers

      Mas antes de executares este ultimo comando recomendo a fazeres backup de toda a tua informação, porque os pacotes listado a remover são da versão 12.10 e pode ter havido alterações entretanto.

      http://www.psychocats.net/ubuntu/pureubuntu

  2. irlm says:

    FINALMENTE Touchpad ALPS funciona com scroll com 2 dedos

  3. Wedson Souto says:

    Estou impressionado com a versão 14.04 LTS. Instalei o Ubuntu Gnome em um velho notebook com 3GB de ram e processador pentium dual-core 1.6 GHz e está a voar: Rápido e estável.

  4. cnavigator says:

    Estou também a usar o Ubuntu 14.04 em máquina virtual no VMWare dentro do Windows 8.1.U1 e está a comportar-se de forma fantástica em termos de perfomance, melhor edição do Ubuntu até à data, na minha opinião, com a Dash a portar-se muito bem. Até apaguei a instalação que tinha no disco, pois raramente me dava ao trabalho de encerrar e entrar no Ubuntu, assim tenho os dois sistemas em simultâneo, bastante melhor! Os ícones, aspecto padrão e o tema de cores é que mereciam uma mudança já há muito tempo, além de a selecção de wallpapers ser muito fraca nesta edição. Aprovado & Recomendado.

  5. Normando Guilherme says:

    Olá, Pessoal. Atualizei a versão do ubuntu 13.10 para 14.04 LTS, porém o wi-fi, não está funcionando corretamente, não conecta. Uso o Ubuntu em um Desktop e uso uma placa de rede sem fio Ralink rt2500 pci, não tem problemas quanto a placa pois quando acesso com o windows uso a internet normalmente. Isso seria um bug nessa nova versão do ubuntu 14.04 LTS, ou algum comando que precisa ser feito para ativar os drives da placa no ubuntu?

    • pixar says:

      Boas, não conecta ou nem lista as redes disponíveis?
      Já tive um problema no Ubuntu em que a wlan nem estava disponível e não era problema de drivers. A questão resolvi-a com o rfkill. Instalei e desbloqueei a wlan que, por qualquer razão que me passou ao lado, ficou bloqueada.
      Experimenta, pode ser que resolva…

      • Normando Guilherme says:

        Boas, acontece dessa forma: as vezes conecta e a vezes fica offline e desaparece a lista de rede disponível. como instalar a rfkill sem a internet?
        Poderia me orientar?

        • pixar says:

          O melhor é mesmo ligar o cabo de rede. Claro que deve de dar para instalar com uma pendrive, mas há sempre o problema das dependências.

          sudo apt-get install rfkill

          Depois de instalado, escrever:

          sudo rfkill list all

          que irá retornar qq coisa do género:

          0: phy0: Wireless LAN
          Soft blocked: no
          Hard blocked: yes
          1: acer-wireless: Wireless LAN
          Soft blocked: yes
          Hard blocked: no

          Neste exemplo a wireless está bloqueada.

          Então o comando

          rfkill unblock all

          deverá ser suficiente para desbloquear todos os dispositivos de RF

          • Paulo Henrique says:

            Estou com mesmo problema no 14.04

            Instalei o rfkill..

            sudo rfkill list all
            1: phy1: Wireless LAN
            Soft blocked: no
            Hard blocked: no

            Nada bloqueado..
            Porem a placa de rede para de responder, aentao artivo e desativo a rede wifi e ela volta a funcionar, isso tem cura?

            uname -a
            Linux ia-desktop 3.13.0-24-generic #47-Ubuntu SMP Fri May 2 23:31:42 UTC 2014 i686 i686 i686 GNU/Linux
            uname -a
            Linux ia-desktop 3.13.0-24-generic #47-Ubuntu SMP Fri May 2 23:31:42 UTC 2014 i686 i686 i686 GNU/Linux

            lsusb | grep WLAN
            Bus 001 Device 008: ID 0bda:8176 Realtek Semiconductor Corp. RTL8188CUS 802.11n WLAN Adapter

  6. VC says:

    Pessoalmente optei pelo Xubuntu, tenho um QuadCore com 8GB de Ram que servia perfeitamente para o Ubuntu, mas gostei muito da evolução do XFCE, da sua simplicidade, estabilidade, perfomance, sem dúvida atingiu um nível de maturidade muito interessante. Aguardo só a saida do Debian 8, para o instalar com o XFCE, e poder ter o poder todo do Debian e sua estabilidade como SO final.

  7. sideshow says:

    Venho actualizando os updates desde do 1º alpha e não notei sem mais rápido que o 13.10.

    Já agora, alguém já conseguiu instalar o Mate?

