IPFire: distro Linux que é muito mais do que uma firewall
Para quem procura uma boa solução open source para Firewall e router para o seu parque informático, experimentem a distribuição Linux IPFire. Conheçam as principais características.
A distribuição Linux IPFire permite implementar facilmente serviços de firewall, proxy, file server, VPN e outros serviços de rede.
O IPFire pode ser instalado numa máquina ou executado a partir de um CD, ou dispositivo de armazenamento USB. É direcionado para redes de dados de empresas ou para redes domésticas.
Principais características do IPFire
- Serviços de Firewall
- Serviços de Web Proxy
- Serviços de VPN
- Pode funcionar como Sistema de Deteção de Intrusão
- Integração com redes wireless
Com a nova versão, o IPFire 2.29, há melhorias significativas nos componentes de Firewall. Esta nova versão vem já com o Linux kernel 6.6.32 que melhora, poro exemplo, a performance ao nível de operações criptográficas. Há também vários pacotes que foram atualizados - ver aqui.
O IPFire disponibiliza uma interface web-based bastante amigável para o utilizador, onde é possível realizar as configurações ao nível de rede do servidor, configurar serviços, ver estado da firewall e regras criadas, instalar pacotes, ver logs, etc.
O IPFire é uma distribuição Linux pré-configurada para os serviços indicados anteriormente. Com esta solução, o administrador pode implementar, a custo zero, uma solução de firewall no seu parque informático.
Vejam também...
Uma coisa destas entre o router da operadora e o resto dos aparelhos da casa = FREEDOM. São estas as vantagens do linux, não é só para desktop e é isto que dói aos anti-linux que por aqui andam.
Qual a vantagem em ter isto entre o router e os dispositivos?
Capacidade de filtrar todo o tráfego, ganhas control das comunicações que os equipamentos fazem dentro para fora, de fora para dentro bem como obter registros (logs) entre outras coisas
podes passar a ter a tua VPN, controlas os dns que queres de facto usar para toda a tua rede
É o terror das operadoras. Controlas tudo o que entra e sai, filtrando algumas “peculiaridades” e outros “bichos” que a tua operadora mete sem tu saberes.
Então mas se metes isto a firewall por trás do Router, o trafego continua a passar… Ou metes o Router da Operadora em BRIDGE?