Aprenda a instalar um servidor de e-mail no Ubuntu – Parte 1

Por Diogo Gaspar para Pplware.com

Destaques PPLWARE

19 Respostas

  1. Pedro Resende says:

    O tutorial está muito bom, contudo aconselho a utilização do http://www.iredmail.org/

  2. devaxtator says:

    muito bom artigo…
    agora digam ao povo!!! nao instalar para fora nao usar como produção nao instalar sem ser com um bom antivirus e antispam…
    e nao facam reboot…

  3. Pedro says:

    Por acaso já tinha feita uma brincadeira parecida, só que era enviar de uma máquina windows para linux =P

    Não vos falta ai o Squirelmail? para o envio própriamente do email =P

    • Rick says:

      O Squirelmail é um frontend de Webmail. Contudo a gestão dos emails continua a ser feita pelo Dovecot e Postfix. O thunderbird faz o papel de cliente, daí não ser preciso (Obrigatoriamente) o Squiremail.

    • Diogo Gaspar says:

      Viva Pedro,

      Neste caso optou-se por utilizar o Thunderbird, cuja explicação de configuração vem na segunda parte. O SquirrelMail é um hipótese entre muitas outras.

      Abraço.

      • Pedro says:

        Ok Diogo e Rick muito obrigado! Nem tinha reparado que foi usado o Thunderbird. Sendo assim sim usaram outro método, por acaso só tinha usado com o SquirrelMail e gostei porque é super fácil.

  4. andre says:

    Bem, para receber e-mails tudo bem, já para enviar é preciso usar SMTP relay ou ter ip fixo…

  5. Gekko says:

    Muito bom este artigo. Que já agora diz no titulo … “parte I”, por isso podemos ter calma, que há hipotese de incluir mais coisas.
    WIP Work in progress…

  6. Joao ptt says:

    Não esquecer que não é para utilizar servidores de e-mail nas ligações domésticas/ empresariais normais, mas sim em centro de dados… caso contrário a probabilidade de o e-mail chegar ao destinatário reduz-se enormemente devido aos filtros e protecções anti-spam que costumam colocar na lista negra ligações domésticas e empresariais normais devido aos malware que envia mensagens aos milhões de tais ligações.

  7. Glaand says:

    https://mailinabox.email/ – Mais fácil e praticamente ready-for-use

  8. Aritca says:

    Aconcelho a utilização das soluções Artica, são bastante completas, seguras e faceis de instalar.
    MAIL – http://artica-mail.org/
    Proxy – http://artica-proxy.com/

  9. Pedro H. says:

    Boas,
    Bom artigo!
    Contudo espero que esteja contemplado nos seguintes artigos a configuração de DKIM e SPF’s, já que é muito importante para a recepção de e-mails em outros domínios.

  10. Rui R says:

    E email sobre https no linux?

  11. henrique says:

    com isto podemos criar um servidor de email nosso por exemplo com este endereço teste@sky.pt ??? ou temos de comprar o domínio do o email ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.