  8. Apaxe says:

    O teclado do meu portátil, um LG R200, não é reconhecido por este novo Ubuntu. Mesmo assim, instalei este novo Ubuntu através de um teclado externo por USB e agora estou a utilizar o teclado virtual.
    Alguém conhece uma solução para forçar o reconhecimento do teclado portátil? (No anterior Ubuntu 12.04LTS o teclado funciona perfeitamente)

  9. Florestal says:

    Eu optei pelo Lubuntu há já uns anos e estou satisfeito (embora ache que o Xubuntu está muito bom, o LXDE consome menos recursos na minha máquina jurássica!). Já actualizei para a versão 14.04 e notei um ligeiro ganho a nível de performance. O único problema que tenho é ele não carregar o applet de rede no arranque (bug conhecido), mas facilmente “resolvido” seguindo estas instruções: http://www.webupd8.org/2014/04/fix-lubuntu-1404-network-manager.html

    • Florestal says:

      Já agora, antes de actualizar tinha o Lubuntu 12.04 instalado. Como não gosto muito de fazer upgrade, resolvi formatar a instalar de raiz. Só me esqueci que os *buntu (e muitas outras distros) só suportam processadores com PAE… Ora eu tenho um Pentium M, que suporta PAE mas não tem flag da mesma. A forma mais simples que tive de contornar a questão foi:

      1. descarregar e voltar a instalar o Lubuntu 12.04
      2. Instalar o pacote fake-pae (adicionar o repositório 1º)
      3. Fazer upgrades sucessivos (12.10, 13.04, 13.10, 14.04)
      4. Morrer de tédio durante o processo e fazer figas para não ter chatices!

      E pronto, sistema prontinho a funcionar.

      Boa Páscoa para todos

  10. Caio Santana says:

    Gostei bastante do que vi no “novo” ubuntu. Porem há um pequeno bug :p
    Quando colocamos o computador suspenso e queremos voltar, simplesmente o pc não volta.. Fica com o ecrã preto.
    Se alguém souber alguma resolução que me ajude sff

  11. alex says:

    É só a mim ou está a crashar bastantes vezes? Instalei de raiz e já me crashou umas 4 ou 5 vezes.. Sem estar a puxar pelo pc, apenas estava na net e a ouvir música :S

    • jorjão says:

      Mais uma vez digo que quanto mais conheço Ubuntu mais gosto de Manjaro. Experimenta Manjaro e depois diz alguma coisa.
      Abraço e boa Páscoa para todos.

  12. Luís Santos says:

    Como é que se instala em paralelo com o Windows 8.1? Não quero fazer asneira e queimar metade de um disco de 1TB

    • jorjão says:

      Há muitas informações sobre isso.
      1º Tens que criar uma partição, em windows, onde depois vais instalar linux e depois durante o processo de instalação escolhes essa partição para instalar a distro.
      É coisa simples no entanto para não fazeres asneiras (eliminar o windows – que é a única asneira (ou não) que me ocorre) aconselho-te a googlar que há muita informação por aí em português, inclusivé aqui no pplware.
      Abraço.

  13. oi says:

    nao deixa mudar os window control para o lado direito.
    já o mandei ao ar.

    • jorjão says:

      Googlar ensina a fazer tudo e mais alguma coisa.
      Com o Unity tweak ou com a gnome tweak tool facilmente passas os controlos das janelas para a direita.
      Tens que ser mais persistente. Na net ensina-se tudo, é preciso é ter vontade!!!!!! ( e tu não tiveste/tens vontade – é mais fácil dizer que linux não presta ou é para para geeks)

      • oi says:

        mas foi precisamente isso que fiz. usei o unity tweak como anteriormente usava e mesmo definindo para colocar no lado direito, a opção é ignorada e os controles ficam sempre do lado esquerdo.
        e se reparares bem, eu não disse que o linux não prestava ou era para geeks.
        um abraço

  14. AlbertoB says:

    Relativamente ao SSD TRIM Support By Default, segundo as specs desta nova release, ainda se encontra em revisão, ou estou enganado?

    https://blueprints.launchpad.net/ubuntu/trusty/+specs

    Cumps.

  15. Paulo says:

    Boas.
    Tudo bem num ASUS k55 … até ligar o monitor externo.
    Verdade seja dita que este problema é velho e transversal a Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu.
    Daqui a algumas actualizações (dias, semanas?) eles corrigem.
    Mas desta vez há uma novidade: tenho um 3º ecrã:
    All Settings > Displays > Unknown Display
    Não pode ser desligado.
    Vamos ver como e quando sai o LinuxMint17

  16. Joel says:

    Linux Mint Sempre <3

  17. Paulo Ferreira says:

    Estranhamente está meio lento isto :s Não sei porquê :S As outras distros que tenho experimentado, até versões diferentes do Ubuntu correm fluentemente.

  18. Tiago Machado says:

    Boas pessoal, já instalei o ubuntu 14.04 em virtualbox mas agora gostaria de o colocar em fullscreen.

    Já pesquisei sobre isso mas continuo sem conseguir, ao carregar em Host+f abre em fullscreen mas o ubuntu continua num quadrado pequeno ao centro. Já instalei o Guest Additions já reiniciei mas continua o mesmo.

    A resolução do meu pc é de 1366×768 mas ao tentar mudar no virtualbox só aparece 640×480. Alguém me pode ajudar?

    Obrigado

    • Pedro Pinto says:

      Boas, instala o guest additions

      • Pedro'O says:

        A mim acontece o mesmo e tenho as guest additions instaladas :\

        • jorjão says:

          A mim acontece-me no Elementary OS Isis e mesmo com as guest aditions instaladas não consigo fullscreen – nem consigo aumentar na resolução do monitor.
          Meu rico manjaro rsrsrsrsr

        • Tiago Machado says:

          Boas, já consegui resolver. No meu caso não tinha instalado a última versão do virtualbox, instalei a mais recente e fiz tudo direitinho como no tutorial e já funcionou o fullscreen.

    • Luis Seixas says:

      Olá Tiago,

      Tive o mesmo problema, resolvi Habilitando na pagina do display o item “3D aceleration”, nas opções de configuração da VM no virtualbox , reiniciei a máquina e depois fui até “programas e atualizações” e “atualizando os drivers adicionais”. Foi preciso instalar um driver proprietário do virtualbox. Depois funcionou perfeitamente.

      O monitor aparece agora como VBX O”

      estava usando ubuntu GNOME mas o procedimento deve ser o mesmo para o unity.

  19. Luís Santos says:

    Bem! Já deu para entender que ninguém conseguiu instalar o sistema em paralelo com o Windows 8 sem ser à unha (criar partições em modo quase aleatório e esperar que resulte), ao invés de se instalar à boa e velha maneira em que o Unbuntu e derivados perguntavam quanto queriamos de partição em paralelo (aliás, eles conseguiam algo que o 14.04 não consegue: saber que existe um Windows 8 já instalado e talvez seja exactamente neste promenor que o sistema falha, o detectar do sistema já instalado). Vamos esperar que o Mint de Maio ou outra versão posterior consiga resolver o assunto.

  20. romero moraes says:

    estou a rodar ele no parallel desktop e esta muito rápido.

  21. Tiroliro says:

    Já instalei e já o mandei de vela. Não faço qualquer outro comentário além disto, porque nem vale a pena. Tanta fama, tanto suspense, tanto show-off, para lançar mais uma bosta carregada de bugs e spyware. Volta Debian, estás perdoado.

  22. Ro301 says:

    Para os que acreditam nos softwares que só dão para o windows (sem versão para Linux) trago uma novidade que acabei de saber. Existe um aplicativo no linux que tem a capacidade de aceitar softwares do windows no linux. O Wine.

    Não sei se já existe um artigo aqui no pplware a falar disso. Fica a sugestão.

  23. Heldercarv says:

    Boas
    Instalei o Xubuntu em duas maquinas, um packard bell e aqui funciona lindamente e num hp pavilion que quando arranca fica ecrã preto com um underscore a piscar!
    Já aconteceu a alguem?! Como posso resolver?!

    Cumprimentos
    Helder Carvalho

  24. Francimar says:

    Instalei o meu ubuntu para o 14.04, e ele não inicializa mais, aparece umas letras brancas na tela e não saí disso, tenho que tirar a bateria para iniciar de novo. Aconteceu o mesmo com alguém? como resolver?

    • José Carlos says:

      Na maioria das vezes, esse tipo de problema aparece por download de imagem com problema. Refaça o download do iso e refaça o procedimento de criação do dvd de instalação ou de usb bootável (unetbooting – ótima opção), antes de queimar a imagem verifique se o md5sum.

  25. Daiana Couto says:

    Bom dia!

    Atualizei o Ubuntu de 13.10 para 14.04 através do Manager Update do próprio sistema, e após dois dias, ele não reconhece mais as portas USB.

    Gostaria de pedir uma ajuda por favor?

    Saída do comando lsusb:

    Bus 002 Device 004: ID 0cf3:e004 Atheros Communications, Inc.
    Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
    Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
    Bus 001 Device 005: ID 0c45:648b Microdia Integrated Webcam
    Bus 001 Device 004: ID 0bda:0129 Realtek Semiconductor Corp. RTS5129 Card Reader Controller
    Bus 001 Device 003: ID 138a:0011 Validity Sensors, Inc. VFS5011 Fingerprint Reader
    Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
    Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
    Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
    Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

    Eu sinceramente não consigo entender porque não funciona.

    Vi o problema com meu mouse Wireless e pen drives. Em outros sistemas, funcionam normalmente

  26. Rui Soares says:

    Viva!
    Estava a preparar-me para instalar, mas dá-me um erro de PAE no início!
    Será que me ajudem?
    O meu portátil é um Pentium-M Centrino de 2004!
    Obrigado

  27. Matheus Souza says:

    Particularmente prefiro o Ubuntu Gnome 14.04, é bem mais leve e mais rápido que o Unity

  28. Miguel C says:

    Boa tarde, obrigado pelo post.
    Eu actualizei o lubunto para a nova versão mas não consigo expandir o ambiente de trabalho para outro monitor, o sistema por defeito apenas o duplica, alguem sabe alguma forma de contornar isto?
    Obrigado

  29. Narciso says:

    Alguém consegue meter o Ubuntu 14.04 64bits com wireless backports?

    erro:
    /usr/src/linux-headers-3.13.0-24-generic/arch/x86/Makefile:113: CONFIG_X86_X32 enabled but no binutils support

  30. Mário says:

    Porque é tão complicado instalar os plugins do flash player? Sou leigo nisto, gosto muito do ubuntu, mas é complicado para instalar certas coisas. se alguém souber de umas aulas grátis sobre o ubuntu 14.04, agradeço

  31. Mário says:

    Isto deveria ser fácil para todos. É assim que se vai implantar um sistema para combater windows? Façam coisas práticas, se é só para académicos digam. Abraço

  32. Ele leva a confusão, e perde o disco todo, porque apenas indica que vai apagar o disco na primeira opção e você pode imaginar que nas outras não (ERRADO!). A terceira, LVM, nada diz e acaba apagando o disco todo. Para que serve, afinal?

  33. marcus says:

    tenho magalhaes 1 e ubuntu 14.4. o sistema pára todo e só começa a funcionar quando mexo o rato. se estou noutra tab ouço os streamings de media aos cortes. é 1 consumição! Soluções?

    • João lemos says:

      …Antes de mais boa tarde a todos , Marcus, esquece o Ubuntu 14.4 no magalhaes podes esquecer….eu tenho um eeepc com 2 giga de memoria Ram a 1333mgz e trava ligeiramente, uma vez que as maquinas são incomparaveis…tiras as conclusões…no entanto aconcelho te o LINUX PUPPY, não pesa tanto no sistema…boa sorte…

      • Augusto says:

        Pois eu já tive instalado no magalhães 1, da minha filha, o ubuntu 10.04, agora e como o disco rijo foi-se, tenho intalado no cartão ssd 16gb o lubuntu 14.04 e noutro o peppermint 5.
        Ambos funicionam bem e rápido, só ainda não consegui intalar o kings office no peppermint. Se houver dicas agradeço.

  34. André Pita says:

    Olá!
    Uso o Ubuntu com o Wubi instalado no Win 7Home Premium,tentei atualizar para o 14.04 ( sudo update-manager -d)no entanto não funcionou.Após a reinicialização pedida pelo sistema ele apresentou vários erros, os quais descrevo abaixo.: Será que tem jeito ainda? Obrigado!!!

    mount: mounting /dev/loop0 on /root failed Invalid argument
    mount: mounting /dev on /rot/dev failed: No Such file or directory
    mount: mounting /sys on /root/sys failed: No Such file or directory
    mount: mounting /proc on /root/proc failed: No Such file or directory
    Target filesystem dosen’t have requested /sbin/init.
    No init found. Try passing int=bootarg.

    BusyBox v1.21.1 (ubuntu 1:1.21.0-1ubuntu1) built-in shell (ash)
    Enter ‘help’ for a list of built-in commmands.

    (initramfs)

  35. Cleiton says:

    Ajudem!!!

    Estou com o Windows 8.1, e criei uma partição para instalar o ubuntu-14.04.1-desktop-amd64. Só que na hora de dar o boot não estar indo como eu faço para instala-lo sem afetar o win 8.1? Tem como?

  36. Duarte says:

    boas pessoal, ja instalei por duas vezes de raiz a a versao 14.04 LTS atravez de um live cd no meu pc, depois do processo completo o PC pede para reiniciar retira o cd do leitor bloqueia e quando o ligo nao arranca e fica apenas piscando, o que posso fazer…

  37. Márcia Francisco says:

    olá preciso de uma ajuda urgente, ja instalei a minha maquina virtual ou sejo o ubunto 14.04 e não consigo fazer a actualização do pacote dhcp3-server quando meto esse comando aparece a sms a dizer que não é possivel fazer a actualização desse pacote estou a usar esse comando APT-GET INSTALL DHCP3-SERVER e não consigo actualizalo preciso de uma ajuda urgente.

  38. Ana says:

    Olá a todos. Porque razão quando abro o Ubuntu 14.04 me aparecem uma série de extensões que não abrem e que acusam erros no disco. Só consigo abrir o generic-pae. As outras além de acusarem erros, ocupam espaço desnecessário. Há alguma forma de corrigir isto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.